Porque Deixei o Romanismo




Alguém me escreveu perguntando o que eu faria se um Romanista, sincera e humildemente em busca da verdade, me procurasse e me perguntasse, com todo interesse e sinceridade, querendo mesmo aprender, porque eu deixei o romanismo.

Eu pensei muito sobre o assunto, para mim esta é uma situação hipotética, eu nunca encontrei nenhum Romanista (nem nenhum membro de nenhuma outra seita) que tomasse a iniciativa e viesse assim tão sincero e aberto, já tão sabedor de que há algo de tremendamente errado em sua seita, e tão aberto e sedento pela verdade do Evangelho.

Bem, apesar da situação talvez ser idealista demais, eu respondi que eu (firme mas tão amorosamente quanto pudesse) diria a ele que ...



 

Eu deixei o Romanismo porque:

1. A Igreja Católica Romana ensina que PEDRO É A ROCHA, enquanto a Bíblia ensina... Mat 16:18 tem que ser visto à luz de 1Ped 2:4-6 (pela mão do próprio Pedro)

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” (Mt 16:18 ACF)

“E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.” (1Pe 2:4-6 ACF)

(Pedro sempre entendeu que a Pedra é Cristo, não ele, Pedro!)


2. A ICR ensina que os SACERDOTES SÃO [indispensáveis] MEDIADORES, enquanto a Bíblia ensina... 1Tim 2:5

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (1Tm 2:5 ACF)



3. A ICR ensina a REGENERAÇÃO BATISMAL, enquanto a Bíblia ensina... Luc 23:42,43; Atos 8:36-38

“E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” (Lc 23:42-43 ACF)

“E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.” (At 8:36-38 ACF)




4. A ICR ensina a MARIOLATRIA, enquanto a Bíblia ensina... Luc 1:47 Atos 4:12

“E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;” (Lc 1:47 ACF)

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (At 4:12 ACF)




5. A ICR ensina a IDOLATRIA, enquanto a Bíblia ensina... Êxo 20:4

“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.” (Êx 20:4 ACF)



6.
(E este é o ponto mais importante, ele tem que ser apresentado mesmo se o pouco de tempo ou outras coisas nos forçam a saltarmos todos os outros pontos):

Eu deixei o Romanismo porque:
a ICR ensina SALVAÇÃO PELAS OBRAS (e, assim, a ICR nunca foi capaz de satisfazer minha alma), enquanto a Bíblia ensina... Isa 64:6; Joã 3:3,5; Gal 2:16; Efe 2:8-9; Tia 2:10

“Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.” (Is 64:6 ACF)

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (Jo 3:3 ACF)

“Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (Jo 3:5 ACF)

“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” (Gl 2:16 ACF)

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Ef 2:8-9 ACF)

“Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.” (Tg 2:10 ACF)




Eu terminaria apresentando a ele o maravilhoso plano de salvação de Deus somente pela graça, somente através da fé, somente em Cristo, salvação de graça e segura. Ver http://solascriptura-tt.org/ComoSerSalvo.htm

 





Hélio, 2005.



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.