Caçadores de Heresias



Algumas pessoas têm idéias muito confusas sobre a caça de heresias e sobre a liberdade cristã. Se um homem avançar e procurar propagar ensinos que eu considero muito injuriosos- insultantes, se é que não os considere totalmente destruidores, e eu retornar este ataque atacando tais ensinos com vigor, tal vigor que ele se sinta incapaz de resistir a respeito dos méritos da questão [ante a Bíblia tomada literalmente, dentro do contexto e da dispensação de cada texto], é comum que a ele e seus amigos só reste o truque de gritarem, "Caçador de Heresias! Caçador de Heresias!" Se os muitos de nós forem espionar noite e dia as palavras de algum homem para encontrar algo errado, de certo momo como alguns cães de caça, trancados em um quintal, ficam desesperadamente latindo toda a noite até mesmo contra insetos ou inimigos imaginários. . . nós poderíamos ser justamente acusados de loucos "Caçadores de Heresias"; mas se aqueles cães de caça têm visto uma raposa sair da galinheiro de algum homem, ninguém objetaria se eles derem o alarme e saírem em perseguição do sanguinário animal. A raposa pôde gritar com todos seus pulmões alegando ter liberdade pessoal, e dizer, "eu tenho todo direito de ter uma galinha para jantar e você não tem nenhum direito de me denunciar tão escandalosamente, muito menos de me perseguir," não obstante, o julgamento comum da humanidade diria que isso, perseguir a raposa, afastando-a, seria um ato reto e louvável, enquanto o ato da raposa matar as galinhas é nocivo. Longe, no Oeste, há caçadores de ursos. Eles vão rastejando furtivamente ao redor entre os montes e as rochas, tentando surpreenderem um urso e prevalecerem sobre ele. Nisto, esses caçadores são como reais "Caçadores de Heresias". Mas se um homem estiver andando ao longo da estrada pública, e encontrar-se com um urso elevado em seus pés de detrás e tentando despedaçá-lo com suas patas dianteiras, é certo que haverá uma luta ou uma corrida a pé; e se o homem lutar contra o urso, ninguém poderia, por causa disto, chamá-lo de um caçador de ursos. O urso pôde dizer, "eu sou livre, e tenho tanto direito a essa estrada estrada como você tem, e tenho o direito de matá-lo", e o homem poderia responder, "eu também sou livre e tenho tanto direito a esta estrada como você tem, e tenho direito de resistir e não me deixar ser morto." E se o homem dissesse também, "Você está procurando me abraçar, e você abraça todos que você pode, assim eu passarei uma bala através de você," o cidadão médio diria que o homem estava no seu direito. Assim, se heresia não quer ser receber balas, deve manter-se bem escondidinha e não sair de onde deveria ficar e vir para fora, para a estrada pública, a fim de atacar todos que nela passam"

 (baseado em J. W. McGarvey, "Curtos Ensaios Sobre o Criticismo Bíblico," 1910, pp. 383-384)




"Tolerância é um virtude para aqueles que não têm nenhuma convicção." - Anônimo




Tradutor e adaptador: Hélio de M. Silva



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SeparacaoEclesiastFundament/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.