O que há de errado com o evangelismo de hoje

(Hélio de Menezes Silva)

(Baseado em

 “O Evangelho de Hoje: Autêntico ou Sintético?”

 W. J. Chantry, Editora Fiel)

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

Estatísticas mirabolantes... mas falsas! Campanhas apoteóticas, rios de dinheiro, esmagadoras propaganda e psicopressões, “união” à custa de doutrina, ...

Mas milhões que dizem “Senhor, Senhor...” ouvirão “apartai-vos de mim ...” ! Milhões de “decididos” nem sequer voltam à igreja! E os que voltam continuam tão no mundo quanto antes.

Querem um Salvador, mas de modo algum um Senhor. Um “Cristão dedicado” é fruto anormal, raríssimo e até incômodo! As igrejas (e crentes)  são tradições cerimoniais externas e ocas.

Razões: Hoje, são totalmente diferentes dos de Cristo:

a) O “Evangelho Simplificado”, sem “ofensas”, sem “Rei”.

b) A motivação do Evangelismo.

c) Os métodos do Evangelismo.

d) O poder usado no Evangelismo.

Prostrados aprendamos do Evangelista Mestre de todas as eras. Sua mensagem, sua motivação, sua metodologia.

Ler Mar 10:17-18.

 17 ¶ E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 18  E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. (Marcos 10:17-18)

 

 

 

 

1) TERIA QUE PREGAR O CARÁTER DE DEUS. NÃO O FAZ.

O sonho do evangelista moderno: um príncipe e suplicante!!! ...

Que faria você? “Crês-te pecador (imperfeito)? Crês que Cristo morreu por pecadores? Aceitas Cristo como Salvador? Ora comigo!”

Contraste com Cristo: “começou reprovando (!), pregou a Lei (!), exigiu sacrifício, mudança radical (!) e deixou o peixe escapar!!! ...

1.1 A motivação de Jesus

a) amor (real) pela pessoa  ≠  “mais um troféu, mais um número, mais uma estatística”).

b) Mas 1o e acima de tudo: GLORIFICAR, MAGNIGFICAR A DEUS !!! (chave).

1.2 A mensagem de Jesus

Jesus virou o ponto focal para a infinita, inaproximável Santidade e perfeição de Deus! ... Também com a Samaritana (“Deus é Espírito”). Também Paulo no Areópago (At 17). Etc.

O centro do Evangelho de hoje é o homem: “você pecou e perdeu uma grande bênção. Recuperemo-la”.

Mas o centro do Evangelho bíblico é Deus: “Assombre-se ante a terrível Santidade e Justiça de Deus; Soluce por tê-lo ofendido; Aterrorize-se ante o castigo merecido; agora, veja como ser salvo: ...”

Isto não é só questão de ênfase: Pregação do caráter de Deus é essencial à verdadeira salvação: É inútil aceitar o que não conheço e apenas imagino. Rom 10:14 “...”

O “Evangelho simplificado, sem ofensas” não é evangelho. Só a pregação de TODO o conselho de Deus o é. (At 20:26).

Ler Mar 10:19-21 a.

19  Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. 20  Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. 21  E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. (Marcos 10:19-21)

 

 

 

 

 2) TERIA QUE PREGAR A LEI DE DEUS. NÃO O FAZ.

Que contraste com o evangelho moderno!!! (E Cristo fez o mesmo com a Samaritana, etc.)

A pregação da Lei é ESSENCIAL à salvação, “porque pela lei vem o conhecimento do pecado” Rom 3:20 e “não conheci o pecado senão pela lei” Rom 7:7.

A omissão da lei é um dos maiores responsáveis pelo não poder do evangelho de hoje.

Pecado = transgressão da Lei do Deus Santo. Ignorar a Lei – “Sim, sou pecador”, mas só no sentido “sim, não sou tão perfeito quanto Deus, mas há piores que eu”... Mas isto é insuficiente.

A apressada repetição do chavão “todos pecaram” é insuficiente: Amplie os 10 mandamentos (Mat 5:17ss) até que os homens sejam esmagados pela lei (Rom 7:11). Só então entregue o bálsamo do Evangelho.

Como apenas citar “não cobiçarás” seria inútil com o príncipe, Jesus apresentou um teste prático e iluminante.

Leia Mar 10:21 a

E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. (Marcos 10:21)

 

 

 

 

3) TERIA QUE EXIGIR ARREPENDIMENTO. NÃO O FAZ. (Afinal, como se converter para um Deus cuja santidade e lei se desconhece?! ...)

Arrependimento, radical mudança de pensar.

 (“Triste pelas perdas e penas” ≠ “arrependido por ter ofendido ao Deus Santo” (Esaú em Heb 12:17 e Gen 27:34ss).

(“Remorso – ouvir voz da consciência; triste por minha pena (Judas)” ≠ “Arrependimento – obedecer a voz da consciência; triste por ter ofendido quem ofendi (Pedro, Zaqueu)”).

Cristo, a Bíblia – exige uma radical mudança de pensar como ESSENCIAL à salvação.

Como pregar diferente?!!!??

Como ILUDIR o “decidido”?!!!

Cristo sempre exigiu arrependimento.

Mar 1:15E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. (Marcos 1:15)
Jo 8:11E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. (João 8:11)
Luc 13:3Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. (Lucas 13:3)

Pedro sempre exigiu arrependimento dos judeus.

At 2:38E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; (Atos 2:38)
At 3:19Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, (Atos 3:19)

Paulo sempre exigiu arrependimento dos gentios.

At 17:30Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignoráncia, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; (Atos 17:30)
At 26:20Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento. (Atos 26:20)

A Grande Comissão de Cristo exige arrependimento.

Luc 24:46-4746  E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, 47  E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. (Lucas 24:46-47)

Assim, confissão do pecado não é suficiente: tem que haver também um genuíno arrependimento, uma radical mudança de pensar em relação a Deus e o pecado, um total propósito do coração de converter-se de uma vida de pecado para um novo andar em justiça.

Prov 28:13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. (Provérbios 28:13)

Ler Mar 10:21 b.

E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. (Marcos 10:21)

 

 

 

 

4) TERIA QUE EXIGIR SUBMISSÃO AO SENHOR. NÃO O FAZ.

Como o “voluntarie-se para a Marinha, conheça o mundo, conquiste as garotas, etc” que nada diz sobre marchas, madrugadas, horror da guerra; assim é o engano dos apelos modernos, apresentando Cristo como “o super-psicólogo que resolve tudo em 1 sessão”, o Salvador mas não o Senhor. Chamando para a glória mas não para a cruz, sofrimento, conversão radical.

Às vezes, seria melhor dizer “Sente-se e considere” que “Levante a mão e venha”.

Os verdadeiros crer, arrepender-se e converter-se têm que vir amarrados juntos... (Por isso a Bíblia, às vezes, exige só 1, só 2, ou os 3, indiferentemente).

Também CRER e OBEDECER são palavras tão intercambiáveis e paralelas que o N.T. as troca sem distinção.

Jo 3:36 “Aquele que crê [PISTEUÔ] no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê [APEITHEÔ] no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. (João 3:36)

Apeitheô é traduzido “desobedecer” em Rom 2:8; 11:30-31; 15:31, etc.

Crer = obedecer!!! Sem obediência não se vê a vida eterna!

O reconhecimento prático de que Jesus é Senhor da sua vida; a submissão irrestrita e incondicional à regência dEste através do ato de segui-Lo, é a verdadeira fibra da fé que salva.

[Rom 10:9-10 – Fazer apelo biblicamente.]

9  A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10  Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. (Romanos 10:9-10)

 

 

 

 

5) NÃO DEVERIA ASSEGURAR INDIVÍDUOS DE SALVAÇÃO. * O FAZ.

* Isto é herético e destruidor de almas; só o Espírito Santo pode me dar esta segurança. Cristo não fez com o príncipe.

Jer 6:13-14; Rom 8:16; 1Jo 3:24.

13  Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade. 14  E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. (Jeremias 6:13-14)
 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8:16)
 E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado. (1 Joãn 3:24)

 

 

(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / SeparacaoEclesiastFundament)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.