Irmãos, gostei muito deste folheto que me deram, escrito há mais de 150 anos (época da igreja de Filadélfia, não a Laodicéia de hoje), por isso pedi para minha boa esposa, Valdenira, traduzi-lo, e agora gostaria de usá-lo em cultos ao ar livre, ou em qualquer situação com presença de não salvos. Pastor Calvin Gardner (recomendo seu excelente site http://www.geocities.com/Athens/Olympus/1563/ ) me sugeriu a maioria dos versículos. Cada um de vocês poderá imprimir  este folheto para evangelizar uma pessoa bem querida sua, ou, talvez, usá-lo para pregar uma mensagem evangelística. Deus os abençoe. Hélio, 2004.


Atenda ao Aviso

"Take Warning", by J. C. Ryle

 
Quando um homem está em perigo, é um ato de bondade avisá-lo e deixá-lo alerta, em guarda. Todos nós sabemos isto. “18 Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. 19 Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma.” (Ez 3:18-19)
Agora eu quero que você avalie bem se seus pecados estão perdoados. Você tem pecados, quanto a isto não há dúvida. Sua própria consciência lhe diz isso. Estes pecados têm que ser perdoados antes que você morra, ou você não pode ser salvo. O ponto central que eu gostaria que você ponderasse bem é este: que se os seus pecados não estão perdoados, então sua alma está em uma condição de terrível perigo. Em uma palavra, eu venho neste dia como um amigo, para rogar-lhe que atenda o aviso. A consciência acusa segundo a lei -
"14 Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; 15 Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; 16 No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho." (Rom 2: 14)

Os pecados têm que ser cuidados já antes de morrer -
"Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (João 3:18)
Sua alma está em terrível perigo. Você pode morrer este ano. E [por melhor que você pense ser] se você morrer na situação em que você está, você está perdido para sempre. Se você morrer sem ter recebido o perdão, sem perdão você ressuscitará no último dia. Há uma espada sobre sua cabeça que está suspensa por um único fio de cabelo. Não há senão um passo de distância entre você e a morte. Oh, eu fico perplexo, como pode você dormir calmamente em sua cama?! João 3: 18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

João 3: 36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
Você ainda não é um perdoado. Então o que tem você conseguido através da sua religião, assumindo que você tem uma religião? Talvez você vá à igreja ; você pode mesmo ter uma Bíblia; você vai à missa ou culto, e à comunhão. Mas o que tem você realmente conseguido, afinal de contas? Alguma esperança? alguma paz? alguma alegria e conforto? Nada, literalmente nada. Você não conseguiu nada a não ser meras coisas temporárias, se você não é uma alma perdoada. Isaias 64:6 ¶ Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.
Você ainda não é um perdoado; mas você confia que Deus será misericordioso. E por que Ele deve ser misericordioso, se você não O procura pelo caminho [e segundo o modo] por Ele mesmo ordenado? Sem dúvida nenhuma, Ele é misericordioso, maravilhosamente misericordioso para todos que vêm a Ele no nome [e nos termos] de Jesus [nos termos da Bíblia]. Mas se você escolhe desprezar Suas direções e tentar fazer uma estrada para o céu ao seu próprio modo, você descobrirá, para sua perda [terrível e eterna], que não há nenhuma misericórdia para você.  Hebreus 10:29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
Você ainda não é perdoado; mas você diz que tem uma vaga esperança-desejo que algum dia você o será. Eu não posso me afastar satisfeito e tranqüilizado com essa sua palavra. É como empurrar para longe, violentamente, a mão que a consciência amorosamente lhe estende, depois agarrar essa mesma consciência e apertá-la pela garganta, para calar a sua voz. Por que você seria mais propício a procurar perdão num tempo futuro? Por que você não o procura agora? Agora é o tempo para recolher o pão da vida. O dia do Senhor se aproxima rapidamente, e então nenhum homem poderá trabalhar, porque a sétima trombeta logo soará. Os reinos deste mundo logo tornar-se-ão os reinos de nosso Deus e de seu Cristo. Ai da casa que é encontrada sem a cordinha cor de escarlate, e sem a marca do sangue aplicado acima da porta (Josué 2:18; Êxodo 12:13).  Prov 1:24 Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção,
25 Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão,
26 Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor.
27 Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia.
28 Então clamarão a mim, mas eu não responderei
; de madrugada me buscarão, porém não me acharão.
29 Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR:
30 Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão.
31 Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos.
32 Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá.
33 Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.
Você talvez acredita que exista perdão de pecados; você acredita que Cristo morreu por pecadores, e que Ele oferece perdão para o mais ímpio pecador. Isso é essencial se você quer ser salvo. Mas que proveito há para você [a disponibilidade de] o perdão, se você mesmo não tiver o benefício dele [sendo aplicando a você, pessoalmente]? Que aproveita ao marinheiro naufragado ter o bote salva-vidas esperando próximo no mar, se o náufrago se prender ao navio que está naufragando, e não saltar para dentro do salva-vidas e escapar? Que aproveita ao homem doente o médico lhe oferecer um medicamento infalível, se ele somente olha e não o engole? A não ser que você faça provisão para sua própria alma, você estará tão certamente perdido como se, de modo nenhum, houvesse nenhum perdão [disponível]. “Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.” (Mc 10:22)

“Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” (Lc 13:3)

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (Jo 3:3)

“Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (Jo 3:5)

“E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!” (At 26:28)
Se seus pecados nunca foram perdoados, eles tem que o serem agora. Agora, nesta vida, nunca na vida vindoura; agora neste mundo, têm que ser para sempre apagados. Tem que ter sido estabelecida uma [real e eterna] ligação pessoal entre você e Cristo. Seus pecados [ó meu amigo] têm que ter sido, pela fé, colocados sobre Ele; justificação tem que ter sido colocada sobre você. O sangue do Cristo tem que ter sido aplicado à sua consciência e à sua alma [ó meu amigo], ou, do contrário, seus pecados o encontrarão no dia do julgamento, e você afundará no inferno. Oh, como pode você perder tempo quando tais coisas estão em jogo? Como pode você estar satisfeito deixando na incerteza se você está perdoado? Certamente, que um homem possa com antecedência tomar providências concernentes à sua morte, fazer um testamento , fazer um seguro de vida [para proteger sua família], dar instruções sobre seu funeral, e deixar o destino da sua alma na incerteza, certamente é uma coisa assombrosa. “1 ¶ Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 2 E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. 3 As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. 4 Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. 5 E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. 6 Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. 7 Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. 8 E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. 9 Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. 10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 11 E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. 12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. 13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.” (Mt 25:1-13)
Bem, amigo, você pode até não sentir seu perigo, agora. Você pode até não conseguir enxergar a imperiosa necessidade de procurar perdão, imediatamente. [Mas] um tempo pode vir quando você modificará  sua mente. Que o Senhor, em misericórdia, conceda que não seja, então, tarde demais. 

(Este folheto foi escrito por John Ryle, o primeiro bispo de Liverpool, no século dezenove. É válido, hoje, porque o coração do homem permanece o mesmo, enganoso sobre todas as coisas e desesperadamente perverso.)



Traduzido por Valdenira N.M. Silva, fev. 2004.
Isa 55: 1 ¶ O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?
Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.
3 Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Sermoes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.