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1. -
A COMISSÃO
DE CRISTO A PEDRO - Esta sempre representa um embaraço aos católica Cristo comissionou
Pedro a se tornar o principal apóstolo aos CIRCUNCISOS (judeus), não aos incircuncisos (gentios).
“Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão
me estava confiado, como a Pedro o da CIRCUNCISÃO (Porque aquele que operou eficazmente
em Pedro para o apostolado da CIRCUNCISÃO, esse operou também em mim com eficácia
para com os gentios)”.
Esta verdade está expressa
na linguagem mais clara. Paulo, não
Pedro, é quem foi comissionado para
ser apóstolo entre gentios. E quem escreveu a Epístola ao Romanos?
Claro que não foi Pedro (Gálatas 2:9).
“E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas,
a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé,
para que nós fôssemos aos gentios, e eles à CIRCUNCIS” (Gl 2:9 ACF)
Paulo
também menciona o seu ofício especial como apóstolo aos gentios, na 2 Timóteo 1:11:
“Para o que fui constituído pregador, e apóstolo,
e doutor dos gentios”.
Em parte nenhuma Pedro é chamado um apóstolo aos gentios. Isto torna impossível ele ter
ido a Roma, para se tornar o líder da comunidade gentia.
2.
- PAULO DISSE, ESPECIFICAMENTE,
AOS GENTIOS ROMANOS, QUE ELE, NÃO PEDRO, HAVIA SIDO ESCOLHIDO PARA SER O
APÓSTOLO DELES:
“Que seja ministro de Jesus Cristo para os gentios,
ministrando o evangelho de Deus.” (Rom. 15:16).
Paulo
recebeu este encargo diretamente de Cristo. Ele até relata, ainda mais, em Romanos
15:16, que foi Cristo que o tinha escolhido “para que
seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo.”
PAULO estabeleceu a única
igreja [local] VERDADEIRA em Roma. NÃO Pedro.
3.
- SOMOS
INFORMADOS, PELO PRÓPRIO PAULO - QUE FOI ELE, NÃO PEDRO, QUEM AINDA IRIA A ROMA, PARA FUNDAR, OFICIALMENTE,
ALI, A IGREJA [local] DAQUELA CIDADE.
(Rom. 1:11).
“Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim
de que sejais confortado” (Rm 1:11 ACF)
A
igreja [local] em Roma não foi oficialmente estabelecida, senão em 55 ou 56 d.C.
Mesmo assim, os católicos gostariam que acreditássemos que Pedro fez isso, dez anos
antes, no reinado de Cláudio. Nem Pedro nem Paulo estabeleceram a Igreja Católica
[universal]. Estas provas são dadas, principalmente, para ilustrar que é absolutamente
impossível que Pedro esteja, de algum modo, associado a QUALQUER igreja em Roma.
4.
- ENCONTRAMOS
PAULO NÃO APENAS DESEJANDO ESTABELECER A IGREJA [local] EM ROMA - como afirmando, enfaticamente, que a sua política
NUNCA foi a de edificar sobre alicerce lançado por outro homem “E desta maneira
me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo foi nomeado, PARA NÃO EDIFICAR
SOBRE FUNDAMENTO ALHE” (Rm 15:20 ACF)
Se Pedro tivesse fundado a igreja [local]
em Roma, uns dez anos antes desta declaração, ela representaria uma séria afronta a Pedro. Esta simples declaração é uma prova de que Pedro
nunca esteve em Roma, antes desse tempo, para ali fundar igreja alguma.
5.
- NO FINAL DA EPÍSTOLA
DE PAULO AOS ROMANOS – Paulo saúda nada menos de 28 pessoas diferentes, mas NUNCA
MENCIONA PEDRO, UMA VEZ SEQUER. Vejam Romanos 16. Leiam todo o capítulo.
“1 ¶ Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja
que está em Cencréia, 2 Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e
a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar ... 3 Saudai a Priscila
e a Áqüila, ... a Epêneto, ... a Maria, ... a Andrônico
e a Júnias, ... a Amplias, ... a Urbano, ... a Estáquis,
... a Apeles, ... aos da família de Aristóbulo. ... a Herodião,
... aos da família de Narciso, ... a Trifena e a Trifosa, ...
Pérside, ... Rufo, ... Asíncrito, a Flegonte, a Hermes,
a Pátrobas, a Hermas, ... a Filólogo e a Júlia, a Nereu
e a sua irmã, e a Olimpas, ....” (Rm 16:1-27 ACF)
Lembrem-se que Paulo saudou estas pessoas
em 55 a 56 d.C.. Por que ele não mencionou Pedro? Simplesmente porque Pedro não
estava ali.
6.
-
UNS
4 ANOS APÓS TER ESCRITO AOS ROMANOS - Paulo
foi levado como prisioneiro a Roma, a fim de comparecer diante de César. Quando
[os membros] da comunidade cristã souberam da chegada de Paulo, foram todos encontrá-lo
(Atos 28:15).
“E de lá, ouvindo os irmãos novas de nós, nos saíram ao encontro à Praça
de Ápio e às Três Vendas, e Paulo, vendo-os, deu graças a Deus e tomou ânimo.” (At
28:15 ACF)
Mais uma vez, não existe uma única
menção a Pedro entre esses cristãos. Isto
seria um absurdo, se Pedro estivesse em Roma, pois Lucas sempre menciona os principais
apóstolos, em sua narrativa de Atos. Mas ele não fala coisa alguma sobre Pedro encontrando
Paulo. Por que? Porque Pedro não estava
em Roma.
7.
- QUANDO,
FINALMENTE, PAULO CHEGOU A ROMA - a primeira
coisa que ele fez foi convocar “os principais dos judeus” (Atos 28:17), aos quais ele declarou “aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e procurava
persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde
a manhã até à tarde.” (verso 23).
Curioso é que os principais dos judeus
afirmaram que pouco sabiam sobre os ensinos básicos de Cristo. O que eles sabiam
era que “em toda parte se fala contra esta
seita”.(verso
22). Então, Paulo começou a explicar-lhes os ensinos básicos de Cristo sobre o reino
de Deus. Alguns creram... Mas alguns não creram. O que isto significa? - Que se
Pedro, um forte partidário dos judeus, estivesse pregando constantemente em Roma,
durante 14 anos, antes desse tempo, e continuasse ali - como podiam esses líderes
judeus ter conhecido tão pouco as mais básicas verdades do Cristianismo?> Esta é mais uma clara prova de que Pedro não
havia estado em Roma, antes de 56 d.C.
8.
- APÓS
A REJEIÇÃO DOS ANCIÃOS JUDEUS - Paulo alugou sua própria casa, por dois anos. Durante
esse tempo, ele escreveu as Epístolas aos Efésios, Filipenses, Colossenses, Filemom e Hebreus. Conquanto Paulo mencione
outros cristãos como estando em Roma,
durante aquele período, em parte nenhuma ele mencionou Pedro. A razão óbvia
é que Pedro, o apóstolo da circuncisão,
não estava em Roma.
9.
- QUANDO TERMINOU A PRISÃO
DE PAULO, POR DOIS ANOS - ele foi libertado. Mas, 4 anos depois (65 d.C.), ele foi
enviado de volta à prisão em Roma. Nesse tempo, ele teve de comparecer diante do
trono de César e foi condenado à morte. [Segundo antigos historiadores, Paulo
esteve preso em Roma 2 anos, entre 61-63 depois, foi libertado da prisão
(porque seus acusadores de Jerusalém não vieram a Roma a tempo?), uns dizendo
que foi obrigado a permanecer em Roma, outros que viajou e pregou em vários
locais (talvez até na Espanha novamente foi aprisionado em 66 dC (por nova ou
pela antiga acusação contra ele finalmente foi decapitado por ordem de Nero,
em 67 dC. Tudo isto casa com várias evidências na Bíblia. Ver, por exemplo,
http://www.christiancourier.com/articles/144-pauls-two-year-roman-imprisonment> e
http://www.matthewmcgee.org/paultime.html>
] Paulo
descreve amplamente estas circunstâncias, na
2 Timóteo 4:16: “Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam.
Que isto lhes não seja imputado”.
Isto significa que, se fôssemos
acreditar nos [padres] católicos, diríamos que Pedro abandonou Paulo, visto como
eles costumam afirmar que Pedro estava muito presente em Roma, durante o julgamento
de Paulo. Uma vez, Pedro negou Cristo, mas isso aconteceu antes de sua conversão.
Acreditar que Pedro estava em Roma durante a condenação de Paulo é insustentável.
10.
- PAULO
ESCREVEU A TIMÓTEO (2 Timóteo 4:16) -> “Ninguém me assistiu
na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado”.
A verdade
se torna clara. Paulo escreveu>a Roma, ele havia estado em Roma e,
no final, escreveu, pelo menos, seis epístolas
de Roma, porém nunca mencionou Pedro. E, na 2 Timóteo 4:11, ele diz: “Só Lucas está comigo”. Portanto, Pedro nunca foi o
Bispo de Roma.
Onde Pedro estava?
Em 45 d.C., encontramos Pedro sendo posto na prisão, em
Jerusalém (Atos 12:3-4). Em 49 d.C., ele ainda permanece em Jerusalém,
participando do Concílio de Jerusalém. Em 51 d.C., ele esteve em Antioquia da Síria, onde teve um desentendimento
com Paulo, porque ter-se recusado a comer com os gentios. Seria estranho um Bispo
de Roma não quis ter coisa alguma a ver com os gentios, em 51 d.C. [N.T. Seria como o papa Ratzinger chegar
ao Brasil, ficar sempre com os judeus e desprezar os católicos].
Mais tarde, em cerca de 66
dC, encontramos Pedro na Babilônia, entre os judeus (1 Pedro 5:13).
“A vossa co-eleita em Babilônia vos saúda, e meu filho Marcos.”
(1Pe 5:13 ACF)
Lembrem-se
que Pedro era o apóstolo aos circuncisos [isto é, apóstolo somente para os
judeus]. Então por que estaria ele na Babilônia? Porque a história mostra que havia
muitos judeus nas áreas da Mesopotâmia, no tempo de Cristo, do mesmo modo como havia
na Palestina. Não é de admirar, portanto, que Pedro ali estivesse. Talvez seja esta
a razão por que alguns eruditos afirmem
que, em seus escritos, Pedro tem um forte
sabor aramaico - do tipo do Aramaico falado na Babilônia. Sem dúvida, Pedro estava
habituado ao seu dialeto oriental.
No período de tempo em que os [padres]
católicos acreditam que Pedro estava em Roma, a Bíblia mostra claramente, que ele
estava em um lugar diferente. A evidência é abundante e conclusiva. Quando alguém
presta atenção à exata Palavra de Deus, não precisa ser enganado. PEDRO NUNCA
FOI O BISPO DE ROMA.
Trecho
extraído de
http://reformation.org/simon_peter_versus_simon_magus.html
Tradução
e adaptação de Mary Schultze, em 01/07/2012.
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
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