Tenho Um Só Sermão Evangelístico

[inclusive para pregações ao ar livre onde 20 minutos são admissíveis]


Canyon Shearer

http://projects.washingtonpost.com/sermons/24/ 

Eu tenho somente um sermão, eu tentei escrever outros, mas eu sempre volto para este. Ele é aquele com o qual eu prego ao ar livre, é o que eu mando por e-mails para os meus amigos, é o único sermão que eu tenho completamente de cor, na memória. Na minha opinião, é o único sermão que vale a pena ser pregado



1) Eu sempre começo com o meu versículo favorito da Bíblia, que é o Salmo 19:7, 
“A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.”(Sl 19:7 ACF) A importância deste versículo está na lei da qual ele fala.
- No início, houve uma [só] lei e essa lei foi 
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; ...”(Gn 2:17 ACF) 



2) Como todos nós sabemos, esta lei foi quebrada, e com esta transgressão veio uma nova lei, uma lei encontrada escrita na consciência [de cada homem, na minha e na sua] (Rm 2:15), mas também [escrita] em Êxodo 20

Essa lei são os 10 mandamentos, e eu gostaria de examinar alguns deles. 

2.1)   [9º Mandamento] O mais fácil dos 10 Mandamentos para lembrar e para quebrar é o 9º Mandamento, que diz: 
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”(Êx 20:16 ACF), em outras palavras: Não minta! Provérbios 12:22 diz que "Os lábios mentirosos são ABOMINÁVEIS ao Senhor.", Apocalipse 21:8 promete que a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre.” 
   No nono mandamento podemos ver a Santidade de Deus, porque se você mentir para uma criança, você pode se safar disso sem nenhuma penalidade, se você mentir para mim, eu poderia [apenas] ficar zangado, se você mentir para sua esposa, você pode acabar [apenas] dormindo no sofá ou divorciado, se você mentir para um policial, você estará escondendo a verdade e irá [apenas] para a cadeia, se você mentir para um juiz isto será perjúrio e você [apenas] irá para a prisão, [pena] ainda mais rigorosa [haverá] se você mentir para o seu governo [trair seu país entregando-o a seus inimigos em guerra], você será culpado de traição e a punição será [apenas] a morte (Todd Friel, “Way of the Master Radio) ! A ofensa de uma mentira, aos olhos de Deus, é tão mais injuriosa e tão mais condenável que a única punição para tal mentir é o sofrimento eterno. Mas espere! Você disse: "Eu disse mentiras, mas eu não sou um mentiroso." Vamos considerar isto: Se eu estuprasse uma garota, eu seria um estuprador, se eu assassinasse uma pessoa, eu seria um assassino; aos olhos de Deus, se você já contou uma mentira, então você é um mentiroso, e terá de enfrentar as conseqüências como tal. 

2.2)   [6º Mandamento] Agora eu sei o que você está pensando, você está pensando: “Não matarás! Agora este é um mandamento que eu sei que eu tenho guardado!” Mas escute isto! Jesus disse: 
“22 ... qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.(Mt 5:22 ACF) Deus é tão Perfeito e Santo que Ele vê as intenções e condição do seu coração, e sobre isso você será julgado. [ Ademais, “... qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.”(Tg 2:10 ACF) ]

   Assassinar é o 6º mandamento, vamos passar para o sétimo.

2.3)   [7º Mandamento] Você tem ouvido o que foi dito [por Deus] no passado: 
Não adulterarás.”(Êx 20:14 ACF), mas Jesus [, restaurando e explicando toda a extensão disto, expandindo, ] disse: Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.(Mt 5:28 ACF) Mais uma vez, Deus está preocupado com a condição da vida que você tem dentro da sua mente, não apenas com as ações que você procura fazer na carne. 

2.4)   [8º Mandamento], o último mandamento que eu vou pregar, diz, 
Não furtarás.”(Êx 20:15 ACF) Considere isso, cada pequena coisa que você tem roubado tem distanciado você de Deus,  seja ele um clipe de papel, um lápis, um pedaço de chiclete, ou uma música na Internet, tudo isto constitui furto e requer punição! 



3) Agora, espere apenas um minuto, não são os Dez Mandamentos do Velho Testamento? Não estamos nós, agora, sob uma nova aliança? Você está exatamente certo! No Velho Testamento, a punição para o furto, de acordo com Deuteronômio 24:7, era [apenas] a morte! No Novo Testamento [que explica e expande o Velho], a punição para o furto é sofrimento eterno 
(“12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”(Ap 20:12-15 ACF) )! No Novo Testamento, Deus puxou ainda mais as rédeas [apertou ainda mais os parafusos], tornou Suas leis [ainda] mais severas, não menos severas. 



4) Com base nestes 4, dos 10, mandamentos que temos examinado, claramente se vê que o mundo todo tem estado pecando e é destituído da Glória de Deus 
(“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”(Rm 3:23 ACF) ). Ora, Deus não pode simplesmente deixar um transgressor ir embora [se safar sem receber a justa pena], porque Ele é um bom [, justo] juiz, e um bom [, justo] juiz toma todas as providências para que todos os infratores sejam [rigorosa, justamente] punidos

A Bíblia diz que a natureza depravada dos nossos pecados nos fez filhos da ira (Ef 2:3) , da desobediência (Cl 3:6) , do diabo (At 13:10); inimigos da justiça (idem, At 13:10) , separados de Deus (Is 59:2) , e condenados e destinados ao Lago de Fogo (Ap 20:14) . Este castigo nós temos feito por merecer, e só pelo Amor de Deus é que é possível você ser redimido [isto é, resgatado], ser livrado do fogo que está para vir. 



5) Deus se tornou carne, veio a este mundo que Ele havia criado, nasceu de uma virgem (Mt 1:23) , viveu uma vida perfeita sem 1 mili-segundo ou milímetro de pecado, e pelos seus pecados [, oh, amigo], foi sacrificado em uma cruz com vista para Jerusalém(Lc 23:34) . Em uma bela e incompreensível demonstração de amor, Jesus Cristo pôs a Si mesmo como substituto em lugar de você que está me ouvindo, tomou o seu castigo sobre Si e morreu uma terrível, dolorosa e humilhante morte. A morte não pôde segurar o Deus do Universo, e Ele ressuscitou no terceiro dia, e livrou do inferno a alma de você, meu caro amigo (A referência, Lc 24:76, não existe. troquei-a por "Lc 24:46
E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,  ou por “Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida.”(Ez 33:5 ACF) ) ou por .



6) Em um tribunal secular, um juiz pode permitir que um criminoso se vá, se a multa for paga e se ele prometer não repetir o crime. Diante de Deus, você pode ser absolvido de seus crimes, se a sua multa foi paga em Jesus Cristo. Arrependa-se agora dos seus pecados, a fim de receber o dom da vida tão ricamente dada. 

Arrependa-se por seus pecados, peça perdão por eles, e dê meia-volta [desejando tomar direção oposta] deles, hoje, agora [sincera e plenamente]. Confie em Jesus Cristo para salvá-lo do inferno, como você [, em um avião que está caindo de cabeça,] confiaria em um pára-quedas para salvar você da gravidade (Ray Comfort, “Hells Best Kept Secret”) . Não espere até amanhã, o mundo é um lugar perigoso e [é completamente possível, ] você PODE morrer esta noite [não é?]! 
“... aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,”(Hb 9:27 ACF). “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.”(Hb 10:31 ACF) 



7) Por favor, consiga uma Bíblia e leia o livro de João, ele foi escrito por um dos amigos mais próximos de Jesus, e irá reafirmar tudo o que eu disse hoje.



[Aqui, Hélio acrescento um curto mas forte convite BÍBLICO aos perdidos, cada vez um convite em palavras diferentes, convite feito com todo meu coração, coração de amor que orou horas durante dias, convite para uma decisão sincera, nos corações, sem estipular gestos físicos exteriores. Um padrão a imitar:Mt 11:28:30; Ap 22:17; Is 1:18;
       “28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mt 11:28-30 ACF
)       “E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.” (Ap 22:17 ACF)
      “Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” (Is 1:18 ACF)
]



Traduzido por Valdenira N.M. Silva, 2009.



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Sermoes/
retorne a http://solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.