Porque Eu Não Sou Um Batista da Convenção do Sul [dos Estados Unidos]


 

Eu cresci em igrejas da Convenção do Sul e muitos de meus parentes são ainda uma parte desta Convenção. Mas, quando eu fui convertido em 1973, eu juntei-me a uma congregação de batistas independentes [Explicação de Hélio: estas são igrejas batistas totalmente independentes uma das outras, crendo que cada igreja batista é totalmente soberana e independente de todas as outras, e não deve se agrupar com outras formando convenção, associação, união, junta de missões, etc., e deve dar toda importância às doutrinas, mas não a nomes de homens nem de igrejas, devendo toda a lealdade ser dada somente ao Deus tri-uno e à Bíblia (do Texto Tradicional, a KJV e a ACF) e à igreja batista local de que somos membros (enquanto e na extensão em que seus ensinos e práticas se enquadrem com a Bíblia)].
Embora seria muito mais fácil eu ter voltado à Convenção,
e EMBORA EU SEJA GRATO PELO BENEFÍCIO ESPIRITUAL QUE RECEBI CRESCENDO SOB O SOM DO EVANGELHO E SEJA GRATO PELA SÃ DOUTRINA ESCRIPTURAL EM QUE FUI ENSINADO COMO UM MENINO,
E EMBORA EU SEJA GRATO POR CADA COISA BOA QUE O DEUS FÊZ ATRAVÉS DA CONVENÇÃO,
há algumas razões irresistíveis [e irrespondíveis] pelas quais eu não voltei para a Convenção. As seguintes são alguma delas:



(1) [para começo (e fim) de conversa,] O SISTEMA DENOMINACIONAL [uma denominação é uma organização hierárquica] É, POR SI MESMO, NÃO ESCRITURARÍSTICO.
[Hélio omitiu alguns 3 parágrafos, até que alguém os traduza]



(2) A CONVENÇÃO BATISTA DO SUL TORNOU-SE ECUMÊNICA.
[Hélio omitiu alguns 12 parágrafos, até que alguém os traduza]



(3) A CONVENÇÃO BATISTA DO SUL TEM-SE RECUSADO A DISCIPLINAR BILLY GRAHAM.
[Hélio omitiu alguns 7 parágrafos, até que alguém os traduza]



(4) AS IGREJAS DA CONVENÇÃO BATISTA DO SUL SÃO GOVERNADAS DE UM MODO QUE NÃO É AQUELE ENCONTRADO NAS ESCRITURAS [para igrejas]
[Hélio omitiu alguns 1 parágrafos, até que alguém os traduza]
 


(5) O MUNDANISMO ESTÁ GRASSANDO NA CONVENÇÃO BATISTA DO SUL E NOS SEUS SEMINÁRIOS.

[Hélio omitiu alguns 5 parágrafos, até que alguém os traduza]



(6) VERGONHOSA POLÍTICAGEM É PRATICADA PELOS LÍDERES CONSERVADORES NA CONVENÇÃO BATISTA DO SUL.
[Hélio omitiu alguns 4 parágrafos, até que alguém os traduza]



(7) MULHERES SÃO PERMITIDAS TER PAPÉIS DE LIDERANÇA NA CONVENÇÃO BATISTA DO SUL.
[Hélio omitiu alguns 7 parágrafos, até que alguém os traduza]



(8) O MOVIMENTO CARISMÁTICO ESTÁ CRESCENDO DENTRO DA CONVENÇÃO BATISTA DO SUL.
[Hélio omitiu alguns 20 parágrafos, até que alguém os traduza]



(9) A CONVENÇÃO BATISTA DO SUL ESTÁ PERMEADA DE MODERNISMO TEOLÓGICO.
[Hélio omitiu alguns 12 parágrafos, até que alguém os traduza]



(10) A CONVENÇÃO BATISTA DO SUL ESTÁ CHEIA DE HOMENS E MULHERES QUE ESTÃO LIGADOS E SOB O JUGO DE ORGANIZAÇÕES PAGÃS TAIS COMO LOJAS MAÇÔNICAS E ESTRELA DO ORIENTE.
[Hélio omitiu alguns 5 parágrafos, até que alguém os traduza]



(11) A VASTA MAIORIA DAS CONGREGAÇÕES BATISTAS DO SUL RECUSA-SE A EXERCER DISCIPLINA NA IGREJA, E, SEM DISCIPLINA, É IMPOSSÍVEL SE TER UMA IGREJA BIBLICAMENTE PURA.
[Hélio omitiu alguns 5 parágrafos, até que alguém os traduza]



(12) OS BATISTAS DO SUL ESTÃO NA LINHA DE FRENTE NA PROMOÇÃO DE FILOSOFIAS VOLTADAS PARA O CRESCIMENTO [NUMÉRICO] DA IGREJA [APARENTE]. TAIS FILOSOFIAS ESTÃO ENFRAQUECENDO AS IGREJAS, MUDANDO A MISSÃO DA IGREJA, QUE É A DE SE DEDICAR A TODO O CONSELHO DE DEUS (QUE É A MISSÃO E O PROPÓSITO QUE JESUS CRISTO ENTREGOU À IGREJA EM MAT 28:19-20), EM UM “PROPÓSITO” QUE É ARTICIAL E ENCAPSULADO, É ENFRAQUECIDO, E É FEITO PELO HOMEM. O MOVIMENTO DE CRESCIMENTO DA IGREJA PROMOVE O USO DE ESTILOS MUNDANOS NA MÚSICA E NO VESTUÁRIO, COM O FIM DE ATRAIR GRANDES MULTIDÕES.
[Hélio omitiu alguns 6 parágrafos, até que alguém os traduza]



(13) A CONVENÇÃO BATISTA DO SUL É NEO-EVANGÉLICA E REJEITA PRATICAR A SEPARAÇÃO BÍBLICA [denunciar e combater e afastar-se de toda teimosia em permanecer no erro, seja esse erro pessoal doutrinário ou de prática, seja erro doutrinário ou de prática de uma igreja ou líder ou organização religiosa]
[Hélio omitiu alguns 8 parágrafos, até que alguém os traduza]



CONCLUSÃO

Amigos em Cristo, estejam alertas, tenham cuidado com a Convenção Batista do Sul. Apesar do seu [aparente] renascimento conservador e de muitas passos elogiáveis que têm sido tomados no nível nacional [dos Estados Unidos] para distanciarem a Convenção do modernismo, ainda permanece uma altamente transigente salada Neo-Evangélica aberrantemente misturando verdade e erro. Embora haja piedosos Batistas do Sul e haja algumas coisas boas e Escriturais dentro de muitas congregações Batistas do Sul, este bem está infiltrado pelo fermento [que nada fazem para expulsar ou dele se separar] do ecumenismo de Billy Graham, do ecumenismo de Jimmy Carter (Carter ainda ensina na Escola Bíblica Dominical em uma congregação associada com os Batistas do Sul, embora ele tenha distanciado a si mesmo da Convenção Batista do Sul), do mundanismo do Rock & Roll, do estilo de música conhecido como “Adoração Contemporânea”, do carismatismo, do pragmatismo de Rick Warren, e do paganismo das Lojas Maçônicas.



“Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? (1Co 5:6 ACF)






David Cloud



Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SeparacaoEclesiastFundament/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )