Nenhuma doutrina é mais crucial – nem mais mal interpretada e
negligenciada, mesmo pelos protestantes – do que a doutrina da
justificação exclusivamente pela fé.
A Bíblia ensina que qualquer pessoa que crê simples e
verdadeiramente em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal que o livra do
pecado, nesse momento é irrevogável e eternamente justificada. O que é a
justificação? A justificação é o ato de Deus por meio do qual Ele não
somente perdoa o pecado dos crentes, mas também os declara perfeitamente
justos por meio da imputação da obediência e da justiça do próprio
Cristo sobre eles, mediante a fé. Para entendermos melhor, vejamos o
seguinte exemplo: se um tio rico deposita um milhão de dólares na conta
corrente de um jovem sobrinho, o dinheiro agora é propriedade do
sobrinho, apesar do jovem nunca tê-lo adquirido nem trabalhado para
ganhá-lo e nem sequer o merecia. Na justificação, Deus "deposita" a
justiça de Cristo na conta do crente – Ele atribui ao cristão a
perfeição moral de Seu próprio Filho. A justificação é, portanto, um ato
perfeito de Deus, e porque é inteiramente realizado por Deus em sua
totalidade, uma vez para sempre, não se trata de um processo que abarca
toda a vida, como no caso da santificação (crescimento pessoal em
santidade de vida).
Os versículos seguintes mostram que a justificação é: (1) o
crédito da justiça com base na fé da pessoa; (2) um ato completo de
Deus; (3) algo que acontece inteiramente à parte dos méritos pessoais ou
de boas obras:
"...Mas ao que... crê naquele que justifica ao ímpio, a sua fé
lhe é atribuída como justiça... bem-aventurado o homem a quem Deus
atribui justiça, independentemente de obras" (Romanos 4.5-6, ênfase
acrescentada).
"Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé,
independentemente das obras da lei" (Romanos 3.28, ênfase acrescentada,
veja também Filipenses 3.9).
"Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio
de nosso Senhor Jesus Cristo" (Romanos 5.1, ênfase acrescentada).
"Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue,
seremos por ele salvos da ira. (Romanos 5.9, ênfase acrescentada; ver
Romanos 9.30-10.4; 1 Coríntios 6.11; Gálatas 2.16; 3.8-9, 21, 24).
Infelizmente, alguns católicos têm interpretado mal a posição de
alguns protestantes neste assunto, pensando que a simples concordância
com a doutrina da salvação salva inteiramente e que os protestantes dão
pouca importância às boas obras e à santificação. Pelo contrário, as
Escrituras ensinam claramente que as boas obras e a santificação são de
crucial importância – realmente, é o pleno conhecimento da graça (num
sentido protestante) que produz as boas obras e o crescimento na vida de
santidade (ver Efésios 2.8-10; 1 Pedro 5.12; 2 Pedro 3.18; Colossenses
1.6; 2.23). Mas as boas obras e a santificação nada têm a ver com a
nossa justificação. O que a justificação significa para os protestantes
é que os crentes devem pleitear diante do trono de Deus os méritos de
Cristo ao invés dos seus próprios méritos. Por isso é que os cristãos
bíblicos aceitam o "dom da justiça" (Romanos 5.17) e "nos gloriamos em
Cristo Jesus, e não confiamos na carne" (Filipenses 3.3).
Justificação significa que um cristão pode ter a segurança de
que, aos olhos de Deus, agora ele possui a perfeita santidade necessária
para sua entrada no céu. Por quê? Se a morte de Cristo perdoou todos os
pecados e satisfez completamente a pena divina devida por eles, e se
Deus declara que os crentes são completamente justos com base na fé em
Cristo, nada mais é necessário para permitir sua entrada no céu. Assim,
porque a justificação – i.e, porque a justiça e os méritos de Cristo são
creditados ao crente (no que se refere a Deus) – o cristão agora possui
santidade perfeita nesta vida e a tem desde o momento da fé salvadora.
Não lhe fazem falta os sacramentos, as indulgências, o rosário ou o
purgatório para entrar no céu. Esse é o significado da doutrina bíblica
da justificação.[1]
Uma palavra pessoal aos católicos
Os católicos, talvez mais do quaisquer outras pessoas, crêem que
não é possível ter a segurança da salvação nesta vida (exceto, talvez,
em circunstâncias muito raras). Você tem sido ensinado que a crença na
segurança da salvação é uma "presunção quanto à misericórdia de Deus"[2]
e que o pecado mortal resulta em "eterna separação de Deus", requerendo
a penitência para a restauração.[3] Você tem ouvido acerca dos perigos
pessoais do "triunfalismo", algo que resulta da "segurança de haver sido
salvo", e que é "perigoso [defender] tal posição".[4] Mas a "segurança
de haver sido salvo" é uma doutrina bíblica, como é demonstrado em 1
João 5.13.
Você também sabe que, pelo fato do catolicismo ensinar que um
cristão pode perder sua salvação, essa religião argumenta que "nem mesmo
a fé... ou a conversão... ou a recepção do batismo... ou a constância ao
longo da vida... podem fazer merecer o direito à salvação..." e que
todas essas coisas devem ser consideradas somente como "precursoras para
a obtenção" da salvação.[5]
Entretanto, repetimos que esse não é o ensinamento bíblico. O
próprio Jesus ensinou que a fé é que traz o direito à salvação: "Mas, a
todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de
Deus" (João 1.12, ênfase acrescentada). A Bíblia ensina claramente que
só pela fé uma pessoa pode saber que é salva eternamente, porque no
momento em que tem a fé salvadora ela ganha a vida eterna. Você pode
saber disso ao confiar de fato em Cristo para o perdão dos pecados e
aceitá-lO como seu Salvador pessoal.
Se você é católico e deseja receber a Cristo como seu Senhor e
Salvador pessoal, queremos animá-lo a fazer a seguinte oração:
Amado Deus, desejo ter uma relação pessoal contigo através da morte do
Teu Filho Jesus na cruz. Apesar de ter crido muitas coisas sobre Jesus,
confesso que nunca O recebi verdadeiramente e de maneira pessoal como
meu Salvador e Senhor.
Eu nunca tinha percebido que na realidade a salvação é um
presente que me ofereces gratuitamente. Agora eu recebo esse presente e
creio que Cristo morreu na cruz pelos meus pecados – por todos os meus
pecados. Eu creio que Ele ressuscitou dentre os mortos e desejo que Ele
seja meu Senhor e Salvador, e agora O convido para entrar em minha vida,
fazendo-o Senhor de todas as áreas de minha vida, inclusive sobre
qualquer crença ou prática pessoal que não seja bíblica.
Ajuda-me a dedicar-me ao estudo da Tua Palavra e a crescer como
cristão de maneira que Te honre. Dá-me forças para enfrentar
dificuldades ou rejeições quando precisar tomar posição ao Teu lado. Se
é da Tua vontade e necessário que eu abandone esta Igreja, dirige-me a
uma boa igreja e comunhão cristãs, para que eu possa Te conhecer e Te
glorificar mais. Oro assim em nome de Jesus, confiando que Tu me
guiarás. Amém.
(John Ankerberg e John Weldon - http://www.chamada.com.br)
Notas:
1.Os teólogos católicos alegam que o uso de dikaioo por parte de
Paulo não se refere à justiça imputada. Entretanto, eles não obtiveram
isto [este conceito] dos dicionários de grego padrão que definem a
principal palavra do Novo Testamento para justificação (dikaioo; cf.
Lucas 18.14, Romanos 3.24-28; 4.5; 5.1,9; 8.30,33; 1 Coríntios 6.11;
Gálatas 2.16; 3.8,11,24; Tito 3.7) em um sentido protestante, e não
católico – como uma declaração legal de justiça, não uma infusão da
justiça verdadeira. Conforme o principal léxico de grego a coloca: "Em
Paulo, o uso legal é claro e indiscutível... [ele] não sugere infusão de
qualidades morais... [mas] a justificação dos ímpios que crêem...
O resultado de um pronunciamento judicial" (Gerhard Kittel, ed.
Theological Dictionary of the New Testament, vol. 2, 215-216). Assim, se
o crente verdadeiramente possui a justiça de Cristo através de decreto
divino, então ela dificilmente seria uma "ficção legal", como sustentam
os católicos que pensam que declarar pecadores justos é incompatível com
a justiça de Deus. Mas Deus diz que é a Sua imputação da justiça ao
pecador que prova que Ele é justo (Romanos 3.26), cf. The Hebrew Greek
Study Bible, [1984, 23]: "tornar justo ou inocente"; Arndt e Gingrich
[1967, 196]: "Sendo absolvido, ser declarado e tratado como justo"; New
Thayers’ Greek English Lexicon [1977, 150]: "que jamais significa fazer
digno, mas julgar digno, declarar digno... declarar inocente... julgar,
declarar, pronunciar justo e portanto aceitável". Greek-English Lexicon
de Loruv e Nida [1988,557]: "o ato de limpar alguém de transgressão –
‘absolver, libertar, remover a culpa; absolvição’." Por isso é que Bruce
Metzger, talvez o principal erudito de grego na América, enfatiza que é
"além da compreensão" como alguém pode negar "a prova evidente" do
significado paulino desta palavra: "O fato é que Paulo simplesmente não
utiliza este verbo com o significado de "ser feito íntegro ou justo". Na
verdade, é extremamente duvidoso que alguma vez tenha carregado este
significado no grego de qualquer período ou autor. Ele significa: "ser
pronunciado, ou declarado, ou tratado como justo ou íntegro".
O conhecido teólogo J. I. Packer diz: "Não existe base lexical
para a visão dos... teólogos romanos e medievais que ‘justificar’
signifique ou tenha como parte de seu significado a conotação de ‘fazer
justo’ por renovação espiritual subjetiva. A definição tridentina [do
Concílio de Trento] de justificação não apenas como a remissão de
pecados mas também a santificação e renovação do homem interior é
errônea" (afirmações de Bruce Metzger e J.I. Packer tomadas de Rosenblad
e Keating, "The Salvation Debate", 11 de março de 1989).)
2.Broderick,
ed., Catholic Encyclopedia, 270. 3.Ibid., 402. 4.Ibid., 585. 5.Ibid.,
539.
Extraído do livro "Os Fatos Sobre o Catolicismo Romano".
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
(retorne a http://solascriptura-tt.org/Seitas/
Romanismo/
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Seitas/
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)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.