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Em novembro de 1544, na comunidade italiana de Trento, no norte do país, a
Igreja Católica Romana convocou o seu 19.º Concílio Ecumênico. O Concílio de
Trento durou, oficialmente, de dezembro de 1545 a dezembro de 1563. Naquele
período, a Igreja intensificou sua crescente afronta ao protestantismo,
codificando o dogma católico de modo inédito, em assuntos que compreendiam
desde o lugar estratégico dos sacramentos até as doutrinas da transubstanciação,
do purgatório, das indulgências, da veneração da Virgem Maria e dos santos, e
da eficácia das relíquias. A Tradição foi declarada em pé de igualdade com as
Escrituras como fonte de autoridade.
Talvez, o mais significante tenha sido a afirmação da Igreja Católica Romana de
que a salvação e a justificação resultam das obras e da fé.
O Cânon 9 do Concílio de Trento afirma categoricamente,
"Se alguém disser que o ímpio é
justificado somente pela fé, entendendo que nada mais se exige como cooperação
para conseguir a graça da justificação, e que não é necessário por parte alguma
que ele se prepare e disponha pela ação da sua vontade - seja
excomungado"
O Cânon 14 expressa:
"Se alguém disser que o homem é absolvido dos seus
pecados e justificado porque crê indubitavelmente que é absolvido e
justificado; ou, que ninguém é verdadeiramente justificado, senão quem crer que
é justificado; e que somente com esta fé se efetua a absolvição e a
justificação - seja excomungado"
"Porquanto pelas obras da lei nenhum homem será
justificado diante dele [de Deus]; pois o que vem pela lei é o pleno
conhecimento do pecado."
--Romanos 3:20
"Concluímos pois que o homem é justificado pela
fé sem as obras da lei."
--Romanos 3:28
"Não em virtude de obras de justiça que nós
houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar
da regeneração e renovação pelo Espírito Santo."
--Tito 3:5
Mas o Concílio de Trento se reuniu há muito tempo. Roma não modificou desde
então a sua posição?
"A posição de Roma não se alterou? De fato, não. Os documentos do Vaticano
II e o Novo Catecismo da Igreja Católica reivindicam a posição teológica do
Concílio de Trento, condenando o evangelho da justificação em favor de uma
justiça imputada" (Michael Horton, Fundador e
Presidente dos Christians United for Reformation
[Cristãos Unidos pela Reforma], 1995).
E quanto a Tiago 2:24?
D. James Kennedy, em "Irreconcilable Differences" (Diferenças Irreconciliáveis), uma
discussão em mesa redonda e programa televisivo sobre o catolicismo, Ft. Lauderdale FL, 1995:
"...Tiago [2:24 'Vedes
então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé.']
fala de pessoas que afirmam ser cristãs porém não demonstram a verdade da sua
fé pelas obras [boas ações]. Muitas e muitas vezes... as pessoas vão dizer que
têm, fé mas que não têm obras; e Tiago afirma que fé de verdade sempre produz
obras como resultado... A questão é: 'Alguém pode dizer que tem fé, mas será
que essa fé vai justificá-lo?' Se é uma fé 'só de palavras', não, não
vai!"
O que disse Martinho Lutero?
Lutero denominou justificação pela fé somente (sola fide)
"o assunto sobre o qual a Igreja permanece ou cai."
Há outros Problemas?
Tente reconciliar o texto de I Timóteo 2:5 -- "Porque
há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem"
-- com a antiga tradição católica de orar a Maria, ilustrada pela seguinte
"Oração à Bendita Virgem (Que Jamais Falhou)", como as que são
publicadas em muitos jornais locais:
"Ó, belíssima flor do Monte Carmelo, Vinha
Frutífera, Esplendor do Céu. Bendita Mãe do Filho de Deus, Imaculada Virgem,
assiste-me nesta necessidade. Ó Estrela do Mar, ajuda-me e nisto mostra-me que
tu és minha Mãe. Ó, Santa Maria, Mãe de Deus, Rainha do Céu e da Terra, te
imploro humildemente, do fundo do meu coração, que me socorras nesta
necessidade. Não há quem possa deter o teu poder. Ó mostra-me nisto que tu és
minha Mãe. Ó, Maria, concebida sem pecado, ora por nós que recorremos a ti (3
vezes). Obrigado por tua mercê para comigo e para com os meus. Amém.
Esta oração deve ser feita por 3 dias. O pedido será concedido. Esta oração
deve ser publicada."
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.