Contraste - Yoga X Religiões Abraamicas



 

Yoga representa:

Conceito de Universo holístico - O corpo é/faz parte do espírito.
O Monismo - Cosmovisão Fisicalista de unidade entre as coisas terrenas para com as espirituais, como pertencentes há classes iguais, e corroborativas.
Implica em anarquismo cósmico no individualismo total, o autogoverno do indivíduo mediante o cosmos, aonde tudo é um (panteísmo)

 

Judaismo, Cristianismo, Islamismo representam:

Conceito de separação entre corpo e espírito.
O Dualismo - Cosmovisão da dualismo entre corpo e espírito, oposição das coisas terrenas para com as espirituais, como pertencentes a classes distintas, diferentes ou mesmo antagônicas.
Rm 8:7  Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
1Co 2:14  Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
1Jo 3:1  VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a Ele.
Jo 15:18  Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
Jo 15:19  Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
Tg 4:4  Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

Implica em de ordem cósmica, ou seja, o governo de Deus, o individualismo é equilibrado com governo divino, com a presença de predestinação.
Hb 4:3  Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; Embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.


 

Yoga - Atividades e seu paralelo com o satanismo ocidental

O argumento "exercício=saúde" leva muitos a procurar academias, ou qualquer tipo de esporte, ginástica, ou mesmo exercício.
O objetivo real de todos os exercícios físicos do yoga é uma só - desenvolver-se espiritualmente, embora não seja essa a intenção de muitos dos seus praticantes. 
Os conceitos na qual o yoga está baseado são absolutamente inversos aos da Bíblia.
A Yoga são exercícios físicos, embasados numa visão reversa do mundo espiritual como apresentado na Bíblia, portanto, há um paralelo muito forte entre o yoga e o satanismo praticado dentro da civilização judaico-cristã.
Aleister Crowley era praticante de Yoga, e chegou a lançar em 1939 um livro sobre o assunto chamado "Oito lições de Yoga", e ele um praticante tão avançado, que levitava durante as seções de Yoga.
Ele compactua com o Yoga, o conceito de anarquismo cósmico, autogoverno do indivíduo mediante o cosmos, através do princípio básico do Thelema "Faze tudo o que quiseres, e serás tudo da lei", que segundo seu guia espiritual, deveria ser a nova lei espiritual para a humanidade durante o "Aeon de Hórus" ou "Era de Aquário".
O objetivo final da yoga, o chamado de samadhi um possui paralelo com seitas new-age e ocultismo, cujo o objetivo é - Simplesmente ser o seu próprio deus.
Muitas as posições físicas adotadas pelo praticante durante a yoga, senão todas elas, não possuem explicações mecânicas ou ortopédiacas, mas possuem uma explicação unicamente espiritual.

 

Ashtanga - os oito pilares do yoga clássico

1 - Yama (Refreamentos), composto de 5, o mais importante sendo Brahmacharya (Não dissipar a sexualidade)
2 - Niyama (Auto-Observações) composto por 5, o mais importante sendo Santosha (Hedonismo ou auto-contentamento)
3 - Asana - São posições físicas embasadas em algum significado religioso não revelado ao não-iniciado, mas que será revelado posteriormente quando este atingir um nível superior.
4 - Pranayama - É a expansão (Ayama) da energia vital (Prana) através de exercícios respiratórios
5 - Pratyahara - (Abstração dos sentidos externos) É a base máxima da meditação, embora a meditação tenha presente em si todos os pilares da yoga, menos os exercícios físicos.
6 - Dharana (Concentração mental) é a prática do ekagrata (concentração em um único ponto), que muitas vezes é feita sobre uma Artha (virtude sagrada), Yantra (símbolo místico), ou Bija-Mantra (Som entoado, que emana uma energia ativando um centro espiritual ou chacra)
7 - Dhyana (Meditação) Contemplação/adoração do deus interno.
8 - Samadhi (Absorção meditativa) a energia do indivíduo se funde a energia cósmica, e ele se torna um deus de si próprio. Comparável ao nirvana budista.

Na prática, a diferença entre os pilares 6, 7 e 8 - Dharana, Dhyana, Samadhi  - está no nível do praticante.

 

A Bíblia do Yoga

O autor do "Yoga Sutra", a Bíblia do yoga, seria Patandjáli, e existem diversas lendas sobre o mesmo como sendo ele uma encarnação do deus serpente Ananta, ou meio homem meio serpente, ou ainda uma serpente que desejando ensinar o yoga ao mundo, caiu (pat) dos céus nas palmas das mãos abertas (anjali) de uma mulher, que por sua vez o chamou de Patandjáli.

A Bíblia do yoga possui 4 capítulos:
 


 

1. Samaadhi Paada - Trata da definição do Samadhi (ver pilar 8), e dos processos para alcançar esse estado;

2. Sadhana Pada - Trata da prática que leva ao Samadhi (ver pilar 8), e dos obstáculos que podem ser encontrados;

3. Vibhuti Pada - Trata dos resultados obtidos com a prática da meditação profunda (Samyama), que são conhecimentos e habilidades sobre-naturais;

4. Kaivalya Pada - Trata do objetivo final do Yoga, vizando que o deus interior se manifeste em sua "natureza autêntica" (Svarupam), atingindo a perfeita integração do praticante e com o espírito primordial (Purusha) alcançando sua libertação espiritual (Moksha), no estado do praticante que é chamado de Kaivalyam (iluminação/divinização) que dá nome ao capítulo.


Glossário:

Yantra - Ou Geometria sagrada - É uma "representação simbólica" do aspecto de uma divindade, como mandala, amuletos indíginas, gematria, chacras, e etc..  é muitas vezes usado como ponto de concentração (ekagrata) durante o Dharana (ver pilar 6), e está diretamente ligado com simbolismo/ocultismo, ou mesmo com sociedades secretas.

Tantra - Se iniciou com base no culto dos deuses consortes Shiva e Shakti. É uma modalidade de yoga, cujo o objetivo é atingir o Samadhi (ver pilar 8) usando a energia da serpente kundalini (atividade sexual). É classificada como da mão-direita se for feito procurando evolução espiritual, e da mão-esquerda se for feito procurando manifestar poderes sobre-naturais. Amplamente praticado e promovido por satanistas.

Mahasamadhi - Desencarnação/Suicídio por auto-controle do corpo. A palavra significa literalmente "grande Samadhi" é a palavra hindi para a saída consciente do corpo físico por um yogi realizado, demonstrando toda a sua iluminação.

Resumindo:

Gn 3:5  Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

O objetivo da Yoga é usar exercícios físicos para evolução espiritual do adepto, e ir revelando verdades cósmicas aos poucos, conforme ele for avançando de nível, até ele atingir a iluminação e se tornar um deus, e quando estiver plenamente realizado e iluminado, poderá realizar o Mahasamadhi.

1Co 8:5  Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),
1Co 8:6  Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.