by Jonathan Edwards
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Tiago 2:19
C
Certamente Tiago admite que este conhecimento é bom. Não somente é bom, mas
é também necessário. Ninguém que não acredite em Deus, pode ser um Cristão;
e mais do que isto, no Único e Verdadeiro Deus. Isto é particularmente
verdadeiro para aqueles que tiveram a grande vantagem de realmente conhecer o apóstolo,
alguém que poderia lhes dizer em primeira mão de sua experiência com Jesus, o
Filho de Deus. Imagine o grande pecado de uma pessoa, que conheceu Tiago, e
depois recusou crer em Deus! Certamente isto faria sua condenação maior.
Certamente, todos Cristãos sabem que esta crença no Único Deus é somente uma
parte das boas coisas "porque é necessário que aquele que se aproxima de
Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam". (Hebreus
11:6)
Todavia, Tiago é claro que embora esta crença seja uma boa coisa,
definitivamente ela não é prova de que uma pessoa é salva. O que ele pretende
dizer é isto: "Você diz que é um Cristão e que está no favor de Deus.
Você pensa que Deus permitirá que você entre no céu, e a prova disto é: você
crê em Deus. Mas, isto não á uma evidência de maneira nenhuma, porque os demônios
também crêem, e eles estão certos de que serão punidos no inferno". Os
demônios crêem em Deus, podem estar certos disto! Eles não somente crêem que
Ele existe, mas eles crêem que Deus é um santo Deus, um Deus que odeia o
pecado, um Deus de verdade, que prometeu julgamentos, e que cumprirá Sua vingança
sobre eles. Esta é a razão dos demônios "estremecerem" ou tremerem
- eles conhecem Deus mais claramente que a maioria dos seres humanos, e eles estão
amedrontados. Todavia, nada na mente do homem, que os demônios possam
experimentar também, é sinal de que a graça de Deus esteja em nossos corações.
Este
raciocínio pode facilmente ser girado ao redor. Supor que os demônios tenham,
ou encontrem dentro de si mesmos, algo da graça salvadora de Deus, não prova
que eles irão para o céu. Isto provaria um erro de Tiago. Mas, quão absurdo!
A Bíblia deixa claro que os demônios não têm esperança de salvação, e que
sua crença em Deus não tira sua futura punição. Portanto, crer em Deus não
é prova de salvação para os demônios, e pode-se dizer com segurança que
tampouco para os seres humanos.
Isto
é visto mais claramente quando pensamos sobre o que os demônios são de fato.
Eles não são santos: qualquer coisa que eles experimentem, não pode ser uma
santa experiência. O diabo é perfeitamente mau. "Vós tendes por pai ao
diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o
princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando
ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da
mentira". (João 8:44) "Quem comete o pecado é do diabo; porque o
diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para
desfazer as obras do diabo". (1 João 3:8) Portanto, os demônios são
chamados espíritos maus, espíritos impuros, poderes das trevas, e assim por
diante. "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim,
contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas
deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares
celestiais". (Efésios 6:12)
Assim,
é óbvio que qualquer coisa nas mentes de demônios não podem ser santas, ou
conduzir à verdadeira santidade por si mesma. Os demônios claramente sabem
muitas coisas sobre Deus e religião, mas eles não possuem um santo
conhecimento. As coisas que eles conhecem em suas mentes podem fazer impressões
em seus corações - realmente, veremos que os demônios possuem sentimentos
muito fortes sobre Deus; tão forte, na realidade, que eles
"estremecem". Mas, eles não possuem sentimentos santos porque eles não
têm nada a ver com a obra do Espírito Santo. Se esta é a verdade sobre a
experiência dos demônios, isto é também verdadeiro sobre a experiência dos
homens.
Note
isto, que não importa quão genuínos, sinceros, e poderosos estes pensamentos
e sentimentos são. Os demônios, sendo criaturas espirituais, conhecem Deus em
um caminho que os homens na terra não podem. O conhecimento deles sobre a existência
de Deus é mais concreto do que o conhecimento de qualquer homem possa ser.
Porque eles estão presos na batalha com as forças do bem, eles possuem uma
sinceridade de conhecimento também. Em uma ocasião, Jesus expulsou alguns demônios.
"Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus?", eles clamaram,
"Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?" (Mateus 8:29). Que experiência
pode ser mais nítida do que esta? Todavia, apesar dos pensamentos e sentimentos
deles serem genuínos e poderosos, eles não eram santos.
Também
podemos ver que os santos objetos de seus pensamentos não fazem seus
pensamentos e sentimentos serem santos. Os demônios sabem que Deus existe!
Mateus 8:29 mostra que eles sabem mais sobre Jesus do que muitas pessoas! Eles
sabem perfeitamente que Jesus julgará-los algum dia, porque Ele é santo. Mas
é claro, que pensamentos e sentimentos genuínos, sinceros e poderosos sobre
coisas santas e espirituais, não são prova da graça de Deus no coração. Os
demônios têm estas coisas, e enxergam adiante a punição eterna no inferno.
Se os homens não têm mais do que os demônios têm, eles sofrerão do mesmo
modo.
Só
o conhecimento de Deus não é prova de salvação.
Nós
podemos fazer diversas conclusões baseadas nestas verdades. Primeiramente que,
não importa quanto as pessoas possam saber sobre Deus e a Bíblia, isto não é
um sinal certo de salvação. O diabo antes de sua queda, era uma das mais
brilhantes estrelas da manhã, uma labareda de fogo, um que excedia em força e
sabedoria. (Isaías 14:12, Ezequiel 28:12-19). Aparentemente, como um dos
principais anjos, Satanás conhecia muito sobre Deus. Agora que ele está caído,
seu pecado não tem destruído suas memórias de antes. O pecado destrói a
natureza espiritual, mas não as habilidades naturais, tais como a memória. Que
os anjos caídos têm muitas habilidades naturais pode ser visto em muitos
versos da Bíblia, por exemplo, Efésios 6:12. "Porque não temos que lutar
contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as
potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes
espirituais da maldade, nos lugares celestiais". No mesmo modo, a Bíblia
diz que Satanás é "mais astuto" do que os outros seres criados. (Gênesis
3:1, também 2 Coríntios 11:3, Atos 13:10) Portanto, podemos ver que o Diabo
sempre teve grandes habilidades mentais e que é capaz de conhecer muito sobre
Deus, sobre o mundo visível e invisível, e sobre muitas outras coisas. Visto
que sua ocupação no princípio era ser um anjo principal diante de Deus, é
somente natural que compreender estas coisas sempre tenha sido de primeira
importância para ele, e que todas suas atividades tenham a ver com estas áreas
de pensamentos, sentimentos e conhecimento.
Porque
era sua ocupação original ser um dos anjos diante da própria face de Deus e
porque o pecado não destrói a memória, é claro que Satanás conhece muito
mais sobre Deus do que qualquer outro ser criado. Depois da queda, podemos ver
de suas atividades como a tentação, etc., (Mateus 4:3) que ele tem gastado seu
tempo para aumentar seu conhecimento e suas aplicações práticas. Que o seu
conhecimento é grande pode ser visto em quão enganador ele é quando tenta as
pessoas. A astúcia de suas mentiras mostra quão sagaz ele é. Certamente não
poderia manejar tão bem suas ludibriações sem um conhecimento real e
verdadeiro dos fatos.
Portanto,
podemos ver que não há nenhuma quantidade de conhecimento sobre Deus e religião
que poderia provar que uma pessoa tem sido salva de seu pecado. Um homem pode
falar sobre a Bíblia, Deus, e a Trindade. Ele pode ser capaz de pregar um sermão
sobre Jesus Cristo e tudo que Ele fez. Imaginem, alguns podem ser capazes de
falar sobre o caminho da salvação e a obra do Espírito Santo nos corações
dos pecadores, talvez até mesmo mostrar a outros como se tornarem Cristãos.
Todas estas coisas podem edificar a igreja e iluminar o mundo, todavia, não é
uma prova certa da graça de Deus no coração de uma pessoa.
Pode
também ser visto que as pessoas meramente concordarem com a Bíblia não é um
sinal certo de salvação. Tiago 2:19 mostra que os demônios realmente,
verdadeiramente, crêem na verdade. Da mesma forma que eles crêem que há um só
Deus, eles concordam com toda a verdade da Bíblia. O diabo não é um herético:
todos os artigos de sua fé estão firmemente estabelecidos na verdade.
Deve
ser entendido que, quando a Bíblia fala sobre crer que Jesus é o Filho de
Deus, como uma prova da graça de Deus no coração, a Bíblia tenciona dizer não
um mero concordar com a verdade, mas outro tipo de crença. "Todo aquele
que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que
o gerou também ama ao que dele é nascido". (1 João 5:1) Este outro tipo
de conhecimento é chamado "a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da
verdade, que é segundo a piedade". (Tito 1:1) Há um acreditar espiritual
na verdade, o que será explicado mais tarde.
Algumas
pessoas têm fortes experiências religiosas, e pensam delas como uma prova da
obra de Deus em seus corações. Freqüentemente, essas experiências dão às
pessoas um sentido da importância do mundo espiritual, e da realidade das
coisas divinas. Contudo, essas, também, não são uma prova seguro de salvação.
Os demônios e os seres humanos condenados têm muitas experiências espirituais
que causam um grande efeito nas atitudes de seus corações. Eles vivem no mundo
espiritual e vêem em primeira mão como este é de fato. Os sofrimentos deles
mostram-lhes o valor da salvação e o valor de uma alma humana em uma maneira
mais poderosa do que se possa imaginar. A parábola em Lucas capítulo 16 ensina
isto claramente, porque o homem sofrendo pergunta se Lázaro pode ser enviado
para avisar seus irmãos, a fim de evitarem este lugar de tormento. Sem dúvidas,
as pessoas no inferno têm uma idéia distinta da vastidão da eternidade, e da
brevidade da vida. Eles estão completamente convencidos de que todas as coisas
desta vida não são importantes quando comparadas com as experiências do mundo
eterno. As pessoas que estão agora no inferno têm um grande sentido da
preciosidade do tempo, e das maravilhosas oportunidades que as pessoas têm, as
que possuem o privilégio de ouvir o Evangelho. Elas estão completamente
conscientes da loucura do pecado, da negligência das oportunidades, e de se
ignorar as advertências de Deus. Quando os pecadores descobrem por experiência
pessoal o resultado final de seu pecado há "pranto e ranger de
dentes" (Mateus 13:42) Assim, até mesmo as mais poderosas experiências
religiosas não são um sinal seguro da graça de Deus no coração.
Os
demônios e as pessoas condenadas também têm um forte senso da majestade e
poder de Deus. O poder de Deus é mais claramente demonstrado na execução de
Sua divina vingança sobre Seus inimigos. "E que direis se Deus, querendo
mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência
os vasos da ira, preparados para a perdição" (Romanos 9:22).
Estremecendo, os diabos aguardar a punição final deles, debaixo de um poderoso
senso da majestade de Deus. Eles sentem isto agora, certamente, mas no futuro
isto se mostrará em altíssimo grau, quando "se manifestar o Senhor Jesus
desde o céu com os anjos do seu poder. Como labareda de fogo..." (2
Tessalonicenses 1:7-8) Neste dia, eles desejarão fugir, se esconder da presença
de Deus. "Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos
que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele."
(Apocalipse 1:7) Portanto, todos O verão na glória de Seu Pai. Porém,
obviamente, nem todos que O verão, serão salvos.
Agora,
é possível que algumas pessoas possam objetar-se à tudo isto, dizendo que os
homens ímpios deste mundo são totalmente diferentes dos demônios. Eles estão
sob circunstâncias diferentes e são diferentes espécies de seres. Um objetor
pode dizer: "Aquelas coisas que são visíveis e presentes para os demônios,
são invisíveis e futuras para os homens. Além disso, as pessoas têm a
desvantagem de terem corpos, que restringem a alma, e impedem que as pessoas
vejam estas coisas espirituais em primeira mão. Portanto, mesmo se os demônios
possuem um grande conhecimento e experiência pessoal das coisas de Deus, e não
têm graça, a conclusão não se aplica a mim". Ou, colocando de uma outra
forma: se as pessoas possuem estas coisas nesta vida, isto pode ser muito bem um
sinal seguro da graça de Deus em seus corações.
Neste
ponto, alguém pode replicar estes pensamentos dizendo: "Eu concordo com
você. Eu vejo que crer em Deus, entendendo Sua majestade e santidade, e
conhecendo que Jesus morreu por pecadores, não é prova da graça em meu coração.
Eu creio que os demônios podem saber estas coisas também. Porém, eu tenho
algumas coisas que eles não. Eu tenho alegria, paz e amor. Os demônios não
podem tê-los, de forma que isto deve mostrar que sou salvo."
Sim,
é verdade que você tem algo a mais do que os demônios possam ter, mas isto não
é nada melhor do que os demônios possam ter. Uma experiência pessoal de amor,
alegria, etc., não pode ser porque eles tenham qualquer causa neles diferentes
de um demônio, mas somente diferentes circunstâncias. As causas, ou origens,
de seus sentimentos não são as mesmas. Esta é a razão porque estas experiências
não são melhores do que aquelas dos demônios. Para explicar melhor:
Todas
as coisas que foram discutidas antes sobre os demônios e pessoas condenadas,
surgiram de duas principais causas, entendimento natural e amor próprio. Quando
eles pensam sobre eles próprios, estas suas coisas são as que determinam seus
sentimentos e reações. O entendimento natural mostra-lhes que Deus é santo,
enquanto que eles são ímpios. Deus é infinito, mas eles são limitados. Deus
é poderoso, e eles são fracos. O amor próprio dá-lhes um senso da importância
da religião, do mundo eterno, e um desejo pela salvação. Quando estas duas
causas trabalham juntas, os demônios e os homens condenados conscientizam-se da
terrível majestade de Deus, quem eles sabem que será seu Juiz. Eles sabem que
o julgamento de Deus será perfeito e sua punição será para sempre. Portanto,
estas duas causas juntas com seus sentimentos causarão sua angústia no dia do
julgamento, quando eles verão a glória visível de Cristo e Seus santos.
A
razão porque muitas pessoas sentem alegria, paz e amor hoje, enquanto os demônios
não, pode ser mais devido suas circunstâncias, do que qualquer diferença em
seus corações. As causas em seus corações são as mesmas. Por exemplo, o Espírito
Santo está agora atuando no mundo impedindo que todos da humanidade sejam tão
maus como poderiam ser (2 Tessalonicenses 2:7). Isto está em contraste aos demônios,
que são tão maus como eles poderiam ser o tempo todo. Além do mais, Deus em
Sua misericórdia dá dons à todas pessoas, tal como a chuva para a colheita
(Mateus 5:45), o calor do sol, etc. Não somente isto, mas freqüentemente as
pessoas recebem muitas coisas na vida que lhes trazem felicidade, tais como
relacionamentos pessoais, prazeres, músicas, boa saúde, e assim por diante.
Mais importante de tudo, muitas pessoas ouvem as novas de esperança: Deus
enviou um Salvador, Jesus Cristo, que morreu para salvar pecadores. Nestas
circunstâncias, o entendimento natural das pessoas pode fazer com que sintam
coisas que os demônios não podem sentir.
O
amor próprio é uma força poderosa nos corações dos homens, forte o bastante
para fazer com que as pessoas, mesmo sem a graça, amem aos que os amam: "E
se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam
aos que os amam." (Lucas 6:32) É uma coisa natural para uma pessoa que vê
Deus ser misericordioso, e que sabe que eles não são tão maus como poderiam
ser, serem conseqüentemente seguros do amor de Deus por eles. Se seu amor por
Deus vem somente de seus sentimentos de que Deus te ama, ou porque você tem
ouvido que Cristo morreu por você, ou algo similar, então, a origem de seu
amor por Deus é somente o amor próprio. Isto reina nos corações dos demônios
também.
Imagine
a situação dos demônios. Eles sabem que eles são irrefreáveis em sua
maldade. Eles sabem que Deus é seu maior inimigo e sempre será. Embora eles
estejam sem qualquer esperança, ainda estão ativos e lutando. Pense apenas, o
que aconteceria se eles tivessem algo da esperança que as pessoas têm? O que
aconteceria se os demônios, com seu conhecimento de Deus, tivessem suas
maldades refreadas? Imaginem se um demônio, depois de todos seus temores sob o
julgamento de Deus, fosse repentinamente levado a imaginar que Deus pudesse ser
seu Amigo? Que Deus poderia perdoá-lo e permiti-lo, com pecado e tudo, no céu?
Oh a alegria, a maravilha, a gratidão que nós veríamos! Não seria este demônio
um grande amante de Deus, visto que, apesar de tudo, todo mundo ama as pessoas
que lhes ajudam? O que mais poderia causar sentimentos tão poderosos e
sinceros? É alguma maravilha, que muitas pessoas são enganadas dessa maneira?
Especialmente visto que as pessoas têm os demônios para promover esta ilusão.
Eles têm promovido isto agora e por muito séculos, e ah!, eles são muito bons
nisto.
Agora
chegamos à pergunta: se todas estas várias experiências e sentimentos vêm de
nada mais do que os demônios são capazes de possuir, quais são os tipos de
experiências que são verdadeiramente espirituais e santas? O que tenho que
encontrar em meu coração, como um sinal seguro da graça de Deus ali? Quais são
as diferenças que mostram-nas serem do Espírito Santo?
Esta
é a resposta: aqueles sentimentos e experiências que são bons sinais da graça
de Deus no coração diferem das experiências dos demônios em sua origem e em
seus resultados.
Sua
origem é a percepção da devastadoramente santa beleza e amabilidade das
coisas de Deus. Quando uma pessoa entende em sua mente, ou melhor ainda, quando
ela sente seu próprio coração cativado pela atratividade do Divino, isto é
um sinal inequívoco da obra de Deus.
Os
demônios e condenados no inferno não experimentam agora, e nunca experimentarão
nem um pouco disto. Antes da queda deles, os demônios tinham esta percepção
de Deus. Mas em sua queda, eles a perderam, é a única coisa que eles poderiam
perder do seu conhecimento de Deus. Temos visto como os demônios possuem claras
idéias sobre como Deus é poderoso, sobre Sua justiça, santidade, e assim por
diante. Eles conhecem muitos dos fatos sobre Deus. Mas agora eles não têm um
indício sobre como Deus é. Eles não podem saber o que Deus é mais do que um
cego pode saber sobre cores! Os demônios têm uma forte percepção da terrível
majestade de Deus, mas eles não vêem Sua amabilidade. Eles têm observado Sua
obra entre a raça humana por estes milhares de anos, deveras com toda a atenção;
mas eles não podem ver um vislumbre de Sua beleza. Não importa quanto eles
saibam sobre Deus (e temos visto que eles sabem realmente muito), o conhecimento
que eles possuem nunca lhes trará a este alto e espiritual conhecimento de como
Deus é. Pelo contrário, quanto mais eles sabem sobre Deus, mais eles O odeiam.
A beleza de Deus consiste primariamente nesta santidade, ou excelência moral, e
isto é o que eles mais odeiam. É porque Deus é santo que os demônios Lhe
odeiam. Alguém pode supor que se Deus fosse menos santo, os demônios Lhe
odiariam menos. Sem dúvidas os demônios devem odiar qualquer Ser santo, não
importa quem Ele seja. Mas, certamente, eles odeiam este Ser ainda mais, por ser
infinitamente santo, infinitamente sábio, e infinitamente poderoso!
Pessoas
ímpias, incluindo aquelas ainda vivas, verão no dia do julgamento tudo o que há
para ver de Jesus Cristo, exceto Sua beleza e amabilidade. Não há nenhuma
coisa sobre Cristo que pudermos pensar, que não será posta diante deles em
poderosa luz naquele brilhante dia. Os ímpios verão Jesus "vindo nas
nuvens, com grande poder e glória". (Mateus 13:26) Eles verão Sua glória
visível, que é muito, muito maior do que podemos imaginar agora. Os ímpios
serão totalmente convencidos de tudo o que Cristo é. Eles serão convencidos
sobre Sua onisciência, à medida que eles virem seus pecados repassados e
julgados. Eles verão em primeira mão a justiça de Cristo, à medida que suas
sentenças forem anunciadas. Sua autoridade será feita absolutamente
convincente quando cada joelho se dobrar, e cada língua confessar a Jesus como
Senhor. (Filipenses 2:10,11) A divina majestade será impressa sobre eles em um
modo totalmente efetivo, à medida que os ímpios forem lançados no inferno, e
entrarem no seu estado final de sofrimento e morte. (Apocalipse 20:14,15) Quanto
isto acontecer, todo seu conhecimento de Deus, tão verdadeiro e poderoso como
possa ser, não valerá nada, e menos do que nada, porque eles não verão a
beleza de Cristo.
Portanto,
é esta visão da amabilidade de Cristo que faz a diferença entre a graça
salvadora do Espírito Santo, e as experiências dos demônios. Esta visão ou
percepção é que faz a verdadeira experiência Cristã diferente de qualquer
outra. A fé do povo eleito de Deus é baseada nisto. Quando uma pessoa vê a
excelência do evangelho, percebe a beleza e amabilidade do plano divino da
salvação. Sua mente é convencida de que isto é de Deus, e crê nisto com
todo seu coração. Como o apóstolo Paulo diz em 2 Coríntios 4:3,4: "Mas,
se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está
encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos,
para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é
a imagem de Deus." Isto é dizer, como foi explicado antes, que os incrédulos
podem ver que há um evangelho, e entender os fatos sobre ele, mas eles não vêem
sua luz. A luz do evangelho é a glória de Cristo, Sua santidade e beleza.
Justamente após isto nós lemos: 2 Coríntios 4:6 "Porque Deus, que disse
que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações,
para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus
Cristo." Claramente, é esta divina luz, brilhando em nossos corações,
que nos capacita a ver a beleza do evangelho e a ter uma fé salvadora em
Cristo. Esta luz sobrenatural nos mostra a superlativa beleza e amabilidade de
Jesus, e nos convence de Sua suficiência como nosso Salvador. Somente um
Salvador glorioso e majestoso pode ser nosso Mediador, permanecendo entre o
culpado, pecadores merecedores do inferno como nós mesmos, e um Deus
infinitamente santo. Esta luz sobrenatural nos dá uma percepção de Cristo que
nos convence de uma maneira que nada mais poderia fazer.
Quando
o pior dos pecadores é levado a ver a divina amabilidade de Cristo, ele não
mais especula porque Deus deve estar interessado nele, para salvá-lo. Antes,
ele não poderia entender como o sangue de Cristo poderia pagar a penalidade
pelos pecados. Mas agora, ele pode ver a preciosidade do sangue de Cristo, e
como Ele é digno de ser aceito como um resgate para o pior dos pecados. Agora,
a alma pode reconhecer que ele é aceito por Deus, não por causa do que ele é,
mas por causa do valor que Deus põe no sangue, na obediência, e na intercessão
de Cristo. Ver este valor e dignidade dá à pobre alma culpada, um descanso que
não pode ser encontrado em qualquer sermão ou livreto.
Quando
uma pessoa chega a ver o fundamento apropriado da fé e da confiança com seus
próprios olhos, esta fé é salvadora. "Porquanto a vontade daquele que me
enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida
eterna." (João 6:40) "Manifestei o teu nome aos homens que do mundo
me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra. Agora já têm
conhecido que tudo quanto me deste provém de ti. Porque lhes dei as palavras
que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí
de ti, e creram que me enviaste". (João 17:6-8)
É
esta visão da divina beleza de Cristo que cativa as vontades e atraí os corações
dos homens. Uma visão da grandeza visível de Deus em Sua glória pode esmagar
os homens, acima daquilo que poderão suportar. Isto será visto no dia do
julgamento, quando os ímpios serão trazidos diante de Deus. Eles serão
esmagados, sim, mas a hostilidade do coração permanecerá integralmente e a
oposição da vontade continuará. Mas por outro lado, um simples raio da glória
moral e espiritual de Deus e da suprema amabilidade de Cristo brilhando no coração,
sujeita toda hostilidade. A alma é inclinada a amar a Deus como se por um poder
onipotente, de modo que agora não somente o entendimento, mas todo o ser recebe
e abraça o amável Salvador.
Esta
percepção da beleza de Cristo é o principio da verdadeira fé salvadora na
vida de um verdadeiro converso. Esta é totalmente diferente de qualquer
sentimento vago que Cristo lhe ama ou morreu por ele. Este tipo de sentimentos
confusos podem causar um tipo de amor e alegria, porque a pessoa sente uma
gratidão por ter escapado da punição de seu pecado. Na realidade, estes
sentimentos são baseados no amor próprio, e de nenhuma maneira em um amor por
Cristo. É uma coisa triste que tantas pessoas são iludidas por esta falsa fé.
Por outro lado, um vislumbre da glória de Deus na face de Jesus Cristo causa no
coração um supremo e genuíno amor por Deus. Isto é porque a luz divina
mostra a excelente natureza da amabilidade de Deus. Um amor baseado nisto está
muito, muito acima de qualquer coisa que venha de um amor próprio, o qual os
demônios podem possuir tão bem como os homens. O verdadeiro amor por Deus que
vêm desta visão de Sua beleza causa uma alegria santa e espiritual na alma;
uma alegria em Deus, e um regozijo nEle. Não há regozijo em nós mesmos, pelo
contrário há regozijo somente em Deus.
A
visão da beleza das coisas divina causará verdadeiros desejos pelas coisas de
Deus. Estes desejos são diferentes das aspirações dos demônios, as quais
acontecem porque os demônios sabem da maldição que lhes esperam, e desejam
que isto possa ser de alguma forma diferente. Os desejos que vêm desta visão
da beleza de Cristo são desejos naturais livres, como um bebê desejando leite.
Porque estes desejos são tão diferentes das suas falsificações, eles ajudam
a distinguir a genuína experiência da graça de Deus da falsa.
As
falsas experiências espirituais têm a tendência de causar orgulho, que é um
pecado especial do diabo. "Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não
caia na condenação do diabo".(1 Timóteo 3:6) O orgulho é um resultado
inevitável das experiências espirituais falsas, embora elas sejam freqüentemente
cobertas com um disfarce de grande humildade. A experiência falsa é enamorada
com si própria e cresce assim. Ela vive da própria exibição de um jeito ou
outro. Uma pessoa pode ter um grande amor por Deus, e ser orgulhosa da grandeza
de seu amor. Ele pode ser muito humilde, e deveras orgulhoso de sua humildade.
Mas, as emoções e experiência que vêm da graça de Deus são exatamente
opostas. A verdadeira obra de Deus no coração causa humildade. Elas não podem
causar qualquer tipo de exibicionismo ou auto-exaltação. A percepção da terrível,
santa, e gloriosa beleza de Cristo mata o orgulho e humilha a alma. A luz da
amabilidade de Deus, e esta somente, mostra à alma sua própria vileza. Quando
uma pessoa entende isto, inevitavelmente começa um processo de fazer Deus maior
e maior, e ele mesmo menor e menor.
Outro
resultado da graça de Deus operante no coração é que a pessoa odiará cada
mal e reagirá a Deus com um coração e uma vida santa. As experiências falsas
podem causar uma certa quantia de zelo, e até muito do que é comumente chamado
religião. Contudo, não é um zelo pelas boas obras. Sua religião não é um
serviço de Deus, mas antes um serviço próprio. Isto é como o apóstolo Tiago
o coloca neste mesmo contexto, "Tu crês que há um só Deus; fazes bem.
Também os demônios o crêem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber
que a fé sem as obras é morta?" (Tiago 2:19,20) Em outras palavras, os
feitos, ou boas obras, são evidências de uma genuína experiência da graça
de Deus no coração. "E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os
seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus
mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade". (1 João 2:3,4)
Quando o coração tem sido encantado pela beleza de Cristo, como poderia
responder de outra forma?
A
visão da beleza de Cristo - o maior dom de Deus!
Quão
excelente é esta bondade interna e a verdadeira religião que vêm desta visão
da beleza de Cristo! Aqui você tem as mais maravilhosas experiências dos
santos e anjos no céu. Aqui você tem a melhor experiência do próprio Jesus
Cristo. Embora sejamos meras criaturas, isto é um tipo de participação na própria
beleza de Deus. "Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas
promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina." (2
Pedro 1:4). "Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos
corrigiam como bem lhes parecia; mas este [Deus], para nosso proveito, para
sermos participantes da sua santidade." (Hebreus 12:10) Por causa do poder
desta obra divina, há uma habitação mútua de Deus em Seu povo. "Deus é
amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele".
Este
relacionamento especial faz com que a pessoa envolta seja tanto feliz como abençoada,
como nenhuma criatura existente. Este é um dom especial de Deus, que Ele dá
somente para Seus favoritos. Ouro, prata, diamantes, e reinos terrestres são
dados por Deus para pessoas que a Bíblia chama de cães e porcos. Mas o grande
dom de contemplar a beleza de Cristo, é uma benção especial de Deus para Seus
queridos filhos. Carne e sangue não podem dar este dom: somente Deus pode
concedê-lo. Este foi o dom especial pelo qual Cristo morreu para obter para
Seus eleitos. Este é o sinal mais alto de seu eterno amor, o melhor fruto de
Seus labores, e a mais preciosa aquisição de Seu sangue.
Por
este dom, mais do que qualquer outro, os santos brilham como luzes no mundo.
Este dom, mais do que qualquer outro, é seu o conforto. É impossível que a
alma que possua este dom possa perecer. Este é o dom da vida eterna. Este é o
início da vida eterna: aquele que o tem, não pode jamais morrer. Este é o
amanhecer da luz da glória. Ele vem do céu, tem uma qualidade celestial, e
guiará seu portador ao céu. Aqueles que possuem este dom, podem vagar no
deserto ou serem lançados pelas ondas do mar, mas finalmente chegarão ao céu.
Lá a faísca celestial se tornará perfeita e elevada. No céu, as almas dos
santos serão transformadas em uma brilhante e pura labareda de fogo, e eles
brilharão eternamente como o sol no reino de seu Pai. Amém.
A
permissão é concedida para a reprodução, contanto que este arquivo não seja
alterado, e esta observação incluída em toda reprodução, e não vendida ou
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Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
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Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.