Hélio de Menezes Silva, 2018
(fui motivado por, e usei, muitos conceitos e ideias de Ron Graham, que não
conheço, https://www.simplybible.com/dinfo.htm. Mas omiti muito acrescentei
muito, e modifiquei muito)
Heb 9:27
Pregaremos,
hoje, sobre um único versículo bíblico:
"27) E,
tanto quanto está determinado aos homens uma- só- vez- por- todas
morrer[em], e, depois [disso], [vem
o] julgamento [deles]," (Hebreus
9:27, LTT),
que nos ensina cinco fatos sobre a morte ... Saber esses fatos nos
ajudará a entendermos e nos prepararmos para a morte. Dividiremos este texto em
cinco partes, cada uma das quais ensinará um certo fato sobre a morte.
Na frase "está
determinado aos homens uma- só- vez- por- todas morrer[em]..."
encontramos nosso primeiro fato: que a morte é
inevitável.
Quando Hebreus 9:27 diz que a morte "está
determinada", pode estar dizendo o óbvio, mas a maioria das pessoas vive
como se a morte [lhe fosse impossível, ou] fosse altamente improvável !
Nós não temos o [aparelho de] controlar [e evitar] a morte. É inevitável
que "se rompa o cordão de prata ... pois
cedo se corta fora e voamos [para longe]"(Eclesiastes
12:6; Salmos 90:9-10). Tal linguagem, geralmente, é reservada aos funerais, mas
expressa um fato da vida cotidiana: todos nós, mais cedo ou mais tarde,
temos que ter um encontro pessoal e inevitável com a morte.
Na frase "está
determinado AOS HOMENS uma- só- vez- por- todas morrer[em].
..." encontramos nosso segundo fato, que você não é exceção.
Quando Hebreus 9:27 diz que "está determinado
aos homens uma- só- vez- por- todas morrer[em] ...", isso é feito genericamente, sem senso de gênero [homens e
mulheres; desde bebezinhos a maduros. Cada um de todos eles, sem exceção].
Em outras palavras, "homens" aqui
representam toda a humanidade [individualmente, de uma em uma pessoa] – quer
seja homem, quer seja mulher.
Você poderia substituir a palavra "homens" pelo seu
próprio nome, porque a Escritura se aplica a você individualmente,
assim como à humanidade em geral .
No entanto, como dissemos antes, a maioria das pessoas vive suas vidas como se
fossem exceções à regra da morte!
A menos que o Arrebatamento por Jesus Cristo ocorra durante sua vida, você
não pode, [individual e] pessoalmente, ser dispensado da morte. Em
toda a história humana, a Bíblia fala de apenas duas exceções [à
mortalidade]. Um deles foi Enoque (Gênesis 5: 23-24). O outro foi Elias
(2 Reis 2: 1,11). [E talvez desçam do céu para testemunharem e serem mortos ao
finalzinho da Grande Tribulação?]
De qualquer forma, se você escapasse da morte apenas para enfrentar o
julgamento [como acontecerá com o Anticristo e com o Falso Profeta,
que serão lançados VIVOS para dentro do Lago de Fogo, tendo o "privilégio
de o inaugurar, Ap 19:20], o antigo clichê poderia encontrar um novo
significado: "pular fora da frigideira para cair dentro do fogo".
Nas
palavras "está determinado aos homens uma- só- vez-
por- todas morrer[em]..." nós
temos o nosso terceiro fato, que você só morre uma vez.
Quando Hebreus 9:27 diz, "uma- só- vez-
por- todas" isso traz à tona o fato de que você não tem uma segunda chance
na vida e na morte. Você só tem uma única chance: só tem uma única vida, só
tem uma única morte.
Quando as pessoas dizem: "Você só morre uma vez!" elas geralmente
significam que você [deve viver desenfreadamente, você] pode muito
bem ser [totalmente] imprudente. Mas certamente, já que vivemos e morremos,
mas [o fazemos] uma só vez, devemos fazer da nossa vida o que devíamos fazer
dela [segundo a perfeita vontade de Deus]. Certamente não devemos
desperdiçar nossa única vida, mas vivê-la na qualidade de que somos [apenas]
peregrinos [em rápida passagem] neste mundo (1Pedro 2:11-12,Tiago 4:13-17).
1Pe
2:11-12 11 Ó amados, rogo-[vos],
como a forasteiros e peregrinos (que sois), vos
abster[des] das concupiscências carnais, as quais
guerreiam contra a (vossa) alma; 12 A
vossa conversação- e- maneira- de- viver entre os gentios mantendo vós
correta; a fim de que, naquilo em que eles falam mal contra vós, como de
malfeitores, em- decorrência- das boas obras [em vós]
havendo eles observado- atentamente, glorifiquem a Deus n[o] dia
d[a] visitação . LTT
Tg
4:13-17 13 Ide agora, vós que estais dizendo:
"Hoje, ou amanhã, iremos para dentro de tal cidade, e continuaremos
lá um [só] ano, e negociaremos- comprando- e-
vendendo, e ganharemos." 14 ([Vós], que
não sabeis o que [acontecerá] no
amanhã!... Porque, de- qual- natureza [é] a
vossa vida? Porque um vapor ela é, [que] por
um pouco [está] aparecendo e,
depois, [está] sendo
desvanecido), 15 Em lugar do vosso dizer [ser]:
"Se o Senhor (Jesus) quiser, então
viveremos e faremos isto ou aquilo;" 16 Agora,
porém, vos regozijais n[as] vossas
presunções. Todo regozijo deste tipo maligno é; 17 Portanto,
para [aquele] tendo sabido [o] bem
fazer e não [o] fazendo, pecado para ele [isto] é. LTT
As palavras "uma- só- vez- por-
todas morrer[em]" contradizem
a teoria da reencarnação (que mente dizendo que vivemos sucessivas vidas
terrenas). A declaração "Necessário *vos* é ser[des]
nascidos de novo" não é apoio para a reencarnação. Jesus deixou claro que o
renascimento de que falou era espiritual e não físico (João 3:1-21).
Nas
palavras "... DEPOIS [DISSO], [vem o] julgamento [deles]" temos o
nosso quarto fato, que a morte não é o fim [do existir] [não é (1) o escape
final do descrente, (2) não é a derrota final do crente].
[há dois tipos de julgamentos depois da morte:
a) quem, durante sua vida, se arrependeu, e creu, e recebeu o Cristo como Seu
pessoal, único e suficiente Salvador e Senhor e Deus, imediatamente depois da
morte o seu julgamento será seu espírito ser recebido em glória Lc 16:22 em
diante; Atos 7:56 em diante; bem depois, ao ser ressuscitado recebendo corpo
glorificado, ser julgado no tribunal do Cristo para receber seus merecidos
galardões, prêmios e coroas 1Co 3:12-15;
b) quem, durante sua vida, não se arrependeu, e não creu, e recebeu o Cristo da
Bíblia como Seu pessoal, único e suficiente Salvador e Senhor e Deus,
imediatamente depois da morte o seu julgamento será lançado no inferno de
sofrimento terrível, consciente, incessante, inescapável, mas indiferenciado Lc
16:22 em diante; bem depois, ao ser ressuscitado recebendo corpo indestrutível
mas ainda pecador, ser julgado no tribunal do Grande Trono Branco e ser lançado
no Lago de Fogo eterno, ainda pior que o inferno, de sofrimento terrível,
consciente, incessante, inescapável, e diferenciado de acordo com suas más
obras Ap 20:11-15.
]
Para ao corpo dos crentes, a morte é chamada na Bíblia de um "sono"
[do corpo, não do espírito e da alma] porque é um estado temporário (João
11:11; 1Ts 4:13-18).
11) Estas
coisas falou Ele e, depois disso, lhes diz: "Lázaro, o nosso
amigo, tem sido adormecido; mas Eu estou indo a fim de que o desperte- para-
fora- do- sono."
13) Não
desejo, porém, vós desconhecer[des], ó irmãos, concernente
àqueles (irmãos) (já) tendo
sido adormecidos, a fim de que não sejais entristecidos exatamente- conforme
também os demais [homens], os
quais não [estão] tendo esperança, 14) Porque, uma
vez que estamos crendo que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus,
[quanto] àqueles (irmãos)
[já] havendo sido adormecidos em Jesus,
os trará juntamente- com Ele (juntamente- com Jesus), 15) Porque isto vos
dizemos dentro de [a] Palavra de [o]
Senhor (Jesus): que *nós*, aqueles (irmãos)
vivendo, aqueles restando para a vinda de o Senhor (Jesus),
de modo nenhum precedamos aqueles (irmãos) [já]
havendo sido adormecidos. 16) Porque
Ele mesmo, o Senhor (Jesus), em [um]
brado de comando, n[a] voz do arcanjo e n[o
som da] trompa de Deus, descerá proveniente- de- junto- do céu. E os
mortos (que morreram) dentro de [o]
Cristo ressuscitarão primeiramente;
17) Depois *nós*, aqueles (irmãos) [que
estaremos] vivendo, aqueles (irmãos) [que
estaremos] restando, simultânea- [e-]
juntamente- com eles seremos arrebatados- para- cima, dentro d[as]
nuvens, para o encontro de o Senhor (Jesus), para
dentro d[o] ar. E, assim (todos juntos),
sempre com [o] Senhor (Jesus)
estaremos. 18) Portanto,
consolai- encorajai- vos cada um (de vós) a (cada
um de todos) os outros (irmãos), dentro
destas palavras.
Para aqueles que creram [biblicamente, no Cristo da Bíblia]
encontra-se, em seguida à morte, "uma
herança incorruptível e incontaminável e imarcescível , (já)
tendo sido guardada n[os] céus
para vós outro" (1Pedro 1: 3-9).
Nas
palavras "depois [disso], [vem
o] julgamento [deles],"
encontramos nosso quinto fato, que a morte é a porta do teu destino
[imutável e eterno].
Não há segunda chance após a morte. Hebreus 9:27 está nos dizendo
precisamente o que há depois da morte - "o julgamento". Mas aqueles
[que estão] "em Cristo" não
precisam temer.
["28) E [a]
vida eterna Eu lhes dou; e que, para o sempre, de modo nenhum pereçam, e
ninguém as arrebatará para- fora- da Minha mão.
29) O Meu Pai, que [as]
tem dado a Mim, maior do que todos é, e ninguém pode arrebatá-[las]
para- fora- da mão do Meu Pai. João
10:28-29].
Está
determinado aos homens uma- só- vez- por- todas morrer[em], e,
depois [disso], [vem
o] julgamento [deles].
A morte é determinada [a todos] e você não é exceção.
Você só morre uma vez e a morte não é o fim, não é escapatória para a
condenação que bem merece todo homem [a partir de mim];
[A morte] é a porta do seu destino [imutável e eterno].
[que escolha você faz agora mesmo, onde está?]
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.