Defende fundamentalismo aguerrida denúncia separação eclesiástica de igrejas e irmãos em erro desvio doutrinário, contra cooperação identificação frouxidão transigência ecumenismo neo-evangelicalismo

Carta-Questionário Para Determinar Grau de Cooperação e Identificação


Hélio de Menezes Silva, 1979, atualizada na década 1990.






(Envio esta carta [ou faço pessoalmente as perguntas delas] a cada vez que conheço alguém que se diz crente e me convida para qualquer cooperação-identificação, tal como, na sua casa ou igreja, cultuar a Deus sentado no meu banco, ou pregar, etc.)




João Pessoa, ____ de _______________ de 197__ .


Caro ____________________:


Deus, o Senhor, ORDENOU que amemos TODA e CADA pessoa:
bons irmãos (1Jo 2:9-11; 3:10-13; 3:16-18; 3:23;  4:7; 4:11-12; 4:20-21; 5:1-2; 2Jo 1:5),

pecadores perdidos (Acts 26:18; 1Co 9:22; Rm 9:2-3),

crentes salvos mas desviados ou em erro doutrinário (Tg 5:19-20; 1Ts 5:14
, Jd 1:22-23, Ef 4: 15, Tt 2: 8);

inimigos (Mt 5:41-48), etc.

Portanto, eu verdadeira e sinceramente o amo no Senhor!


Por outro lado, Deus também ORDENOU que não nos associássemos, antes, nos separássemos de todos os que, mesmo depois de terem lido a Bíblia e tido disponíveis boa instrução bíblica, TEIMAM em manter erros doutrinários: Rm 16:17-19; 2Co 6:14-7:1; Gl 1:6-9; 2Ts 3:6,14,15 “...vos APARTEIS de todo IRMÃO que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu... notai o tal, e NÃO VOS MISTUREIS com ele, para que se envergonhe...”; 1Tm 6:5; 2Tm 2:15-19; 3:1-5; 4:1-5; 2Jo 7-11.

Assim, para que determinemos em que extensão e profundidade poderíamos potencialmente cooperar no futuro, eu, humilde e amorosamente, rogo-lhe que gentilmente me informe se há alguma etapa abaixo (e qual é ela) à qual você não respondeu com um enfático “sim” a todas as perguntas, sem exceção. Basta isto, não exijo maiores explicações, se você não mas quiser dá-las...



Platô 1 – Considerar IRMÃO: Para eu poder considerá-lo e amá-lo como meu real irmão em Cristo:

- Você nasceu de novo, ao ser salvo por Cristo num dia bem definido na sua memória?
- Você crê em Cristo como seu Salvador pessoal, único e definitivo?
- Você O recebeu como Salvador e Senhor (controlador total) da sua vida?
- Você crê em TODAS as doutrinas referentes a Cristo ou por Ele ensinadas (Trindade, nascimento virginal, morte vicária e propiciatória; ressurreição literal e corporal; 2a vinda literal; uma vez salvo sempre salvo e sob a garantia de Deus; condenação eterna e consciente de todos os não crentes, no literal Lago de Fogo; salvação só pela graça de Deus, através da fé, sem obras; etc.)?
- Para você a Bíblia é a única e completa, absolutamente perfeita Palavra de DEUS?



Platô 2 –Comunhão informal e esporádica em alguns POUCOS pontos específicos, mas sem haver identificação entre nós: Para eu poder cooperar com você, mesmo que com certas limitações, sem uma identificação e comunhão plenas e irrestritas, por exemplo, aceitando participar sentado de longe em culto especial na sua igreja, mas nunca subindo na plataforma de uma conferência onde um carismático também subirá na plataforma:

- Você tem uma posição muito forte-ativa-e-combativa defendo: a inspiração divina, infalível, verbal e plenária da Bíblia? E a sua interpretação LITERAL- gramatical- dando autoridade somente às Escrituras?
- Todo e cada crente do Novo Testamento já foi batizado por Cristo para dentro do Espírito Santo? (Não precisa crer, como eu, que este batismo foi corporativo, no dia de Pentecostes, uma só vez na História, do mesmo modo que cada judeu foi corporativamente batizado dentro da água do Mar Vermelho, quando Moisés o atravessou Mat 3:11; Efé 4:5; 1Cor 10:1-2. Basta crer e pregar que todo e cada crente do NT foi batizado no Espírito Santo, no instante de sua salvação.)
- O Espírito Santo babita e sela a todo e cada crente, desde a sua salvação? Rom 8:9; 1Cor 12:13; Efé 1:13; 4:5.
- A habitação e batismo eternos de todos os crentes, pelo Espírito Santo. Desde o instante da salvação?
- A interpretação LITERAL da Bíblia?
- A ênfase em evangelismo e missões?
- Você tem uma posição muito forte- ativa- e- combativa   atacando: pentecostalismo/ carismatismo, ecumenismo, modernismo, neo-evangelicalismo, legalismo, liberalismo, barganhar cedendo algumas posições doutrinárias, evangelho social, hiper-calvinismo [que não estimula evangelismo pessoal e em massa e dom púlpito, nem missões], arminianismo?



Platô 3 – Comunhão informal e esporádica em MUITOS pontos específicos, podendo haver alguma identificação entre nós: Para eu poder ter plenas e irrestritas comunhão, cooperação e identificação com você:

- Você tem uma posição muito forte-ativa-e-combativa defendo o movimento fundamentalista? Separação (bíblica, chamada de separação de segundo grau) das denominações e pessoas que pregam erros doutrinários?
Isto é, você não coopera, nem tem comunhão, nem se identifica totalmente exceto com aqueles que responderiam enfáticos “sim” a todas as perguntas de todas estas 3 etapas, e que também só cooperam com outros que também o fizeram (Am 3:3)?
- Governo totalmente local e congregacional da igreja, independente e sem influência de denominações, associações, etc., nem de quaisquer outras igrejas ou organizações?
- Batismo só de adultos, adultos crentes, e por imersão?
- Pré-milenismo (interpretação literal da Bíblia)?
- Criação literal em 6 dias literais?
- Separação entre igreja e estado/ política?
- Honrar o governo civil?
- Aceitação, como a única e total Palavra de Deus perfeitamente preservada em cada letra, somente de Bíblias traduzidas baseadas única e totalmente no Textus Receptus e pelo método de tradução da mais rigorosa Equivalência Formal, com máxima fidelidade e competência (Almeida’s publicadas pela Trinitarian Bible Society [depois de 1995, pela Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil] e, até 1948, pela American Bible Society)? Ou, na falta delas, aceitação da Almeida Revista e Corrigida edição até 1948, da Imprensa Bíblica Brasileira (não da SBB), fazendo correção à mão dos principais, poucos versos em que foi contaminada pelo Texto Crítico?


Platô 4 – Membresia na igreja local, comunhão formal e constante em TODOS os pontos explícitos da Bíblia, identificação total entre nós.
(Estas fidelidade + identificação + comunhão só se elevarão ao nível de oficial (com meu nome inscrito, com afiliação) e 99% permanente e valendo em 99% dos casos e 99% do tempo: no meu relacionamento com a assembleia local (pré-tribulacionista) que eu tomei para me afiliar, para ser membro o mais ativo possível,
não se aplicando a nenhuma associação / denominação / união / comunhão / seminário / missão / ou nenhuma outra entidade, mesmo que minha assembleia local a ela se ligue: essas coisas não são referendadas pela Bíblia, portanto não existem no meu dicionário. Somente da assembleia local é que Cristo falou “Edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”).

(Somente às três pessoas da Trindade e à Bíblia é que minhas fidelidade + identificação + comunhão são 100% oficiais e totais e permanentes, em 100% dos casos e do tempo).




Com amor em Cristo:

___________________________________________.
Hélio de Menezes Silva

http://www.solascriptura-tt.org




(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / SeparacaoEclesiastFundament)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.