O PAPADO

 

01. Tente procurar na Bíblia a instituição papal. Jamais encontrará.

02. Papa não existe na Bíblia. Cristo estabeleceu a sua igreja, sendo ele o chefe e cabeça e encarregando os seus apóstolos de pregarem o Evangelho.

03. No conceito do cristianismo primitivo, não há a idéia de um papa infalível, santíssimo, senhor de um reino, chefe de um estado, soberano da igreja de Deus.

04. Jesus, o Senhor da igreja, afirmou: “E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.” (Mt 23:9 ACF)

05. Pedro, de quem o papa se diz sucessor, afirma o seguinte a respeito de Jesus: “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.” (At 4:11 ACF)

06. Após a cura do coxo no templo em Jerusalém, quando o povo queria venerar os apóstolos pelo ocorrido, Pedro disse o seguinte: “E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?” (At 3:12 ACF)

07. É Pedro que afirma: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (At 4:12 ACF)

08. A mensagem dos apóstolos foi sempre esta: “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.” (At 5:42 ACF)

09. O apóstolo Paulo, que desconhecia a doutrina do papado, afirmou: “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.” (1Co 3:11 ACF)

10. Nas discussões entre os apóstolos sobre quem entre eles seria o maior (Lc 9. 46-48; Lc 22.24-30), Jesus não resolveu a questão apontando para Pedro.

11. Os apóstolos, ignorando qualquer idéia de soberania por parte de Pedro, enviaram-no a Samaria, juntamente com João na missão de evangelização (At 8.14)

12. Pedro, servo de Cristo, foi chamado e atendeu o chamado do centurião Cornélio para o anúncio do Evangelho (At 19).

13. Ao chegar na casa do centurião, este prostrou-se aos seus pés, adorando-o, “Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.” (At 10:26 ACF)

14. A mensagem que Pedro levou a Cornélio em resumo foi: “E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.” (At 10:42 ACF)

15. Ao retornar a Jerusalém, Pedro foi repreendido por ter estado na casa de um gentio (At 11).

16. Pedro, demonstrando desconhecer qualquer posição de chefe da igreja, teve que dar uma série de explicações para convencer os irmãos (At 11. 4-18).

17. No grande concílio de Jerusalém, onde a grande discussão a respeito da circuncisão foi o assunto, a palavra final e decisiva não foi de Pedro, mas de Tiago (At 15.13...).

18. Jesus, desconhecendo qualquer posição de Pedro como "porteiro do céu", disse: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” (Jo 10:9 ACF)

E ainda: “E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:” (Ap 3:7 ACF)

19. Desconhecendo totalmente a sua posição de papa, Pedro escreve aos presbíteros dizendo: “Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:” (1Pe 5:1 ACF)

20. O apóstolo Paulo, falando de seu apostolado, diz: “Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.” (Gl 1:11-12 ACF)

21. Mais uma vez, desconhecendo o poder jurisdicional de Pedro, Paulo não hesitou em repreendê-lo: “E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.” (Gl 2:11 ACF)  E Pedro, como bom servo de Cristo, recebeu com humildade a repreensão de seu colega sem reivindicar qualquer posição de chefe da igreja (Gl 2.12-14).

22. A igreja de Antioquia aceitou o episódio como coisa natural, não levantando sua voz contra Paulo em defesa do "papa" que havia sido repreendido.

23. Em seus escritos, Paulo e o próprio Pedro, sustentam que Jesus Cristo é a pedra angular da igreja, o seu fundamento, a rocha inabalável. Em Jesus, a Rocha dos Séculos, firmamo-nos na esperança da glória eterna (Ef 2.19-22; 1Pe 2.4-10).

 

(Artigo adaptado por Adolpho Schimidt a partir da publicação da Revista Igreja Luterana, p. 48, IV Trimestre, 1980)

Hélio colocou os versos da ACF.



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.