Salvação não vem pela Igreja, batismo, sacramentos, obras, méritos, re-sacrifício da missa, purgatório, indulgências, sacerdotes perdoadores, mas só pela graça, através só da fé, só no Cristo, só o da Bíblia.


Doutrinas católicas romanas

examinadas somente à luz das Escrituras

Compilação por Keith L. Brooks, D.D.
Tradução por Valdenira N.M. Silva, out.2000









5. Salvação

5.1. Doutrina Romanista: O batismo é o causador instrumental da justificação. A graça comprada pela morte de Cristo pode fluir somente através das mãos dos sacerdotes.

A obra de Cristo na cruz é completa e suficiente para a salvação de todo aquele que vier depositar [só e totalmente] nEle  sua fé e confiança?

Rom 3:24,26,22; Rom 10:4; Col 1:14; Gal 3:13; Atos 13:39
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. (Romanos 3:24 ACF)

Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. (Romanos 3:26 ACF)

Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. (Romanos 3:22 ACF)

Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. (Romanos 10:4 ACF)

Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; (Colossenses 1:14 ACF)

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; (Gálatas 3:13 ACF)

E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê. (Atos 13:39 ACF)

Tudo que se requer é simplesmente confiar em seu trabalho concluído?

Rom 3:28; Joa 3:18,36; Joa 1:12; Joa 6:29,37; Joa 5:24; Atos 16:31

Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. (Romanos 3:28 ACF)

Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:18 ACF)

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. (João 3:36 ACF)

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; (João 1:12 ACF)

Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. (João 6:29 ACF)

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. (João 6:37 ACF)

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. (João 5:24 ACF)

E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. (Atos 16:31 ACF)

Batismo tem alguma coisa a ver com a salvação?

Ele é algo que deve se seguir à salvação. Batismo não EFETUA [nem completa ou confirma, ou assegura, ou aumenta, ou ajuda] a salvação mas EXPRESSA-a.

Atos 2:41; Atos18:8; Atos 8:12, 36-38
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, (Atos 2:41 ACF)

E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados. (Atos 18:8 ACF)

Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. (Atos 8:12 ACF)

36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. (Atos 8:36-38 ACF)

O batismo mostra, figurativamente, a morte e o sepultamento do crente para o pecado, e sua ressurreição com Cristo.

Rom 6:4

De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. (Romanos 6:4 ACF)

A quem é que a Bíblia amaldiçoa?

Àqueles que pregam salvação [causada , ou completada, ou confirmada, ou assegurada, ou aumentada, ou ajudada] pelas obras em lugar de salvação somente pela graça.

Gal 1:6-8
6 ¶ Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; 7 O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. 8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. (Gálatas 1:6-8 ACF)

5.2. Doutrina Romanista: O pecador tem que trabalhar fazendo sua própria justificação, pelas suas obras. Cristo, por Sua morte, não comprou aceitação ou vida eterna, mas sim a infusão [derramamento,disponibilidade] da graça, obtida somente através dos sacramentos para que os pecadores possam, pelas suas próprias obras, merecer aceitação.

Pode alguém obter salvação pelos próprios méritos,?

Nenhum ser humano pode jamais merecer vida eterna no céu.

Tit 3:5-6; Efe 2:8-9; Gal 3:10-11. Veja também Rom 4:5; 2Tîm 1:9; Rom 11:6; Gal 2:21
5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, 6 Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; (Tito 3:5-6 ACF)

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9 ACF)

10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 11 E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. (Gálatas 3:10-11 ACF)

Pode uma "infusão [derramamento ao redor] de graça" [disponibilizando-a para ser comprada por obras], de qualquer que seja sua fonte, remover a culpa de pecado já cometido?

Só [a aplicação, pela fé de] o sangue de Cristo pode remover a culpa.

1Joa 1:7; Heb 9:22

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (1 Joãn 1:7 ACF)

E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. (Hebreus 9:22 ACF)

Pode a justificação ser laboriosamente feita pelas nossas mãos, de alguma maneira?

Luc 16:15; Gal 2:16
E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação. (Lucas 16:15 ACF)

Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. (Gálatas 2:16 ACF)

5.3. Doutrina Romanista: Os méritos de Cristo podem assegurar livramento do inferno, mas não da punição dos pecados no purgatório. Uma vez que os méritos dEle são mais do que suficientes para livrar do inferno, o que sobra deles foi confiado ao Papa como uma conta bancária celestial da qual ele pode dispor [com exclusividade] nas indulgências para diminuir as punições no purgatório.

Quando foi que o purgatório romanista foi introduzido?

Perto do sexto século, mas não foi alçado a artigo de fé senão em 1439 (Concílio de Florença).

Onde encontramos o único purgatório da Bíblia?

Na cruz de Jesus Cristo [só Ele purgou nossos pecados]. A Bíblia, em nenhuma parte, menciona um lugar tal como o purgatório romanista.

Heb 1:3
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; (Hebreus 1:3 ACF)

O espírito de quem aceitou Cristo vai para o purgatório, ao morrer?

Luc 23:42-43; Fil 1:23
42 E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. 43 E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. (Lucas 23:42-43 ACF)

Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. (Filipenses 1:23 ACF)

Há na Bíblia alguma alusão [ou o menor indício] de indulgências? Ou de alguém poder afetar, de alguma maneira, a condição de alguém que já morreu?

Absolutamente nenhum átomo de indício. Esta idéia somente foi colocada em um artigo de fé da Igreja de Roma em 1439 (Concílio de Florença).

2Cor 6:2; Heb 2:3
(Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; (2 Coríntios 6:2 ACF)

Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; (Hebreus 2:3 ACF)





(retorne ao INDEX de http://solascriptura-tt.org/Seitas/ Romanismo)
(retorne ao INDEX de http://solascriptura-tt.org/ Seitas)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.