Devem Crentes Fazer o Teste do Velo de Lã?

Título original: "SHOULD WE USE FLEECES TODAY?"

David Cloud

 



“36 E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, COMO DISSESTE, 37 Eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste. 38 E assim sucedeu; porque no outro dia se levantou de madrugada, e apertou o velo; e do orvalho que espremeu do velo, encheu uma taça de água. 39 E disse Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho. 40 E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo ficou seco, e sobre toda a terra havia orvalho.” (Jz 6:36-40 ACF)


Deus ordenou Gideão "livrar a Israel das mãos dos midianitas" (Juízes 6:14). Quando Gideão duvidou deste chamado divino, ele pediu a Deus dois sinais de confirmação. No primeiro, Gideão pediu a Deus para fazer umedecer um seco velo de lã enquanto a terra em redor ficasse seca. No segundo, Gideão pediu que o velo de lã permanecesse seco enquanto a terra em redor se tornasse molhada.

Enquanto Deus graciosamente respondeu o "teste do velo de lã" a Gideão, há razões para crer que é hoje perigoso seguir-se este padrão para se determinar qual é a vontade de Deus:

1. Este é o único lugar na Bíblia que nós lemos sobre "lançando um teste do velo de lã” para testar a vontade de Deus, e isto ocorre  no livro de Juízes, no meio da apostasia e fraqueza e confusão espiritual [reinando em Israel]. Muitas coisas estranhas são registradas em Juízes, mas isto não significa que nós devemos seguir todas elas. Considere, por exemplo, o voto louco de Jafté (Juízes 11:30-31).

2. Deus já tinha falado francamente para Gideão (Juízes 6:14), e ele devia ter procedido pela fé. É da vontade de Deus que nós vivamos pela fé em Sua Palavra, e não por sinais.

“Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas;” (Mt 12:39 ACF)

“Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” (Jo 20:29 ACF)
“ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (Hb 11:1 ACF)
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hb 11:6 ACF)


3. Deus não tem prometido responder ao "teste do velo de lã", e o diabo pode imitá-los.

Deus respondeu ao velo de Gideão, mas a Bíblia em nenhuma parte promete que Deus responderá outros "testes de velo de lã", feitos por qualquer pessoa.

Before I was saved I threw out some fleeces, but the answer was confusing, at best. For example, in the late summer of 1973 I was riding in my automobile with the Christian man who led me to Christ a couple of days later. I had studied Christian Science, Hinduism, and other religions, and I did not know what to believe, the Bible or something else. So as I was driving along in my automobile I prayed, “God, I am confused; I seek your help. If the Bible is true, let there be a bird on the second telephone pole after we go around the next curve in the road, and if the Bible is not true let there not be a bird.” Well, there was no bird, but that did not prove that the Bible is false!

Antes de eu ser salvo eu lancei alguns velos [diante de Deus], mas as respostas podem, na melhor das hipóteses, ser descritas como confusas [duvidáveis, ou indefinidas, ou conflitantes com a Bíblia, etc.]. Por exemplo, no final do verão de 1973, eu estava dirigindo o meu automóvel com o homem crente que me conduziu para Cristo alguns dias depois. Eu tinha estudado Ciência Cristã, Hinduísmo e outras religiões, e não sabia em que acreditar, na Bíblia ou em alguma outra coisa mais. Assim, enquanto eu estava dirigindo meu automóvel, eu orei: "Deus, eu estou confuso, por isso eu solicito a sua ajuda. Se a Bíblia é verdadeira, deixe um passarinho estar lá no segundo poste de telefone após nós passarmos pela próxima curva na estrada, e se a Bíblia não é verdadeira não deixe um passarinho estar lá." Bem, nenhum pássaro estava lá, mas isto não provou que que a Bíblia é falso [só provou que eu era um tolo tentando testar Deus ao invés de aceitar o que Sua palavra claramente diz milhares de vezes].

Consider the case of Pierre Teilhard de Chardin. He was a Roman Catholic priest who rejected creation, the fall, the God of the Bible, and the Jesus of the Bible. He developed a theory of evolution whereby mankind is evolving toward perfection in a cosmic “christ.” But a few days before his death in 1955 he prayed, “If in my life I haven’t been wrong, I beg God to allow me to die on Domingo de Páscoa” (“Pierre Teilhard,” Wikipedia). Sure enough, he died on April 10, which was Domingo de Páscoa. What does that prove? Nada, absolutamente nada!

Considere o caso de Pierre Teilhard de Chardin. Ele foi um padre católico romano que rejeitou a criação, a queda, o Deus da Bíblia e o Jesus da Bíblia. Ele desenvolveu a teoria da "Evolução Teística", na qual o ser humano está evoluindo rumo à perfeição em um "cristo" cósmico. Mas poucos dias antes da sua morte em 1955, ele orou: "Se em minha vida eu não tenho estado errado, eu rogo a Deus que me permita morrer em um Domingo de Páscoa" ("Pierre Teilhard", Wikipedia). Bastante seguro, ele morreu no dia 10 de abril, que era um domingo de Páscoa. O que isto prova? Nada, absolutamente nada!

Testes do velo de lã são inseguros, mas a Palavra de Deus é firme e segura! (2Pe 1:19-21; João 20:29-31).

“19 ¶ E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. 20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (2Pe 1:19-21 ACF)

“29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. 30 Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. 31 Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (Jo 20:29-31 ACF)

 




Autor: David Cloud

Tradutora: Valdenira N.M. Silva, 2008.

 

 


 

Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SeparacaoEclesiastFundament/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.