A Inquisição Católica em Curto Resumo

(The Catholic Inquisition in Brief
https://www.wayoflife.org/reports/the_catholic_inquisition_in_brief.php

(Por favor, corrija e melhore esta tradução feita por Google, e envie para Hélio)
)

15 de janeiro de 2019

David Cloud

Way of Life Literature, PO Box 610368, Port Huron, MI 48061 
866-295-4143,
 fbns@wayoflife.org


O que se segue é resumido do estudo sobre a Inquisição Católica Romana em Uma História das Igrejas a partir de uma Perspectiva Batista , disponível na Way of Life Literature: 

Livro: Uma História das Igrejas

A Inquisição foi criada formalmente no século 13 para exercer controle sobre todas as pessoas ao alcance da Igreja Católica Romana.( Inquisição significa interrogação, investigação.) Eventualmente, estendeu-se a praticamente todos os cantos da Europa e além dos territórios conquistados pela Espanha e outras nações católicas colonizadoras. 

A Inquisição era o aparato de Roma para impor suas leis.
 Era ilegal discordar das doutrinas e práticas de Roma, pregar qualquer doutrina que não a de Roma e traduzir ou ler a Bíblia nos idiomas comuns sem a permissão das autoridades católicas. Aqueles que desobedeceram foram presos, torturados, roubados de suas posses e levados à morte. 

Foi durante o reinado do Papa Inocêncio III (1198-1216) que a Inquisição Católica Romana tornou-se uma instituição organizada e sistemática.
 “A perseguição religiosa assumiu novas formas. A Era do Inocente era de terror para toda liberdade de pensamento e adoração ”(William Blackburn, História da Igreja Cristã desde sua origem , p. 307). 

Papa Gregório IX (1227-1241) expandiu a Inquisição.
 Ele era o sobrinho de Inocêncio III. Durante o reinado de Inocêncio, a Inquisição começou a se transformar em um mecanismo brutal e que permeia tudo. Só sobrou Gregório para expandi-lo para todos os países católicos e para “afinar” suas barbaridades. 

Em 1233, o papa Gregório emitiu duas bulas papais indicando os dominicanos e os franciscanos como inquisidores e dando-lhes autoridade para buscar e destruir cristãos separatistas onde quer que fossem encontrados.
 Os dominicanos e os franciscanos montaram uma rede de espionagem e supervisionaram o trabalho da Inquisição. 

Os papas emitiram muitas bulas papais prometendo grandes recompensas àqueles que se juntaram à sua inquisição contra os hereges.
 Aquela publicada pelo papa Gregório IX em 1238 prometia que, se alguém ajudasse o escritório da Inquisição “hereges”, o papa “relaxaria três anos da penitência imposta a eles”, e “se qualquer pessoa morresse durante a acusação daquele caso, concedê-los um perdão total de todos os seus pecados ”( Ilustrações do Papado: O Mistério da Iniqüidade Revelado , 1838, p. 388). 

Os inquisidores tinham autoridade para capturar, julgar e entregar até a morte tudo o que discordasse dos ensinamentos de Roma.
 Eles tinham autoridade para prosseguir até contra os bispos se pensassem que não apoiavam a Inquisição. 

A seguir, algumas das características da Inquisição que começam naqueles dias:
 

- Todos os funcionários públicos eram obrigados a prestar qualquer assistência que fosse solicitada pela Inquisição.
 Os reis e as autoridades seculares receberam ordens para erradicar e destruir os valdenses e todos os cristãos separatistas. 

Ninguém poderia interferir no trabalho dos inquisidores.
 

-Todos os cidadãos de 14 anos foram jurados como espiões da Inquisição e foram obrigados a revelar todos os infratores.
 

- Os inquisidores poderiam reunir os cidadãos ao som de um sino a qualquer momento e forçá-los a revelar "hereges".
 

- Todas as autoridades seculares, xerifes, policiais, prefeitos, governadores, comandantes de navios, motoristas de carroças, detentores de estalagens, todos cidadãos comuns, deviam estar sempre alertas para os "hereges".
 

- Os inquisidores mantinham registros minuciosos e compartilhavam informações uns com os outros por meio de uma troca constante de documentos.
 As descrições de hereges conhecidos que escaparam ou desapareceram foram enviadas por toda a Europa. 

- Qualquer um que estivesse viajando ou fosse estrangeiro era suspeito.
 “Um estranho suspeito seria observado e preso; sua terra natal seria apurada, e assim que mensageiros rápidos pudessem atravessar a distância intermediária, documentos oficiais completos sobre seus antecedentes seriam recebidos do Santo Ofício de sua antiga casa. ... A rede da Inquisição se estendia por toda parte, e nenhuma presa era pequena demais para iludir suas malhas (Henry Lea, História da Inquisição da Idade Média , integralmente, I, p. 396). 

- Os sacerdotes de todas as cidades estavam à disposição dos inquisidores e, durante a missa, eles constantemente alertavam o povo para ficar atento aos hereges, ameaçando-os com terríveis punições por reter informações e prometer recompensas eternas por sua assistência.
 

- Espiões foram contratados pela Inquisição em todas as áreas para observar tudo o que aconteceu na comunidade, e recompensas especiais foram dadas por seu sucesso em erradicar um "herege". Se alguém estivesse sob suspeita, espiões foram designados para assistir a cada movimento dele em uma tentativa de descobrir qualquer desculpa para entregá-lo à Inquisição.
 

- Quando um suspeito de “herege” foi capturado, todo esforço foi feito através de tortura para obter os nomes dos outros.
 Dessa forma, “uma única captura de sorte e uma confissão extorquida colocariam os cães de guarda no caminho de centenas de pessoas que se consideravam seguras, e cada nova vítima acrescentava seu círculo de denúncias” (Henry Lea, A Inquisição da Idade Média ). 

- Os inquisidores usaram todos os tipos de formas terríveis de tortura na tentativa de forçar suas vítimas a confessarem.
 Seus membros estavam esticados no suporte. Eles estavam pendurados pelas mãos, com os braços amarrados nas costas, arrancando os ossos das órbitas. Eles foram levados para perto de se afogar pela tortura da água. Eles foram espancados e cortados e queimados. 

- Os inquisidores montaram suas próprias prisões terríveis e podiam torturar os "hereges" como quisessem.
 As células eram pequenas, escuras e sombrias. Não havia calor no inverno e os prisioneiros tinham pouca ou nenhuma roupa e geralmente não tinham lençóis ou cobertores. Muitas vezes os prisioneiros estavam nus. Quando uma prisão de inquisição foi aberta durante os dias de Napoleão, todos os prisioneiros foram encontrados nus e imundos e muitos eram insanos. Os prisioneiros eram frequentemente acorrentados perto do chão e não podiam escapar dos ratos e outros vermes que povoavam lugares tão imundos. Comida era escassa e de muito má qualidade. Geralmente não havia tratamento médico. Não houve visitas de parentes, entes queridos ou pessoas que pudessem oferecer consolo ou mesmo a menor palavra de alegria. Na maioria das prisões, os cativos eram obrigados a manter silêncio absoluto. Livros e utensílios de escrita geralmente não eram permitidos. 

- Aqueles que foram apanhados pela Inquisição não tinham conselho ou recurso legal e estavam inteiramente à mercê dos Inquisidores.
 

- A pessoa que foi presa não tinha sequer o direito de confrontar seu acusador ou mesmo saber quem era o acusador.
 

- Qualquer um, não importa o quão desonesto ou perverso poderia fazer uma acusação contra um cidadão para tê-lo preso pela Inquisição e seus bens confiscados.
 

- Se alguém tentou ajudar alguém que estava nas mãos dos inquisidores, ele também se tornou objeto de perseguição.
 Tal pessoa foi excomungada e pode ser acusada de heresia e morta. 

- Qualquer um, não importa o quão poderoso, poderia ser acusado de heresia pelos inquisidores.
 

Os inquisidores podiam confiscar propriedades quase à vontade, e incontáveis
​​pessoas eram falsamente acusadas de heresia apenas para que os inquisidores e seus colaboradores seculares pudessem confiscar avidamente suas mercadorias. 

- Mesmo que um “herege” morra antes de ser pego, os inquisidores poderiam condená-los e confiscar seu dinheiro e bens, roubando assim os filhos ou netos de qualquer herança, mesmo que as próprias crianças fossem bons católicos romanos.
 

- Mesmo os bons católicos romanos foram presos pela Inquisição por suspeita de idéias diferentes da doutrina de Roma.
 Aqueles que declararam opiniões inaceitáveis, mesmo em particular a amigos e parentes, corriam o risco de serem condenados. 

- A censura era uma parte importante da Inquisição.
 Cada livro teve que ser aprovado pelos censores católicos. Ser pego com um livro não aprovado colocava alguém em perigo de cair nas mãos da Inquisição. 

- Uma das muitas punições usadas contra os cristãos que crêem na Bíblia na Idade Média foi condená-los a trabalhar nas galés.
 Estes eram navios de guerra movidos por remos enormes, conduzidos por escravos que eram acorrentados e tratados de uma maneira desumana. Foi um castigo horrível e muitas vezes constituiu uma sentença de morte. 

- A Inquisição Católica não terminou formalmente até o século XIX.
 No início de 1800, Napoleão aboliu a Inquisição Católica em alguns lugares e libertou as pessoas das prisões. Quando a prisão da Inquisição foi aberta em Toldeo, na Espanha, pelo general francês Lasalle, o que foi encontrado foi o seguinte: Graves parecia abrir e figuras pálidas como fantasmas emitidos de masmorras que emitiam um odor sepulcral. Barbas espessas pendiam sobre o peito, e as unhas cresciam como garras de pássaros, desfiguravam os esqueletos, que com peitos de parto inalavam, pela primeira vez por uma longa série de anos, o ar fresco. Muitos deles foram reduzidos a aleijados, a cabeça inclinada para a frente e os braços e as mãos pendendo para baixo, rígidos e desamparados: haviam sido confinados em covas tão baixas que não podiam subir neles. ... apesar de todos os cuidados dos cirurgiões, muitos deles expiraram no mesmo dia. A luz do sol causou uma impressão particularmente dolorosa no nervo óptico ”(H. Grattan Guinness,The Approaching End of the Age, 1878, pp. 205-207).



Receba estes relatórios por email 
www.wayoflife.org 

______________________ 

Política de Compartilhamento: Grande parte do nosso material está disponível gratuitamente, como as centenas de artigos no site do Way of Life. Outros itens que vendemos para ajudar a financiar nossos caros ministérios de literatura e plantação de igrejas estrangeiras. O conteúdo do Way of Life divide-se em duas categorias: compartilhável e não-compartilhável. Coisas que nós encorajamos você a compartilhar incluem os sermões de áudio, a revista O Timothy, artigos FBIS, e os eVideos gratuitos e livros grátis. Você é bem-vindo para fazer cópias destes a sua própria custa e compartilhá-los com amigos e familiares, mas eles não podem ser postados em sites da web. Você também está convidado a usar trechos dos artigos em seus escritos, em sermões, boletins da igreja, etc. Tudo o que pedimos é que você dê crédito apropriado. Coisas que não queremos copiar e distribuir livremente são itens como a Biblioteca Digital Batista Fundamental, edições impressas de nossos livros, edições eletrônicas dos livros que vendemos, os vídeos que vendemos, etc. Os itens levaram anos para serem produzidos em enormes quantidades. gasto em tempo e dinheiro, e usamos o rendimento das vendas para ajudar a financiar o ministério. Confiamos que sua honestidade cristã preservará a integridade dessa política. "Porque a Escritura diz: Não atarás a boca ao boi que estende o trigo. E o trabalhador é digno da sua recompensa" (1 Timóteo 5:18).

Objetivo: Distribuído pela Way of Life Literature Inc., o Serviço Fundamental de Informação Batista é uma publicação por e-mail para cristãos que acreditam na Bíblia. Estabelecido em 1974, Way of Life Literature é um ministério fundamental de pregação e publicação batista baseado na Igreja Batista Betel, Londres, Ontário, da qual Wilbert Unger é o pastor fundador. O irmão Cloud vive no sul da Ásia, onde ele tem sido missionário de plantação de igrejas desde 1979. Nosso principal objetivo com o FBIS é fornecer material para ajudar os pregadores na edificação e proteção das igrejas. 

Oferta: Aceitamos uma oferta trimestral para financiar este ministério, e os que usam os materiais devem participar (Gálatas 6: 6), se puderem. Nós não solicitamos fundos daqueles que não concordam com a nossa pregação e que não são ajudados por essas publicações. Buscamos ofertas apenas daqueles que são ajudados. As OFERTAS podem ser enviadas por correio ou feitas on-line com Visa, Mastercard, Discover ou Paypal. Para obter informações, consulte: www.wayoflife.org/about/makeanoffering.html .

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.