2Co
11:3 Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim
também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza
devidas a Cristo.
Fiquei impressionado com a quantidade de Teólogos, Professores e estudantes das escrituras que adotam R.N. Champlin como base para seus estudos, o que poucos sabem (ou fazem de conta que não sabem) é que este mesmo autor é esotérico, seus escritos estão cheios de conceitos espíritas e misturas ocultistas, diante deste fato e dos que apresentarei logo mais abaixo, pergunto;
Prepare-se o que você irá ler “por trás da cortina” é apenas a ponta de Iceberg que pretende cauterizar a mente, uma “serpente” que deseja corromper o coração e levar cativas “evas” espalhadas pelo Brasil com bastante astúcia.
Russel Norman Champlin nasceu em 22/12/1933 em Salt Lake City nos EUA, concluiu bacharelado em Literatura Bíblica no Imannuel College; os graus de M.A. e Ph. D. em línguas Clássicas na University of Utah; fez estudos de especialização (em nível de pós graduação) do Novo Testamento na University of Chicago. Em sua carreira como professor universitário e escritor (atuando na UNESP por 30 anos), publicou três grandes projetos, sua magna opera, a Trilogia:
-O Novo Testamento interpretado.
-A Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia.
-O Antigo Testamento Interpretado.
Vamos analisar o comentário de Champlin em Atos 12.15, vejamos:
“Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, persistia em afirmar que assim era. Então, disseram: É o seu anjo”.
No quarto parágrafo Champlin diz(os grifos
são meus):“Aqueles
primitivos crentes devem ter crido que os mortos podem voltar a fim de se
manifestarem aos vivos, através da agência da alma. Observemos que a segunda
alternativa, por eles sugerida, sobre como Pedro poderia estar no portão, era que
ele teria sido morto e que o seu “anjo” ou “espírito” havia retornado.
Portanto, aprendemos que aquilo que é ordinariamente classificado como doutrina
“espírita” era crido por alguns membros da igreja cristã de Jerusalém. Isso não
significa, naturalmente, que eles pensassem que tal fosse a regra nos casos de
morte; porém, aceitaram a possibilidade da comunicação dos espíritos, que a
atual igreja evangélica, especialmente em alguns círculos protestantes
dogmáticos, nega com tanta veemência.
O famoso escritor evangélico C.S. Lewis apareceu a J.B. Philips tradutor de bem
conhecida tradução do Novo Testamento para o inglês, por duas vezes, após a sua
morte, e se assentou naturalmente em sua sala de estar, tendo conversado com
ele como se nada tivesse acontecido que pudesse ser classificado como
falecimento. Porém, por toda parte abundam histórias de fantasmas, e muitos
céticos negam tudo. Todavia, há muitos desses fenômenos, sob tão grande
variedade, e cruzam todas as fronteiras religiosas, para que se possa duvidar
dos mesmos como fatos.
Algumas vezes os mortos voltam, e entram em comunicação com os vivos. Os
teólogos judeus aceitavam isso como um fato, havendo entre eles a crença comum
de que os “demônios” são espíritos humanos maus, desencarnados. Essa idéia era
forte na igreja cristã até o século V D.C., tendo sido apresentada por pais da
igreja como Clemente de Alexandria, Justino Mártir e Orígenes, os quais também
acreditavam na possibilidade do retorno e até mesmo da reencarnação de alguns
espíritos, com o propósito de realizarem ou continuarem suas missões. (Ver esta
doutrina em Mat. 16.14). Os essênios, dos quais João Batista parece ter sido
membro, também mantinham crenças idênticas. É um equívoco cercarmos as
doutrinas de muralhas, supondo em vão que somente nós, da moderna igreja cristã
do século XX, temos as corretas interpretações das verdades bíblicas. Ainda
temos muito a aprender, sobre muitas questões, e convém que guardemos nossas
mentes abertas, pelo menos o suficiente para permitirmos a entrada de uma
réstia de luz. Sabemos pouquíssimo sobre o mundo intermediário dos espíritos e
supomos que o estado “eterno” já existe, o que todas as evidências mostram
não ser ainda assim.
É preciso comentar mais alguma coisa? Prosseguiremos mostrando mais um texto em que Champlin comenta e infiltra com muita “astúcia” seus conceitos espíritas. (os grifos são meus).
Interpretação de R.N. Champlin. Ph. D. de Mateus 14.26
“Os discípulos, porém ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo.”
“FANTASMA”.
Tradução de AC, AA e IB, que é melhor do que “espírito”, conforme dizem algumas
traduções, pois o grego diz “fantasma” e não “pneuma”. Esta última é que se
pode traduzir corretamente como “espírito”. A palavra aparece somente aqui e no
paralelo em Marc. 6:49, no N.T. É vocábulo comum na literatura grega, e pode
significar aparição sem substância real, visão ou aparição de um espírito
humano ou sobre-humano. É interessante observar que os discípulos aceitavam a
antiga idéia dessas aparições, até mesmo neste caso que envolveu a Jesus. A
aparição de “fantasmas” usualmente era reputada como um mau agouro,
especialmente entre os marinheiros. Pode ser que os discípulos tivessem pensado
que o “fantasma” quisesse destruí-los mediante a violência do mar ou contra as
rochas da costa, e, naturalmente, ficaram aterrorizados.
O comentário de Ellicott diz: “Os discípulos, ainda presos às superstições de
seus compatriotas, pensavam que fosse um fantasma”. Bruce escreve: “Um toque de
superstição dos marinheiros”. Em contraste com isso, Adam Clarke, o principal
expositor do metodismo, opina: “Que os espíritos dos mortos podem aparecer, e,
de fato aparecem, tem sido doutrina aceita pelos homens mais santos; essa é uma
doutrina que os caviladores, os livres-pensadores e outros, que não se dispõem
a aceitar idéias direferentes de suas próprias crenças, jamais foram capazes de
refutar”. John Gill acha que o terror dos discípulos foi causado pela crença
comum entre os judeus de que os demônios geralmente andavam à noite, procurando
fazer mal aos homens. Certa citação, extraída da literatura judaica, diz: “É
proibido saudar um amigo à noite, porque pensamos que possa tratar-se de um
demônio” (T. Bab. Megella, fol 3.1. Sanhedrin, fol 44.1). Outros se referem a
um demônio feminino que se chamava Lilith, que andava à noite com rosto humano,
procurando especialmente crianças para roubar e matar. Em face dessas idéias
sobre “fantasmas” podemos compreender o medo dos discípulos naquela ocasião.
As pesquisas psíquicas demonstram que não somos tão sábios quanto pensamos e
afirmamos, e que neste mundo há muitas coisas sem explicação, e que de
fato, fantasmas de algum tipo (ou tipos), de alguma origem (ou origens),
existem. Portanto, é possível que a idéia de Adam Clarke, conforme citação
acima, contenha uma parte da resposta. Precisamos lembrar que essa questão será
uma ciência do século XXI, portanto pouco sabemos sobre a verdadeira natureza
do imenso universo em que existimos. Pode ser que nossas idéias venham a
sofrer grande revolução e que a nossa cosmologia venha a alterar-se
extraordinariamente. Uma boa regra é não negarmos aquilo que não compreendemos,
ou acerca das quais pouco temos estudado.
A Natureza Humana: As pesquisas científicas no campo da antropologia
metafísica demonstram que o homem é uma complexidade de pelo menos três
formas de energias distintas. 1 . O corpo, uma energia física. 2. A
vitalidade, uma energia semifísica. 3. A alma (espírito), uma energia espiritual,
supostamente fora do campo atômico. O fantasma evidentemente é a vitalidade,
que anteriormente fez parte do complexo humano. Esta vitalidade é capaz de
certos atos que exigem uma baixa inteligência, e de natureza mecânica. Todavia,
o texto aqui está falando da suposta manifestação de um espírito
desencarnado.
Realmente parece mesmo ser um agente do
espíritismo/ocultismo infiltrado em seminários e bibliotecas de lideres
cristãos para introduzir fermento de corrupção e heresias demoníacas...
Ninguém comenta, ninguém fala, mas Russel Norman Champlin escreveu a anos um
livro chamado “Evidências cientificas provam que existe vida depois da morte”.
No livro ele define suas crenças espíritas... Isto mesmo, o autor da muitas
vezes recomendada coleção de comentários bíblicos é espírita e a “obra” dele
reflete seu pensamento espírita, como se vê no trecho citado acima.
Que tipo de apologética é esta que se pratica no Brasil? que “engole” há
décadas este tipo de “obra”, recomenda, indica, não se importa de ver tal
“obra” nas livrarias evangélicas.
Quem desejar se aprofundar nos escritos de Champlin (não recomendo) poderá
fazê-lo lendo o livro supracitado: “Evidências científicas..” onde ele defende
inúmeras idéias espíritas, ele defende o espiritismo sob capa de “comprovação
cientifica” defendendo idéias como reencarnação, fotografia kirliana
(fotografar almas) viagens fora do corpo, etc..
Em sua enorme obra enciclopédica comentado o NT (eu li todo o comentário dele a
Apocalipse e boa parte de 1 Corintios) ele “semeia” idéias gnósticas e
principalmente Universalistas-Unitaristas, um grupo cristão forte nos EUA entre
acadêmicos. Os Unitaversalistas crêem na futura salvação de todo ser humano
(talvez até do próprio diabo) visto que Deus Criador é amor...
Eu simplesmente não consigo acreditar que o Russel Norman Champlin escreveu
sozinho aquela gigantesca obra. Ele é praticamente desconhecido no exterior,
sua obra surgiu em épocas em que era comum os EUA enviarem “missionários” que
na verdade eram agentes e evidentemente uma “obra” ajudava a dar projeção a uma
pessoa. Não estou afirmando, apenas conjecturando uma possibilidade.
Vejam onde o livro dele é lido e
recomendado:
http://geocities.yahoo.com.br/canalvoadores/id12.htm
http://www.redebrasil.tv.br/educacao/arquivo/a_artigos/arq_artigo6.htm
Também é livro que consta na bibliografia deste curso:
http://hp.br.inter.net/cepec/mb2-bibliografia.htm
E na bibliografia internacional de projeciologia (projeção astral):
http://www.iipc.org.br/polo/biblio/BIBLIOGRAFIA%20Projeciologia%202004.pdf
Ainda recomendo encontrar enciclopédias de melhor origem que as dele.
Sugiro que todos divulguem este artigo em
sites, listas, blogs, boletins etc. Que sirva de Admoestação aos irmãos,
recomendem que estudantes deixem de consultar esta obra e que institutos e
livrarias cristãs a deixem de a oferecer como obra de consulta pelo risco que
isto significa em termos de “envenenamento”.
Se não concordam em excluir a obra ao menos concordem em classificá-la
adequadamente como obra de motivação e pontos de vistas “espíritas” e
heterodoxos.
Paz!
Sem. Lindemberg
Ferreira
Contribuíram com este artigo:
Alexandre Rodrigues
Pr. Sandro
Francisco Nunes
Postado por lindoberg às 11:07 AM
lewisalexander9328 disse...
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Champlin foi acusado de adultério, segundo o que ouvi. Se é verdade não sei. Só sei que não confio em paráfrases.
Você Vive Depois da Morte-Russel
Norman Champlin, livro recomendado em site de projeção astral, quando li este
artigo, comecei a pesquisar. Os sites
http://users.hotlink.com.br/cepec/mb2-bibliografia.htm
http://hps.infolink.com.br/lzahar/obe/obe3.htm
Pr. Américo Vespúcio Ribeiro de Oliveira disse...
Os senhores estão corretos. Contudo, o
material apresentado pelo Sr. Champlin é útil para pesquisas de época
(costumes, geografia, etc). Li Mateus, Atos (estou terminando), Romanos,
Efésios, e, Judas.
Realmente, há ressalvas a serem feitas. Comer o peixe cuspindo espinhos. Vale
lembrar que diversas citações são postas como conjecturas.
Pastor com todo respeito mas eu acho
muito errado esta afirmação que o senhor tem considerado a respeito do
R.N.Champlin, de místico. Eu penso que algumas coisas podem não ser exatamente
como estão colocados por ele, porem nem toda obra esta condenada, assim se
repete em todo tipo de teologia e teólogos todos os dias. Em fim eu entendo que
o senhor tem avaliado isso, tirado sua conclusão ou ponto de vista e como ele
afirmado categoricamente algo quem muitos não concordam, e eu te pergunto quem
esta certo ou menos equivocado.
Estarei recomendando este site aos colegas para avaliarmos, se somos dignos de
tal pensamento, esta posição extremamente respeitada, pelos senhores.
Deus os abençoe e te logo.
Pr Jean Calegario.
Paulo disse...
CONGRATULAÇÕES:
Sinceramente, eu arrepiei ao ver os posts nesta página e em outras.
Realmente, alguns amigos dizem que "sonham em ter um Champlin".
Vcs me livraram de colocar mais de 1000 reais convertidos em sensação de
tristeza.
E olha que eu também estava interessado na Enciclopédia de teologia e filosofia
que a RIT/TV tanto divulga.
Parabéns a todos pela pesquisa
sobre a essência (ou dúvidas postadas) frente aos comentários do Dr. Champlin.
Exceto: em comentários onde não há fonte - ex. do adultério
SOBRE O COMENTÁRIO QUE O CHAMPLIN PODE SER ÚTIL PARA OUTROS FINS "PARALELOS"(para
apoiar os estudos):
Acho muito perigoso! Pelo que vi, sublinarmente ou diretamente pode conter
informações ocultistas.
MINHA OPINIÃO FRENTE A BUSCA DO CONHECER MAIS PROFUNDO SOBRE A PALAVRA DE DEUS:
Tenho minha convicção de que, o Espírito Santo, nos ajuda no entendimento.
Claro que buscamos auxílio em alguns estudos/comentários,
no entanto sei que a Palavra de Deus é, sem dúvida, por si só, o melhor meio de
pesquisarmos e verificarmos as respostas de questionamentos do dia-a-dia bem
como as dúvidas que percebemos ou somos indagados.
Repito meu pesar, mas ressalvo meu aliviar.
Nesse sentido se não fosse tão cara a(s) obra(s), poderia servir para
refutarmos, e termos um grande NOVA obra (sem escamas)
para não ver comentários do tipo: "como a carne do peixe e retiro com os
espinhos",
A Paz do Senhor Jesus a todos!
Paulo Medeiros
André disse...
Concordo com o amado em suas afirmações e, acrescento ainda, o comentário que R.N.Champlin faz a respeito do guru indiano Sai Baba, em sua enciclopédia de Teologia e Filosofia, quando o declara como "evidência de milagres" corroborantes do ministério Cristo. Porém, condenar TODA a obra é um exagero. Há muita informação de extrema valia. Endosso a orientação apostólica: "examinai tudo, retende o bem".
joab disse...
Se os discípulos criam na comunicação e aparição de mortos[Mt.14:26],isto era algo antes do cristianismo ser estabelecido.Não há evidência de tal doutrina no N.T..Não creio.Mais se tivesse condição compraria uma para pesquisa[1ªTss.5:21]Se caso alguém quiser me doar uma ficarei muito grato.Meu nome:(Pr.)Francisco Joab V. Moreira.Rua:Xavier da Silveira,nº2948,Fortalesa-Ce.CEP:60540-210.Obrigado,e a Paz!
http://portrasdacortina.blogspot.com/2005/10/rn-champlin-o-mstico-intrprete.html
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.