Diálogo entre Julius Exclusus e S. Pedro, na Porta do Céu

Erasmo de Roterdam (15**)

 

 

Júlio: Basta. Sou Júlio, oligurino, P.M....

Pedro: P.M.Que é isso? Pestis Maxima?

J: Pontifex Maximus, “seu” velhaco.

P:Se você é três vezes Maximus... nãopoderá entrar aqui, se não for também Optimus.

J: Impertinência! Você, que não foi mais do que Sanctus em todas estas eras -- e eu Sanctissimus, Sanctissimus Dominus, Sanctitas, a própria Santidade, com bulas para prová- lo.

P: Não há diferença entre ser santo e ser chamado Santo?... Deixe-me olhar um pouco mais de perto. Hum!Sinais de impiedade em abundância... Batina de padre, mas armadura ensangüentada por baixo: olhos ferozes, boca insolente, testa impenetrável,corpo cheio de cicatrizes de pecados, hálito carregado de vinho, saúde esgotada pela libertinagem. Ai, ameace quanto quiser, vou dizer-lhe quem é... É Júlio, o Imperador que voltou do inferno...

J: Pare, senão eu o excomungo...

P: Excomungar-me? Com que direito, gostaria de saber?

J: O melhor dos direitos.Você não passa de um padre, talvez nem isso -- não pode consagrar. Abra, estou dizendo!

P: Tem de mostrar seus méritos primeiro...

J: Que quer dizer por méritos?

P: ensinou a verdadeira doutrina?

J: Eu não. Estive ocupado demais com a guerra. Há monges para cuidar da doutrina, se isso tem alguma importância.

P: Ganhou almas para Cristo pelo simples exemplo?

J: Mandei bom número delas para Tártaro.

P: Fez algum milagre?

J: Psiu! Os milagres estão fora de moda.

P: Foi aplicado em suas orações?

J: O invencível Júlio não devia responder a um pescador miserável. Todavia, vai saber quem sou e o que sou. Primeiro, sou ligurino, e não judeu como você. Minha mãe era irmã do grande Papa Sisto IV. O papa me fez um homem rico com o dinheiro da Igreja.Tornei-me cardeal. Tive meus infortúnios. Tive a doença francesa [sífilis]. Fui exilado, expulso de meu país, mas sempre soube que chegaria a ser papa...Consegui, em parte com o auxílio, em parte com o dinheiro que pedi emprestado a juros, em parte com promessas. Creso não poderia ter fornecido todo o dinheiro que eu queria. Os banqueiros o informarão a respeito. Mas eu triunfei... E fiz mais pela Igreja e por Cristo do que qualquer papa antes de mim.

P: Que foi que você fez?

J: Aumentei as rendas.Inventei novos ofícios e os vendi... Cunhei novamente a moeda e acumulei grandes somas por esse meio. Nada se pode fazer sem dinheiro. Em seguida anexei Bolonha à Santa Sé... Pus em luta todos os príncipes da Europa. Rasguei tratados, e mantive grandes exércitos no campo de luta. Cobri Roma de palácios;e deixei cinco milhões no tesouro atrás de mim...

P: Por que tomou Bolonha?

J: Porque queria os rendimentos...

P: E a respeito de Ferrara?

J: O duque era um miserável ingrato. Acusou-me de simonia, chamou-me de pederasta... Eu queria o ducado de Ferrara para um filho que tinha, em que se poderia confiar que seria fiel à Igreja, e que acabara de apunhalar o cardeal de Pavia.

P: Como? Papas com esposas e filhos?

J: Esposas? Não, esposas,não, mas por que não filhos?...

P: Foi culpado dos crimes de que o acusavam?

J: Isso não vem ao caso.

P: Não haverá meio de remover um mau papa?

J: Absurdo! Quem pode removera mais alta de todas as autoridades?... Um papa só pode ser corrigido por um concílio geral, mas nenhum concílio geral pode ser convocado sem o consentimento do papa... Portanto ele não pode ser deposto por crime algum.

P: Por assassínio, não?

J: Não, nem mesmo que fosse parricídio.

P: Por adultério, não?

J: Nem por incesto.

P: Nem por simonia.

J: Nem por 600 atos de simonia.

P: Nem por envenenamento?

J: Não, nem por sacrilégio.

P: Nem por todos esses crimes reunidos em uma só pessoa?

J: Acrescente-lhe mais 600,não há força que possa depor o papa.

P: Um privilégio novo para meus sucessores -- ser o pior dos homens, e ainda ficar livre de castigo.Infeliz da Igreja que não pode sacudir um tal monstro dos ombros... O povo devia insurgir-se de pedras na mão e arrancar os miolos de um patife desses...Se Satanás precisasse de vigário não poderia encontrar um mais adequado do quevocê. Qual a prova que apresentou de ser apóstolo?

J: Não é apostólico ampliar a Igreja de Cristo?...

P: Como foi que você ampliou a Igreja?

J: Enchi Roma de palácios...tropas de criados, exércitos, cargos...

P: A Igreja não tinha nada disso quando foi fundada por Cristo...

J: Está pensando naquele tempo antigo quando até um papa podia morrer de fome, com um punhado de pobres bispos perseguidos à sua volta. O tempo mudou tudo... Veja agora nossas igrejas suntuosas... bispos que parecem reis... cardeais luxuosamente servidos, cavalo se mulas arreados de ouro e pedrarias e ferrados de ouro e prata. Acima de tudo,eu, o Supremo Pontífice, carregado sobre os ombros dos soldados em uma cadeira de ouro, acenando majestosamente a mão a multidões adoradoras. Ouça o ruído do canhão, as notas das trombetas, o rufar dos tambores. Observe as máquinas militares, a populaça gritando, as tochas acesas na rua e na praça, e os reisda terra a beijar os pés de minha Santidade... Olhe para tudo isso, e diga-me,não é magnífico?... Está percebendo que pobre bispo miserável você é, comparado a mim?

P: Miserável insolente! A fraude, a usura e a esperteza te fizeram papa... Levei a Roma gentílica a reconhecer Cristo; tu a tornaste gentílica novamente. Paulo não falou nas cidades que atacou, nas legiões que matou... falou em naufrágios, prisões,desgraças, aflições; esses foram seus triunfos apostólicos, essas foram as glórias de um general cristão. Quando se gabava era das almas que resgatara de Satanás, não de suas pilhas de ducados...

J: Tudo isso é novidade para mim.

P: É possível. Com os teus tratados e protocolos, teus exércitos e tuas vitórias, não tinhas tempo para ler os Evangelhos... Fingias ser cristão, não és melhor do que um turco; pensas como um turco, és licencioso como um turco. Se há alguma diferença, tu és pior...

J: Então não quer abrir o portão?

P: Antes para qualquer outra pessoa do que para gente como tu...

J: Se não ceder tomarei seu lugar à força. Neste momento estão fazendo uma bela destruição lá embaixo; em breve terei 60.000 fantasmas atrás de mim.

P: Oh homem miserável! Oh miserável Igreja! Não me surpreende que agora tão poucos se apresentem aqui pedindo para entrar, quando a Igreja tem tais governantes. No entanto deve haver bondade no mundo, também, quando um tal poço de iniqüidades pode ser venerado apenas porque traz o nome de papa.

 





(retorne ao INDEX de http://solascriptura-tt.org/Seitas/ Romanismo)
(retorne ao INDEX de http://solascriptura-tt.org/ Seitas)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.