Por que Deus não quer a mais ampla comunhão de batistas (mesmo os que se esforçam para ser fundamentalistas e fiéis)?

[mesmo se eles já têm de elogiável que são independentes, não pertencem a hierarquias de convenções, associações, etc.]



Buddy Smith





e-mail que o Pastor Buddy Smith, de Malanda, Queensland (smile at bigpond.net.au) escreveu a um amigo a respeito da recente [má iniciativa] da Independent Baptist Friends International Conference e sua [má ênfase] em unir todos os Batistas Independentes:


É no domínio da doutrina que percebo o maior perigo. Você notará que eu anexei um artigo que esclarece esta questão da doutrina como determinadora da comunhão. Seu autor é um pastor [D. Nettleton] (já falecido), do grupo GARBC [General Association of Regular Baptist Churches] de igrejas Batistas Independentes nos estados. Vale à pena ler. [O artigo, intitulado "A Limited Message or a Limited Fellowship", pode ser encontrado no site da Way of Life, e está traduzido em http://solascriptura-tt.org/SeparacaoEclesiastFundament/MensagemLimitadaOuComunhaoLimitada-DNettleton.htm ]
Vários pastores têm manifestado a sua preocupação com um [militante] calvinista que foi convidado a falar na conferência da IBFI. Tenho certeza de que ele não pregou as suas opiniões [peculiares]. Tampouco aquele pregador dos Batistas do Livre-Arbítrio, nem os homens que amam a CCM [música cristã contemporânea e dançável] ou que os que amam o texto alexandrino de Westcott e Hort.
Há um fato triste que a nossa geração está se esquecendo, e que é, "Sempre que qualquer grupo de homens que têm diferentes pontos de vista começam a trabalhar juntos, eles vão finalmente descer até o ponto de vista do mais baixo entre eles." É o que os séculos [passados] pregam para as horas [presentes]. Os evangélicos que se reuniram no Seminário Fuller, em 1948, determinaram-se a repudiar a doutrina bíblica da separação. Eles manifestaram o desejo de abraçar todos os que usavam o nome de Cristo. Sessenta e dois anos depois [agora, em 2010], eles estão sendo engolidos pelos modernistas eles achavam que iriam converter a Cristo. Os evolucionistas e os mórmons e os modernistas ensinam em seus seminários. Tudo isto está bem documentado e deve ser uma lição para qualquer um que tentar unificar aqueles que diferem um do outro.
Há um grande perigo em todas as formas do inclusivismo, pois que


O inclusivismo em comunhão resulta em minimalização [encolhimento/ enfraquecimento/ apodrecimento] do que cremos.
Quanto maior o círculo de pontos de vista que iremos tolerar, menor a circunferência da doutrina que seremos capazes de pregar.
Nossa ampliação de cooperação significa que haverá uma retração da verdade.

A [assim chamada] abertura de mente procria sincretismo, e sincretismo mata doutrina por sufocamento.


Porque havia certos homens presentes, então aqueles que pregavam na conferência da IBFI tiveram que evitar pregar sobre Expiação Ilimitada ou a segurança do crente, ou a Doutrina da Preservação do texto, ou porque a CCM é destrutiva para as igrejas fundamentalistas. Eles tiveram que limitar a conteúdo de suas mensagens para que eles pudessem ampliar sua comunhão.


Traduzido por Valdenira N.M. Silva, maio.2010.

 

 


 

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SeparacaoEclesiastFundament/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )