A IGREJA EMERGENTE AMA BEBER





O texto que se segue foi extraído do nosso novo livro “WHAT IS THE EMERGING CHURCH?” (“O QUE É A IGREJA EMERGENTE?”). Esta é uma análise aprofundada da igreja emergente, um nome que descreve uma nova abordagem para missões e a vida da igreja entre alguns "evangélicos" nestes tempos presentes. Nada nos fez mais conscientes da cruel batalha que violentamente ataca a própria vida e alma das igrejas que crêem na Bíblia do que a investigação sobre a igreja emergente. Ela é assustadora, porque tantas [igrejas e crentes] estão caindo na armadilha do diabo, e tantas outras mais, sem dúvida, cairão nos dias vindouros. Ao mesmo tempo, [o estudo dela] é emocionante, porque nos lembra que a hora é muito, muito tardia, e temos de estar ocupados no serviço do Senhor e sempre "olhando para cima." [para o céu.] Tenho feito um grande esforço para compreender a igreja emergente. Nos últimos meses li mais de 80 livros e muitos artigos de líderes da igreja emergente e seus professores. Na realidade, a igreja emergente é simplesmente a mais recente heresia dentro da ampla tenda do meio [neo-] evangélico. Quando o "novo evangelicalismo" entrou em cena no final dos anos 1940 com o seu ousado repúdio ao "separatismo" e sua ênfase no diálogo com os hereges, a porta ficou aberta para todo tipo de heresia se infiltrar no meio "evangélico", e foi precisamente o que aconteceu. Não é em vão que a Bíblia avisa "
Não vos enganeis: ... as más conversações corrompem os bons costumes." (1 Coríntios 15:33).



ESBOÇO:
I. O Que É a Igreja Emergente?
II. Uma Grande Mistura e Fusão. É difícil traçar uma linha reta entre as duas correntes [liberal e conservadora] da igreja emergente, porque há uma mistura e fusão acontecendo que fará com que todas as linhas sejam eventualmente desfocadas.
III. A Igreja Emergente Liberal e Os Seus Erros.
IV. A Igreja Emergente Conservadora e Os Seus Erros.
V. Caim, o Primeiro Adorador da Igreja Emergente.
VI. Charles Spurgeon Expôs a Igreja Emergente.
VII. Índice.

489 páginas, US$ 19.95

Este livro está disponível a partir de Way of Life Literature, PO Box 610368, Port Huron, MI 48061, 866-295-4143 (chamada gratuita, nos USA),
www.wayoflife.org (catálogo on-line), fbns@wayoflife.org (e-mail) .
____________________ ____________________



Após ter lido cerca de 80 livros de escritores da igreja emergente ao longo dos últimos meses, fiquei impressionado com o fato de que eles amam beber.

Por exemplo, o livro Listening to the Beliefs of Emerging Churches: Five Perspectives [Ouvindo as Crenças das Igrejas Emergentes: Cinco Perspectivas] contém, provavelmente, uma dúzia de referências para as alegrias de beber. Os contribuidores [isto é, os autores das 5 seções, cada uma delas apresentando uma perspectiva] são Karen Ward, Mark Driscoll, John Burke, Dan Kimball e Doug Pagitt. Eles se reúnem em bares e tavernas para discussões teológicas. Eles trocam entre si técnicas [receitas] para fazer cerveja.

Alguns membros da Garagem do Espírito reúnem-se em um bar irlandês no centro de Minneapolis nas quartas-feiras para seu “Bar com Teologia” semanal, um mix de discussão bíblica e cerveja (artigo “Hip New Churches Pray to a Different Drummer,” ["Novas Igrejas do Ritmo Hip Hop Oram para um Baterista Diferente"] New York Times , Feb. 18, 2004) .

A Igreja Mars Hill [Monte do deus Marte, ou Aerópago], em Seattle, monta um “bar de champanhe” em seu Réveillon, partes e participantes são lembrados de trazer suas identidades, para que possam desfrutar do espumante. Mars Hill tem também "aulas de fazer cerveja" para os homens.

A Igreja da Comunidade Riverview [Visão Panorâmica do Rio], em Holt, Michigan, tem uma noite RiverBrew [noite "Fabricação de Álcool no Rio"] com cerveja feita em casa e discussão religiosa. O líder do ministério, Brett Maxwell, afirma: "É intimidante para alguém entrar em uma igreja sem nunca ter estado lá. Mas se um amigo convidá-lo para se encontrar lá, tomar uma cerveja ou duas, e enturmar-se com alguns dos rapazes da igreja, então aquele é um ambiente muito menos intimidante" (artigo “Holt Ministry Celebrates Its Love of God and Beer,” ["O Ministério Holt comemora seu amor por Deus e pela Cerveja"], Lansing State Journal, 29 de fev., 2008). Quando perguntado sobre o que JESUS beberia, Maxwell responde, "Eu acredito que ele ia sentar-se com as pessoas no bar, e ele beberia o que eles estivessem bebendo, e ele ficaria feliz de fazer isso."

[O grupo evangélico] “A Jornada”, em St. Louis, Missouri, hospeda uma "Teologia por Obra da Garrafa" onde os participantes "pegam uma cerveja e discutem temas políticos ou espirituais, como o papel da mulher na sociedade, o sistema jurídico, ou direitos dos animais" (artigo “Brewing Battle Missouri Baptists frown on beer as evangelistic hook,” [Batalha por Fermentados: Batistas de Missouri franzem a testa em desaprovação ao uso de cerveja como um gancho evangelístico [pela igreja emergente]", Christianity Today [“Cristianismo Hoje”], 29 de junho, 2007).

Jim West escreveu [o artigo] “Drinking with Calvin and Luther” ["Bebendo com Calvin e Lutero"] para promover a ideia de que as bebidas alcoólicas são um presente de Deus, algo não só a ser permitido, mas celebrado [encorajado e festejado]. Ele diz, "Eles fazem farras delas [das bebidas alcoólicas] como se elas fossem um dom de Deus."

Phyllis Tickle conduz um encontro regular de “Cerveja e Bíblia” em Kudzu's, na cidade de Memphis, Tennessee. Tickle diz que esse tipo de coisa é "exatamente aonde a religião está indo agora" (artigo “Seeking Spirituality Outside of Churches,” ["Buscando Espiritualidade Fora das Igrejas,"] Memphis Online, 8 de set., 2008). O participante Doug Hardin disse que ele foi criado no meio Batista, porém o deixou há 30 anos, e que ele "não se sentiria confortável participando de um estudo bíblico da igreja". Outro participante diz que ele gosta da abordagem de bar, porque "nós não temos que fazer religião da forma como sempre fizemos".



O QUE A BÍBLIA DIZ?


É verdade que alguns dos Reformadores Protestantes beberam bebidas alcoólicas, mas eles não são a nossa autoridade. Eles também "batizaram" bebês e afogaram batistas!

É verdade que há casos no Antigo Testamento em que [nos parece que ] Deus permitiu o Seu povo Israel beber vinho alcoólico, mas há muitas coisas no Antigo Testamento que não praticamos hoje.

Eu acredito que os cristãos hoje não deveriam beber bebidas alcoólicas pelas três seguintes razões, entre outras, e estou convencido de que estas razões são aplicáveis universalmente:

1. A BÍBLIA ADVERTE QUE O VINHO E A BEBIDA ALCOÓLICA SÃO ESCARNECEDORES E ENGANAM O HOMEM.


"
O vinho é um escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora: e todo aquele que neles errar nunca será sábio" (Prov. 20:1).

Dizer que as bebidas alcoólicas podem ser consumidas com moderação soa razoável, mas praticamente nenhum bêbado [de hoje] jamais planejou [no início] se tornar alcoólatra [um farrapo humano]. É um fato irrefutável que um homem que jamais beber nunca irá embebedar-se e nunca se tornará um beberrão. [7% (490 milhões) da população mundial é viciada nem poder se libertar do álcool, minando suas famílias e finanças e capacidade de trabalhar. 0,5% (35 milhões) vive de esmolas na rua, ou em manicômios, ou são triste peso para suas famílias. Álcool é a 3ª maior causa de mortes evitáveis https://www.niaaa.nih.gov/alcohol-health/overview-alcohol-consumption/alcohol-facts-and-statistics .]

Todos os bebedores da igreja emergente admitem que a Bíblia proíbe a embriaguez [extrema], mas toda a [entusiasmada e longa] conversação deles a respeito
   das delícias de beber e fazer cerveja,
   de "uma [forte e cara cerveja] Guiness" e
   de "uma rodada de Imperial Pints"(canecões de 568 ml),
faz-me pensar se eles às vezes não ficam um pouco tontos com suas confabulações sobre bebida, para não dizer bêbados!
Quão atordoado se tem que estar para se estar bêbado? Será que as igrejas emergentes têm a necessidade de nomear "motoristas designados"? [isto é, em cada grupo de 4 ou 5 pessoas que vieram em 1 só carro, 1 delas ser escolhida para nada ou quase nada beber naquela noite, a fim de poder dirigir o carro no caminho de volta e levar os outros em casa, completamente bêbados]?

Duvido que Noé tenha planejado ficar bêbado e causar tantos problemas para o seu neto, problema cujas consequências permanecem até hoje - mas o vinho é um escarnecedor. Meu avô materno bebia antes de ser salvo e quando minha avó (temente a Deus) casou com ele, ela o fez prometer que ele nunca mais tocaria numa gota de bebida alcoólica, e essa é uma promessa que ele fez. Mas um dia ele e um outro carpinteiro estavam trabalhando em uma casa e seu companheiro o convenceu a tomar apenas um golinho "para refrescar a língua." Ambos ficaram tremendamente embriagados e acabaram na prisão, e meu avô era um diácono em um Igreja Batista! Ele ficou profundamente arrependido e foi restaurado e nunca mais bebeu outra gota [sequer], até onde todos sabem, mas tudo isto foi um poderoso lembrete para ele que o vinho é um escarnecedor.

O álcool tem a capacidade de enganar e corromper. Ninguém pode jamais saber se vai controlar o álcool ou se vai ser controlado por ele. A instrução no livro de Provérbios 20:1 diz-me que o sábio abandona-o completamente [fica o mais longe, o mais separado dele].

O que se segue é uma sábia declaração do livro “John G. Paton: Missionary to the New Hebrides” [John G. Paton: Missionário nas Novas Hébridas], 1891:

A partir da observação, em uma idade precoce fiquei convencido de que Sociedades de [mera] Temperança foram um fracasso, e que a abstinência total, pela graça de Deus, era a única e garantida prevenção, bem como remédio. O que era temperança em um homem era embriaguez para outro, e todos os bêbados vieram, não do meio daqueles que praticavam abstinência total, mas de entre aqueles que praticavam ou tentavam praticar temperança. Eu tenho visto homens moderados beberem vinho na presença de outras pessoas que bebiam em excesso, e nunca pude ver como eles poderiam se sentir livres de culpa; e eu tenho conhecido ministros e outros [crentes], que uma vez tinham sido fortes defensores da temperança, caírem através desta chamada moderação, e tornarem-se bêbados [e, alguns deles, até alcoólatras contumazes]. Por isso, durante toda a minha vida pareceu-me incontestável, em referência a intoxicantes de qualquer tipo [isto inclui tudo que tem álcool], que a única temperança racional é abstinência total dos mesmos [intoxicantes] como bebidas, bem como a utilização dos mesmos exclusivamente como drogas [isto é, medicamentos receitados por médicos em casos extremos, para uso super-temporário, na mínima quantidade necessária, pelo mínimo tempo necessário], e mesmo então só com extrema cautela, pois são enganosos e deletérios venenos do tipo mais degradante e desmoralizante.”

Considere também o seguinte testemunho que um leitor enviou-me sobre este assunto:

Irmãos e irmãs em Cristo, tenho conhecimento em primeira mão do que é que beber apenas uma bebida pode fazer em uma família. Meu pai na idade de 15 anos foi colocado sobre um cavalo com um vizinho, galopou até a cidade vizinha e tomou sua primeira bebida. Desse dia em diante ele foi fisgado e tornou-se um alcoólatra quase para a vida inteira. O sofrimento que a nossa família passou / está passando não pode ser descrito em palavras. Meu pai aceitou a Cristo com 62 anos e tornou-se um abstêmio. Ele não consegue suportar que seus amigos alcoólatras parassem para lhe oferecer uma bebida, como eles sempre fizeram no passado. Por causa de seu alcoolismo e abuso verbal contra minha irmã, ela nunca vai se recuperar. Isto tem afetado a nossa família, de uma maneira extremamente adversa todos esses anos. A minha sincera recomendação é NUNCA [sequer] TOQUE EM [uma gota de] ÁLCOOL, porque você não sabe o que a primeira vez que bebê-lo irá fazer [de você]. É como a primeira tentação de dar a primeira mordida no fruto do Jardim [do Éden]. Milhões de lares estão quebrados e destruídos, almas no inferno, e em tormenta aqui na terra, como resultado do álcool.

Podem os emergentes garantir que eles e seus companheiros de bebida nunca ficarão nem um pouco bêbados? Podem eles garantir que não irão ser uma tentação para alguém se tornar um alcoólatra? Não, eles não podem, porque "o vinho é um escarnecedor".



2. A BÍBLIA INSTRUI O CRENTE A NÃO DAR ESCÂNDALO EM NADA.


"
Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar." (1 Coríntios. 10:32-33).

Eu pessoalmente parei de fumar alguns meses depois que fui salvo, e não foi porque eu pensasse que estava errado naquela época ou porque eu estivesse preocupado com minha saúde, foi porque eu sabia que [o fumo] podia ser uma ofensa para outras pessoas. Eu queria que o meu testemunho fosse puro e completamente sem ofender [a ninguém], para que Deus me usasse e eu tivesse fruto eterno para meu serviço para o Senhor. Eu não queria estar testemunhando a alguém e vê-lo possivelmente me ignorando ou sendo distraído, porque viu um maço de cigarros no meu bolso.

Se isso é verdade para fumar, e é, então isso é ainda mais verdade para beber bebidas alcoólicas. É um fato que muitos incrédulos creem que um crente não deve beber. Eles têm padrões mais elevados para os cristãos do que alguns cristãos têm para si próprios. Considere o estado de Utah, onde mórmons, ainda não regenerados, acreditam ser errado beber bebidas alcoólicas! Como mórmons olhariam para não-mórmons cristãos que bebem?

Mesmo a [mais remota] possibilidade de que alguém poderia ser ofendido por causa do ato de um crente beber deveria ser suficiente para o crente colocar o álcool completamente fora de sua vida, e essa possibilidade é muito grande na sociedade moderna. Paulo estava disposto a total e definitivamente parar de comer CARNE no presente mundo se ele achasse que alguém poderia ficar escandalizado e que seu testemunho poderia ser manchado (1 Coríntios. 8:13), e comer carne é uma atividade perfeitamente legítima. Quanto mais um crente deveria estar disposto a desistir de bebidas alcoólicas, que são altamente questionáveis na melhor das hipóteses, e têm o potencial nelas mesmas para causar danos [morais, aos outros, espirituais] (potencial que carne não tem)!



3. A BÍBLIA ORDENA AO CRENTE SE ABSTER DE TODA A APARÊNCIA DO MAL (1Ts 5:22).


Abstende-vos de toda a aparência do mal.”

Isso é uma exortação de grande alcance. Bebidas alcoólicas são um grande mal e praga na sociedade moderna. Considere a destruição de automóveis, as doenças, os adultérios, a concupiscência, os divórcios, as crianças negligenciadas, as mulheres maltratadas, o desperdício de dinheiro, o jogo, a blasfêmia, a pura insensatez. Olhe para os anúncios de cerveja e destilados, como eles sempre ostentam sensualidade e irresponsabilidade. Em janeiro de 2005, o Royal College of Physicians, na Inglaterra, advertiu que o Reino Unido está sofrendo uma epidemia de problemas relacionados ao álcool que está alimentando a violência e as doenças em todo o país (The Telegraph
, 3 de Jan., 2005). A mesma epidemia está impetuosamente avançando em todo o mundo.

Se algo tem a aparência do mal hoje, são as bebidas alcoólicas, e a Bíblia não se limita a sugerir que nos abstenhamos de toda aparência do mal, ele nos ordena a fazê-lo!

As seguintes citações de Norman Geisler e Robert Stein são de Focus in Missions (Foco em Missões), de Setembro de 1986:

"Muitos cristãos de hoje, que bebem vinho, erroneamente supõe que aquilo que o Novo Testamento entende por vinho é idêntico ao vinho utilizado hoje. Isso, no entanto, é falso. De fato, o vinho de hoje é, por definição bíblica, bebida forte, e, portanto, é proibido na Bíblia. ... (...) Mesmo pagãos antigos não bebiam aquilo que alguns cristãos bebem hoje "(Geisler).

"Para consumir a quantidade de álcool que está em dois martinis hoje, bebendo apenas vinho que contém três partes de água para uma parte de vinho (a proporção bíblica), uma pessoa teria de beber mais de vinte e dois copos" (Stein).

Quanto à idéia de que Jesus fez e bebeu vinho alcoólico, gostaria de chamar a atenção do leitor para o seguinte artigo pelo falecido Bruce Lackey --
http://www.wayoflife.org/fbns/didjesus.htm .

____________________ ____________________

Tudo acima foi extraído do nosso novo livro What Is the Emerging Church ? [“O QUE É A IGREJA EMERGENTE?”], que está disponível a partir de Way of Life Literature. Se ainda não estiver disponível através do catálogo on-line, ele pode ser encomendado por telefone ou e-mail com um cartão de crédito.





Autor: David Cloud
Tradutora: Rayssa Silva Leal, 2009.




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)



(retorne a http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ ComerBeber/

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ VidaDosCrentes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.