A Dor da Morte

 

“Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte...”

Eclesiastes 8.8

 

         Há um angustiante e inesquecível momento que surpreende todas as famílias do mundo... a morte. O coração bate descompassadamente e os pensamentos arrebatam o desejo impotente de reverter o inevitável. É o reconhecimento da inutilidade do poderio humano. Tristeza e dor profundas fazem esmaecer a alma e estremecer o espírito.

 

         A morte faz com que o homem exaltado sinta a sua pequenez e reconheça toda fragilidade da carne que se esvai. A vaidade é abatida e o poderoso vencido pelo invisível.

 

         O mundo termina em meio a tantos desejos e planos.

 

Eclesiastes 7:

2 Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.  

 

Desde a tenra idade somos surpreendidos com adversidades em todas as áreas da vida neste mundo, inclusive com amorte. O horror da passagem pela morte atinge a todos os viventes...

 

Romanos 5:

12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

 

         As pessoas vivem como se tivessem o controle sobre a vida e a morte. Não conseguem enxergar que todos os homens são simples mortais enfraquecidos pelo pecado.

 

         O próprio Criador, Deus, alerta em sua Palavra (a Bíblia) sobre a brevidade da vida neste mundo, e classifica tudo o que o homem egocentricamente planeja, e faz, como vaidade.

 

Tiago 4:

14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

 

Salmos 144:

4 O homem é semelhante à vaidade; os seus dias são como a sombra que passa.

 

Salmos 39:

5 Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade.

 

Provérbios 10:

27 O temor do SENHOR aumenta os dias, mas os perversos terão os anos da vida abreviados.

 

         Não bastasse as consequências pelo pecado do homem, o diabo, nosso adversário, acrescenta, de forma direta ou indireta, oculta ou visível, maldades sobre maldades, a fim de induzir os seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus, à incredulidade que os levarão à morte eterna. É isto que todo derrotado e invejoso arvora em seus sentimentos mesquinhos e perversos.

        

         A dor da morte é tão cruel que o próprio Criador encarnado, o Senhor Jesus Cristo (João 1:1 a 3), antevendo e sentindo a sua proximidade, externou as seguintes palavras:

 

Lucas 22:

41 E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava,

42 Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.

43 E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.

44 E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.

 

         O Senhor Jesus Cristo não usou o seu poder divino para evitar os sofrimentos que passou e a dolorosa, e cruel, morte na cruz porque veio a este mundo com a única finalidade de cumprir o que já estava planejado desde a eternidade passada junto ao Pai:

 

Isaías 53:

1 QUEM deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?

2 Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.

3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidadeso castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.

7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.

8 Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.

9 E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.

10 Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.

11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si.

12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

I Pedro 1:

18 Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver quepor tradição recebestes dos vossos pais,

19 Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

20 O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecidoainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;

21 E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus;

 

Lucas 19:

10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. 

 

         O Senhor Jesus Cristo veio a este mundo, já sabendo que iria morrer na cruz para derramar seu SANGUE como única forma de purificar os pecados de todo o que se arrepende, de verdade, e se converte a Ele.

 

Atos 3:

18 Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.

19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vospara que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR,

20 E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado.

 

Mateus 16:

21 Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.

 

Marcos 10:

2 E iam no caminho, subindo para Jerusalém; e Jesus ia adiante deles. E eles maravilhavam-se, e seguiam-no atemorizados. E, tornando a tomar consigo os doze, começou a dizer-lhes as coisas que lhe deviam sobrevir,

33 Dizendo: Eis que nós subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios.

34 E o escarnecerão, e açoitarão, e cuspirão nele, e o matarão; e, ao terceiro dia, ressuscitará.

 

Lucas 9:

20 E disse-lhes: E vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, disse: O Cristo de Deus.

21 E, admoestando-os, mandou que a ninguém referissem isso,

22 Dizendo: É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia.

 

I João 1:

7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho,nos purifica de todo o pecado.

 

Romanos 3:

25 Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;

 

Romanos 5:

9 Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

 

Efésios 1:

7 Em quem temos a redenção pelo seu sanguea remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,

 

Colossenses 1:

14 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;

 

Apocalipse 1:

5 E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,

 

         A morte não é um momento saudável nem prazeroso para ninguém; é uma passagem extremamente triste, angustiante e dolorosa para todos.

 

         Para poucos, a angustia, a agonia e a dor da morte cessam instantaneamente.

 

A grande maioria dos seres humanos não deseja saber o que virá após a morte. Estes mesmos experimentam o mais terrível e prolongado (eterno) de todos os sofrimentos. De repente, a morte leva seus planos e sonhos.

 

Mateus 7:

13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

 

II Tessalonicenses 1:

8 Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;

9 Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder,

 

Daniel 12:

2 E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.

 

Mateus 22:

14 Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

 

É lamentável saber que milhares de pessoas só se dão conta das loucuras de suas crendices quando passam para a eternidade. Tarde demais! Não deram crédito ao que está exarado nas Sagradas Letras, sofrerão consequências eternas.

 

Lucas 16:

19 Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.

20 Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;

21 E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.

22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.

23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.

24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.

26 E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.

27 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,

28 Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.

29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.

30 E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.

31 Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

         Em altivez, a maioria da humanidade arrisca subjugar a Palavra de Deus a suas errantes, frágeis e loucas ideologias. A ambição e o prazer em pecar transformam pessoas inteligentes em escravos das trevas.

 

Lucas 12:

16 E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;

17 E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.

18 E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;

19 E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.

20 Mas Deus lhe disseLouco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

 

Os hipócritas desejam estar sempre em evidência e notoriedade. Sentem-se poderosos e estabelecem seus tronos sobre a ingenuidade de uma gama expressiva de ambiciosos e egoístas camuflados. Os rituais inventados por hereges jamais poderão livrar um só pecador da perdição eterna escolhida, em vida, por incredulidade de cada ser perdido. A dor da morte é ínfima se comparada aos sofrimentos eternos. Neste momento, milhares e milhares de pessoas já estão sentindo o horror da morteeterna, no inferno de fogo que não acreditavam existir. Esta pena será aumentada, grandissimamente, no juízo final.

 

Apocalipse 20:

14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

 

Provérbios 15:

24 Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo.

 

         O meu coração se inquieta com o desejo de ver você livre do HORROR e da DOR da MORTE ETERNA.

 

Romanos 6:

23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

 

         Todos os teus pecados (Deus conhece cada um deles) poderão ser completamente purificados e perdoados agora. Arrependa-se verdadeiramente dos teus pecados e receba, em teu coração, o Senhor Jesus Cristo como ÚnicoSalvador,SenhorReiAdvogado Nosso e Mediador.

 

Lucas 2:

11 Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristoo Senhor.

 

I Timóteo 6:

15 A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso SENHORRei dos reis e Senhor dos senhores;

 

Apocalipse 19:

16 E no manto e na sua coxa tem escrito este nomeRei dos reis, e Senhor dos senhores.

 

Salmos 24:

7 Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.

Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderosoo SENHOR poderoso na guerra.

 

I João 2:

1 MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai,Jesus Cristo, o justo.

 

I Timóteo 2:

5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homensJesus Cristo homem.

 

Atos 4:

12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome hádado entre os homenspelo qual devamos ser salvos.

 

I João 1:

7 mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.

 

Só o sangue do Senhor Jesus Cristo pode purificar o pecador, VERDADEIRAMENTE arrependido, de todo o pecado (I João 1:7). O mesmo Jesus ressuscitou, EM CARNE E OSSOS (Lucas 24:39), ao terceiro dia da sua morte, e voltará para arrebatar todo aquele que o recebeu como ÚNICO CAMINHO, ÚNICA VERDADE, ÚNICA VIDA ETERNA (João 14:6).

 

Sou SALVO PARA SEMPRE unicamente PELO SANGUE DO CORDEIRO DE DEUS (JESUS CRISTO). Tenho a certeza ABSOLUTA que sou SALVO APENAS PELA GRAÇA DE DEUS e VOU (COM CERTEZA) MORAR NO CÉU!

 

Tito 3:

não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo,

 

Efésios 2:

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;

não vem das obras, para que ninguém se glorie.

 

Se alguém quiser acreditar ou não, não mudará o fato da EXISTÊNCIA DO INFERNO ETERNO DE FOGO. A Bíblia está cheia de textos que falam sobre o inferno eterno de fogo. Muitos que não criam, estão crendo tarde demais. Não seja um dos tais que apostaram nos “eus achos” e em doutrinas diabólicas e se arrependeram tarde demais.

 

Deus não leva em conta os "conhecimentos" e "habilidades" terrenas, nem trata o homem de acordo com os bens que possui, mas EXIGE que TODOS, EM TODO LUGAR, SE ARREPENDAM (Atos 17:30).

 

Lucas 12:15

E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.

 

Cada um deve reconhecer que é um pecador perdido (Romanos 3:23) e, por isto, arrepender-se dos seus pecados; crê que o Senhor Jesus Cristo pagou todos os pecados de cada um de nós com o sangue dEle (I João 1:7) porque não podemos, de forma alguma, pagar um só pecado; crê que o Senhor Jesus Cristo ressuscitou, em carne e ossos (Lucas 24:39), ao terceiro dia da sua morte e converter-se a Ele; não a uma religião, mas ao Senhor Jesus Cristo, recebendo-o como Único e Todo-Suficiente Salvador (João 14:6).

 

Fique, agora, a sós com Deus... Não exija nada dEle; pois, quem somos para exigirmos algo de Deus? Com toda humildade no seu coração ESVAZIE-SE DE TUDO O QUE APRENDEU... Sinta que você é (o que todo homem é): PÓ! Diga a Deus que você não merece nem falar com Ele, quanto mais OUVIR A SUA VOZ. Agora, arrependido por ser mais um PECADOR (como todos o são), peça MISERICÓRDIA A DEUS e CREIA QUE o SANGUE DO SENHOR JESUS CRISTO É o ÚNICO PAGAMENTO POR TODOS OS TEUS PECADOS (I JOÃO 1:7). Não precisas ouvir som algum, mas necessitas sentir, em teu coração, que Deus está pronto a te ouvir! Creia, sem dúvida alguma, que o Senhor Jesus Cristo RESSUSCITOU EM CARNE E OSSOS (Lucas 24:39)... Romanos 10:9 e 10.

 

Esvazie-se deste mundo e de tudo o que te prende (amarra) a ele e sinta a sua inutilidade para salvar a sua alma... Creia, no seu coração, que JESUS CRISTO é o ÚNICO (João 14:6) que PODE, PELA SUA INFINITA GRAÇA, AMOR e MISERICÓRDIAS, SALVAR A TUA POBRE E PERDIDA ALMA, AGORA!

 

Ore assim, não como uma reza, com coração sincero e arrependido, a Deus: Senhor Deus, eu sou um pecador perdido e por isso não posso fazer nada para pagar os meus pecados. Foi por isto que o teu Filho, Jesus Cristo, morreu na cruz: Para pagar todos os meus pecados com o sangue que derramou. Mesmo sem ter visto, pela fé, creio que o Senhor Jesus Cristo ressuscitou, ao terceiro dia da sua morte, em carne e ossos; está vivo no céu. Agora, eu abro o meu coração e te peço: Entre, agora, Senhor Jesus, no meu coração, perdoa todos os meus pecados, como perdoaste o ladrão que morreu na cruz ao teu lado; purifica-me com o teu sangue; livre-me da condenação eterna do fogo do inferno e dê-me, agora mesmo, o teu Espírito Santo para morar no meu coração para eu ter a certeza, agora, de morar no teu céu. Eu te recebo, agora, Senhor Jesus Cristo, como meu Único e TODO-SUFICIENTE Salvador e Senhor. Ó Deus! Eu te imploro, em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém!

 

Em Cristo Jesus,

 

Nivaldo

 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Sermoes/
retorne a http://solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.