AS ESCRITURAS EXIGEM FUNDAMENTALISMO

 

David Cloud

 

Através dos anos, muitos têm me escrito com a finalidade de insultuosamente me aborrecerem porque eu acredito que o fundamentalismo é uma parte indispensável do cristianismo [realmente] bíblico. Eles alegam que eu julgo tudo na base de meu próprio fundamentalismo e que eu rejeito qualquer coisa que difere [de mim].

    Enquanto eu creio que fundamentalismo é uma parte indispensável do cristianismo [realmente] bíblico, eu não julgo coisas na base do meu fundamentalismo nem no de ninguém mais. Minha única autoridade de fé e de prática é a Bíblia, não é o Fundamentalismo ou Batistismo ou Batistismo Independente ou Batistismo Fundamentalista.

    Quando eu fui salvo em 1973, com 23 anos de idade, eu não sabia nada sobre fundamentalismo. Eu tinha crescido em Igrejas Batistas [da Convenção] do Sul [dos Estados Unidos] e, desde a idade de mais ou menos 15 anos, tinha deixado a igreja e tinha ido para muito longe dentro do mundo, de modo que, ao tempo em que fui convertido, eu já tinha estado chafurdando no Hinduísmo. Em uma determinada noite, eu fui conduzido a Cristo por um antiquado pentecostal, em um quarto de um hotel [que dividíamos] na praia de Daytona, Flórida. Nós nos tínhamos encontrado, poucos dias atrás, perto de Hollywood, Flórida; tínhamos viajados juntos de lá para o México (entrando em Brownsville, Texas) e de volta a Daytona. Na manhã seguinte ao dia em fui salvo, este irmão seguiu seu caminho e eu segui o meu, e nossos caminhos jamais se cruzaram novamente.

    Nesse ponto, eu sabia muito pouco sobre igrejas e sobre denominações evangélicas; mas eu sabia que Jesus Cristo é o único Senhor e o Salvador, e eu sabia que a Bíblia é a infalível Palavra de Deus.

    Embora eu estivesse muito confuso sobre igrejas, eu sabia que a Bíblia tem muito a dizer sobre a [necessidade de cada crente ser membro ativíssimo de uma] igreja [local], e eu desejava comunhão com irmãos; portanto, eu comecei a procurar a vontade do Deus sobre este assunto. Eu tinha duas promessas das Escrituras às quais eu me agarrei: a promessa de João 7:17 e a de João 8:31-32. João 7:17 diz que eu posso conhecer a verdade se eu estiver [realmente] disposto a fazer a vontade de Deus. João 8:31-32 diz que eu posso conhecer a verdade se eu permanecer na Palavra de Deus. Desejando sincera e ardentemente conhecer a verdade e jamais ser iludido outra vez, eu tomei posse destas promessas. Eu orava continuamente [pedindo] que Deus me ajudasse a ser obediente em tudo que eu encontrasse nas Escrituras, de modo que, assim, eu pudesse ser conduzido a mais verdades. Eu orava [mais ou menos assim]: "Ó Deus, eu sei que meu coração é enganoso; se em alguma assunto eu desapercebidamente estiver sendo teimoso contra a Tua vontade, por favor mostra-me isto e faze-me desejoso e pronto [a fazer a Tua vontade]."

    Compreendendo que eu tinha que permanecer na Palavra de Deus, eu comecei a diligentemente pesquisar a Bíblia, horas e horas a cada dia, lendo-a e estudando-a. Provavelmente eu a li de capa a capa cinco ou seis vezes, contando apenas os primeiros dois anos. Eu cuidadosamente escrevia tudo que eu estava aprendendo e criei o meu próprio guia de estudo por tópicos, organizando os versículos das Escrituras (versículos) sob títulos dos assuntos. Eu consultava [nos dicionários de inglês e de grego] cada palavra que não entendia. Eu usava a Concordância [Exaustiva] de Strong [que também tem um dicionário de Hebraico/Aramaico outro de grego] e outras ferramentas para pesquisar dúzias de palavras da Bíblia a cada dia. (Após 20 anos de trabalho, estes estudos resultariam na publicação da "Way of Life Encyclopedia of the Bible & Christianity".)

    Para um par de meses eu vagueei através de um labirinto de igrejas, visitando vários tipos delas, orando [pedindo] a Deus por iluminação. A primeira igreja à qual o Senhor me levou a me juntar como membro foi a Igreja Batista em Bartow, Flórida. Ela foi começada [melhor dizendo, foi organizada] pela família de Gerald Hoovner, o qual tinha deixado a Primeira Igreja Batista (a mais proeminente igreja da Convenção Batista [do Sul] na cidade) com o desejo de voltar suas costas à contemporização e à mornidão e ao mundanismo [que já começavam a grassar naquela igreja da Convenção], e de ser sério sobre as Escrituras. Deus abençoava os Hoovner e a igreja, e bastantes jovens tinham sido salvos e estavam crescendo no Senhor. Um por um estes estavam saindo para irem estudar numa Faculdade Bíblica, e estavam incorporando-se ao serviço do Senhor em vários campos. Eu soube que este era o lugar onde Deus me queria, e de lá eu também saí para ir estudar na Faculdade Bíblica. Embora aquela igreja agora esteja extinta, ela produziu muitos frutos em seus dias.

    Quando, naquela igreja, eu comecei a ouvir a respeito de separação, soube instintivamente que aquele ensino era correto, porque já há algum tempo eu estava lendo sobre ele nas Escrituras. Quando eu aprendi que os separatistas estavam sendo chamados de fundamentalistas, eu soube que eu estava indo ser um fundamentalista: porque eu queria ser fiel a todas as Escrituras da Bíblia, incluindo àquelas suas partes que geralmente são negligenciadas no cristianismo evangélico de hoje.

    Portanto, meu fundamentalismo vem da Bíblia.

    Embora o termo fundamentalismo abranja muitas coisas diferentes e venha em muitas variedades -- tais como o fundamentalismo não denominacional, o fundamentalismo presbiteriano, e o fundamentalismo batista -- em seu coração fundamentalismo é uma estreiteza e inflexibilidade em relação às Escrituras, um [intenso e transformante] desejo de tomar a Bíblia seriamente em todas os aspectos.

ESCRITURAS QUE EXIGEM FUNDAMENTALISMO:

    Eu estou convencido que a Bíblia exige fundamentalismo. Estou convencido que, hoje, se um crente toma a Bíblia seriamente, então ele será alguma variedade de [verdadeiro] fundamentalista.

    A seguir, copiei algumas das Escrituras que exigem Fundamentalismo:

 

A BÍBLIA EXIGE <ESTREITEZA & INFLEXIBILIDADE> EM DOUTRINA

    “Ensinando-os a guardar TODAS AS COISAS que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os ...” (Mt 28:20)

    “Porque nunca deixei de vos anunciar TODO o conselho de Deus.” (At 20:27)

    “... não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por TODO VENTO DE DOUTRINA, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” (Ef 4:14)

    “Como te roguei ... para advertires a alguns, que NÃO ENSINEM OUTRA DOUTRINA,” (1Tm 1:3)

    “... Que guardes este mandamento SEM MÁCULA e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo;” (1Tm 6:13-14)

    “Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, ...” (2Tm 1:13)

    "E as coisas que ouviste da minha parte (entre muitas testemunhas), ESTAS MESMAS coisas confia-as a homens fiéis, que serão idôneos para também as ensinarem a outros;” (2Tm 2:2 tradução literal)

    “Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.” (Tt 1:9)

A BÍBLIA EXIGE QUE <TESTEMOS> TODAS AS COISAS

    “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.” (Is 8:20)

    “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.” (Mt 7:15)

    “... estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (At 17:11)

    “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2)

    “15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 16 ...? Mas nós temos a mente de Cristo.” (1Co 2:15-16)

    “Aprovando o que é agradável ao Senhor.” (Ef 5:10)

    “Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;” (Fp 1:10)

    “Examinai tudo. Retende o bem.” (1Ts 5:21)

    “Conheço as tuas obras, ... trabalho, e a tua  paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.” (Ap 2:2)

 

A BÍBLIA EXIGE QUE <GUERREEMOS> PELA FÉ

    “Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.” (Gl 2:5)

    “... todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho.” (Fp 1:7)

    “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” (Jd 1:3)


 

A BÍBLIA EXIGE CLARA & PÚBLICA <DENÚNCIA> DO ERRO

    “Por isso estimo todos os teus preceitos acerca de tudo, como retos, e odeio toda falsa vereda.” (Sl 119:128)

    “E rogo-vos, irmãos, que NOTEIS os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; DESVIAI-VOS deles.” (Rm 16:17)

    “E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.” (Gl 2:11)

    “19 Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé. 20 E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.” (1Tm 1:19-20)

    “16 Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. 17 E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto; 18 Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.” (2Tm 2:16-18)


 

A BÍBLIA EXIGE <SEPARAÇÃO DO ERRO E DA APOSTASIA>

    “E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; DESVIAI-VOS DELES.” (Rm 16:17)

    “14 NÃO VOS PRENDAIS A UM JUGO DESIGUAL COM, porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? ..., Diz o Senhor Todo-Poderoso.” (2Co 6:14-18)

    “Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que VOS APARTEIS de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.” (2Ts 3:6)

    “3 Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, 4 É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, 5 Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; APARTA-TE DOS TAIS.” (1Tm 6:3-5)

    “Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” (2Tm 3:5)

    “Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, EVITA-O,” (Tt 3:10)

    “10 ¶ Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, NÃO O RECEBAIS em casa, nem tampouco o saudeis. ...” (2Jo 1:10-11)

   “E ouvi outra voz do céu, que dizia: SAÍ DELA, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.” (Ap 18:4)


 

A BÍBLIA EXIGE RIGOROSA & INFLEXÍVEL <SEPARAÇÃO DO PECADO E DO MUNDANISMO>

    “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. NÃO PODEIS SERVIR A DEUS E A MAMOM.” (Mt 6:4)

    “E NÃO SEDE CONFORMADOS COM ESTE MUNDO, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2)

    “NÃO DANDO NÓS ESCÂNDALO  em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado;” (2Co 6:3)

    “E NÃO comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.” (Ef 5:11)

    “Abstende-vos de TODA a aparência do mal.” (1Ts 5:22)

    “11 ¶ Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, 12 Ensinando-nos que, RENUNCIANDO À IMPIEDADE E ÀS CONCUPISCÊNCIAS MUNDANAS, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, 13 Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; 14 O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.” (Tt 2:11-14)

    “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e GUARDAR-SE DA CORRUPÇÃO DO MUNDO.” (Tg 1:27)

    “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que A AMIZADE DO MUNDO É INIMIZADE CONTRA DEUS? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tg 4:4)

    “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. ALIMPAI AS MÃOS, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.” (Tg 4:8)

    “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos EM TODA A VOSSA MANEIRA DE VIVER;” (1Pe 1:15)

    “15 NÃO AMEIS O MUNDO, NEM O QUE NO MUNDO HÁ. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1Jo 2:15-17)

    “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.” (1Jo 5:19)

 


    Publicado em 01.Nov.2004, em Fundamental Baptist Information Service,  fbns@wayoflife.org.

    Traduzido no mesmo mês por Hélio de M. S., que recomenda fortemente o site http://wayoflife.org/, a subscrição do boletim eletrônico Fundamental Baptist Information Service (em http://www.wayoflife.org/fbis/subscribe.html), a subscrição da revista O Timothy magazine, enfim, tudo produzido por David Cloud.

    These articles cannot be stored on BBS or Internet sites or sold or placed by themselves or with other material in any electronic format for sale, but may be distributed for free by e-mail or by print. They must be left intact and nothing removed or changed, including these informational headers. This is a listing for Fundamental Baptists and other fundamentalist, Bible-believing Christians. Our goal in this particular aspect of our ministry is not devotional but is TO PROVIDE INFORMATION TO ASSIST PREACHERS IN THE PROTECTION OF THE CHURCHES IN THIS APOSTATE HOUR.

 

 


 

Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SeparacaoEclesiastFundament/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.