Raiz da Rejeição [a algo] da Bíblia,
e a
[algo de] o Cristo




1) Ignorância

(desconhecimento da Bíblia; ou falsas informações sobre ela) Mat 22:29; Rom 1:18-23; Ose 4:6; .
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” (Mt 22:29 ACF-1995)

 “18  Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça  dos homens, que detêm a verdade em injustiça. 19 Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus  lho manifestou. 20  Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu  eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem  pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; 21  Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe  deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração  insensato se obscureceu. 22  Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. 23  E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem  corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.” (Rm 1:18-23 ACF-1995)

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” (Os 4:6 ACF-1995)

2) Orgulho

(o homem ter por superior seu próprio caminho) Joã 5:40-44.
40  E não quereis vir a mim para terdes vida. 41  Eu não recebo glória dos homens; 42  Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus. 43  Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio  nome, a esse aceitareis. 44  Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a  honra que vem só de Deus?” (Jo 5:40-44 ACF-1995)

Pela ALTIVEZ DO SEU ROSTO o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus.” (Sl 10:4 ACF-1995).

Disse o néscio no seu CORAÇÃO: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem.” (Sl 14:1 == 53:1 ACF-1995)

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.” (Rm 1:21 ACF-1995)


3) Pecados

que o homem não quer abandonar Joã 3:19-20.
19  E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais  as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. 20  Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para  que as suas obras não sejam reprovadas.” (Jo 3:19-20 ACF-1995)





Hélio, jun.2014
(sumariei isso em minha mente há décadas atrás, talvez de algum livro de Josh McDowell, mas não tenho certeza nem consigo localizar)




PS: Se alguém quiser enriquecer algum (ou todos) dos três tópicos com mais 1 a 3 versos muito fortes e pertinentes (sobre o tópico), agradecerei.



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Sermoes/
retorne a http://solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.