Necessário Vos É Nascer De Novo. [Os 2 Cães Tornados Homens]


Adaptado por Hélio (nov.2014), a partir de sermão pelo

Pastor Joel Cowland

jeycowland@yahoo.com  [Pastors-Friend]

(Preguei na IBB de Esperança, Nov.2014

[Abramos nossas Bíblias em João, capítulo 3.
Enquanto abrem, tenho fáceis perguntas para os mais jovens presentes

Perguntas:
1) Uma pessoa tentou fazer um terrível mal ao filho do rei.
Depois, numa festa em homenagem a este filho, o malfeitor tenta entrar nela, mas os soldados lhe dizem "VOCÊ NÃO PODE ENTRAR NESTA FESTA, NESTA PROPRIEDADE":
      o que significa esta declaração?
2) Um pouco depois, o malfeitor volta por outro lado e diz que somente quer subir e ficar olhando a festa pela janela do palácio, e os soldados lhe dizem "VOCÊ NÃO PODE NEM SEQUER VER ESTA FESTA":
      o que significa esta declaração?

Agora, leiamos em João 3, versos 1 a 7]


Jo 3 (ACF2007)
1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

Cristo lhe advertiu: Você tem que nascer de novo (uma 2ª vez! 2º tipo de nascimento!) para poder ENTRAR no Reino de Deus (versículo 5)

Cristo lhe advertiu: Você tem que nascer de novo (uma 2ª vez! 2º tipo de nascimento!) para poder VER o reino de Deus (versículo 3)
 
O que isso significa para você?

Há somente 2 (duas) possibilidades para você, no arrebatamento (você terá morrido antes, ou estará vivo então):

[1ª possibilidade:] Se você estiver morto antes do arrebatamento dos salvos ocorrer (e ele está iminente, pode ocorrer a qualquer momento) e você não nasceu de novo (uma 2ª vez! 2º tipo de nascimento!) até lá, então você vai para o inferno. Por quê? Você vai para o inferno, porque a única outra opção, Céu, faz parte do Reino de Deus que você não pode nem mesmo ver e muito menos entrar.
 
[2ª possibilidade:] Se você ainda estiver vivo quando o arrebatamento dos salvos ocorrer (e ele está iminente, pode ocorrer a qualquer momento) e você não nasceu de novo até lá, então você é deixado para trás para suportar sete anos de "inferno" na Terra. Por quê? Você ficará para trás porque a única outra opção, que seria você ser arrebatado e ir se encontrar com Jesus, é também uma parte do Reino de Deus que você não pode nem mesmo ver e muito menos entrar.
 
... ... ...
 
É o nascer de novo (uma 2ª vez! 2º tipo de nascimento!) um processo longo e gradual?
Não, é um evento completo e definitivo, mas súbito, instantâneo, durando apenas uma fração de segundo. Por quê? Porque é exatamente como a analogia perfeita que Deus escolheu para nos ensinar, que é nosso nascimento pela primeira vez, que também é um acontecimento súbito, durando apenas uma fração de segundo. No mili-segundo em que você usou seus pulmões pela primeira vez para inalar o ar que contém oxigênio, este foi o momento em que você nasceu pela primeira vez. Esse tempo é o ano, mês, dia, hora, minuto e segundo do seu primeiro nascimento, resultado do parto de sua mãe.
 
I) Esse tempo do nascimento físico é sumamente importante para você. Este tempo é uma linha legal que define uma fronteira [uma fronteira física, a mais importante de sua vida física].

I.a) Se alguém lhe matar antes de você nascer, isto se chama ABORTO. [Jó 3:16 Ou como aborto oculto, não existiria; como as crianças que não viram a luz.]
I.b) Se alguém intencionalmente lhe matar depois de você nascer, isto se chama HOMICÍDIO PREMEDITADO
... ... ... 

II) Se você já nasceu de novo (uma 2ª vez! 2º tipo de nascimento!), então o tempo deste segundo nascimento também é sumamente importante para você. Certamente você sabe o ano, o mês e o dia do seu primeiro nascimento [físico], porque o médico, sua mãe, seu pai, documentos, etc., todos lhe asseguram disto. Quanto ao segundo nascimento, de modo idêntico, se é que você já nasceu de novo, certamente sabe o ano, mês e dia do seu novo nascimento(aliás, com certeza muitíssimo maior, porque você já tem entendimento para crer, portanto para indelevelmente guardar na sua própria memória). Na verdade, do mesmo modo como, do primeiro nascimento, você sabe
      o quando
      o onde,
      o como,
      o quê,
      com quem, e
      o por quê do seu primeiro nascimento,
você tem que saber estas 6 coisas do seu novo nascimento, se é que ele já ocorreu.

Quanto a mim (Hélio), em brevíssimas palavras, meu nascimento para a vida eterna foi:
      o quando:              20.juLho.1974;
      o onde:                  sala de copa da casa de Pastor Charles Smith;
      o como:                 depois de ele me evangelizar na sua casa por 26 tardes de sábado, a meu pedido (não sei de ninguém de coração mais duro que o meu, como demorei!)
      o quê:                    reconheci-me desgraçado pecador merecedor do inferno literal, Deus me concedeu arrependimento.
      com quem:            Pastor Charles Smith me pregou o evangelho 26 tardes de sábado
      o por quê do seu primeiro nascimento:                 João 5:24

O momento exato do seu novo nascimento também é uma linha de fronteira, agora uma fronteira espiritual.
II.a) Se você morrer antes de você ter recebido tal novo nascimento, então, em vez disso ser chamado aborto é chamado IR PARA O INFERNO [inferno que todos merecemos, não se ofenda, não sou melhor que você, não sou perfeito de jeito nenhum, sou somente um pecados que foi salvo, só isso].
II.b) Se alguém lhe matar depois de você ter recebido tal novo nascimento, então ao invés disso ser chamado de um homicídio premeditado, isto é chamado IR PARA O CÉU [para o júbilo de estar eternamente bem ao lado de o Cristo! Mesmo sem o merecer]
 
Agora vamos deixar de olhar para o seu futuro e vamos olhar para o seu presente, o aqui e agora.
 
Se você ainda não nasceu de novo, então você não pode nem mesmo ver o Reino de Deus e muito menos entrar, habitar, ser feliz dentro dele.

Como tornar-se um nascido de novo? Está escrito

Jo 1 (ACF2007) 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.2 Ele estava no princípio com Deus.3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.7 Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.8 Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.9 Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.15 João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.16 E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.18 Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.

Eu tive que incluir todas as dezoito versos de modo que você possa ver que, sem dúvida, o que Deus fez com que fosse escrito aqui na Bíblia está lhe falando sobre Jesus, para que você saiba qual deve ser sua [real!] atitude quanto a Jesus.
 
O versículo 12 nos diz que todo aquele que recebeu Jesus e creu em seu nome foi feito (foi tornado) um filho de Deus, ou seja, antes era somente criatura de Deus, mas, depois que nasceu de novo, passou a ser filho [adotivo] de Deus.
 
Uma vez que você se tornou um filho de Deus, você é uma nova criatura, uma nova espécie de ser. Pense em um cão mudando para ser um homem, literalmente:

1Co 5: 17 Assim que, se alguém está em Cristo,
nova criatura é;
as coisas velhas passaram;
eis que tudo se fez novo. (1Co 5:17)

Quando você nascer de novo você muda de um cão para um ser humano [não se ofenda, não estou discriminando ninguém, não sou melhor que ninguém, sou o mais miserável pecador do mundo] . Isso é bom, porque a porta do céu tem um grande letreiro "Cães não permitidos, nem mesmo cães amestrados para serem pastores, guias de cegos, etc.". Após a morte física o canil dos cães é aquele lugar chamado INFERNO.
 
Imagine que algum dia, um processador para alterar cães em seres humanos torna-se disponível. O proprietário de três cães irmãos compra um processador, levá-o para casa, e tenta usá-lo. O processador muda dois dos três cães em seres humanos.

1) O cão que continuou um cão vai continuar, três vezes ao dia, a caminhar até à porta, arranhá-la, ganir, e pedir para ser levado para passear. Isso é compreensível. Isto representa o homem que ainda, nunca nasceu de novo, do modo bíblico, crendo biblicamente no Cristo da Bíblia.

2) Um dos dois cães que se tornaram seres humanos percebe que ele é um ser humano e começa a fazer o que é natural para o homem fazer e que agora se tornou a natureza dele. Ele aprende a andar sobre duas pernas, a abrir portas, a usar o banheiro, e a falar e entender Português. Isso é ótimo para o seu mestre. Isto representa o homem que já nasceu de novo e está crescendo do modo normal, crescendo no conhecimento + amor + serviço a Deus.

3) Infelizmente, o outro cão que se tornou um ser humano ainda pensa de si mesmo como [se ainda fosse] um cão. Ele nem sempre faz o que agora deveria ser natural para ele (e quando faz. o faz se forçando muitíssimo mas raramente gostando do que faz, antes desejando fazer o contrário, e muitas vezes ele falha no seu esforço).
 
É por isso que a humanidade como um todo falhou em viver vidas piedosas.
a) A maioria das pessoas nunca muda de cão para ser humano.
 
13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Mateus 7: 13-14

b) E, dos cães que são mudados para serem homens, a maioria deles continua a predominantemente agir como cão. Infelizmente, até mesmo os muitos daqueles que mudaram de cães para humanos não percebem que eles estão agora humano. Isto significa que, em vez de agirem naturalmente como os seres humanos que agora são, eles lutam constantemente para agir como os humanos que são, e vezes demais perdem essa luta
 
O que você é?
a) Você ainda é um cão? Então, ore e rogue que Deus o transforme em um ser humano fazendo-lhe nascer de novo, crendo, depositando toda sua fé e confiança no Senhor Jesus Cristo, recebendo-O como seu Salvador pessoal, como seu Senhor (dono e controlador total) pessoal, como o Deus único e verdadeiro, recebendo-O em seu coração e vida, o que significa você recebê-Lo e crer em Seu nome. Certifique-se de anotar o ano, mês e dia em que você fizer isso, e memorize bem firmemente em sua mente, pois isso poderá lhe ajudar nos momentos de perseguições. Sim, o nome dos eleitos para salvação estão indelevelmente escritos no livro da vida, o livro do Cordeiro, desde antes da fundação do mundo Ap 13:8; 17:8, mas você só descobrirá esta tão graça e terá a eterna gratidão por isso e a imorredoura segurança por isso, depois daquele ano, mês e dia do seu segundo nascimento, quando poderá exclamar como o apóstolo Paulo:

2Timóteo 1:12 "... porque eu SEI em quem tenho crido, e estou CERTO de que é poderoso para GUARDAR o meu depósito até àquele dia."

b) Você mudou de um cão em um ser humano ao receber Jesus e crer em Seu Nome?
Se ainda é uma luta para você caminhar crescendo em piedade em sua vida, então basta decidir começar a agir naturalmente como o filho nascido de novo de Deus que você é. Use todo o tempo que você conseguir arranjar, dirigindo-se a todos, especialmente para os completos estranhos, e dizendo-lhes como podem nascer de novo a fim de não irem para o inferno [que eu também mereço] mas, sim, serem tornados filhos que irão para o Céu.


Joel jeycowland@yahoo.com  [Pastors-Friend]



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Sermoes/
retorne a http://solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.