A Bíblia contraria o sacerdócio, o intercessor acesso e mediador indispensável entre homem e Deus, o contínuo sacrificador matador, o mágico da transubstanciação, o único que perdoa, e o faz mesmo que viva em pecado, desde que o faça com toda a intenção.


Doutrinas católicas romanas

examinadas somente à luz das Escrituras

Compilação por Keith L. Brooks, D.D.
Tradução por Valdenira N.M. Silva, out.2000









 

4. O sacerdócio

4.1. Doutrina Romanista: Os sacerdotes romanos estão entre Deus e o pecador, e não há nenhum acesso a Deus senão através deles.

Algum mero homem tem autoridade para se colocar entre um pecador e Deus?

Não, há somente um Mediador.

Mat 11:28; 1Tim 2:5
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (Mateus 11:28 ACF)

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (1 Timóteo 2:5 ACF)

Qual é o único acesso até a presença de Deus?

O sangue de Jesus Cristo.

Heb 4:14-16; Heb 10:20-22
14 Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. (Hebreus 4:14-16 ACF)

20 Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, 21 E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, (Hebreus 10:20-22 ACF)

Uma vez que o sacrifício de Cristo foi concluído, são os sacerdotes ainda necessários?

Não.

Heb 10:8-10; Heb 9:11,12; Heb 7:11,12,22-25
8 Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei). 9 Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. 10 Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. (Hebreus 10:8-10 ACF)

11 Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, 12 Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. (Hebreus 9:11-12 ACF)

11 ¶ De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? 12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. (Hebreus 7:11-12 ACF)

22 De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador. 23 E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer, 24 Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. (Hebreus 7:22-25 ACF)

Qual é o único sacerdócio mediador?

Aquele de Jesus Cristo.

Heb 3:1; Heb 7:26,27; Heb 10:11-14
Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, (Hebreus 3:1 ACF)

26 Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus; 27 Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo. (Hebreus 7:26-27 ACF)

11 E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; 12 Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, 13 Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. 14 Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados. (Hebreus 10:11-14 ACF)

Qual o único sentido em que há um sacerdote terrestre?

Apo 1:5,6
5 E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, 6 E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém. (Apocalipse 1:5-6 ACF)

(Literalmente, "um reino de sacerdotes".) Todos os verdadeiros crentes são sacerdotes, ministrando a Deus através de Jesus Cristo.

Houve pelo menos uma ocasião em que os apóstolos foram apontados [pelo Senhor] como sacerdotes sobre o povo?

Não há nenhuma referência para tal comissionamento.

Houve pelo menos uma ocasião em que os apóstolos foram chamados [ou considerados] como sacerdotes, seja por quem for?

Não. E veja 

1Cor 12:28; Efe 4:11; Mat 23:9-10
E a uns pós Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. (1 Coríntios 12:28 ACF)

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, (Efésios 4:11 ACF)

9 E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. 10 Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. (Mateus 23:9-10 ACF)

4.2. Doutrina Romanista: Os sacerdotes têm poder sobre o corpo real [físico] de Cristo e poder de oferecer este corpo em sacrifício.

Há alguma chance da oferta de sacrifício [matança de Cristo ou de animal] ter algum lugar em seus deveres?

Não.

Heb 10:8
Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei). (Hebreus 10:8 ACF)

4.3. Doutrina Romanista: Cada sacerdote tem este ofício divino, numa linha de sucessão ininterrupta desde Pedro.

Há alguma maneira para estabelecer tal linha de sucessão ininterrupta?

A idéia é absurda. [A Bíblia e a História não abrigam sequer 1 átomo de sombra de evidência de tal sucessão inquebrada, Pedro ter sido Papa, ter ido a Roma, passado o bastão a outro, este a outro, até o Papa de hoje].

4.4. Doutrina Romanista: Mesmo aqueles sacerdotes que estão vivendo em pecado mortal exercem a mesma função de perdoar pecados como ministros de Cristo (Concílio de Trento [1564])

Que tipos de canais humanos Deus requer para Seu serviço?

Isa 52:11; 2Tim 2:21; Tit 1:7-9
Retirai-vos, retirai-vos, saí daí, não toqueis coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, os que levais os vasos do SENHOR. (Isaías 52:11 ACF)

De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idóneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. (2 Timóteo 2:21 ACF)

7 Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganáncia; 8 Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; 9 Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. (Tito 1:7-9 ACF)

Algum homem, limpo ou imundo, tem a função de perdoar pecados?

Nunca. Algumas vezes, um hipócrita pode pregar a Palavra de Deus e, uma vez que a Palavra de Deus "não voltará para Mim vazia", alguns podem ser salvos recebendo a Palavra pregada mas perdão de pecado vem somente através de Cristo, e a certeza disto vem de crer literal e simplesmente em [cada e toda e somente] a Sua Palavra [a Bíblia].

4.5. Doutrina Romanista: O sacerdote deve agir com a devida intenção enquanto desempenha seus deveres sacerdotais, ou seus serviços não serão eficazes.

O que significa "intenção", aqui?

[Significa] por exemplo, que se o sacerdote der absolvição sem estar [bastante] concentrado no assunto, os pecados não serão perdoados. Entretanto, mesmo se o próprio sacerdote estiver vivendo em pecado, seus serviços serão eficazes, bastando que aja com a devida "intenção".

Pode jamais um Romanista ter certeza com referência às ordenanças que recebeu?

Nunca, uma vez que ele não pode ter certeza da "intenção" do sacerdote.

 

Quem é o único em quem há certeza, nas coisas espirituais?

Cristo, cujas Palavras e obra não podem falhar.

1Joa 5:13; Heb 13:8
Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. (1 Joãn 5:13 ACF)

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. (Hebreus 13:8 ACF)







(retorne ao INDEX de http://solascriptura-tt.org/Seitas/ Romanismo)
(retorne ao INDEX de http://solascriptura-tt.org/ Seitas)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.