Compilação por Keith L. Brooks, D.D.
Tradução por Valdenira N.M. Silva, out.2000
Foi advogado por Duns Scotus, em
1301; foi objeto de amarga contenda pelos séculos posteriores; e não foi
proclamado doutrina senão em 1854 (Pio IX).
Ela era tão desamparada como qualquer outra mulher fora da graça de Deus.
Luc 1:46,49; Luc 2:22
Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, (Lucas 1:46 ACF)
Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome. (Lucas 1:49 ACF)
E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor (Lucas 2:22 ACF)
Ela
mesma reconheceu como seu Salvador o Filho concebido milagrosamente nela (Luc
1:47)
Adoração foi concedida ao Filho mas
nunca à sua mãe [mesmo quando Ele era um bebê].
Joa 2:3-4; Joa 19:26-27
3 E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. 4 Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. (João 2:3-4 ACF)
26 Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. 27 Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa. (João 19:26-27 ACF)
Não. Ela simplesmente estava na reunião de orações com os discípulos e não é sequer mencionada depois disso.
Atos 1:14
Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos. (Atos 1:14 ACF)
Luc 1:30-31,35
30 Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. 31 E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pór-lhe-ás o nome de Jesus. (Lucas 1:30-31 ACF)
E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. (Lucas 1:35 ACF)
Joa 2:5
Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. (João 2:5 ACF)
Ele é o ÚNICO socorro.
Heb 2:18; 4:14-16
Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. (Hebreus 2:18 ACF)
14 Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. (Hebreus 4:14-16 ACF)
Estrita e severamente.
Exo 20:4; [Deut 4:15-19 (ou todo o capítulo)]; Isa 42:8; Isa 44:9
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. (Êxodo 20:4 ACF)
15 Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o SENHOR, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; 16 Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher; 17 Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que vóa pelos céus; 18 Figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra; 19 Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o SENHOR teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus. (Deuteronômio 4:15-19 ACF)
Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. (Isaías 42:8 ACF)
Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para que sejam envergonhados. (Isaías 44:9 ACF)
Não, porque os católicos diferenciam entre
certas imagens do mesmo ser representado no mesmo formato e tamanho, atribuindo
a algumas dessas imagens milagrosos poderes e concedendo-lhes honras especiais
recusadas a outras. Qualquer que seja a teoria, a prática é adoração de
imagens. O único nome bíblico para isto é IDOLATRIA.
Perto do sexto século.
Que eles têm onipresença e
onisciência, atributos pertencentes somente a Deus [às três pessoas da
Trindade].
Nenhuma [sombra de indício disto].
Ecl 9:6
Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. (Eclesiastes 9:6 ACF)
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (1 Timóteo 2:5 ACF)
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6 ACF)
Estrita e severamente.
Col 2:18
Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, (Colossenses 2:18 ACF)
Porque eles não são senão servos criados, por esta razão não podem ser adorados sem idolatria. Veja Heb 1:5-13.
Heb 1:6-8,13
6 E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. 7 E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo. 8 Mas, do Filho, diz: O Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. (Hebreus 1:6-8 ACF)
E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? (Hebreus 1:13 ACF)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.