Por que Deus não quer a mais ampla comunhão de batistas (mesmo os que se esforçam para ser fundamentalistas e fiéis)?

[mesmo se eles já têm de elogiável que são independentes, não pertencem a hierarquias de convenções, associações, etc.]



Buddy Smith





e-mail que o Pastor Buddy Smith, de Malanda, Queensland (smile at bigpond.net.au) escreveu a um amigo a respeito da recente [má iniciativa] da Independent Baptist Friends International Conference e sua [má ênfase] em unir todos os Batistas Independentes:


É no domínio da doutrina que percebo o maior perigo. Você notará que eu anexei um artigo que esclarece esta questão da doutrina como determinadora da comunhão. Seu autor é um pastor [D. Nettleton] (já falecido), do grupo GARBC [General Association of Regular Baptist Churches] de igrejas Batistas Independentes nos estados. Vale à pena ler. [O artigo, intitulado "A Limited Message or a Limited Fellowship", pode ser encontrado no site da Way of Life, e está traduzido em http://solascriptura-tt.org/SeparacaoEclesiastFundament/MensagemLimitadaOuComunhaoLimitada-DNettleton.htm ]
Vários pastores têm manifestado a sua preocupação com um [militante] calvinista que foi convidado a falar na conferência da IBFI. Tenho certeza de que ele não pregou as suas opiniões [peculiares]. Tampouco aquele pregador dos Batistas do Livre-Arbítrio, nem os homens que amam a CCM [música cristã contemporânea e dançável] ou que os que amam o texto alexandrino de Westcott e Hort.
Há um fato triste que a nossa geração está se esquecendo, e que é, "Sempre que qualquer grupo de homens que têm diferentes pontos de vista começam a trabalhar juntos, eles vão finalmente descer até o ponto de vista do mais baixo entre eles." É o que os séculos [passados] pregam para as horas [presentes]. Os evangélicos que se reuniram no Seminário Fuller, em 1948, determinaram-se a repudiar a doutrina bíblica da separação. Eles manifestaram o desejo de abraçar todos os que usavam o nome de Cristo. Sessenta e dois anos depois [agora, em 2010], eles estão sendo engolidos pelos modernistas eles achavam que iriam converter a Cristo. Os evolucionistas e os mórmons e os modernistas ensinam em seus seminários. Tudo isto está bem documentado e deve ser uma lição para qualquer um que tentar unificar aqueles que diferem um do outro.
Há um grande perigo em todas as formas do inclusivismo, pois que


O inclusivismo em comunhão resulta em minimalização [encolhimento/ enfraquecimento/ apodrecimento] do que cremos.
Quanto maior o círculo de pontos de vista que iremos tolerar, menor a circunferência da doutrina que seremos capazes de pregar.
Nossa ampliação de cooperação significa que haverá uma retração da verdade.

A [assim chamada] abertura de mente procria sincretismo, e sincretismo mata doutrina por sufocamento.


Porque havia certos homens presentes, então aqueles que pregavam na conferência da IBFI tiveram que evitar pregar sobre Expiação Ilimitada ou a segurança do crente, ou a Doutrina da Preservação do texto, ou porque a CCM é destrutiva para as igrejas fundamentalistas. Eles tiveram que limitar a conteúdo de suas mensagens para que eles pudessem ampliar sua comunhão.


Traduzido por Valdenira N.M. Silva, maio.2010.

 

 


 

Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SeparacaoEclesiastFundament/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.