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Este artigo tem por fim estudar se a RCC (Renovação
Carismática Católica) condiz com a obra do Espírito Santo, para desta forma
concluirmos se ela é de Deus ou não. Não vamos aqui pegar todas as doutrinas
católicas e analisá-las à luz da Bíblia, mas vamos analisar unicamente aquelas
que se confrontarão com a obra que Jesus disse que o Espírito Santo viria a
fazer na terra.
Vejamos
O Espírito Santo, por ser Santo, é o responsável por um
verdadeiro crente se afastar do pecado (I Pedro 1 :2). O Espírito Santo nos
transforma em direção a imagem perfeita de Cristo ( II Coríntios 3:18). Ele nos
liberta instantaneamente do poder do pecado (Romanos 6:18 ), de modo que o
pecado perde o domínio sobre nós (Romanos 6: 14). O Espírito Santo cria no
crente uma repugnância por toda sorte de vícios, o mesmo não se pode dizer dos
católicos carismáticos. Vejamos:
"O que surpreende os pentecostais evangélicos norte americanos é que a maioria
dos católicos que falam línguas continuam tranqüilos no seu cachimbo em seu
'whisky', não achando nada demais nisso. Como é que o mesmo espírito leva uns ao
repúdio diante do álcool e do tabaco e outros a indiferença, tolerância e uso
dos mesmos?" (ESSE CRENTE CHATO, ABU, Robinson).
No livro "Católicos Pentecostais" escrito por um casal de católicos carismáticos
(Kevin e Dorothy Ranaghan) e impresso no Brasil pela Imprensa Metodista,
relata-se uma reunião dos "católicos carismáticos" nos EUA:
"As orações continuaram, porém, em meio a um alegre bate-papo, um jovem casal
permanecia de mãos dadas. Uma moça bebia Coca-cola. Um homem oferecia um cigarro
à alguém. Quando eles, em seguida, iniciaram um cântico que dizia..."(Págs. 61,
62)
Vemos no texto acima, a irresponsabilidade e irreverência
dessas reuniões, além do pecado do vício do fumo.
Os católicos carismáticos foram acusados de ingerir drogas nos EUA Sobre isso,
reconhecem os próprios católicos carismáticos:
"As conclusões apressadas eram gritantes. 'Hipnotismo em massa', 'Frustração
sexual', 'LSD'" (Católicos Pentecostais, pág. 60). Quem me garante que o cigarro
que um oferecia ao outro na reunião, não era um cigarro de maconha.
As reuniões dos católicos carismáticos nos EUA era divulgada como um Show, ainda
que os tais tentem refutar essa idéia:
"Outros vieram pelo divertimento do não existente, porém, propagando 'show' "
(Católicos Pentecostais, pág. 60)
Os católicos carismáticos dizem quem não importa a vida da pessoa, para que esta
seja batizada no Espírito Santo:
"Com os avivamentos (protestantes), veio também uma ética individualista e
simplista. A vida limpa é caracterizada por um 'modo limpo' de viver, portanto,
não fumando, não bebendo, não fazendo maquiagem, não indo ao teatro ou outro
divertimento... esse estilo de vida religiosa é
belo, significativo e relevante. Mas não
é essencial, nem desejável para o batismo
com o Espírito Santo, especialmente entre
pessoas de diferentes contextos espirituais (no
caso, os católicos)" (Católicos Pentecostais. Pág. 197).
Em minha cidade (Fortaleza-Ce) tenho testemunhos de ex-católicos carismáticos
que afirmam que dentro do seu grupo se praticava relações homossexuais, aliás é
comum encontrar homossexuais católicos carismáticos, muitos dos quais quando
entram na RCC afirmam que foram libertos deste mal, mas com pouco tempo estão no
erro de novo, e agora dentro da RCC.
Além disso também sou testemunha da agressividade dos CC (Católicos
carismáticos), da sua falta de controle e da facilidade com que armazenam ódio
em seus corações. Isto, aliás, se revela quando algum deles se converte ao
cristianismo evangélico.
Através das línguas, o crente fala em mistérios com Deus:
"Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o
entende; porque em espírito fala mistérios." ( I Cor. 14:2)
O texto sagrado diz que as línguas não é para o crente falar com seres humanos,
mas com Deus. No entanto, "as línguas" dos CC servem para eles falarem com
Maria, isto porque, na prática, eles não consideram Maria uma humana, mas uma
deusa. Além disso, Maria morreu, e seu espírito está no céu. Se as "línguas" dos
católicos servem para a comunicação com os mortos, elas são espíritas.
"Em certa reunião de oração em South Bend, um padre que
estava assistindo à sua primeira reunião, perguntou a um homem que estava perto
dele, onde ele havia aprendido grego. A resposta foi a seguinte. "Que ' grego?'
O padre disse então ao grupo, que ouvira distintamente o homem repetir as
primeiras sentenças da 'Ave Maria', em grego, durante sua oração." (Católicos
Pentecostais, págs. 225,226)
Jesus disse sobre o Espírito Santo:
"Ele me glorificará, porque receberá do que é meu..."(João
16;14). Vejamos o que a Bíblia a diz sobre glória que é devida a Jesus Cristo:
"... a minha glória. pois, a outrem
não a darei..."(Isaías 42.8)
Portanto, o Espírito Santo glorificará a Jesus Cristo unicamente.
Por outro lado, o "espírito" que não é santo, da RCC, glorifica a Maria.
Vejamos o que a RCC diz nos seus testemunhos:
"O Espírito Santo tem preenchido cada parte da minha experiência religiosa...
Descobri uma profunda devoção a Maria..."(Católicos Pentecostais, pág. 92).
"Como muitos dos nossos amigos já descobriram, o Espírito Santo renovou nosso
amor pela igreja... As devoções naturais, como a de Maria, por exemplo
tornaram-se mais significativas (e eu era um dos que colocavam Maria
completamente fora de cena, anos atrás)" (Católicos Pentecostais, pág. 114).
"Sem nenhuma emoção que acompanhasse o acontecimento, mas com grande calor no
corpo e uma grande segurança, convidei todos os presentes para me acompanharem
no Magnificat (Cântico a Maria)" (Católicos Pentecostais, pág. 121).
"Naquela reunião houve um duplo dom de Deus. A reunião tomou daquele momento em
diante, um sabor nitidamente mariano. A oração, as discussões e as reflexões
centralizavam-se em Maria como tipo de todos os cristãos, que cobertos e
fortalecidos pelo Espírito de Deus, trazem Cristo ao mundo. Alguns de nós, que
não somos chegados à devoção mariana excessiva, ficamos um pouco perturbados
após aquela reunião. Ficávamos um pouco apreensivos pensando que o Espírito de
Deus não ficaria muito satisfeito em ver que o centro de nossas atenções passava
de Jesus Cristo para Maria. Ficamos confundidos e alegres ao mesmo tempo, ao
descobrimos que o dia seguinte era uma das maiores festas marianas do ano, no
calendário litúrgico... foi uma preparação dirigida pelo Espírito para a festa
que se seguiria". (Católicos Pentecostais, pág 226)
Neste texto acima, além de vermos a idolatria, vemos outro erro, que é o de
guardar dia "santo". Vejamos o que a Bíblia (Livros inspirados pelo Espírito
Santo) diz:
"Guardais dias, meses, tempos, e anos. Temo a vosso respeito não haja eu
trabalhado em vão entre vós". (Gálatas 4: 10,11)
Vejamos mais testemunhos da RCC : "...e usava o tempo disponível para rezar o
rosário (um hábito que adquirira desde que recebera o batismo com o Espírito
Santo". (Católicos Pentecostais, pág. 253)
No texto acima, além. da idolatria vemos outro erro. O Rosário é repetição de
oração, a qual é condenada na Bíblia:
"E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo
seu muito falar serão ouvidos". (Mateus 6:7)
Como então o Espírito de Deus poderia nos induzir a uma forma errada de orar,
quando a Bíblia nos diz que é o Espírito de Deus que nos ensina a orar como
CONVÉM (Romanos 8:26,27)?
Harold J. Rahn é um jesuíta. Veio dos E.U.A para o Brasil investido da
incumbência de fomentar aqui o desenvolvimento carismático Católico. Vejamos
citações do seu livro SEREIS BATIZADOS NO ESPÍRITO SANTO:
O jesuíta reconhece as "vantagens da renovação carismática" na "Nova apreciação
da igreja, da liturgia, da eucaristia, de Maria". (Pág. 38) O jesuíta rahn diz
que a única devoção de Jesus na terra foi a sua devoção a Maria e essa "continua
sendo a devoção de Jesus no Céu." (Pág. 41) No cúmulo da idolatria, Rahn diz:
"Aleluia a Maria..." (Pág. 196) Ora, ALELUIA quer dizer " Louvai a Deus", por
seu próprio sentido, somente pode ser atribuída a Deus.
"Após o meu batismo no Espírito Santo, senti uma necessidade
muito clara de recitar o rosário...Nunca antes eu tivera um tal sentimento do
papel de Maria conduzindo-me à plenitude de Cristo e o Espírito... Eu oro
realmente pelo Papa na missa agora, e embora possa parecer ridículo, começo a
orar a 'Ave Maria' quando dirijo meu carro e paro em um sinal de trânsito..."(A
Renovação Carismática e a experiência Irlandesa, de autoria de Thomas Flynn, p.
92 e 93).
Não é Maria que nos conduz a plenitude de Cristo e do Espírito Santo. Jesus nos
conduz a plenitude do Espírito, pois é ele quem batiza no Espírito segundo João
Batista. Quem conduz a plenitude de Cristo, por sua vez é o Espírito Santo,
acerca do qual Jesus disse: "Receberá do que é meu".
"A devoção a Maria tem sido reforçada pelo movimento carismático" (O MOVIMENTO
PENTECOSTAL NA IGREJA CATÓLICA, Frei E. D. O' Conner, pág. 167) No livro de
O'Conner se diz: "Certas pessoas, que sempre foram devotas a ela (Maria), se
regozijaram por verificar que o Espírito Santo a faz cada vez mais venerável.
Muitos cuja devoção tem sido branda, tornaram-se mais fervorosos, e em alguns
casos até ardorosos fiéis. Um casal conta como o seu grupo de oração foi se
reduzindo aos poucos, até ficar apenas com mais um casal. Por último, em um dos
cultos, os quatro se sentaram em silêncio durante uma hora, apenas ouvindo o que
Deus poderia desejar falar. Depois resolveram cultivar a devoção à Maria" (A
CONFUSÃO CARISMÁTICA, Apostila 17 da "Voz dos Mártires", Stanley Mawhinney,
pág.4)
Os católicos carismáticos costumam citar um versículo fora do contexto e
distorcido para dizer que o Espírito Santo glorifica Maria. Vejamos o versículo
e analisemos a sua inconsistência:
"... e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, e Exclamou em voz alta: Bendita és
tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre". (Lucas 1:41,42)
Ora, neste versículo, quando Isabel estava cheia do Espírito e fez a exclamação
a Maria, não a estava glorificando, mas estava profetizando ou revelando. O
Espírito Santo revelou a Isabel quem estava no ventre de Maria, então Isabel
disse que Maria era uma mulher feliz ou bendita por trazer Jesus em seu ventre.
Anos antes disso, a profetiza Débora, cheia do Espírito profetizou a Jael:
"Bendita entre todas as mulheres será Jael" (Juízes 5:24) Ora, nesse caso como
no outro, houve apenas uma revelação de que aquelas pessoas seriam felizes por
determinada realização de Deus.
Zacarias, cheio do Espírito Santo profetizou para seu filho João Batista:
"Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, dizendo: "... E
tu menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás ante a face do
Senhor, a preparar os seus caminhos" (Lucas 1:76) Aliás, sobre Maria ser
bendita, vejamos o que Jesus disse: "Ora, enquanto ele dizia estas coisas, certa
mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bendito o ventre que te
trouxe e os peitos em que te amamentaste. Mas Ele respondeu: Antes benditos os
que ouvem a palavra de Deus, e a observam" (Lucas 11:27,2S)
Jesus, na terra, rejeitou toda idolatria à Maria, da mesma forma o outro
consolador, o Espírito Santo, o seu substituto, rejeitará.
Vejamos ainda o que diz a RCC : "Era normal que a mãe (Maria) presidisse, fosse
madrinha desse batismo no Espírito Santo à igreja, que no dia de Pentecostes
iniciava sua vida oficial sobre a terra...é ela a esposa do Espírito que melhor
que ninguém nos pode obter as suas graças e a renovação incessante do
Pentecostes para todos os membros do seu filho. Por isso, ajusto título, é
chamada Mãe da Igreja". (SEREIS BATIZADOS NO ESPÍRITO SANTO, Harold Rahn, pág.
70)
· Maria não é mãe da igreja. Quando Jesus falou que João era
filho de Maria e Maria era mãe de João, não se referia a uma maternidade
universal, mas sim, que após a morte de Jesus, João cuidaria de Maria, já que
José estava morto, e seus irmãos eram incrédulos. A prova disto é que a Bíblia
diz: "E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa"(João 19:27)
· Maria não é madrinha da Igreja no Batismo do Espírito Santo. Primeiro, porque
não existe "madrinha" de batismo na Bíblia. Segundo, Porque a Bíblia não fala
que Maria foi a Madrinha. Terceiro, porque Maria foi batizada com o Espírito
Santo no mesmo instante que os outros: Como poderia estar sendo batizada e sendo
madrinha ao mesmo tempo?
· Não é Maria que nos obtém a renovação do Pentecostes, mas Jesus Cristo: "E Eu
(Jesus) rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique convosco
para sempre" (João 14:16). "Se Eu (Jesus) for, vo-lo enviarei" (João 16:7)
· Maria não é a esposa do Espírito, já que no reino espiritual não há isso: "Não
se casa nem se dá em casamento" (Mateus 22:30).
Maria não contribuiu na formação do corpo
de Cristo em seu ventre. mas este
foi gerado unicamente do Espírito Santo,
dai Jesus ser chamado na Bíblia de
"segundo Adão" por ter sido uma nova
criação, e por não ter tido mãe humana
como o primeiro. Jesus era homem sem ter vindo de humano.
Para os católicos carismáticos não há
uma Trindade, mas quatro: o Pai, o Filho, o Espírito Santo e Maria. Por
este motivo, Maria é considerada, a "Filha" de Deus Pai, a "Mãe" de Deus Filho,
e "Esposa" de Deus Espírito Santo.
A R.C.C. começou com a leitura do livro protestante "A Cruz e o Punhal" de David
Wilkerson. David Wilkerson aceitou que se citasse seu livro no livro "Católicos
Pentecostais" no início da R.C.C. Vejamos agora o que diz David Wilkerson sobre
isso tudo:
"Saí fora da Igreja Católica Romana, adoradora de ídolos. Ela idolatra inclusive
a santa mãe de Jesus Maria, a qual na Bíblia nunca vemos sendo adorada e muito
menos sendo igualada a Deus" (Toca a trombeta em Sião, David Wilkerson, CPAD,
pág.144).
Jesus deixou o Seu Espírito Santo como o seu substituto e
representante na terra: "Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador,
para que fique convosco paro sempre" (João 14:16).
"Todavia digo-vos a verdade, convém que eu vá ; pois se eu não for, o consolador
não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei." (João 16:7).
O Catolicismo carismático, no entanto, aceita o papa como o vigário (substituto)
de Cristo na terra, usurpando assim o lugar do Espírito Santo:
"Um cristão, cuja vida é conduzida pelo Espírito Santo, não porá nunca em
questão a obediência de vida às diretivas da igreja ou do sucessor de Pedro, o
"Cristo" visível na terra"(SEREIS BATIZADOS NO ESPÍRITO SANTO, Harold Hahn, pág.
38).
No prefácio do livro "Católicos Pentecostais", diz-se:
"Que seja assim repetido nas famílias cristãs, o espetáculo dos apóstolos
reunidos em Jerusalém, após a ascensão aos céus, quando estavam completamente
unidos em comunhão de pensamento e oração, com Pedro e em torno de Pedro, o
pastor dos cordeiros e das ovelhas..."
O papa rouba o lugar de Deus Pai, pois "papa" quer dizer "Pai dos pais".
O papa rouba o lugar de Deus Filho, pois diz ser rocha na qual a Igreja foi
edificada, em vez de Jesus Cristo, conforme Efésios 2 :20,21,22. O papa rouba o
lugar do Espírito Santo, pois diz ser ele o substituto de Cristo na terra.
O papa nessas condições evidencia-se como o AntiCristo ( II Tessalonicenses 2:4)
Como um movimento que aceita a usurpação do lugar do Espírito Santo, pode ter a
operação deste mesmo Espírito em seu meio?
Sim, Deus, com a sua destra, o elevou 0 Príncipe a Salvador,
para dar a Israel o arrependimento e remissão de pecados. E nós somos
testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles
que lhe obedecem." (Atos 5: 31,32).
Os católicos carismáticos chamam o papa de "príncipe dos apóstolos, no entanto a
Bíblia fala que o Espírito Santo testemunha que Jesus é que é o príncipe.
Príncipe aqui está no sentido de "Senhor". A Bíblia diz que há "um só
Senhor"(Efésios 4:5), no entanto, os bispos católicos são chamados de "dom" que
vem da palavra "dominus", e quer dizer "Senhor" no caso, em sentido espiritual.
Os católicos devem obedecer aos bispos mais do que a Bíblia.
O frei O'Conner, líder católico carismático, diz:
"Na vida católica, a importância atribuída a doutrina da Igreja é maior que nas
outras igrejas. O motivo para essa atitude é a crença de que o ensino de Cristo
foi confiado a Igreja Católica. Somente aquela igreja é capaz de conservar a
Palavra em sua integridade e pureza. Cristo conferiu uma responsabilidade
especial para ensinar a certos homens escolhidos por ele mesmo. As epístolas de
Timóteo e Tito dão grande ênfase à responsabilidade do bispo para ensinar uma
doutrina sã e para corrigir erros...Portanto, quando surge uma questão sobre a
interpretação da doutrina de Cristo, é aos bispos da igreja que a mesma deve ser
apresentada para uma resposta. Isto não significa que os bispos tenham que
pensar pela igreja. Mas, devem determinar qual é a verdadeira mensagem do
Espírito, e resolver os assuntos em que haja desacordo. Quando nos recusamos a
dar atenção ao ensino dos bispos, desligamos um dos principais meios pelos quais
o Espírito nos fala. Isto não quer dizer que o católico deva afastar seu
pensamento quando estiver estudando as Escrituras ou pensando em assuntos
religiosos, mas sim que deve dar mais valor ao julgamento da Igreja"(Retirado da
Apostila 17 da Voz dos Mártires, Confusão Carismática, Stanley Mawhinney).
Se os bispos são os "senhores" da Igreja Católica, o papa é o "senhor dos
senhores", além de ter a "Senhora".
Eu gostaria de fazer uma pergunta: Será que uma mulher íntegra, aceitaria um
convite para se casar com um homem que lhe propusesse que além dela, ele teria
outra? É lógico que não. Então o que faz alguém crer que o Espírito Santo que
tem a missão de testemunhar de Cristo como O ÚNICO SENHOR, aceitaria se associar
a um movimento que tem muitos outros "senhores" e "senhoras"?
O texto bíblico também diz que o Espírito Santo testemunha de Cristo como
Salvador, aliás como um suficiente salvador que não necessita de assistentes
(Atos 4:12; Hebreus 7:25). No entanto, os católicos carismáticos aceitam Maria
como Co-redentora, dizendo que ela intercede pela salvação.
Jesus na qualidade de único advogado (I João 2:1), porque único salvador, é o
defensor da nossa causa. No entanto, o católico carismático pede a Maria que
rogue pelos pecadores agora e na hora da morte.
Jesus é o nosso único mediador, em virtude de ser o único salvador, pois
conquistou o direito de mediação pela sua morte expiatória (I Timóteo 2:4-6), no
entanto o católico carismático crê na má mediação de Maria. E essa história de
que Maria liga os homens a Jesus é falsa, pois Jesus é o mediador entre DEUS e
os HOMENS, e não entre Deus e MARIA, que por sua vez seria a mediadora entre
Jesus e os homens.
Os católicos não podem ser salvos, pois para que assim ocorra, é necessário que
o homem tenha Cristo como único mediador: "Portanto pode salvar perfeitamente
os que por Ele (Jesus) se chegam a Deus, porquanto
vive sempre para interceder por eles
"(Hebreus 7:25).
Portanto, a crença Católica carismática confronta-se com o verdadeiro testemunho
do Espírito.
Ainda que os católicos carismáticos deixem de adorar estátuas, enquanto adorarem
a Maria e aos superiores, são idólatras.
"Mas, quanto... aos idólatras... a sua parte será
no lago ardente de fogo e enxofre,
que é a segunda morte" (Apocalipse 21:8)
"Pois com uma só oferta tem aperfeiçoado para
sempre os que estão sendo santificados. E o Espírito Santo
também no-lo testifica..." (Hebreus 10:14,15).
A Bíblia nos diz que o sacrifício de Cristo na cruz não será repetido, porque
foi suficiente (Hebreus 9:26,28; 10:10; 10:12; 7:27), por este motivo Jesus
exclamou na cruz: "Está consumado".
O catolicismo prega que a missa é a renovação do sacrifício de Cristo, isto é,
que o sacrifício de Cristo na missa é repetido. Quando o padre consagra a
hóstia, ela se transforma, segundo a concepção católica, em Jesus Cristo. Como a
hóstia do padre é acompanhada do vinho, a hóstia vira o corpo de Cristo, e o
vinho vira o seu sangue, como os dois estão separados, Jesus naquela hora é
morto e sacrificado e porque não dizer, pelo padre. Esta é a doutrina Católica.
Os crentes por sua vez, crêem que o sacrifício de Cristo não é repetido ou
renovado, e que a ceia do Senhor é simbólica e memorial, e não real.
O texto bíblico nos diz que o Espírito Santo testifica que o sacrifício de
Cristo foi único e impossível de ser repetido. Portanto, o Espírito Santo
repudia a missa. Isto nos leva a crêr que o "espírito que se manifesta entre os
católicos carismáticos não é o Espírito de Deus. Vejamos testemunhos da RCC:
"Antes eu aceitava simplesmente a Igreja; agora eu agradeço a Deus por ela e oro
por ela. Tenho um maior amor pelos sacramentos, principalmente pelas penitências
e a eucaristia..."(Limiar da Promessa de Deus, pág 65).
Note aí, que a penitência e a eucaristia são dois sacramentos católicos que
zombam do sacrifício de Cristo. A penitência porque pretende substituir o
sacrifício de Cristo pelo sacrifício humano. A eucaristia por que pretende
repetir o sacrifício de Cristo. "Praticamente todos os católicos que eu conheço
e que estão ligados à Renovação Carismática apreciam mais a vida sacramental da
igreja, principalmente a Sagrada eucaristia. A maioria deles desejam ir à missa
durante a semana, sempre que possível, e tentam fazer isso. Falei com alguns
padres que estiveram trabalhando com gente ligada à renovação Carismática e eles
me disseram que entre eles, o número de pessoas que fazem confissões freqüentes
é muito maior do que entre os paroquianos em geral..."(A Renovação Carismática e
a Experiência Irlandesa, pág. 131).
Note aí, a confissão, que tenta dividir a obra do perdão dos pecados que é
exclusiva de Cristo (I João 1:9) com o padre, fazendo do padre, um co-redentor.
"Muitos passaram a comungar diariamente e outros começaram a freqüentar os
sacramentos muito mais do que antes" (O Pentecostes na igreja católica, Frei
O'Conner, pág-18)
"De maneira idêntica", prossegue frei O' Conner, "as devoções tradicionais da
igreja assumiram maior significado. Certas pessoas voltaram a usar com
freqüência do sacramento da penitência, através da experiência do Batismo no
Espírito, outros descobriram um lugar para a devoção à Maria em suas vidas, ao
passo que antes havia ficado indiferentes ou até mesmo com antipatia em relação
a ela. Uma das ações mais espetaculares do Espírito Santo tem sido a de
estimular à devoção, a presença real na Eucaristia. Vindo em uma hora em que
muitos teólogos estão depreciando esta devoção, embora o santo padre tenha
reafirmado o seu valor, este é um sinal evidente do caráter católico do
movimento". (Retirado da Confusão Carismática, Stanley Mawhinney).
"A assistência diária à missa tornou-se minha maneira de viver. Através da missa
recebo forças de que necessito para testemunhar de Cristo e dos seus
ensinamentos". (Católicos Pentecostais, pág. 45)
"A maioria de nós recebeu o batismo no Espírito Santo, enquanto estava de
joelhos, em oração, diante do santíssimo sacramento" (Católicos Pentecostais,
pág. 48)
Note aqui, que eles dizem que o Espírito Santo veio quando eles estavam adorando
a hóstia, supondo ser Jesus alí, e mesmo que fosse Jesus, seria um Jesus morto,
quando o Espírito Santo é contrário a idolatria (adoração a hóstia) e ao
espiritismo (adoração de um suposto morto), além de dar testemunho da
ressurreição de Cristo e de que Ele vive para sempre, de que Jesus é um Jesus
vivo (Atos 2:32,33; Atos 5 :30-32).
"As devoções naturais, como a de Maria, por exemplo, tornaram-se mais
significativas (e eu era um dos que colocava Maria completamente fora de cena,
anos atrás). Especialmente a vida sacramental da igreja tem se tornado
significativa, particularmente o sacramento da penitência..."(Católicos
Pentecostais, pág. 114).
"Descobri um novo grau de significação de todos os
sacramentos, especialmente na confissão e na eucaristia. Cheguei a entender de
maneira mais perfeita a eucaristia como sacrifício e voltei à confissão
freqüente, a qual tinha dúvidas sobre seu valor como agente de correção"
(Católicos Pentecostais, pág. 92)
"Natural que após a purificação sacramental... e a recepção de Cristo na
eucaristia, muitos sejam batizados com o Espírito Santo" (SEREIS BATIZADOS NO
ESPÍRITO SANTO, Harold Rahn, pág. 199).
"Uma das notas características dos que se entregam ao Espírito Santo é um grande
amor a Cristo, um afervoramento da devoção à eucaristia. A necessidade de
vivência eucarística é uma das conseqüências do batismo no Espírito Santo"
(SEREIS BATIZADOS NO ESPÍRITO SANTO, Harold Rahn, pág 217).
O Jesus que tem o Espírito Santo nas mãos para derramar (Apocalipse 3:1) é o
mesmo que disse: " ... fui morto, mas eis que aqui estou vivo
pelos séculos dos séculos" (Apocalipse 1:18), e não é
um "Jesus" que morre toda semana na Missa. O "Jesus" dos católicos carismáticos
é outro "Jesus" e o "Espírito Santo" também é outro:
"Porque se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se
recebeis outro espírito que não recebestes..." (II Coríntios 11:4)
O Batismo no corpo de Cristo é diferente do batismo no
Espírito Santo, e diz respeito a experiência de salvação (I Cor. 12:13). A
experiência de salvação ocorre quando a pessoa manifesta o arrependimento dos
pecados, reconhecendo sua total incapacidade de contribuir na sua salvação, e
única e exclusivamente pela fé, aceita Jesus Cristo como único e toda suficiente
salvador. Nesse momento, a pessoa é salva e recebe de Deus a certeza desta
salvação. Para que alguém seja batizado no Espírito Santo, necessita ter sido
salvo anteriormente. A salvação é a condição prévia. No entanto
os católicos carismáticos querem ser batizados
no Espírito Santo sem passar pela
experiência de salvação. o que é impossível.
O batismo no Espírito Santo não prejudica tanto as doutrinas católicas quanto a
salvação, daí a sua rejeição à sua experiência de Salvação; por outro lado,
"Tal linguagem muitas vezes deixam os católicos pouco à
vontade. Isso se aproxima muito da insistência evangélica e fundamentalista em
uma 'experiência de salvação' para que seja confortadora para muitos. Algum
esclarecimento seria uma grande ajuda neste caso. Em primeiro lugar, como
católicos, nós não podemos aceitar a idéia de a salvação de alguém depender de
uma experiência. E também não concordamos que tal experiência seja
necessária..." (LIMIAR DA PROMESSA DE DEUS, James Byrne, pág. 33).
O frei O'Conner alega que a experiência de salvação é ilegítima e diz que ela
"provém em última análise, do conceito de Lutero sobre a fé. Ela se refere a uma
experiência do poder salvador de Cristo. Ela dá ao homem, o conhecimento de que
ele está salvo. Muitos sustentam que ninguém pode ser salvo a não ser que passe
por esta experiência, e outros acrescentam que quem a recebeu, não pode se
perder. Essa experiência é muito precisa e consciente. Aquele que nela crê
divide o mundo entre os salvos e os não salvos. Não vacilam em citar quais os
seus conhecimentos que estão salvos, e quais os que não estão, e também
perguntam sem hesitar a um estranho: 'Irmão, você foi salvo?'" (Retirado da
CONFUSÃO CARISMÁTICA de Stanley Mawhinney).
Frei O' Conner prossegue: "Enquanto a teologia Católica nunca deu muita atenção
à idéia de uma 'experiência de salvação'... entretanto, a doutrina que afirma
ser esta a única maneira pela qual a graça de Cristo pode ser recebida, que ela
é necessária à salvação, e que ela dá ao homem uma certeza sobre o seu estado de
graça, e até mesmo sobre sua salvação final, além de não concordar com as
Escrituras (?), esta é contradição com uma firme e unânime tradição, e com o
ensino formal do Concílio de Trento" (Retirado da CONFUSÃO CARISMÁTICA de
Stanley Mawhinney). "Nós recebemos o Espírito Santo no sacramento do Batismo"
(LIMIAR DA PROMESSA DE DEUS, James Byrne, pág. 9).
Se os católicos recebem o Espírito Santo no batismo, que necessidade teria de
nascer de novo do Espírito?
Sobre a experiência de salvação, temos na bíblia o exemplo de Paulo (Atos 9), e
muitos versículos que falam como Efésios 2: 8 e 9. Sobre a certeza de salvação
temos por exemplo: Romanos 8:1; João 5:24; I João 5:12,13.
Paulo diz: "...mas para nós, que somos salvos..." (I Cor. 1:18); "que nos
salvou..." (II Timóteo 1:9)
Sobre a certeza de perseverar até o fim, temos: Filipenses 1:6; 1:21; Romanos 8:
38,39; I Timóteo 4:18; I Cor. 1:8.
A Bíblia diz: "Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos
nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se
manifesta-se que não são dos nossos". (I João 2:19)
O catolicismo pretende um ecumenismo pentecostal, isto é, unir todas as igrejas
evangélicas pentecostais com os católicos "pentecostais", pois assim será um
passo em direção a pretensa volta dos protestantes ao catolicismo. O fator de
união seria o batismo no Espírito Santo;
John Bertolucci, sacerdote católico, disse: "Mas saibam que o Senhor está
fazendo uma coisa nova Ele está derramando o Seu Espírito sobre toda a carne...
sobre todas as denominações... sobre todos e isto é ... o Ecumenismo do Senhor"
(O MOVIMENTO ECUMÊNICO À LUZ DAS SANTAS ESCRITURAS, Homer Duncar, Imprensa
Batista Regular, pág. 37)
No entanto, Jesus nunca pretendeu que o batismo no Espírito Santo fosse uma
experiência de unidade. Ele disse que o batismo no Espírito Santo era receber
poder para testemunhar (Atos 1:8). Quando ele disse que seria para toda a carne,
estava se referindo a judeus e gentios. No antigo testamento, a missão de pregar
era só para os judeus. No novo testamento, os gentios crentes também deveriam
pregar o evangelho, e a maior prova disso, aconteceria quando o Espírito Santo
caísse sobre eles, dando-lhes poder para TESTEMUNHAR.
O Batismo no Espírito Santo não une católicos e evangélicos, fazendo-os esquecer
as diferenças doutrinárias, pelo contrário, o Verdadeiro batismo no Espírito
Santo, o qual dá ousadia para pregar (Atos 18:28) contra o erro doutrinário,
distancia-os ainda mais. Um crente verdadeiramente batizado no Espírito Santo
deveria denunciar com ousadia a idolatria e a feitiçaria católica. O verdadeiro
fogo do Espírito Santo não une mais separa a verdade da mentira:
"Vim lançar fogo a terra... Cuidai vós que vim trazer paz a terra? Não vos digo,
mas antes dissensão" (Lucas 12:49 e 51).
Jesus nunca pretendeu que o batismo no Espírito Santo fosse uma experiência de
unidade. A experiência que unia os cristãos era a salvação ou o batismo no corpo
de Cristo ou batismo no Salvador, quando o homem deixava de estar em Adão e
passava a estar em Cristo: "Pois por um só Espírito fomos nós todos batizados em
um só corpo, quer judeus quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos foi
dado beber de um só Espírito" (I Coríntios 12:13)
No entanto, os católicos carismáticos rejeitam a experiência de salvação, logo
não pode haver unidade entre nós e eles. Pode haver unidade entre evangélicos
pentecostais e tradicionais, pois ambos crêem na experiência de salvação, mas
nunca entre crentes e católicos. Além do mais o batismo no Espírito Santo dos
católicos, sem a prévia experiência de salvação é um embuste.
A resposta é não!!! Um católico praticante de suas doutrinas
não pode ser salvo, e conseqüentemente não pode ser batizado no Espírito Santo.
Além disso, o batismo no Espírito Santo depende da intercessão de Cristo (João
14: 16) e Jesus só intercede por aqueles que o tem por único mediador:
"Porquanto, pode salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto
vive sempre para interceder por eles" (Hebreus 7:25)
Se o "batismo no Espírito Santo" dos católicos carismáticos é
falso, as "línguas" também o são. Vejamos as explicações para as "línguas" dos
"carismáticos":
1) Algumas são demoníacas. São comuns os casos de católicos carismáticos que ao
entrarem em igrejas evangélicas se manifestam com possessões demoníacas. Aliás
isso não é de admirar, pois os católicos carismáticos são idólatras,
principalmente de "Maria" e da hóstia, e a idolatria é culto aos demônios :
"Antes digo que as coisa que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a
Deus..."(I Coríntios 10:20) Quando na missa se adora a hóstia, não se adora a
Jesus, mas a demônios. Os Coríntios, antes de serem crentes, eram idólatras e
possuíam manifestações demoníacas semelhantes aos dons espirituais como se
comportavam com aquelas manifestações:
"Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
Vós sabeis que quando éreis gentios, vos desviáveis para os ídolos mudos,
conforme éreis levados "(I Coríntios 12:1,2).
Sobre a manifestação demoníaca de línguas entre os idólatras pagãos, temos:
"Os historiadores das religiões da Grécia descrevem devotos, arrebatados pela
histeria emocional, tremendo e caindo prostrados ao solo, balbuciando línguas
extáticas. Platão registra tais cenas. Também Virgílio, que viveu e escreveu
antes de Cristo" (A CATÁSTROFE CORINTIANA, Jorge E. Gardiner, pág. 24). Eis aí a
clara imitação satânica da obra divina.
O catolicismo carismático expressa que não importa se as línguas que eles falam
são da mesma origem das línguas pagãs, isto é, demoníacas, o importante é falar
as línguas, se lá qual for a origem:
"Deixemos para os estudiosos e exegetas, determinarem se a glossolália (falar
línguas) deveria ser classificada como alguém murmurando em êxtase, ou como um
linguagem ininteligível. Deixemos para os estudiosos e exegetas determinar se a
glossolália descrita em Atos ou I Coríntios é um fenômeno relacionado com a
linguagem em êxtases de outras religiões orientais, ou da religião helenistica,
ou mesmo se e um novo fenômeno ou um nova experiência" (Católicos Pentecostais,
pág 245)
O catolicismo carismático crêem dons Espirituais Extra Bíblicos, os quais são
sem dúvida, demoníacos, pois o Espírito Santo se limita ao que escreveu na
Bíblia. Ora, se houvesse dons extra-bíblicos, como saberíamos a disciplina
espiritual para eles, pois os dons bíblicos tem o seu uso disciplinado nas
Escrituras, e esses não têem em canto nenhum.
Diz a RCC: "Não estas dizendo que somente os dons alistados em I Coríntios são
carismas. Todos os outros dons do Espírito em sua igreja são carismáticos do
mesmo modo" (Católicos Pentecostais, pág 206).
Uma coisa importante de lembrar aqui é que os crentes evangélicos presenciam
católicos carismáticos falando em "línguas", afirmam que as "línguas" dos CC são
diferentes daquelas faladas pelos pentecostais evangélicos.
A origem das "línguas" dos carismáticos é a mesma dos espíritas. Os espíritas
também falam "línguas". Sobre os espíritas a Bíblia diz: "Quando vos disserem:
Consultai os que tem espíritos familiares e os feiticeiros, que CHILREIAM E
MURMURAM..."(Isaías 8: 19)
Todo católico é espírita! O católica faz missa de sétimo dia pelo morto, o
católico ora pelos mortos, quando um católico ora a um santo ou a Maria está
orando a espíritos de pessoas que já morreram, quando um católico adora a um
"Cristo" morto da missa está adorando um suposto morto etc.
Nas profecias dos CC, alguma são de "Maria", isto é, como se Maria estivesse
falando na pessoa, isto é, encarnando. O católico carismático crê nas supostas
ou demoníacas aparições de "Maria".
Numa reportagem do Jornal O povo (Fortaleza-Ce) sobre a RCC, foi dito: "Todos os
domingos, a partir das 14 horas, reúnem-se em torno de 60 pessoas... num ritual
não muito diferente da macumba ou da umbanda" (Jornal O POVO, 27/09/88).
· Algumas são causas não espirituais, mas drogas e bebidas: "Correu a história
de que os bispos durante as sessões do Concílio Ecumênico II estavam sendo
batizados no "Espírito Santo" e falavam línguas. Soube-se contudo, que eles se
embriagavam, isto, sim, num bar restaurante instalado junto das salas das
sessões..."(Católicos Pentecostais? Essa Não! Edições Caminho de Damasco, Dr.
Aníbal Pereira Reis, págs. 22 e 23)
3) Algumas são resultados de um fenômeno psicológico. Está comprovado hoje um
fenômeno psicológico denominado "glossolália", onde a pessoa numa espécie de
hipnotismo entra em êxtase, ficando inconsciente, e como as palavras na
inconsciência não estão ordenadas, a pessoa fala linguagem desconexa. Vejamos um
testemunho da RCC:
"Um jovem, Phil Orth de Elwood, Indiana, recebeu o Dom de línguas enquanto
estava dormindo profundamente após uma reunião de oração certa noite. Foi
completamente inconsciente..." (CATÓLICOS PENTECOSTAIS pág. 253).
Os CC no início, mostravam "as línguas" como mera reação emocional:
"As línguas... é o deleite infantil, os gritos de alegria que saúdam ao
deslumbrante espetáculo dos fogos de artifício no dia 4 de julho, e não o
espetáculo em si mesmo" (CATÓLICOS PENTECOSTAIS pág. 243).
O padre Caetano Tilesse, líder católico carismático, disse no jornal O
POVO(Fortaleza-Ce) :
"As pessoas saem de si e deixam o Espírito se manifestar. Na cultura moderna,
dão o nome de estado 'alfa' a esse fenômeno, mas na Renovação Carismática, as
pessoas deixam se dominar pelo Espírito Santo..." (Jornal O POVO, 27/09/88).
Prossegue a mesma reportagem:
"O ' Dom de línguas' são manifestações exteriores do êxtase comunitário. Os
participantes reviram os olhos e emitem sons incompreensíveis. Indicando que o
Espírito está presente e quer se manifestar".
Sobre a influência da Psicologia na RCC, basta ver os seus temas, tais como
"cura dos traumas", "mágoa", "conflitos interiores" etc. Geralmente vai para a
RCC, não as pessoas que se acham pecadoras e buscam salvação, mas aquelas que se
consideram "traumatizadas" e buscam uma terapia psicológica. Além disso, muitos
grupos da RCC praticam o famigerado "dormir no Espírito", onde numa espécie de
hipnotismo as pessoas dormem e acordam "aliviadas", numa verdadeira artimanha
psicológica. A Bíblia nada fala sobre esta falsa experiência. Alguns grupos da
RCC, também praticam regressão hipnótica, onde a pessoa é hipnotizada, volta a
sua mente a anos passado para detectar o acontecimento passado que causou
"traumas". Se os CC fossem nascidos de novo não precisariam disso, pois "Aquele
que está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, e eis que
tudo se fez novo"(Il Coríntios 5:17). Importa lembrar que muitos líderes
carismáticos, principalmente aqueles vindo do Exterior a fim de liderarem a RCC,
são PSICÓLOGOS!!! O jesuíta Harold Hahn, por exemplo tem dado curso de temas de
Psicologia em várias partes do Brasil.
4) Algumas são mera imitação. Na minha cidade este é o método que predomina. Uma
pessoa na frente, fala em "línguas" e manda que os outros repitam ou tentem
repetir o que ele está falando.
Conheço muitas pessoas que se desiludiram com a RCC, quando perceberam que tudo
não passava de uma mera imitação. Conheço um grupo de crentes, ex-católicos
carismáticos, que me disseram que as "línguas" que eles falavam quando eram da
RCC era uma mera imitação ou repetição, mas que agora como crentes falam
verdadeiramente na língua do Espírito Santo.
Sobre a repetição, diz Jorge E. Gardiner, no seu livro A CATÁSTROFE CORINTIANA,
pág. 59: "Dêem-me um grupo de pessoas que façam o que eu lhes mandar: cantar,
relaxar, antecipar e fazer gestos certos e será apenas uma questão de tempo até
que algum comece a falar extaticamente! "
A RCC não foi um movimento espontâneo como alguém poderia
pensar, mas foi planejado pelo catolicismo.
O movimento ecumênico havia surtido efeito entre os anglicanos e luteranos. A
igreja Romana, porém, percebeu o grande crescimento do movimento pentecostal, o
qual precisava barrar. A Igreja Católica, então planejou um movimento
carismático, onde o jesuíta O' Connor foi incumbido por Roma para tal missão. A
RCC foi planejada nos cursilhos da cristandade. Até mesmo o lugar foi planejado,
isto é, o lugar para começar o movimento. A RCC escolheu então um ambiente
sugestivo para despertar o misticismo. Sobre o lugar diz a própria RCC:
"Naquele monte venta muito; uma brisa forte vem do rio açoita as pernas dos
estudantes e assanha os cabelos, principalmente no outono. Nessa época o poeta e
o místico PODEM SENTIR NO PRÓPRIO AR o Espírito que vem 'como vento impetuoso' e
que 'sopra onde quer'" (CATÓLICOS PENTECOSTAIS, pág. 15).
O misticismo pode ser responsável pela "produção" de "línguas", mas poucas
vezes. O seu uso maior é como apoio aos outros métodos católicos carismáticos de
"produzir" as "línguas". Por exemplo, quando se usa a repetição, a pessoa nota
facilmente que foi ela quem falou e não foi uma obra do Espírito Santo, no
entanto, o misticismo produzido fanatiza a pessoa, cegando-a para a verdade e
realidade.
Existe manifestações de "línguas" entre os mórmons (que não
crêem na divindade do Espírito Santo); espíritas; os da religião Islâmica; os
protestantes desviados ou modernistas (que não crêem na Trindade, nem na
divindade de Cristo, nem no nascimento virginal de Cristo, nem na Bíblia como
palavra de Deus, nem em salvação pela fé etc.); os pagãos; as religiões
orientais; os da seita "Jesus Somente" (que dizem que o Espírito Santo e não
Jesus é o salvador, pois ensinam que só os batizados no Espírito Santo que falam
em línguas estão salvos; não crêem na Trindade; não crêem no batismo em nome do
Pai, do Filho e do Espírito Santo; alguns deles não crêem no evangelho de
Mateus) ; os adventistas ( que crêem na salvação pela lei, que crêem que
expiação dos nossos pecados foi feita por Jesus e pelo Diabo, que ensinam que a
obra de salvação só foi concluída em 1844, que os que guardam o domingo tem o
sinal da besta, que não se recebe vida eterna na vida presente, pois como a
morte física, o homem para de existir, mesmo o crente; que o inferno não é
eterno; que as profecias da senhora White tem o mesmo valor da Bíblia); os da
seita "Congregação Cristã do Brasil"( que ensinam que a água do batismo salva e
não somente o sangue de Cristo; que não pode ter certeza de salvação etc.)
A atual RCC não é a primeira "renovação carismática" na Igreja Católica. Na
idade média, os flagelantes saíam nas ruas nus açoitando-se até o sangue descer,
dizendo que o fim do mundo chegava e falando "línguas". Os flagelantes eram
católicos:
"Aos bandos promíscuos de moços, crianças e velhos de ambos os sextos, muitas
vezes todos nus, percorriam as cidades clamando, cantando, urrando em LINGUAGEM
ADOIDADA E DESCONEXA, penitenciando-se com açoites e daí o seu nome de
flagelantes" (Católicos Carismáticos e Pentecostais Católicos, Editora Caminho
de Damasco, Dr. Aníbal Pereira Reis, pág. 12).
O fogo na Bíblia é símbolo de Espírito Santo. Vejamos na
Bíblia um sinal de imitação da obra do Espírito Santo na simbologia do antigo
testamento: "Mas Nadabe e Abiú morreram perante o Senhor, quando ofereceram fogo
estranho..." (Números 3:4). O óleo também é símbolo do Espírito. E na Bíblia
diz: "... nem fareis outro (óleo) de semelhante composição..."(Êxodo 30:32).
Deus proibia a imitação do óleo sagrado para unções. Jesus previu: "Porque hão
de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais (as línguas são
sinais) e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os
escolhidos" (Mateus 24:24).
Notemos que "cristo" quer dizer "ungido", no caso, "ungido com o Espírito
Santo". Falsos Cristos são falsos ungidos com Espírito Santo.
Jesus ainda disse: "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não
profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu
nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos
conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade." (Mateus 7: 22,23).
Nós, crentes, sabemos que a Igreja Católica é a grande Babilônia do Apocalipse.
Babilônia vem da palavra "Babel" que quer dizer confusão, no caso, "confusão de
línguas". O movimento de RCC são manifestações de "línguas" para confundir os
pentecostais evangélicos.
A Bíblia dá as condições do batismo no Espírito Santo:
"Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo... e
recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2:38).
A RCC, contrariando a Bíblia diz que não é necessário arrependimento de pecados
para receber o batismo no Espírito:
"Falando claro, poderíamos perguntar a nós mesmos: Quero entregar a minha vida a
Cristo? Será que eu o amo? Esta pergunta é muito existencial, não SIGNIFICANDO
Que É UMA OCASIÃO DE CHORAR SOBRE OS ERROS PASSADOS" (Católicos Pentecostais,
pág. 271).
Nós sabemos que uma pessoa pode ser batizada no Espírito Santo, sem ter sido
batizada nas águas, e a Bíblia mostra isso. No entanto, em Atos 2:38, o batismo
em água é colocado antes do batismo no Espírito. Isto acontece, porque o batismo
nas águas pode cooperar para que o batismo no Espírito ocorra mais rápido.
Através do batismo nas águas, nós colocamos as coisas em ordem. Recapitulamos o
que já ocorreu em nossas vidas (O batismo por imersão simboliza o novo
nascimento) e criamos perspectivas para aquilo que nos falta (O batismo no
Espírito Santo). O batismo por imersão é uma linha divisória que separa as duas
experiências da graça ( Salvação e batismo no Espírito Santo). No entanto, A RC
ridiculariza o batismo bíblico por imersão, dizendo que este não é uma ordenança
bíblica, unicamente uma atividade cúltica do meio ambiente. Diz a RCC: "Podemos
concluir que a igreja apostólica em seu uso de imersão em água para iniciar os
convertidos na nova vida em Cristo, estava adotando a significativa atividade
cúltica do seu meio ambiente" (Católicos Pentecostais, pág. 161).
Esses são os que na prática não tem Bíblia como única regra
de fé. A regra de fé deles é experiência. Para estes, o importante não é a
doutrina ou a fé, mas falar "línguas". Se a doutrina for uma tremenda heresia,
mas a pessoa falar "línguas", os ecumênicos pentecostais se unem a eles. São
pessoas sem convicção, e muito provável, carentes da verdadeira regeneração.
Sobre estes, bem se expressou o Dr. Aníbal Pereira Reis:
"Destroem todos os postulados doutrinários... Que o indivíduo continue idólatra
não importa, se passou pelos tremeliques. Tremelicou, tremulou, tiritou, ótimo!
Se permanecer em seus erros religiosos, isso não tem importância
alguma"(Católicos Carismáticos e Pentecostais Católicos, Edições "Caminho de
Damasco", pág. 32,33).
Sobre os "evangélicos" pentecostais defensores do ecumenismo pentecostal, basta
ler seus escritos para saber que eles se guiam pela experiência e não pela
Bíblia. Vejamos o diz o Pastor Robert McAlister (Líder ecumênico pentecostal)
sobre sua visita a uma reunião da RCC:
"HÁ ASPECTOS NESTE MOVIMENTO Que NÃO ENTENDO. Mas eu louvo a Deus pelo que VI,
OUVI E SENTI" (A VOZ DE NOVA VIDA, julho/agosto de 1972).
O protestantismo hoje está dividido basicamente em fundamentalistas e liberais
ou modernistas. O Os fundamentalistas são aqueles que defendem as doutrinas
ortodoxas e fundamentais do cristianismo (Salvação espiritual pela fé, divindade
de Cristo, seu nascimento virginal, a Bíblia como a Palavra de Deus). Os
liberais ou modernistas são aqueles que rompem com ortodoxia, chamando-a de
antiquária, não crendo nas doutrinas fundamentais (Crêem numa salvação social
pelas obras, não crêem na divindade de Cristo, nem no Seu nascimento virginal,
crêem apenas em partes da Bíblia como palavra de Deus). O Pentecostalismo surgiu
com as características fundamentalistas, só que mostrou que as doutrinas não
devem estar só no papel, mas devem refletir nas nossa experiências. Como o
pentecostalismo surgiu numa época de disputa teológica acirrada entre
fundamentalistas e modernistas, os fundamentalistas temendo que este fosse mais
uma corrente modernistas e inovadora, o rejeitaram sem o examinar. Os
modernistas percebendo que os pentecostais poderiam ser um aliado deles contra
os fundamentalismo, o aceitaram em alguns círculos. Parte do Pentecostalismo
(maioria) não aceitou aliança com o modernismo, mas resolveu esperar
pacientemente que os fundamentalistas notassem que o Pentecostalismo também é
fundamentalista, e o aceitassem, coisa que agora já começa a acontecer. Outra
parte do Pentecostalismo se afiou ao modernismo, levando consigo muita mágoa do
fundamentalismo. Esse segundo grupo "pentecostal" percebeu que os modernistas
quando falavam "línguas" continuavam sem crer na divindade de Cristo, na Bíblia
etc., mas mesmo assim resolveram ficar com eles. Os pentecostais ecumênicos de
hoje são em grande parte (maioria) daqueles que apostataram com o modernismo. É
o falso pentecostalismo, os espíritos enganadores sedutores, guias embusteiros.
David du Plessis, o maior líder ecumênico pentecostal, aprovou a união com o
modernismo:
"Um ponto que se pode realçar é que este reavivamento é encontrado nas chamadas
sociedades liberais e em escala menor nas sociedades evangélicas e é quase zero
na parte fundamentalista do protestantismo. Este último grupo é hoje o opositor
mais ferrenho deste reavivamento glorioso por que um movimento pentecostal e nos
movimentos modernistas mundiais que verificamos as manifestações mais poderosas
do Espírito" (A VOZ DE NOVA VIDA, Janeiro/ Fevereiro de 1973).
OBS.: Quando du Plessis diz que o pentecostalismo se encontra mais entre
liberais do que entre fundamentalistas, isso era verdade, mas não queria dizer
que os pentecostais modernistas porque fossem a maioria dos pentecostais não
estava entre os modernistas porque o abominavam, nem entre os fundamentalistas
porque esses não os aceitaram, mas isolados. Por este motivo diz du Plessis:
"... no movimento pentecostal (isolado) e nos movimentos modernistas
(pentecostais apóstatas)... "
A revista periódica já esgotada "A voz de nova vida", a qual era a revista dos
"evangélicos" ecumênicos pentecostais, recebeu várias cartas de irmãos
conscientes que protestavam contra a atitude ecumênica dessa revista. A própria
revista publicou essas cartas. Vejamos algumas:
"É impossível aceitar a informação de que sacerdotes católicos romanos, freiras
e fiéis daquela 'igreja' estejam sendo batizados com o Espírito Santo" (Dr.
Aníbal Pereira Reis) A VOZ DE NOVA VIDA, Setembro/Outubro de 1972.
"Depois de ter consultado a igreja e os seus representantes, e tendo obtido o
apoio unânime, quero avisar que não mais receberemos destas revistas ou outro
tipo de literatura deste gabarito. Saiba v.s. que tornamos essa resolução depois
de lido o artigo intitulada ECUMENISMO, Tendo como responsável o Dr. David.
Quero deixar bem claro que até aqui os senhores demonstraram não saberem o que é
batismo no Espírito Santo ou com o Espírito Santo. E se sabem estão
confundidos..."(A VOZ DE NOVA VIDA, Março/Abril de 1973). "Parabenizo-me com V.
Revma por sua atuação na seara do Senhor e gosto muito de ouvi-lo falar sobre o
Espírito Santo. Agora uma pergunta: 'Por que é que v. Revma não é católico?'
(Wentworth P. McMurray)" (A VOZ DE NOVA VIDA, Maio/Junho de 1973.) "Acho a VOZ
uma bênção, entretanto, quero discordar (Baseado na Bíblia) da propaganda dos
supostos católicos pentecostais. Isto porque, para afirmar que um católico
recebeu o batismo no Espírito Santo, tem-se admitir católicos salvos, o que é
biblicamente impossível. Temos que evitar extremos... Dou graças a Deus porque
posso amar a todos os meus irmãos denominacionais, mas essa de católicos
pentecostais (embora os ame e ore por eles para que sejam salvos) prefiro ficar
com a Bíblia que fala da salvação e depois do revestimento de poder (Pastor
Waldemir E. de Meneses)". (A VOZ DE NOVA VIDA, Março/Abril de 1974)
Sobre a RCC, diz o Pastor Robinson, da ABU:
"O pentecostalismo católico não gosta de estudar e discutir doutrinas ('isso
divide'), usando como padrões o companheirismo na mesma experiência e o 'amor',
em vez das Escrituras. E agora? ... Isto nos mostra que o critério é a unidade
pela unidade, a fraternidade pela fraternidade, o amor pelo amor, as 'línguas'
pelas 'línguas' e nada pelas Escrituras. A Bíblia já não seria, então, o
critério normativo de verdade, de julgamento e de discernimento... A ingenuidade
de muitos, a falta de conhecimento doutrinário, a falta de coragem para ficar
firme e proclamar as Escrituras como única regra de fé e prática, a falta de
postura para dizer NÃO, a busca de um 'amor' e de uma 'fraternidade' são alguns
veículos usados por satanás para selar tal espúrio 'Ecumenismo'... Todos, de
espírito aberto, devemos proclamar, unidos, a mensagem do Calvário, de Bíblia em
punho, buscando o consolador. Alerta para que falsos pentecostalismos não
soterrem as verdadeiras bênçãos..." (ESSE CRENTE CHATO, Págs. 89,91 e 92)
Os pentecostais ecumênicos tem propagado a falsa história de
que pessoas "batizadas no Espírito Santo" tem saído da Igreja Romana. Este
testemunho é falso. Vejamos o que diz a RCC :
"Um dos efeitos admiráveis da experiência carismática que observei foi o de
muitos padres e freiras que estavam a ponto de abandonar a Igreja, mas que por
meio deste movimento de oração, sentiram-se revigorados acharam nele o que
estavam procurando. Tinham ficado desapontados com a Igreja... e agora encontram
uma maneira de se dedicarem de todo o coração..." (A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA E A
EXPERIÊNCIA IRLANDESA, Pág. 131).
"Ao contrário de fazer com que as pessoas se afastem da Igreja em todos os seus
aspectos, eles sempre afirmam que ela os ajudou a se tornarem mais católicos no
sentido TRADICIONAL dessa palavra" (Citação de um bispo católico na "CONFUSÃO
CARISMÁTICA" de Stanley Mawhinney). "Para nós é uma característica geral do
batismo no Espírito Santo o fato de aumentar a nossa fé na Igreja Católica
Romana e em seu ensino e prática verdadeiras" (CONFORME O ESPÍRITO NOS CONDUZ,
Kevin e Dorothy Ranagan, Pág. 142).
"Enquanto estiver AUMENTADO o número de fiéis dentro da Igreja e mostrado maior
AMOR E RESPEITO POR ELA, é um bom sinal" (Citação de um arcebispo na "CONFUSÃO
CARISMÁTICA" de Stanley Mawhinney).
"Tem aumentado muito a AFEIÇÃO DE SEUS MEMBROS pela igreja, Eles possuem uma apreciação mais viva e uma reverência pelas INSTITUIÇÕES DA IGREJA. Eles gostam da presença dos padres em seus cultos como uma GARANTIA contra fazer algo que seja INCOMPATÍVEL com os ENSINAMENTOS E PRÁTICAS DA IGREJA. Muitos começam a comungar diariamente e outros começaram a freqüentar muito mais os sacramentos do que antes" (O PENTECOSTES NA IGREJA CATÓLICA, Pág. 18).
"O Movimento Pentecostal não separou ou excluiu os católicos de sua igreja. Ao contrário renovou o seu amor pela igreja e edificou uma fé viva na comunidade católica" (Católicos Pentecostais, pág. 73).
Lutero dizia que era maldita a união que sacrificasse a
verdade. O apóstolo João concorda com ele, pois o amor de João não invalidava a
verdade: "... eu amo em verdade" (III João 1).
Nós, crentes, devemos amar os católicos, mas não invalidar a verdade, pois os
católicos, não sendo crentes, estão perdidos.
Alguns citam casos isolados de católicos carismáticos que se
tornaram crentes, no entanto, os tais se esquecem de que crentes nominais e sem
convicção, se tornaram católicos carismáticos. Procure na RCC e você vai
encontrar. Vejamos um exemplo desse tipo, contado pela RCC : "Antes do ofertório
da Missa, Tom Bettler (protestante nominal), um concluinte de Notre Dame, fez
sua profissão de fé e foi oficialmente recebido na Igreja Católica, tendo
recebido sua primeira comunhão. Uma razão maior do que todas para celebrarmos!"
(Católicos Pentecostais, pág.71).
A RCC com a aprovação do "papa" está começando o programa de
"evangelização 2000", onde pretende na afirmação dela mesma, fazer os católicos
que se tornaram protestantes voltar a Igreja Romana, bem como "converter" os
protestantes ao catolicismo.
A RCC são os "jesuítas" do século XX. A missão dos jesuítas era semelhante a da
RCC, só que os jesuítas usavam força e coação. Vejamos o juramento dos antigos
Jesuítas:
"Prometo e declaro que farei e ensinarei a guerra lenta e secreta contra os
hereges (protestantes )... tudo farei para extirpá-los da face da terra, não
pouparei idade, nem sexo, nem cor... farei arruinar, extirpar, estrangular e
queimar vivos esses hereges FAREI ARRANCAR seus estômagos e o ventre de suas
mulheres e esmagarei a cabeça de suas crianças contra a parede a fim de extirpar
a raça..." (CONGREGACIONAL DE RELATÓRIOS, pág. 3.362).
A RCC diz que o "santo" da idade média que falou em "línguas" foi o jesuíta
Francisco Xavier.
O objetivo da RCC é fazer com que os pentecostais se distraiam e alegrem-se com
ela, enquanto ela traga o protestantismo e procura tornar sem base firme, a
segurança doutrinária evangélica.
Os crentes precisam outra vez levantar a Bíblia como estandarte. Estudá-la,
proclamá-la e defender a fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos.
Concluímos este trabalho com as palavras do pentecostal Miguel Vaz: "Estamos
recebendo o que seu remetente qualifica de 'denúncia' da existência de uma
igreja católica romana que se diz carismática... Segundo a correspondência, essa
igreja se diz possuidora dos dons espirituais... O missivista, porém diz
estranhar que os seguidores desta seita (?) continuem praticando a idolatria,
adoração de imagens, celebrando missas, além de não demostrarem qualquer
vizinhança com a transformação de vida que caracteriza os verdadeiros
convertidos ... um evangelho assim disseminado não é aquele que Paulo qualifica
de 'poder de Deus para a salvação'. Serve, e atrevemo-nos a dizer, mais de
perdição do que de salvação...tem razão o missivista, quando se abisma diante de
'católicos pentecostais', que ele diz conhecer de perto e constatar a sua
teórica profissão de fé. Não se pode conceber que o evangelho seja tão elástico
a ponto de abranger favoravelmente esse tipo de DESCALABRO... é uma doutrina
ESPÚRIA, PREJUDICIAL, COLIDENTE com o verdadeiro ensino e com as experiências
dos crentes fundamentalistas... o evangelho é segurança, é esperança, é certeza
da proteção divina. É poder contra as artimanhas do inimigo e sobretudo é o
abandono total das coisas que favorecem a sua atuação na vida do homem. Uma
igreja que se diz carismática e que não promove a santificação dos seus membros,
um 'evangelho' que não proporciona esperança de vida eterna devem ficar
inteiramente fora de cogitação. Por ser uma igreja que não convence. Por ser um
evangelho inútil, conflitante, inócuo, sem substância, sem conteúdo. Um
evangelho conivente e tolerante com todas as doutrinas diabólicas, com a
idolatria e com as vaidades que o mundo oferece. DESSA 'IGREJA' E DESSE
'EVANGELHO' ESTÃO LIVRES AQUELES Que ENTREGARAM DE FATO SUAS VIDAS NAS MÃOS DE
JESUS" ( O MOVIMENTO DA PAZ, Setembro de 1987, pág. 2).
Cumpri o meu dever.
Pastor Glauco Magalhães
Artigo do Jornal Trombeta de Sião, Ano I n.º 7,
Rua Pergentino Ferreira 377, Bairro de Fátima, CEP 60.040-470, Fortaleza – CE
Editor – Pr. Glauco Magalhães
Nota de solascriptura-tt.org: Discordamos do autor somente quanto o
Pentecostalismo, cremos que todo ele é errado, ver artigos em
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/index.htm
Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da
SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as
únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da
Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de
Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus
Receptus).
(retorne a http://solascriptura-tt.org/Seitas/
Romanismo/
(retorne a http://solascriptura-tt.org/
Seitas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/
)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.