Sermão 1: Mt 16.26 - Que Aproveita Ao Homem?



Mat 16:26 “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”

Quão pouca atenção este assunto infinitamente importante ganha no mundo! Quão poucos os que consideram a salvação de suas preciosas almas como sendo o mais importante negócio de suas vidas! Você que está me ouvindo [ou lendo], você alguma vez já considerou seriamente este assunto? Você alguma vez já colocou isto no seu coração e está vivendo em conformidade com isto? Se este for o caso, a seguinte linguagem expressará suas convicções sentidas no seu coração:

“Eu tenho uma alma tanto quanto eu tenho um corpo. Minha alma deve viver para sempre em felicidade ou em miséria. É capaz da dor ou do prazer inconcebivelmente maiores do que meu corpo. É uma questão comparativamente de pouca importância se eu estou na pobreza mais abjeta ou na maior afluência, durante os poucos anos em que eu devo continuar no mundo atual; se eu sou respeitado ou desprezado por meus companheiros mortais; se meu corpo é doentio ou é saudável, cheio de dores ou na maior saúde e vigor. Estas são assuntos de conseqüência pequena; é certo que a morte, está próxima. As “cinzas voltem às cinzas, e o pó ao pó,” logo deve ser pronunciado sobre meu corpo sem vida. No momento da morte, se eu pudesse chamar o mundo inteiro de minha propriedade, que benefício isto me faria? Que conforto isto poderia me dar?

"Mas se minha minha alma está para ser feliz ou está para ser miserável; se será a companhia dos anjos e dos santos crentes já feitos perfeitos em torno do trono de Deus, ou se será condenada a chorar, e a lamentar, e a ranger os dentes, com os demônios e com os espíritos amaldiçoados no inferno, onde o verme-tapuru nunca morre e o fogo nunca se apaga; esta é a suprema pergunta que eu tenho que me fazer. Como escapar do ira por vir, e como estabelecer um herança entre os santos crentes na luz, isto deve ser minha suprema preocupação e ocupação. É isto assim? Que mundo reina em meus pensamentos: este mundo presente ou o mundo seguinte? A respeito de que eu vivo ansioso? Eu não estou inquirindo freqüentemente:[Amanhã,] que irei eu comer, que irei eu beber, ou com o que estarei vestido? Mas quando é que eu seriamente inquiri , “Que devo eu fazer para ser salvo?” Se eu não tenho nenhum interesse dominante sobre minha alma, então eu posso estar certo que meu estado é mau, e seu perigo é terrivelmente grande. “




Ichabod Spencer


Sixteen Short Sermons
(http://members.tripod.com/16sermons/index.htm), extraídos do livro A Pastor's Sketches Vol. 2, de Ichabod Spencer, 1853.

Traduzido por ValdeniraNunes de M. Silva, 2007.

**************************
Esboço: A Suprema Preocupação de Sua Vida
Mat 16:26
Ah, como este assunto deveria ser o centro, o supremo objetivo de nossas vidas...
À que você dedicará a sua vida? Olhai os pássaros, ... lírios ..., Ocupe-se com o principal.



Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Sermoes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )