"Nas COISAS ESSENCIAIS, unidade; nas NÃO-ESSENCIAIS, liberdade; em TODAS as coisas, amor."
- Vem isto da Bíblia?

David Cloud

 


A filosofia Neo-Evangélica é muitas vezes expressa pelo ditado: "Nas coisas essenciais, unidade, nas não-essenciais, liberdade; em todas as coisas, amor" ([ditado] comumente atribuído a Santo Agostinho, mas, na verdade, dito pela primeira vez pelo Luterano do 17o século, Rupertus Meldenius (também conhecido por Peter Meiderlin) (e o Pr. Claudio Ernani Ebert informou que só registrado por escrito em Marco Antonio de Dominis — 1566-1624 – no Livro 4, capítulo 8, página 676 do primeiro volume de seu A Republica Ecclesiastica do Libri X  — Londres, 1617.).
Este se tornou o grito de guerra dos Morávios, que fizeram muitas coisas boas, mas recusaram-se a rejeitar a heresia [herdada do romanismo] do batismo de criancinhas e promoveram a unidade acima da verdade absoluta da Palavra de Deus.
O mesmo ditado foi adotado de todo coração pelos modernos neo-evangélicos. Eles podem se erguer em defesa de dez ou vinte ou trinta [verdades] "cardeais", mas eles se recusam a considerar TODO o conselho de Deus [a inteira Bíblia] como valendo a pena de se lutar por ela. Em contraste, Paulo exemplificou exatamente o que eles, hoje, negligenciam fazer (“Porque NUNCA deixei de vos anunciar TODO o conselho de Deus.” (At 20:27 ACF)"e, assim procedendo, ele estava apenas seguindo os passos do seu Mestre. Jesus ordenou Seus discípulos a ensinarem a todos os convertidos "... guardar TODAS as coisas que eu vos tenho mandado; ...(Mt 28:20 ACF)". Paulo instruiu Timóteo a manter a verdade “... guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo;” (1Tm 6:14 ACF).
Um pontinho é uma coisa pequena e aparentemente insignificante, mas eu desafio qualquer pessoa a me mostrar que a BÍBLIA exorta o crente a "erguer-se combatendo em defesa [apenas] das verdades cardeais, e minimizar os [pontinhos] periféricos."
Judas instruiu cada crente a "... batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos" (Judas 3). Como Judas não restringiu [aqui] qual a parte da fé é a ser defendida, o significado óbvio é que sempre que QUALQUER aspecto da fé estiver sob ataque, o povo de Deus deve reunir-se a sua defesa, ao invés de fingir que isto é uma coisa "não-essencial".

David Cloud

Traduzido por Hélio de Menezes S., 2009.


Nota de Hélio: Entendo que Cloudquis dizer o seguinte: - Não podemos recuar 1mm nem parar 1 segundo de lutar por toda e qualquer coisa que Deus clara, explícita, inequivocamente ensina na Sua Palavra, mesmo que uma única vez, quer por preceito, quer por exemplo elogiado, quer por implicação inescapável de outra verdade, sempre com a interpretação literal (respeitados contexto, dispensação, e as raras e óbvias figuras de linguagem). Por exemplo: a divindade de Cristo; a salvação só pela graça através só da fé depositada só e totalmente em Cristo; sola scriptura; inferno de sofrimento literal- eterno- consciente- inescapável; submersão só de crentes; milenarismo; batismo, como o nome indica, por submersão; separação igreja-estado; igreja constituída somente de membros regenerados; etc.
- Mas podemos dar liberdade a grupos que divergem de nós em coisas, costumes e preferências jamais definidas na Bíblia de forma clara e inequívoca: cor da cortina, horário do culto, cor da parede, cor da Bíblia, tipo de assentos, uso ou não de luz elétrica; paletó ou não paletó, gravata ou não; estatísticas ou não da escola dominical; etc., etc., etc.

 

 


 

Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SeparacaoEclesiastFundament/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.