SEPARAÇÃO BÍBLICA:

do Meu Pecado,
do Mundo
+ Crentes-,
das Igrejas-.

Alcances
horizontais 1 e 2 1 « 2 « 22

Graus de Intensidade em Profundidades 4, 3, 2, 1 (e 0).

¯ 1
¯ 2
¯ 3
¯ 4


Hélio de Menezes Silva, abr. 2017




   
A doutrina da Separação Bíblica é basicamente a doutrina que nos diz "como devemos nos comportar quando nos relacionamos
    a) com os incrédulos e
    b) com os crentes que fazem concessões doutrinárias,
e quando, quanto, e como nos separamos deles (se e quando surgir a necessidade)
."

    Separação Bíblica
é pura e simplesmente uma ORDEM. Não é uma "opção elevada e somente para os poucos e superiores".
É uma ORDEM, simplesmente uma ordem. ORDEM de Deus, nosso Criador, Salvador e Senhor.

Não seguir uma ordem de Deus, qualquer uma delas, uma só delas, é DESOBEDIÊNCIA e PECADO. Is 15:22-23 (Eis que o obedecer [é] melhor do que o sacrificar; e o atender [melhor é] do que a gordura de carneiros.23 Porque a rebelião [é como] o pecado de feitiçaria)

1) Separação Pessoal do PECADO: MEU Pecado.


Diariamente devo odiar, vigiar, combater, em nada alimentar MEU PECADO PESSOAL

    Rm 8:12-13; 6:1-2,6-11; 12:1-2; 12:9; 13:14; 1Co 6:18; 10:13; Gl 5:17, 19-21; Cl 3:5-6; 2Tm 2:22; 6:11-12; 1Pe 1:15


    Rm 8:12-13
 12 Assim, pois, ó irmãos, devedores somos ([mas] não à carne para em obediência à carne viver[mos]). 13 (Porque se segundo a carne viveis, intencionais morrer; se, porém, mediante [o] Espírito (Santo), das obras do corpo destruís- a- força- e- vitalidade, [então] vivereis. LTT
    Rm 6:1-2
 1 Que diremos, pois? Permaneceremos nós no pecado, a fim de que a graça seja mais abundante? 2 Nunca seja assim! Nós, os que (já no passado) morremos para o pecado, como ainda viveremos nele?   LTT
    Rm 6:6-11
 6 Isto sabendo [nós]: que o nosso velho homem foi crucificado juntamente com [Ele] (o Cristo) a fim de que destruído seja o [nosso] corpo de (natureza de) o pecado, para não mais nós servir[mos]- como- escravos ao pecado. 7 Porque aquele havendo morrido tem sido libertado  para- longe- do (domínio do) pecado.  8 Ora, uma vez  que (já no passado) morremos juntamente- com [o] Cristo, estamos crendo que também estaremos- vivendo  juntamente- com Ele,  9 Tendo nós sabido que [o] Cristo, havendo sido ressuscitado para- fora- de- entre [os] mortos, não mais morre: a morte, sobre Ele, não mais tem poder. 10 Porque quem  morreu, para o pecado morreu de uma só vez por todas; quem , porém, vive, vive para Deus.  11 Desta maneira, também*vós* reconhecei [] estar[des], vós mesmos, verdadeiramente mortos para o pecado, vivendo [vós], porém, para Deus, em Jesus Cristo , o nosso Senhor.  LTT
    Rm 12:1-2
 1 Rogo-vos, pois, ó irmãos, [que], por causa das compaixões de Deus, [estejais a] apresentar os vossos próprios corpos em sacrifício [que está] vivendo, santo, [e] agradável a Deus; [este é] o vosso culto com- empenho- da razão .  2 E não sede vós conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento , para vós examinar[des]- e- aprovar[des] (discernindo) qual [é] a boa, e agradável, e perfeita vontade de Deus:  LTT
    Rm 12:9 Que seja o amor não fingido: [vós] aborrecendo aquilo [que é] mau [e] estando colados àquilo [que é] bom; LTT
    Rm 13:14
Mas revesti-[vos] de o Senhor Jesus Cristo e, [a respeito] da carne, não façais premeditação- para- fazer-lhe- provisão, para [satisfazer-lhe as] concupiscências.  LTT
    1Co 6:18
Fugi da fornicação . Todo (outro) pecado que um homem cometa, fora do [seu] corpo é; aquele homem, porém, [que está] fornicando , contra o seu próprio corpo peca.  LTT
    1Co 10:13
Provação sobre vós não veio, exceto a que é comum- a- [todo-] o- homem. Fiel, porém, [é] Deus, o Qual não vos deixará ser provados acima do que podeis (suportar), mas, ao contrário, Ele dará, juntamente- com a provação, também o escape, para poder[des] vós a suportar.  LTT
    Gl 5:17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne (e estes são opostos um ao outro), a fim de que não [aconteça que], o que quer (de bom) que quiserdes, estas (boas) [coisas] façais. LTT
    Gl 5:19-21
 19 Ora, manifestas são as obras da carne, as quais são: adultério, fornicação , impureza, lascívia,  20 Idolatria, feitiçaria , inimizades, porfias, emulações , iras, pelejas, facções, heresias ,  21 Invejas, homicídios, bebedices, folias próprias do álcool, e [coisas] semelhantes a estas, [a respeito d]as quais vos declaro de antemão (assim como também antes vos disse) que aqueles [que] tais coisas [estão] cometendo [o participar no] reinar de Deus não herdarão. LTT
    Cl 3:5-6
 5 Fazei morrer , pois, os vossos membros que [estão] sobre a terra : fornicação , impureza, afeição desordenada, vil concupiscência, e a avareza (a qual é idolatria);  6 Por causa de quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência ;  LTT
    1Pe 1:15 Mas, conforme Aquele (Deus) vos havendo chamado [é] santo, também vós mesmos, santos em toda [a vossa] conversação- e- maneira- de- viver , sede vós;  LTT

Diariamente devo me esforçar para tornar a MINHA CARNE como se fosse morta

    2Tm 2:22 Mas das concupiscências da mocidade foge tu; e persegue- tu- em- busca de justiça, fé, amor- caridade , [e] paz , em- companhia- com aqueles [que estão] invocando o Senhor (Jesus) provenientes- de- dentro- de [um] puro coração.  LTT


   

2) Separação Pessoal de Descrentes e do MUNDO: Meu Envolvimento Com Descrentes e com o Mundo.


    ("Mundo" significa o pecaminoso sistema e influências do mundo e seus (mutantes) valores, voltados para materialismo, pecado, dinheiro, muita popularidade- fama- dinheiro- posição, sem sequer cogitar de Deus).

    Diariamente devo me separar de pessoas (descrentes ou crentes), ou igrejas, ou quaisquer outras coisas que tentarem me influenciar em direção ao MUNDO.

    2Co 6:14-17-7:1; Jo 15:18-19; Rm 12:2; 1Co 5:9-11-13; Jo 17:15

   
2Co 6:14-7:1  14 Não estejais vos submetendo- a- jugo- desigual com [os] descrentes; porquanto, que compartilhamento [há entre a] justiça e [o] desprezo- às- leis? E que comunhão [tem a] luz com [a] treva? 15 E que concórdia [tem o] Cristo com Belial? Ou que parte (em comum) [tem] um crente com um descrente? 16 E que consenso [tem o] lugar- santo (do Templo) de Deus com [os] ídolos? Porque *vós* sois [o] lugar- santo (do Templo) de Deus ([o Qual está] vivendo), como disse Deus: "Neles habitarei, e entre eles andarei; e Eu serei o Deus deles, e eles serão o Meu  povo."  17 POR ISSO, "SAÍ VÓS PROVENIENTES- DE- DENTRO- DO MEIO DELES", "E SEDE SEPARADOS", diz [o] Senhor; "e n[o] imundo não toqueis vós", e *Eu* vos receberei (para Mim mesmo); 18 E "Eu serei para vós outros por Pai, e vós sereis para Mim por filhos e filhas," diz [o] Senhor Todo-Poderoso.  7:1 Estas promessas, pois, tendo [nós], ó amados, purifiquemos a nós mesmos para- longe- de toda imundícia d[a] carne e d[o] espírito, aperfeiçoando [a] (nossa) santidade n[o] temor de Deus. LTT
    Jo 15:18-19  18 Se o mundo vos odeia, vós [] sabeis que, primeiro do que a vós outros, a Mim tem ele odiado. 19 Se vós estáveis sendo provenientes- de- dentro- do mundo, o mundo estava amando o [que era] de- propriedade- dele. Uma vez, porém, que não estais sendo provenientes- de- dentro- do mundo, ao- contrário, *Eu* vos escolhi para- fora- do mundo, por causa disso o mundo vos odeia. LTT
    Rm 12:2
E não sede vós conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento , para vós examinar[des]- e- aprovar[des] (discernindo) qual [é] a boa, e agradável, e perfeita vontade de Deus:  LTT
    1Co 15:33
Não sede [auto-] enganados- feitos- extraviar: as más comunicações- por- companhia corrompem os bons costumes. LTT
    1Co 5:9-13
 9 [] vos escrevi na carta (anterior) para não manter[des]- companhia  com [os] fornicários ;  10 E não (digo) por todos os modos (não manterdes companhia) com os fornicários  deste mundo, ou com os avarentos, ou [com os homens] vorazes- predadores, ou [com os] idólatras; uma vez que necessitais, em conclusão (disto), provenientes- de- dentro- do mundo sair[des]- fora.  11 Agora, porém, vos escrevi para não manter[des]- companhia, se qualquer [um que está] sendo denominado de IRMÃO [for]: quer fornicário , ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou voraz- predador ; com o tal nem sequer [ainda] comer- junto.  12 Pois, por que [cabe] *a mim* julgar também àqueles de fora (da assembleia)? [Mas] não, àqueles dentro (da assembleia), julgais *vós*? 13 Àqueles, porém, [que estão] de fora, Deus julga. E tirareis vós para- fora esse iníquo, para- fora- de entre vós mesmos.  LTT

   
(Enquanto não nos queiram pressionar, forçar, seduzir, contaminar), não precisamos parar de conviver, fazer negócio, tratar com DESCRENTES somente porque eles são descrentes, pecadores, entregues ao mundo.
Mas, quanto a todo que se diz
CRENTE mas acalenta alguns pecados e algumas coisas do mundo, devemos primeiro instruir e repreender e, se eles não se arrependerem e mudarem, devemos nos SEPARAR deles)

   
Jo 17:15 Não peço que os tires para- fora- do mundo, mas que os guardes para- fora- do mal. LTT
   
Não devemos nos isolar fisicamente do mundo com nossa família: temos que viver fisicamente NO mundo- Sodoma- Atenas, mas sem ser DELES, fazendo marcas neles sem sermos marcados, sendo sal e luz, pregando e influenciando e mudando-os, nosso viver condenando-os, nossos viver e olhos espirituais sempre mirando nossa verdadeira pátria e cidade no céu.

    Casamento:
Como o casamento é a coisa espiritual mais importante depois da salvação, e o maior contrato, sociedade, parceria de sua vida, então a aplicação de 2Co 6:14-16 para "começar a REPARAR" ® NAMORAR ® CASAR é de importância que não pode ser exagerada.
    Entre nós e os incrédulos, nossas crenças são diferentes, [portanto] não deve haver casamento entre nós e eles (a menos que a pessoa se converta logo no "começar a namorar"), pois nossas práticas e costumes são diferentes daqueles do mundo, você sofrerá e se desesperará e esfriará, seus filhos sofrerão riscos multiplicados, requererão cuidados multiplicados.
(Mas, se você pecou casando com descrente, rogue pela graça de Deus, evangelize e ame e nunca tome a iniciativa de se separar de seu cônjuge - 1Co 7:10-16)
    2Co 6:14- 7:1    14 Não estejais vos submetendo- a- jugo- desigual com [os] descrentes; porquanto, que compartilhamento [há entre a] justiça e [o] desprezo- às- leis? E que comunhão [tem a] luz com [a] treva?   15  E que concórdia [tem o] Cristo com Belial? Ou que parte (em comum) [tem] um crente com um descrente?   16  E que consenso [tem o] lugar- santo (do Templo) de Deus com [os] ídolos? Porque *vós* sois [o] lugar- santo (do Templo) de Deus ([o Qual está] vivendo), como disse Deus: "Neles habitarei, e entre eles andarei; e Eu serei o Deus deles, e eles serão o Meu  povo."    17  Por isso, "SAÍ VÓS PROVENIENTES- DE- DENTRO- DO MEIO DELES", "E SEDE SEPARADOS", diz [o] Senhor; "e n[o] imundo não toqueis vós", e *Eu* vos receberei (para Mim mesmo);    18  E "Eu serei para vós outros por Pai, e vós sereis para Mim por filhos e filhas," diz [o] Senhor Todo-Poderoso.    7:1   Estas promessas, pois, tendo [nós], ó amados, purifiquemos a nós mesmos para- longe- de toda imundícia d[a] carne e d[o] espírito, aperfeiçoando [a] (nossa) santidade n[o] temor de Deus. 


   

3) Separação De IRMÃOS E IGREJAS em Erro de Doutrina ou de Prática


(RESSALVA: Se tiver que haver separação, ela não terá que passar da área "religiosa", nos assuntos que envolvam mesmo que seja a menor identificação e a menor cooperação com doutrinas, igrejas, denominações, movimentos "religiosos" e similares, que não são 100% harmônicos com a Bíblia (literalmente interpretada). A separação não tem que chegar ao nível de trabalho secular, respeito de filho para com pais, amor entre irmãos biológicos, relações de negócio, cooperação profissional, cooperação como concidadãos. Não tem que chegar à falta de cortesia e respeito pessoal e profissional)

3.1. Preliminar: Amor. Primeiro a Deus, Segundo ao Meu Próximo


    Deus, o Senhor, ORDENOU que amemos TODA e CADA pessoa:

    amemos nossos bons irmãos em Cristo 1Jo 2:9-11; 3:10-13; 3:16-18; 3:23;  4:7; 4:11-12; 4:20-21; 5:1-2; 2Jo 1:5,
   
1Jo 2:9-11  9 Aquele [que está] dizendo em a Luz estar, e ao seu irmão [está] odiando, [ainda] na treva está até agora; 10 Aquele [que está] amando ao seu irmão, em a Luz habita, e isca de armadilha nele não há; 11 Aquele, porém, [que está] odiando ao seu irmão, na treva está, e na treva anda, e não tem sabido para onde vai; porque a treva cegou os seus olhos. LTT
    1Jo 3:10-13
 10 Nisto, manifestos são os filhos de Deus e os filhos do Diabo: todo aquele [que] não [está] praticando  a justiça não é de Deus, e [não o é] aquele [que] não [está] amando  o seu irmão.  11 Porque esta é a mensagem  que ouvistes desde [o] princípio: que  nos amemos cada um (de nós) a (cada um de todos) os outros (irmãos),  12 Não como Caim: proveniente- de- dentro- do Maligno ele era, e matou o seu irmão. E por que causa matou a ele? Porque as suas próprias obras más eram, e as do seu irmão justas [eram]. 13 Não vos espanteis, ó irmãos meus, se vos odeia o mundo. LTT
    1Jo 3:16-18
 16 Nisto temos conhecido o Amor [de Deus] : que, *Ele* (o Cristo), para- benefício- e- em- lugar- de nós, a Sua vida deu, e nós devemos dar as [nossas] vidas para- benefício- e- em- lugar- dos irmãos.  17 Todo- e- qualquer- homem, porém, que tenha os bens do mundo e contemple o seu irmão necessidade tendo, e fechar as suas entranhas [de compaixão] para- longe- dele, como o amor de Deus habita nele? 18 Ó filhinhos meus, não amemos (só) em palavra nem (só) em língua, mas (amemos) [também] em obra e em [a] verdade! LTT
    1Jo 3:23
E este é o mandamento dEle (Deus): que  creiamos em o nome de o Seu Filho Jesus Cristo, e [nos] amemos cada um (de nós) a (cada um de todos) os outros (irmãos), assim- como Ele (o Cristo) nos deu mandamento.  LTT
    1Jo 4:7
Ó amados, [que] nos amemos cada um (de nós) a (cada um de todos) os outros (irmãos); porque o amor proveniente- de- dentro- de Deus é, e todo aquele [que está] amando (aos irmãos) proveniente- de- dentro- de Deus tem sido nascido, e conhece a Deus. LTT
    1Jo 4:11-12
 11 Ó amados, uma vez que Deus assim nos amou, também nós devemos (assim), cada um (de nós) a (cada um de todos) os outros (irmãos), amar. 12 A Deus, nenhum homem jamais tem visto. Caso nos amemos cada um (de nós) a (cada um de todos) os outros (irmãos), Deus em nós habita, e o Seu amor está tendo- sido- completado em nós. LTT
    1Jo 4:20-21
 20 Caso algum homem diga: "Eu amo a Deus", e ao seu irmão odeie, mentiroso ele é. Pois aquele [que] não [está] amando ao seu irmão, ao qual tem visto, [então] a Deus, a Quem não tem visto, como pode amar? 21 E este mandamento temos proveniente- de- junto- dEle: que  aquele [que está] amando a Deus, ame também ao seu irmão.  LTT
    1Jo 5:1-2
 1 Todo aquele [que está] crendo  que Jesus é o Cristo, proveniente- de- dentro- de Deus tem sido nascido; e todo aquele [que está] amando Aquele (Deus) havendo gerado [a si], ama também àquele (outro crente, também já) tendo sido gerado proveniente- de- dentro- dEle (Deus).  2 Nisto estamos percebendo que estamos amando os filhos de Deus: sempre que a Deus estamos amando e [em] que aos Seus mandamentos preservemos- e- obedeçamos. LTT
    2Jo 1:5
E agora rogo-te, ó senhora, não como se um novo mandamento eu te estou escrevendo , mas aquele [mesmo] que tínhamos desde [o] princípio: que  nos amemos cada um (de nós) a (cada um de todos) os outros (irmãos).  LTT

   
amemos os pobres, cegos e necessitados pecadores perdidos (Acts 26:18; 1Co 9:22; Rm 9:2-3),
   
At 26:18 Para abrir[es os] olhos deles, e  [os] converter[es] provenientes- de- junto- da treva para dentro da luz, e [provenientes- de- junto- d]a autoridade de Satanás para Deus, para receber[em] eles [a] remissão  de (seus) pecados, e herança entre aqueles (já) tendo sido santificados pela fé, aquela [] para dentro de Mim.'  LTT
    1Co 9:22
Fiz-me, para os fracos, como fraco, a fim de (, assim,) aos fracos ganhar. Para todos [esses] tenho-me feito tudo, a fim de, por todos os meios, a alguns salvar. LTT
    Rm 9:2-3
 2 Que grande tristeza há para mim e contínua dor [] no meu coração, 3 Porque desejaria  eu mesmo um declarado- maldito (definitivamente separado) ser para- longe- de o Cristo, para- benefício- e- em- lugar- dos meus irmãos, [que são] os meus parentes segundo [a] carne,  LTT


   
amemos os crentes salvos mas esfriados, desviados ou em erro doutrinário (Tg 5:19-20; 1Ts 5:14, Jd 1:22-23, Ef 4: 15, Tt 2: 8);
   
Tg 5:19-20  19 Ó irmãos, se algum homem de entre vós for enganado- feito- extraviar para- longe- da verdade, e algum homem o fizer virar em direção de volta, 20 Saiba ele que aquele havendo feito virar em direção de volta a um pecador, para- fora- d[o] desvio d[o] seu caminho, salvará uma alma para- fora- da morte, e cobrirá uma multidão de pecados (do desviado).  LTT
    1Ts 5:14
Também vos exortamos- rogamos, ó irmãos: admoestai vós os desordenados- faltosos, consolai os de espírito fraco, sustentai os fracos, [e] sede pacientes para com todos. LTT
    Jd 1:22-23
 22 E, em verdade, de alguns apiedai-vos , fazendo- [uma-] distinção- separação.  23 [A] outros, porém, salvai dentro de temor, para- fora- do fogo [os] arrebatando, odiando até- mesmo a túnica tendo sido manchada proveniente- de- junto- da carne. LTT
    Ef 4:15
Mas, [nós] (constantemente) falando- a- verdade em amor, em tudo cresçamos para dentro dEle, o Qual é a cabeça, [a saber,] o Cristo, LTT
    Tt 2:8
Linguagem sã [e] irrepreensível, a fim de que aquele [que é] proveniente- de- dentro- d[a parte] contrária  se envergonhe, nada tendo ele concernente a vós  para falar de mal;  LTT

   
amemos nossos inimigos (Mt 5:41-48), etc.
   
Mt 5:41-48  41 E, quem quer que te obrigará a caminhar (como carregador) uma [] milha, vai com ele duas, 42 A quem te [está] pedindo, dá[-lhe]; e não voltes- as- costas- e- [te] desvies- para- longe daquele querendo tomar emprestado proveniente- de- junto- de ti. 43 Ouvistes que foi dito: 'Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo'; 44  *Eu*, em oposição [a isso], vos digo: Amai os vossos inimigos, bendizei aqueles [que estão] vos maldizendo, fazei bem àqueles [que estão] vos odiando, e orai por aqueles [que estão] vos fazendo- falsas- acusações- com- ódio e [que estão] vos perseguindo; para que sejais filhos do vosso Pai, Aquele [que está] n[os] céuS;  45 Porque Ele faz o Seu sol se levantar sobre maus e bons, e envia [a] chuva sobre justos e injustos. 46 Porque, se amardes (somente) aqueles [que estão] vos amando, que galardão tereis? [Porventura] até mesmo os publicanos não fazem o mesmo? 47 E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? [Porventura] até mesmo os publicanos não fazem assim? 48 Sereis *vós*, pois, completos- em- desenvolvimento, como o vosso Pai, Aquele [que está] nos céuS, perfeito é.  LTT

   
Portanto, no Senhor Jesus, eu verdadeira e sinceramente amo a todos, em particular amo a você, meu irmão!

   
E quanto à unidade ordenada em Jo 13:35?
    "
Nisto todos [os homens] conhecerão que sois discípulos para Mim: se amor tiverdes cada um (de vós) a (cada um de todos) os outros (irmãos)".


    Primeiramente, esta ordem foi dada em um contexto de:

- perfeita unanimidade em doutrina perfeitamente bíblica;
- inexistência de qualquer heresia entre os apóstolos;
- trata-se da primeira igreja, a única que foi absolutamente perfeita, formada pelos apóstolos e discípulos, e tendo Cristo como pastor e ensinador, nos Seus dias sobre a terra.

Nada em Jo 13:57 proíbe que, numa situação totalmente diferente, com horríveis pecados dentro da igreja e com vorazes lobos que são falsos profetas trazendo heresias que levam ao inferno, devamos silenciar. Ao contrário, a Bíblia está cheia de ordens para os combatermos com todas nossas forças, dadas por Deus.
    Em segundo lugar, em João 13:35 e versos semelhantes, a união, a unanimidade de doutrina, o pulsar em um mesmo coração, é dentro de uma mesma igreja LOCAL, então não tenho a menor obrigação de silenciar e aceitar identificação/ cooperação (minha pessoalmente, ou da igreja de que sou membro) em relação a pastores, líderes ou igrejas em flagrantes erros colidindo contra a Bíblia. Ao contrário, a Bíblia está cheia de ordens para denodadamente denunciar, instruir, guerrear contra, separar-me de crentes e igrejas locais e grupos que rebeldemente vivem cultivando pecado pessoal e erros doutrinários.

3.2. Mas Deus ORDENOU SEPARAÇÃO Também em ASSUNTOS "RELIGIOSOS" (Sim! E, Em Certos Casos, Podendo Ela Ser Em Vários Alcances Horizontais E Profundidades). Vamos Nos Checar?


    O mesmo Deus, que nos ordenou amar a todos, também ORDENOU que não nos associássemos, antes, nos SEPARÁSSEMOS de todos os que, mesmo depois de terem lido e sido bem instruídos na Bíblia, REBELDEMENTE TEIMAM em manter erros doutrinários:

Rm 16:17-19 (17); 2Co 6:14-7:1 (17); Gl 1:6-9; 2Ts 3:6,14,15; 1Tm 6:5; 2Tm 2:15-19; 3:1-5 (5); 4:1-5; 2Jo 7-11 (10).

   
Rm 16:17-19  17 Ora, rogo-vos, ó irmãos, OBSERVAR[DES] - EM- MINÚCIAS- E- TOMANDO- CUIDADOS aqueles [que estão] promovendo as divisões (contrárias à doutrina) e as iscas de armadilha contrárias à doutrina que *vós* aprendestes; e ESTEJAIS- APARTANDO-VOS para- longe- deles. 18 Porque [os] tais a o nosso Senhor Jesus Cristo não servem, mas ao ventre deles próprios; e, através das [suas] suaves palavras e lisonjas, enganam os corações dos simples. 19 Porque [a notícia d]a vossa obediência chegou a todos [os homens]. Regozijo, pois, (apoiado) sobre vós; e desejo vós ser[des], em verdade, sábios para aquilo que é bom, mas simples  concernente ao [que é] mau.  LTT
   
2Co 6:14-7:1  14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 17 Por isso SAÍ DO MEIO DELES, E APARTAI-VOS, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; 18 E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso. 7:1 ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. ACF2007 LTT
    Gl 1:6-9
 6 Espanto-me de que tão depressa sois removidos para- longe- dAquele (o Deus) vos havendo chamado dentro d[a] graça de [o] Cristo, para dentro de um diferente  evangelho (as boas novas);  7 O qual (evangelho) não é [um] outro- e- semelhante  [evangelho], mas alguns (varões) há vos inquietando e querendo perverter o evangelho (as boas novas) de o Cristo.  8 Mas, mesmo se *nós mesmos* ou um anjo proveniente- de- dentro- do céu vos pregue evangelho (as boas novas) vizinho- ao- lado daquele que [já desde antes] vos anunciamos, um declarado- maldito (definitivamente separado) seja ele. 9 Tal como de antemão [vos] temos dito, também agora, de novo, digo: se algum homem vos prega evangelho (as boas novas) vizinho- ao- lado daquele que [] recebestes, um declarado- maldito (definitivamente separado) seja ele. LTT
    2Ts 3:6
Ordenamo-vos, porém, ó irmãos, em [o] nome de o nosso Senhor Jesus Cristo, vos apartar[des] para- longe- de todo [o] irmão [que está] desordenadamente andando e não segundo o preceito que recebeu da nossa parte. LTT
    2Ts 3:14
E se algum homem não obedece à nossa palavra através desta epístola, ao tal [homem] marcai e não vos mistureis com ele, a fim de que ele seja tornado envergonhado; LTT
    2Ts 3:15
Todavia , não [o] tenhais como um inimigo, mas admoestai-[o] (tendo-o) como um irmão.  LTT
    1Tm 6:5
Malignas- e- pervertidas- disputas  de homens tendo sido completamente- corrompidos em [seu] entendimento e tendo sido destituídos de a Verdade, supondo [causa de] ganho ser a dedicação- no- seguir- a- Deus. Aparta-te para- longe- dos tais.  LTT
    2Tm 2:15-19
 15 Estuda- empenha-te para aprovado apresentar a ti mesmo a Deus, [como] um trabalhador que não tem [de que] se envergonhar, retamente- fazendo- o- corte- e- dividindo a Palavra (Escrita) de a Verdade. 16 Mas, dos profanos falatórios- sem- sentido, fica tu longe, porque [resultando] para  maior impiedade crescerão.  17 E a palavra deles  como uma gangrena terá pastagem; dos quais é Himeneu, e (também) [é] Fileto,  18 Os quais, concernentes à Verdade se desviaram do alvo,, dizendo a ressurreição já ter ocorrido, e subvertem a fé de [os] alguns. 19 Todavia, o firme fundamento de Deus tem permanecido- de- pé, tendo este selo: "[O] Senhor conheceu aqueles [que estão] sendo Seus." E, mais: aparte-se para- longe- d[a] iniquidade todo aquele [que está] professando o nome de [o] Cristo. LTT
    2Tm 3:1-5
 1 Isto, porém, sabe tu: que, n[os] últimos dias , sobrevirão tempos trabalhosos .  2 Porque serão os homens amantes de si mesmos, amantes de dinheiro, jactanciosos, soberbos, blasfemadores, a[os seus] pais- e- mães desobedientes, ingratos, contrários- à- santidade, 3 Sem afeto natural, implacáveis, acusadores- caluniadores , incontinentes, cruéis, inimigos- dos- [homens- que- são-] bons , ,  4 Traidores, obstinados, tendo sido inflados- pela- fumaça- (que- sobe-) do- orgulho, amigos d[os] deleites muito mais do que amigos de Deus, 5 Tendo uma aparência de dedicação- no- seguir- a- Deus, mas o poder dela tendo negado. Também a estes VIRA- AS- COSTAS- E- AFASTA-TE- PARA- LONGE. LTT
    2Tm 4:1-5
 1 Portanto, [te] ordeno *eu* por pleno testemunho, diante de Deus, ([isto é] , o Senhor Jesus Cristo, Aquele [a ponto de] (futuramente) vindo julgar [os] (homens) que estão vivendo e [os] mortos, ao- tempo- d[a]  manifestação dEle  e do Seu reinar):  2 Prega a Palavra ; sede- intensamente- empenhados a tempo (- cômodo) [e] fora de tempo (- cômodo); reprova; repreende; exorta dentro de toda a longanimidade e doutrina.  3 Porque virá um tempo quando à sã doutrina (os homens) não suportarão; ao contrário, conforme as concupiscências deles próprios, para si mesmos amontoarão professores- mestres, (quando) tendo (os homens) comichão no ouvidO; 4 E, em verdade, desviarão o ouvidO [deles] para- longe- de a Verdade, e para os mitos serão desencaminhados. 5 *Tu*, porém: sê sóbrio- vigilante em todas as coisas, suporta- [as-] aflições, [a] obra faze de um evangelista, ao teu encargo- de- servir [plenamente]- cumpre.  LTT
    2Jo 1:7-11
 7 Porque [] muitos enganadores entraram para o mundo, os quais não [estão] falando- [em- tudo]- concordemente- com Jesus Cristo (quando anteriormente) aparecendo em carne. Este (que assim fala) é o enganador e o Anticristo. 8 Olhai por vós mesmos, a fim de que nós (ambos) não percamos aquilo pelo que (já no passado) nós laboramos , mas [o] inteiro galardão recebamos.  9 Todo aquele [que está] (rebeldemente) caminhando- afastando-se- para- ao- lado (da doutrina), e não permanecendo dentro da doutrina de o Cristo, a Deus não tem. Quem [está] perseverando dentro da doutrina de o Cristo, *esse* tanto a o Pai como a o Filho tem. 10 Se algum homem vem até vós e (, falando,) esta doutrina não traz, NÃO O RECEBAIS PARA DENTRO D[A VOSSA] CASA, e [tampouco] "REGOZIJAR! " A ELE NÃO DIGAIS,  11 Porque aquele que lhe [está] dizendo "Regozijar!"  participa nas suas obras más. LTT


    

3.2.1. A Separação Tem Que Começar Quanto Ao 1º ALCANCE HORIZONTAL

1 « 2

    Isto significa que eu devo obedecer a ordem de Deus, de 2Co 6:14 - 7:1 (releia, acima), em relação a O EXATO COMETEDOR DO PECADO OU DO ENSINO DE ERRO OU HERESIA. Atenção:
- Pecados: Em relação à igreja de que sou membro, se o caso for de pecado que seriamente machucou muitas pessoas ou que levaria à pena de morte no Velho Testamento (1Co 5), a igreja deve passar direto à consideração por toda a assembleia, para determinar o grau de disciplina; mas se for um pecado muito menor e afetando apenas a mim e minha família, eu posso seguir as 3 etapas de Mt 18:15-17. Em relação a pecados em outra igreja, não tenho o poder de forçá-la a disciplinar, e, se não afetar o bom nome de Cristo no bairro e na minha igreja, eu não tenho o dever de me pronunciar. Mas se me for perguntado, eu devo condenar fortemente o pecado em termos gerais, apenas tendo o cuidado de não citar nomes, pois não fui testemunha anterior, não ouvi as duas versões opostas, alguém pode me ter passado informações erradas ou incompletas, alguém poderá gravar minhas palavras e tentar me processar.
- Ensino de doutrinas erradas ou heréticas, mesmo depois de privadamente instruído uma vez (basta uma vez), não importa quando nem por quem: Se foi na sua igreja, você deve imediatamente insistir por julgamento por toda a assembleia, e, antes e durante e depois, deve denunciar, expor, guerrear contra, com todas suas forças, em todos os locais e momentos. Se foi noutra igreja ou pregador de outra igreja, você deve imediatamente insistir que sua igreja se separe dela, a exponha, guerreie contra, com todas suas forças, em todos os locais e momentos.
 
Exemplo 1: dois pastores tinham excelente doutrina e vida, e eu tinha muita comunhão com ambos, mas o primeiro começou a assediar meninos, e o outro começou a negar a divindade de Cristo desde Belém até o Calvário (contra He 1:8 + He 13:8; Is 9:6; Mt 1:23; Jo 1:1+14; 20:28; Rm 9:5; Cl 2:9; Tt 2:13; He 1:8); as igrejas de ambos nada reclamaram deles; portanto, sem precisar as 3 etapas de Mt 18:15-17 (pois não são da minha igreja), separo-me totalmente de qualquer identificação ou cooperação com eles e suas igrejas. Não preciso lhes dar satisfação, eles entenderão. Se alguém (ou eles e suas igrejas) me perguntarem, darei a razão em termos fortes, idealmente usando fotos, vídeos, gravações, escritos, confissões deles. Se eu não os tiver, somente deverei usar iniciais, codinomes, sem escrever/ falar os nomes deles, para que ninguém tente me processar.

Exemplo 2:A igreja CORIN tem impecável doutrina mas tolera 2 casos de adultério escancarados, e a igreja ALEXAN tem impecável moral mas tolera que alguns usem bíblias não do Textus Receptus e preguem que Deus fragorosamente falhou em preservar Sua Palavra (contra Sl 12:6-7; 19:7-8; 119:89; 138:2b; Is 40:8 = 1Pe 1:25; Mt 4:4; 5:18; 24:35 = Lc 21:33; Lc 16:17.), e preguem que todas as bíblias têm enorme quantidade de palavras que são muito duvidosas (idem), que há entre cerca de 2 a 10% de palavras completamente em dúvida no NT, e muitas também no VT, então eu me separo das igrejas CORIN e ALEXAN, e, para os 4 cantos da terra, denuncio e combato seus gravíssimos, pecados, erros, heresias e apostasias, usando fotos, vídeos, gravações, escritos, confissões deles.

    Quanto aos pecados pessoais de outras pessoas, particularmente das pessoas que se dizem CRENTES e das outras igrejas que se dizem bíblicas, devo seguir
1Co 5:1-13
   
1Co 5:1-13  1 Geralmente é ouvido [que há] entre vós fornicação , e fornicação tal que nem ainda entre os gentios é (tolerado ser) mencionado- por- nome, a tal ponto como [a] esposa do [seu] pai algum- varão possuir.  2 E *vós* tendo sido inchados- de- soberba estais, e nem, muito mais, lamentastes a fim de que fosse tirado para- fora- do vosso meio aquele [varão] tal ação havendo cometido. 3 Porque *eu*, em verdade, ainda que estando ausente no corpo mas estando presente no espírito, já tenho julgado- determinado, como se estando [eu] presente, que aquele [varão] assim havendo perpetrado isto, 4 Em o nome de o nosso Senhor Jesus Cristo havendo sido juntamente reunidos vós e o meu espírito com o poder de o nosso Senhor Jesus Cristo, 5 ABANDONAR[MOS] O TAL A SATANÁS, PARA DENTRO DA DESTRUIÇÃO DA CARNE, para- o- resultado- de o espírito vir a ser preservado dentro do dia de o Senhor Jesus. 6 Não [é] boa a vossa base- de- gloriar-[vos]. Não tendes [vós] sabido que um pouco de fermento à toda a massa leveda? 7 Expurgai, pois, o fermento velho, a fim de que sejais [uma] nova massa, assim como [então] estais sem fermento. Porque também o nosso páscoa, para benefício- e- em- lugar- de  nós, foi morto- sacrificado: [o] Cristo.  8 Por isso, observemos a festa- de- dia- santificado, não com [o] fermento velho, nem com [o] fermento d[a] malignidade e d[a] impiedade, mas com [os pães] ázimos d[a] sinceridade e d[a] verdade. 9 [] vos escrevi na carta (anterior) para não manter[des]- companhia  com [os] fornicários ;  10 E não (digo) por todos os modos (não manterdes companhia) com os fornicários  deste mundo, ou com os avarentos, ou [com os homens] vorazes- predadores, ou [com os] idólatras; uma vez que necessitais, em conclusão (disto), provenientes- de- dentro- do mundo sair[des]- fora.  11 Agora, porém, vos escrevi para não manter[des]- companhia, se qualquer [um que está] sendo denominado de IRMÃO [for]: quer fornicário , ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou voraz- predador ; COM O TAL NEM SEQUER [AINDA] COMER- JUNTO.  12 Pois, por que [cabe] *a mim* julgar também àqueles de fora (da assembleia)? [Mas] não, àqueles dentro (da assembleia), julgais *vós*? 13 Àqueles, porém, [que estão] de fora, Deus julga. E tirareis vós para- fora esse iníquo, para- fora- de entre vós mesmos.  LTT

Exemplo 1: tenho dois colegas de trabalho que são devassos em privado e são fanáticos católicos- espíritas- médiuns, um deles nunca me pressionou para imitá-lo em nenhuma dessas duas coisas, e eu não preciso me separar dele, mas procurar falar-lhe de Cristo, mas o outro vive me pressionando demais, provocando, zombando, procurando briga e escândalo, me calunia e fere, trai e prepara armadilhas, não começo a falar de Deus ele grita o mais alto que pode, para atrapalhar, chega a um ponto em que eu o repreendo e me separo de qualquer identificação com ele.

    Quanto aos falsos mestres e propagadores de erros doutrinários [não me refiro a assuntos em que a Bíblia não tem nenhuma palavra clara & explícita & indiscutível, mas são apenas questões de preferências, etc.] mesmo depois de os instruirmos: talvez tais pessoas sejam perigos ainda mais sérios e destrutivos do que as que "apenas" caem em pecados morais, pois, com seus falsos ensinos, condenam almas [ao inferno] e igrejas à heresias e apostasia (Gl 1:6-9; 2Pd 2:1-3, 18-22; 1Jo 2:4). Exigem afastamento total e imediato. Expor. Denunciar. Guerrear contra eles com toda força, em todo lugar, em todo tempo.
    Gl 1:6-9  6 Espanto-me de que tão depressa sois removidos para- longe- dAquele (o Deus) vos havendo chamado dentro d[a] graça de [o] Cristo, para dentro de um diferente  evangelho (as boas novas);  7 O qual (evangelho) não é [um] outro- e- semelhante  [evangelho], mas alguns (varões) há vos inquietando e querendo perverter o evangelho (as boas novas) de o Cristo.  8 Mas, mesmo se *nós mesmos* ou um anjo proveniente- de- dentro- do céu vos pregue evangelho (as boas novas) vizinho- ao- lado daquele que [já desde antes] vos anunciamos, um declarado- maldito (definitivamente separado) seja ele. 9 Tal como de antemão [vos] temos dito, também agora, de novo, digo: se algum homem vos prega evangelho (as boas novas) vizinho- ao- lado daquele que [] recebestes, um declarado- maldito (definitivamente separado) seja ele.
    2Pe 2:1-3  1 Mas houve também falsos profetas no meio do povo, como também no meio de vós haverá falsos professores- mestres, os quais encobertamente- ao- seu- lado- trarão- para- dentro heresias  de perdição, até- mesmo Àquele Dono- e- Senhor os havendo comprado negando, trazendo [eles] sobre si mesmos repentina destruição;  2 E muitos seguirão- em- minúcias os caminhos traiçoeiramente- destrutivos  deles (dos falsos professores- mestres); em razão dos quais (falsos professores- mestres) o caminho de a Verdade será blasfemado.  3 E, em cobiça- por- ganhos, eles (os falsos professores- mestres), com palavras fingidas , de vós farão negócio; sobre os quais [a] sentença, (lavrada já) de largo- tempo- atrás, não tarda, e a destruição deles não tosqueneja .  
    2Pe 2:18-22  18 Porque, muito infladas [palavras] de vanidade falando, eles engodam- por- isca (n[as] concupiscências d[a] carne, n[as]  dissoluções) aqueles realmente  [] havendo escapado daqueles vivendo em erro.  19 Liberdade prometendo-lhes, [enquanto] eles mesmos escravos sendo d[a] corrupção. Porque de quem algum homem tem sido vencido, do tal também tem sido tornado- escravo. 20 Porquanto se, havendo eles escapado das corrupções do mundo através d[o] correto- conhecimento de o Senhor (isto é, [o] Salvador Jesus Cristo), mas nelas outra vez havendo sido entrançados, eles são vencidos, [então] lhes tem sido tornado o último [estado] (deles) pior do que o primeiro .  21 Porque melhor lhes era não ter[em] conhecido o caminho da justiça, do que, (depois de) [o] havendo eles conhecido, novamente- voltar[em]- atrás, para- fora- do santo mandamento havendo-lhes sido entregue. 22 Mas lhes tem acontecido (segundo) a [palavra] do provérbio verdadeiro: "[O] cão havendo novamente- voltado- atrás [para] sobre o seu próprio vômito", e "[a] porca, (depois de) havendo banhado- todo- o- corpo, [voltou] ao [seu] espojadouro n[a] lama".  
    1Jo 2:4 Aquele [que está] dizendo: "Eu O tenho conhecido", e [que] aos Seus mandamentos não [está] preservando- e- obedecendo, mentiroso é, e dentro dele a Verdade não está.

3.2.2. A Separação Também Tem Que Ser Quanto AO 2º ALCANCE HORIZONTAL

 1 « 2 « 22

    é a separação não só no horizontal 1
(isto é, daqueles crentes e igrejas que gravemente pecam em desobedecerem a Deus, ou ensinarem graves heresias contrárias a versos claros, explícitos, da Bíblia)
mas, também, separação daqueles que não praticam separação do alcance horizontal 1 (isto é, daqueles que digam e até pareçam que, pessoalmente, creem 100% iguais à Bíblia e a você, mas, na realidade, não o fazem pelo menos na doutrina de separação, e gravemente pecam em não obedecer o comando de se separar, e aceitam de bom grado e se identificam/ cooperam com crentes e/ou igrejas que pecam/ ensinam o erro.)

    Justificativa: quem não obedece a ordem de se separar de um pecador rebelde, ou de um rebelde propagador de erros e heresia, está em grave erro, é tão rebelde, desobediente, culpado e condenável quanto ele.

    Todos os versos que exigem alcance horizontal 1 também exigem o alcance 2. Releia acima.

    Exemplo: Igreja 3 tem impecáveis moral e doutrina, mas dá sustento a missionário proveniente da CORIN que, no campo missionário, tolera tudo que é caso de adultério escancarado, e Igreja 4 tem impecáveis moral e doutrina, mas aceita que nela pregue, como convidado, o pastor da ALEXAN que às vezes usa bíblias não do Textus Receptus, e acredita que todas as bíblias têm enorme quantidade de palavras que são duvidosas (contra Sl 12:6-7; 19:7-8; 119:89; 138:2b; Is 40:8 = 1Pe 1:25; Mt 4:4; 5:18; 24:35 = Lc 21:33; Lc 16:17.). Eu me separo das Igreja CORIN e ALEXAN e, se perguntado por membros dessas 2 igrejas ou da minha, os exorto a obedecerem a ordem de separação de alcance horizontal 1 e, das duas, uma coisa fazerem: a) expulsarem o cometedor do pecado ou negador da preservação da Bíblia, ou b) separarem-se dele e da sua igreja.

Pergunta: Temos que prosseguir além da separação de 1º e 2º alcance horizontal, e passar às 3ª, 4ª, etc. alcances horizontais?
    Se eu passasse do 2º alcance horizontal, cairia em um poço sem fundo:

0) "vou me separar completamente de todos que
1) nem sempre se separaram completamente de todos que
2) nem sempre se separaram completamente de todos que
3) nem sempre se separaram completamente de todos que
...
20) nem sempre se separaram completamente de todos que pecaram pecado gravíssimo/ costumeiro ou ensinaram erro doutrinário gravíssimo/ costumeiro.

então não haveria fim na propagação do separatismo mais exagerado e abrangente, e eu teria que me trancar sozinho, para sempre, em um buraco de 10 km de profundidade.

    Além disso, lembre-se, antes de tudo, que a doutrina da separação de 2º alcance horizontal deve-se à necessidade de santidade e à necessidade de um testemunho imaculado diante de Deus e do mundo. Portanto, inversamente, se você andar próximo a alguém ou algo não faz com que você manche seu testemunho que você dá de Cristo, então não há necessidade de você se separar da outra pessoa ou coisa.
Sim, sim, convidar para pregar na nossa igreja uma pastora ou um herético pastor que não acredita na literalidade do inferno, manchará nossa igreja em grau 100, destruirá totalmente e para sempre o testemunho da nossa igreja;
Sim, convidar para pregar na nossa igreja um pastor de inatacáveis doutrina e vida, mas que convida para pregar um pastor neopentecostal caça-níqueis, ou um semipelagiano que acredita que salvação pode ser perdida e reganha 100 vezes, ou convidar uma pastora, afetará nossa igreja manchando-a em grau 70, destruirá praticamente totalmente e praticamente para sempre o testemunho da nossa igreja;
Mas convidar para pregar na nossa igreja um pastor PAULO de inatacáveis doutrina e vida, e que somente convida para pregar o pastor CORNÉLIO que tem inatacável doutrina e vida, em NADA manchará o testemunho de nossa igreja, mesmo que pastor CORNÉLIO um só vez tenha convidado para pregar pastor BALAÃO quando alguns já questionavam algumas coisas sobre suas motivações. O pastor BALAÃO nunca pregou nem nunca entrou em nossa igreja, nem mesmo nas igrejas dos pastores que às vezes convidamos diretamente, portanto BALAÃO estará longe demais de poder afetar nosso testemunho.

3.2.3. A Separação Deve Ser Em GRAUS DE INTENSIDADE Em Profundidade. Sugerimos 4 Graus de Profundidade



   
4º GRAU (DE INTENSIDADE) DE SEPARAÇÃO: separação total, com todas as forças denunciar e combater publicamente, em nada cooperar ou se identificar com ele, tratá-lo como perdido gentio e publicano, a ser repreendido e evangelizado. (NUNCA poderíamos ter NENHUM tipo/grau de comunhão. Billy Graham, disse que não tinha certeza de salvação, e que Papa e pagãos bonzinhos serão salvos.)


    4.1. tipo EXPL) Você tem 1 (ou mais) irretrucável VERSO EXPLÍCITO, ou 1 definição de palavra no dicionário (de antes do século 2, no seu sentido primário e harmônico com o contexto).
    * Exemplo: "Salvação é somente pela graça, através somente da fé, sem obras. Ef 2:8-9"
    GRAU (de Intensidade) DE SEPARAÇÃO contra rebelde contraditor que ensine que obras (batismo, esmolas, ceia, membresia em certa igreja, dízimo, etc.) são indispensáveis para salvação:
separação total, com todas as forças denunciar e combater publicamente, em nada cooperar ou se identificar com ele, tratá-lo como perdido gentio e publicano, a ser repreendido e evangelizado.

    * Exemplo: "Depois que creu e foi salvo e pediu, o crente deve: 1) ser batizado nas águas Mt 18:19-20; At 2:38-41; 8:26-38; At 16:11-16, e 2) este batismo tem que ser por submersão (ver qualquer dicionário do grego, o sentido primário de antes do século 2), 3) batismo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Mt 28:19, e 4) sabendo e declarando publicamente que batismo não salva nem concede graça adicional Lc 23:43."
    GRAU (de Intensidade) DE SEPARAÇÃO contra rebelde contraditor (por exemplo, católico e Campbelita) de todos esses 4 pontos:
separação total, com todas as forças denunciar e combater publicamente, em nada cooperar ou se identificar com ele, tratá-lo como perdido gentio e publicano, a ser repreendido e evangelizado.



   
4.2. tipo LOG++) Você tem LÓGICA++, IMPECÁVEL, SADIA (2 premissas P1 e P2 estão explícitas na Bíblia ou dicionários, e a conclusão C não se choca contra nenhum verso explicito),
   
* Exemplo: P1: Aborto é intencionalmente matar um feto (dicionário) e um feto é um ser humano (Jr 1:5; Sl 139:13-16) e é inocente (óbvio) e intencionalmente matar um ser humano inocente é homicídio (óbvio); P2: Homicídio é proibido por Deus Lv 24:17; Ex 20:13; C: (portanto) aborto é proibido por Deus. A conclusão não colide contra nenhum verso, aliás casa com Ex 21:22-25.
    GRAU (de Intensidade) DE SEPARAÇÃO contra rebelde contraditor:
separação total, com todas as forças denunciar e combater publicamente, em nada cooperar ou se identificar com ele, tratá-lo como perdido gentio e publicano, a ser repreendido e evangelizado.




   
3º GRAU (DE INTENSIDADE) DE SEPARAÇÃO: não ficar na mesma igreja dele, denunciar e combater publicamente, em nada cooperar ou se identificar com ele, mas não precisa tratá-lo como gentio e publicano. Não é impossível que ele seja um crente, salvo.
(Talvez poderíamos ter comunhão muito informal, limitada e esporádica em alguns POUCOS pontos específicos, sem nenhuma identificação. Como dividirmos frete de caminhão de Bíblias do TR, etc. Bob Jones Jr., crítico da KJB-1611)


    3.1. tipo PRINC) Você tem um PRINCÍPIO GERAL da Escritura, e muito
+ plausivelmente, muito+ provavelmente ele se aplica ao caso
    *
Exemplo: Fumo não é mencionado na Bíblia, mas P1: fumo escraviza e faz tremendo mal à saúde (livros de Medicina); P2: há na Bíblia os 3 princípios que não devemos nos escravizar a nada 1Co 6:12 e que devemos zelar pelo nosso corpo 1Co 6:19-20; e em tudo devemos glorificar a Deus 1Co 6:19-20; 10:31; C: (portanto) nunca devemos fumar.
    GRAU (de Intensidade) DE SEPARAÇÃO contra rebelde contraditor, que "de pés juntos" diz que não acha que o raciocínio tem máxima força:
não ficar na mesma igreja dele, denunciar e combater publicamente, em nada cooperar ou se identificar com ele, mas não precisa tratá-lo como gentio e publicano.



   
3.2. tipo LOG-) Você tem LÓGICA-, NÃO TÃO IMPECÁVEL, mas conclusão SADIA (1 premissa P1 explícita na Bíblia, 1 premissa P2 somente plausível, e a conclusão C não se choca contra nenhum verso explicito)
    *
Exemplo: P1: Em muitos versos Deus convida o pecador a vir a Ele imediatamente Jl 2:32; Is 1:18; Ap 22:17; Jo 4:1-26; Jo 8:1-11; P2 (não muito sólida, mas plausível): nenhum verso manda o pecador, por suas forças, primeiro se reformar até se achar digno, antes de vir a Deus; C:(portanto) podemos convidar "Venha a Deus como você está", isto casa com todos os versos anteriores.
    GRAU (de Intensidade) DE SEPARAÇÃO contra rebelde contraditor, um pastor que de pés juntos diga que não acha que o raciocínio tem máxima força, e que, ao evangelizar um morador de rua drogado, exige que, antes de "fazer uma decisão por Cristo" perante toda a igreja, primeiramente faça um tratamento, se banhe, vá ao cabelereiro, ponha roupas limpas e compostas, prometa não fazer uma lista de coisas, só depois poderá ir à igreja para, só então, "receber Cristo".
    O GRAU (de Intensidade) DE SEPARAÇÃO contra tal pastor deve ser
não ficar na mesma igreja dele, denunciar e combater publicamente, em nada cooperar ou se identificar com ele, mas não precisa tratá-lo como gentio e publicano.




   
2º GRAU (DE INTENSIDADE) DE SEPARAÇÃO: não ficar na mesma igreja dele, fortemente repelir suas tentativas de convencê-lo em privado, em nada cooperar ou se identificar com ele, mas não precisa tratá-lo como gentio e publicano.

2.1. tipo EXEMPLS) A Bíblia não tem nenhum verso explicitamente ordenando, mas tem vários versos EXEMPLificando, e Deus elogia isso (ou, pelo menos, nunca condena):
    *
Exemplo: "Todo crente deve primeiro pedir e ser submerso, depois ser ativo membro da mais bíblica igreja a que consiga ir regularmente." Exemplo de se tornar membro Acts 2:41. Note também: Números eram conhecidos (Atos 1:15, 2:41, 4: 4), rols [listas de nomes de membros] eram mantidos (1 Tm 5: 9), serviçais eram selecionados (Atos 6: 2-5), disciplina- corretiva era praticada (1Co 5:12-13), adoração era feita por toda a congregação reunida (1Co 14:23), e os pastores sabiam por quem eram responsáveis (Hb 13:17). Se você é uma parte do corpo de Cristo em virtude de fé (com arrependimento) em Jesus Cristo, então você deve querer fazer isso visivelmente conhecido através de tornar-se ativo membro da mais bíblica igreja local a que você consiga ir regularmente.
    GRAU (de Intensidade) DE SEPARAÇÃO contra rebelde contraditor:
não ficar na mesma igreja dele, fortemente repelir suas tentativas de convencê-lo em privado, em nada cooperar ou se identificar com ele, mas não precisa tratá-lo como gentio e publicano.  (Talvez poderíamos ter comunhão informal, limitada e esporádica em vários pontos específicos, sem nenhuma identificação. Como contratarmos advogado para defender igrejas sérias e honestas contra medidas contra igrejas caça-níquel. J. R. Graves abriu as portas para os Briders)

    *
Exemplo: "Devemos nos reunir para cultuar a Deus no 1º (primeiro) dia da semana." Exemplos Acts 20:7; 1Co 16:2;
    GRAU (de Intensidade) DE SEPARAÇÃO contra rebelde contraditor que diga que, só para sermos diferentes, a congregação nunca deve se reunir para adorar no 1º, mas, sim, no 5º dia da semana:
não ficar na mesma igreja dele, fortemente repelir suas tentativas de convencê-lo em privado, em nada cooperar ou se identificar com ele, mas não precisa tratá-lo como gentio e publicano.




   
1º GRAU (DE INTENSIDADE) DE SEPARAÇÃO: educadamente repelir suas tentativas de convencê-lo em privado, nesse assunto não cooperar ou se identificar com ele, mas não precisa se afastar em nada dele, enquanto for somente por causa deste assunto,  é razoavelmente possível que ele seja um crente, salvo, embora gravemente errado em importantes pontos.  
(Poderíamos ter bastante comunhão informal, em vários pontos, com igreja de doutrina em tudo igual à nossa, exceto que quer "forçar" certa periodicidade da Ceia. Steven Anderson diz que holocausto nazista foi farsa, etc.)

1.1. tipo COSTM+) Você tem grande COSTUME OU PREFERÊNCIA PESSOAL, SADIO, ela não faz mal a ninguém, faz bem a alguns, contra nenhum verso ele se choca, mas por nenhum é obrigado.
    *
Exemplo: "Normalmente celebramos a Ceia do Senhor em domingos, usualmente o 1º domingo de cada mês, não achamos que a ceia tenha que ocorrer em todos os domingos sem exceção".
    Ora, nunca foi ordenado nem exemplificado na Bíblia se a ceia era 1 vez por semana, por mês ou por ano. A Bíblia apenas nos diz que, se e sempre que toda a igreja se reunir para observar a ceia, deve ser em memória do Salvador, com decência e moderação 1Co 11:26-34.
    GRAU (de Intensidade) DE SEPARAÇÃO contra rebelde contraditor (que quer forçar ceia todos os domngos):
educadamente repelir suas tentativas de convencê-lo em privado, nesse assunto não cooperar ou se identificar com ele, mas não precisa se afastar em nada dele, enquanto for somente por causa deste assunto.
    * Exemplo: Eu e diácono X concordamos em tudo sobre música de adoração a Deus nos cultos: a Bíblia ensina que nossa música pode ser viva (não mecânica) e dever ser pura e espiritual (Ef 5:19; Cl 3:1), visando agradar a Deus, não ao mundo nem à carne. Mas a igreja, o pastor e eu estamos acostumados a ter apenas 3 a 5 hinos (do Cantor Cristão) antes das pregações, e X quer aumentar para 20 hinos.
Bem, nenhum verso da Bíblia é explícito sobre o percentual de tempo para a música nos cultos do NT, portanto, é melhor eu orar e estudar mais sobre o assunto, pedir a Deus que dê Sua sabedoria a todos nós, só mais adiante, se Deus me guiar a isso, conversar em amor com X, pelo menos agora não é caso de eu sair da igreja ou me indispor e separar de X.






    Hélio de Menezes Silva, abr. 2017



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