Uma Carta Aberta aos Nossos Amigos Católicos Romanos




copiado de http://www.christiananswers.net/portuguese/q-aiia/letter-romancatholicism-pt.html
[SolaScripturaTT recomenda esse site]





 

 

O que diz o Romanismo?

Em novembro de 1544, na comunidade italiana de Trento, no norte do país, a Igreja Católica Romana convocou o seu 19.º Concílio Ecumênico. O Concílio de Trento durou, oficialmente, de dezembro de 1545 a dezembro de 1563. Naquele período, a Igreja intensificou sua crescente afronta ao protestantismo, codificando o dogma católico de modo inédito, em assuntos que compreendiam desde o lugar estratégico dos sacramentos até as doutrinas da transubstanciação, do purgatório, das indulgências, da veneração da Virgem Maria e dos santos, e da eficácia das relíquias. A Tradição foi declarada em pé de igualdade com as Escrituras como fonte de autoridade.

Talvez, o mais significante tenha sido a afirmação da Igreja Católica Romana de que a salvação e a justificação resultam das obras e da fé.

O Cânon 9 do Concílio de Trento afirma categoricamente,

"Se alguém disser que o ímpio é justificado somente pela fé, entendendo que nada mais se exige como cooperação para conseguir a graça da justificação, e que não é necessário por parte alguma que ele se prepare e disponha pela ação da sua vontade - seja excomungado"

O Cânon 14 expressa:
 

"Se alguém disser que o homem é absolvido dos seus pecados e justificado porque crê indubitavelmente que é absolvido e justificado; ou, que ninguém é verdadeiramente justificado, senão quem crer que é justificado; e que somente com esta fé se efetua a absolvição e a justificação - seja excomungado"

 

O que diz a Bíblia?


"Porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele [de Deus]; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado."
   --Romanos 3:20


"Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei."
   --Romanos 3:28


"Não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo."
   --Tito 3:5


Mas o Concílio de Trento se reuniu há muito tempo. Roma não modificou desde então a sua posição?

"A posição de Roma não se alterou? De fato, não. Os documentos do Vaticano II e o Novo Catecismo da Igreja Católica reivindicam a posição teológica do Concílio de Trento, condenando o evangelho da justificação em favor de uma justiça imputada" (Michael Horton, Fundador e Presidente dos Christians United for Reformation [Cristãos Unidos pela Reforma], 1995).

E quanto a Tiago 2:24?

D. James Kennedy, em "Irreconcilable Differences" (Diferenças Irreconciliáveis), uma discussão em mesa redonda e programa televisivo sobre o catolicismo, Ft. Lauderdale FL, 1995:
 

"...Tiago [2:24 'Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé.'] fala de pessoas que afirmam ser cristãs porém não demonstram a verdade da sua fé pelas obras [boas ações]. Muitas e muitas vezes... as pessoas vão dizer que têm, fé mas que não têm obras; e Tiago afirma que fé de verdade sempre produz obras como resultado... A questão é: 'Alguém pode dizer que tem fé, mas será que essa fé vai justificá-lo?' Se é uma fé 'só de palavras', não, não vai!"

O que disse Martinho Lutero?

Lutero denominou justificação pela fé somente (sola fide) "o assunto sobre o qual a Igreja permanece ou cai."

Há outros Problemas?

Tente reconciliar o texto de I Timóteo 2:5 -- "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" -- com a antiga tradição católica de orar a Maria, ilustrada pela seguinte "Oração à Bendita Virgem (Que Jamais Falhou)", como as que são publicadas em muitos jornais locais:

"Ó, belíssima flor do Monte Carmelo, Vinha Frutífera, Esplendor do Céu. Bendita Mãe do Filho de Deus, Imaculada Virgem, assiste-me nesta necessidade. Ó Estrela do Mar, ajuda-me e nisto mostra-me que tu és minha Mãe. Ó, Santa Maria, Mãe de Deus, Rainha do Céu e da Terra, te imploro humildemente, do fundo do meu coração, que me socorras nesta necessidade. Não há quem possa deter o teu poder. Ó mostra-me nisto que tu és minha Mãe. Ó, Maria, concebida sem pecado, ora por nós que recorremos a ti (3 vezes). Obrigado por tua mercê para comigo e para com os meus. Amém. Esta oração deve ser feita por 3 dias. O pedido será concedido. Esta oração deve ser publicada."




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).




(retorne a http://solascriptura-tt.org/Seitas/ Romanismo/
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.