Novo domicílio (Lc 16)

Lucas 16:  22  E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.

23  E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.

24    E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

 

Essa passagem  cognominada de parábola  não é  , pelo fato de conter nomes próprios ,  tudo indica que  aconteceu  na época de Jó , é o que alguns estudiosos supõem , o certo é que foi o Mestre  dos mestres que disse . É interessante observarmos o tratamento dispensados a ambos :  o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão. O mendigo teve o privilegio de ser transportado pelos anjos para o seio de Abraão.    Que maravilha os anjos cuidando dos filhos de Deus.   O rico não teve essa mordomia, morreu e foi sepultado, a Bíblia não diz, mas certamente os anjos maus encarregaram de transportar-lo  para o inferno eles lutam e tenta  ganhar no grito , arrebatar  até mesmo os eleitos . (Jd 1:9 ) 

Aqui esta os locais onde se encontrava   as pessoas que morriam antes da morte de Jesus.  Dois lugares nas regiões baixa da terra separada por um grande abismo ( Lc 16 : 26 )  ,  um gozando as consolações e outro sofrendo nas chamas ( Lc 16: 24 ).  

Com a morte de Jesus Cristo , ao ressuscitar  houve uma mudança de domicilio , os salvos  foram transportados para o terceiro céus  o paraíso ( Lc 23:43) .   Quando Jesus ressuscitou  , juntamente com Ele vários corpos de santos ressurgiram deram uma volta na cidade Santa  ( Jerusalém) ( Mt 27 : 53 )  e desapareceram,  certamente foi por ocasião do traslado Seio de Abraão para cima, juntamente com  Jesus Cristo,   foram as primícias da ressurreição. Efesios 4 : 8 -10 Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.   Ora, isto—ele subiu—que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?

Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

Jesus desceu as  partes mais baixas da terra,  o inferno , pregou aos prisioneiros ( I Pe 3 : 19 ) ,  tomou as chaves ( Ap 1 :18 )  , libertou o Seio de Abraão  , que a Bíblia diz :  levou cativo o cativeiro , subiu acima  de todos  os céus , para cumprir tudo.

Paulo foi arrebatado até o terceiro céus e viu o paraíso . 2  Corintios 12: 2 –4   Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.

E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)

Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.

O paraíso é onde Jesus disse ao ladrão que estaria com Ele após morrer . Lucas 23:43  E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

João no Apocalipse teve a visão das almas debaixo clamando debaixo do altar Lucas 23:43  E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

Engana-se quem pensa que morreu acabou a consciência , dorme. Quem morre é o corpo , o espírito mantém consciente onde está . Só não tem consciência para os acontecimentos aqui debaixo do sol.

 

João Ferreira da Costa
(retorne a http://solascriptura-tt.org/Sermoes/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.