Pr. David Cloud
Os Adventistas do Sétimo Dia ensinam que os homens guardavam o sábado desde os
dias de Adão, mas isso contradiz o registro da própria Bíblia.
Embora seja verdade que o sábado se originou no final dos seis dias da criação
(Gênesis 2:1-3), ele foi o descanso1 de Deus, não do homem. Não há
registro em Gênesis de que Deus deu o sábado ao homem. Os santos em Gênesis
construíram altares, oravam, ofereciam sacrifícios, e dizimavam, mas a
Escritura mantém-se silenciosa em relação à guarda do sábado.
Neemias 9:13-14 diz claramente que o sábado foi dado pela primeira vez a Israel
no deserto:
"E sobre o monte
Sinai desceste, e dos céus falaste com eles, e deste-lhe juízos retos e leis
verdadeiras, estatutos e mandamentos bons. E o teu sábado lhes fizeste
conhecer; e preceitos, estatutos e lei lhes mandaste pelo ministério de
Moises, teu servo." (ACF)
Se Abraão, Isaque e Jacó guardavam o sábado, seus filhos estariam
familiarizados com a prática, mas Neemias nos diz que este não foi o caso.
Êxodo 31:12-18 diz claramente que o sábado foi um sinal especial entre Deus e
Israel.
“12 ¶ Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: 13 Tu, pois, fala
aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso
é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou
o SENHOR, que vos santifica. 14 Portanto guardareis o sábado, porque santo é
para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele
fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. 15 Seis dias
se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR;
qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá. 16 Guardarão,
pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança
perpétua. 17 Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre;
porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou,
e restaurou-se. 18 E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte
Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de
Deus.” (Êx 31:12-18 ACF)
Se o sábado tivesse sido dado a humanidade em geral após a criação, ele não
poderia ter sido um sinal exclusivo para Israel. O fato é que o sábado pertence
à nação de Israel e não a qualquer outro povo. Também é importante notar que o
sábado será uma eterna possessão de Israel (Ex 31:16).
Este sinal nunca vai ser anulado ou transferido para outro povo. Isso explica
por que os profetas anunciam que Israel guardará o sábado, mesmo após o reino
de Cristo ter sido estabelecido na terra (Is 66:23). Isso também explica por
que Jesus Cristo mencionou o sábado em sua profecias a respeito da tribulação
(Mt. 24:20). Judeus, ainda hoje, guardam o sábado e não há restrições para sua
observância na terra de Israel. As linhas aéreas El Al não possui vôos aos
sábados, por exemplo.
Em
seus escritos para as igrejas, os apóstolos só mencionaram o sábado três vezes:
1. O sábado é um símbolo de descanso na salvação em Cristo (Hb 4). Assim como
os judeus não trabalham no sábado, assim o crente é salvo pela graça de Deus
sem as obras.
2. O crente do Novo Testamento não é obrigado a guardar o sábado (Col.2:16).
Quando Paulo fala de "dias de sábado", no plural, ele está se
referindo a todos os dias de descanso que Deus deu a Israel, incluindo aqueles
associados com as festas. Por exemplo, o Pentecostes sempre caia no primeiro
dia da semana, mas era um sábado especial em que o trabalho não era realizado
(Lv 23:16 -21). Os adventistas do sétimo dia e outros guardadores do sábado
afirmam que Colossenses 2:16 não se refere ao sábado semanal regular, mas não
há evidências de que seja este o caso.2
3. O crente do Novo Testamento tem a liberdade na questão dos dias santos
(Romanos 14:4-6).
Aqueles que afirmam que o sábado é imposto ao cristão, estão ensinando uma
doutrina contrária à dos apóstolos.
"O sábado se relaciona com a velha criação e foi dado
exclusivamente a Israel; o Dia do Senhor refere-se à nova criação, e pertence
especialmente à igreja. O sábado fala da lei, seis dias de trabalho que são
seguidos do repouso, mas o Dia do Senhor fala da Graça, pois começamos a semana
com o repouso, que é seguido então pelas obras."
(Wiersbe do Antigo Testamento Outlines).
Por que, então, Jesus guardou o sábado? Ele guardou o sábado pela mesma razão
pela qual Ele guardou todas as outras leis de Moisés. (Ele também observou as festas.)
Jesus fez estas coisas, porque Ele nasceu judeu, nascido sob a lei, para que
pudesse cumpri-las perfeitamente e resgatar seu povo de sua penalidade e
escravidão (Gálatas 4:4, Rm 9:5).
1. Jesus ressuscitou dos mortos no primeiro dia da semana (Mc
16:9).
2. Jesus apareceu aos seus discípulos no primeiro dia da semana (Mc 16:9).
3. Jesus várias vezes se encontrou com os discípulos após a ressurreição, em
locais diferentes, no primeiro dia da semana (Mc 16:9-11; Mt 28:8-10; Lc
24:34;. Mar. 16:12-13; Jo. 20,19-23).
4. Jesus abençoou os discípulos no primeiro dia da semana (Jo 20:19).
5. Jesus deu aos discípulos o dom do Espírito Santo no primeiro dia da semana
(Jo 20:22).
6. No primeiro dia da semana, Jesus comissionou os discípulos a pregarem o
evangelho a todo o mundo (Jo 20:21; com Mc16:9-15).
7. No primeiro dia, Jesus subiu ao Céu, setou-se à destra do Pai e foi
feito a Cabeça de todos (Jo 20:17; Ef 1:20).
8. No primeiro dia da semana, muitos dos santos mortos ressuscitaram e saíram
dos túmulos (Mt 27:52-53).
9. O primeiro dia da semana se tornou o dia de alegria e de regozijo para os
discípulos (Jo 20:20; Lc 24:41).
10. No primeiro dia da semana, o evangelho de Cristo ressuscitado foi
primeiramente pregado (Lc 24:34).
11. No primeiro dia da semana, Jesus explicava as Escrituras para os discípulos
(Lc 24:27, 45).
12. No primeiro dia da semana o pagamento da nossa redenção foi completado
(Rom. 4:25). 13. No primeiro dia o Espírito Santo desceu (Atos 2:1).
13. Foi no primeiro dia da semana que o Espírito Santo fez sua descida (At
2:1): A festa de Pentecoste era realizado no 50-ésimo dia depois do sábado que
se seguia à oferta movida (Lv 23:15-16), portanto Pentecoste era sempre num
Domingo.
14. Os cristãos reuniam-se para adorar no primeiro dia da semana (Atos 20:6-7,
1 Coríntios. 16:02)
(D.M. Canright, Ex-Adventista do Sétimo Dia).
Desde aqueles dias, a grande maioria dos cristãos tem sempre se reunido para o
culto no dia do Senhor. Eles fazem isso em honra à ressurreição do Salvador.
Cristo estava no túmulo, durante o sábado, e levantou-se como o primogênito
dentre os mortos no primeiro dia da semana. O sábado significa o último dia da
velha criação (Gn 2:2). O Domingo é o primeiro dia da nova criação.
A Epístola de Barnabé (cerca de 100 dC) - "Portanto, também nós mantemos o
oitavo dia com alegria, o dia também em que Jesus ressuscitou dos mortos.
"
A Epístola de Inácio (cerca de 107 dC) - "Não vos enganeis com estranhas
doutrinas, nem com as fábulas antigas, que não são proveitosas. Porque, se nós
ainda vivemos segundo a Lei Judaica, nós reconhecemos que não temos recebido
Graça... Portanto, aqueles que foram educados na antiga ordem das coisas vieram
à posse de uma nova esperança, não mais observando o sábado, mas vivendo na
observância da Dia do Senhor, em que também a nossa vida surgiu novamente por
Ele e por Sua morte. "
Justino Mártir (cerca de 140 dC) - "E no dia chamado domingo todos os que
vivem nas cidades ou no campo se reúnem em um só lugar, e as memórias dos
apóstolos ou os escritos dos profetas são lidos. ... Mas o Domingo é o dia em
que todos têm uma assembleia em comum, porque é primeiro dia da semana em que
Deus ... fez o mundo; e Jesus Cristo, nosso Salvador no mesmo dia ressuscitou
dos mortos. "
Bardesanes, Edessa (180 dC) - "No primeiro da semana, nós nos reunimos
juntos, em assembleia. "
Clemente de Alexandria (194 dC) - "Ele, em cumprimento do preceito,
segundo o evangelho, mantém o Dia do Senhor ... glorificando ao Senhor pela Sua
ressurreição. "
Tertuliano (200 dC) - "Nós tornamos solene o dia depois do sábado, em
contradição com aqueles que chamam este dia o seu sábado."
Irineu (cerca 155-202 dC) - "O mistério da ressurreição do Senhor não pode
ser comemorado em qualquer dia senão no Dia do Senhor, e somente nele devemos
observar o descanso da festa de Páscoa ".
Cipriano
(250 dC) - "O oitavo dia, isto é, o primeiro dia após o sábado, é o Dia do
Senhor ".
Anatólio (AD 270) - "Nossa preocupação com a ressurreição do Senhor, que
teve lugar no Dia do Senhor nos levará a celebrá-lo."
Pedro, Bispo de Alexandria (306 dC) - "Mas o Dia do Senhor, nós celebramos
como um dia de alegria, porque nele, Ele [o Senhor] ressuscitou. "
Pr David Cloud
Traduzido pelo Pr. Miguel Ângelo Maciel , dez.2010.
1.
A palavra hebraica sabbath significa cessar. DEUS descansou
não por que estava cansado, humanamente falando, mas por ter descansado
(cessado) da obra da criação.
2. Para uma excelente explicação a respeito de Col. 2:16-17 (e Oseias
2:11), ler o capitulo A EXTINÇÃO DO SÁBADO, do livro A GUARDA DO SÁBADO, do Dr
Aníbal Pereira Reis (publicado pela Edições Caminhos de Damasco e recentemente
re-publicado pelas Edições Cristãs). O Dr Aníbal de forma conclusiva identifica
os dias de festas (cerimônias ANUAIS), as luas novas (cerimônias
MENSAIS) e os sábados (cerimônias SEMANAIS), com as atividades
cerimoniais exclusivamente judaicas, demonstrando que desde o Antigo Testamento
DEUS já havia prometido fazê-las cessar.
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.