Tirando Dúvidas Sobre O Inferno Para Não Errar O Céu

Mateus 7.13

 

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;” (Mt 7:13 ACF)

 

Introdução

·         Hoje eu sinto a necessidade de começar justificando o tema da mensagem.

-   Eu penso que muitas almas erram a porta do Céu porque nada sabem, ou pouco sabem sobre o Inferno.

 

-   Jesus disse: para chegar ao Inferno, o caminho é fácil e são muitas as pessoas que passam por ele.

 

·         O assunto não é agradável para a mente humana. É até compreensível, porque não fomos feitos pra esse lugar. Fomos criados para o Céu! Mas não podemos ignorar a existência do Inferno.

-   A igreja cristã sempre ensinou essa doutrina. Teólogos, tanto da Idade Média quanto do período da Reforma, criam e ensinavam sobre a realidade do Inferno.

 

-   Quando chegou o Sec. XVIII, alguns começaram a negar essa doutrina e aí, criou-se uma terrível revolta no Sec. XIX, revolta essa que continua até hoje.

 

·         Uns, afirmando que o Inferno não existe. Dizem que é incoerente com o conceito de um Deus amoroso e poderoso. Segundo esse pensamento, no fim, todos os homens serão salvos.  

-   Lá no segundo século, Orígenes, famoso teólogo nascido em Alexandria, já ensinava que no fim, não somente todos os seres humanos seriam salvos, mas inclusive o diabo e seus demônios. Acredite: tem pessoas que aceitam isso como verdade.

 

-   E por outro lado, tem os adeptos do seguinte pensamento: quem morre pecador, deixa de existir, sai da existência. Os Testemunhas de Jeová e os Adventistas do Sétimo Dia ensinam assim: o castigo eterno, o inferno, é você morrer pecador e deixar de existir.

 

·         Como vê, essas são algumas dificuldades que as pessoas têm com o que a Bíblia chama de Inferno.

-   Jesus até adverte: “...muitos são os que entram por ela”, dada a sua facilidade e largueza da porta.

 

-   A questão é: O que você sabe sobre o Inferno faz com que a sua alma trema e suspire pelo Céu?

 

-   Esta noite eu quero ajudar você a remover dúvidas sobre o Inferno, pra você não errar sobre o Céu. Amém?

 

...então vamos lá, questão nº 1:

QUEM MERECE IR PARA O INFERNO?

·         A Bíblia ensina que todos! Isto mesmo, TODOS merecemos o Inferno!

Mas como pode ser isto? Abra a Bíblia, a Palavra do próprio Deus, e você vai saber quem merece ir para o Inferno... abra em Rm 3.23: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” (Rm 3:23 ACF)

 

-   Nesse “todos” está o meu nome, o seu nome, o nome de cada pessoa que já viveu neste mundo ou que, porventura, ainda vai nascer.

 

·         Você sabe que a Bíblia conta de Adão e Eva. Deus os criou.

-   E no princípio, a humanidade inteira estava representada por Adão e Eva... naquele princípio, o homem vivia em estado de inocência e perfeita comunhão com Deus.

 

-   Mas, o homem cedeu à tentação de Satanás, e num ato livre de sua vontade, desobedeceu o seu Criador, o homem caiu no pecado e assim, perdeu a comunhão com Deus, se separou dEle.

 

-   Por conta disso, não somente Adão e Eva, mas também todos os que nasceram depois deles, são por natureza, pecadores e inclinados à prática do mal. Por isso que a Bíblia diz “todos” – e somos esses que merecem o Inferno.

 

·         Então, de acordo com a Bíblia você é pecador... todos somos pecadores!

-   Nenhum de nós teve necessidade de ser ensinado a pecar. Veja a mais dócil criança de colo, é uma ternura... mas logo que crescer e alcançar à idade da razão, a sua pecaminosidade vai se manifestar.

 

-   Portanto, não podemos fugir dessa verdade bíblica: somos pecadores, e como resultado do nosso pecado, merecemos o Inferno.

 

No livro do Apocalípse, Jesus fala: “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos [e qual de nós nunca mentiu?], a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” (Ap 21:8 ACF)lago que arde com fogo e enxofr, essa é uma expressão utilizada aqui no livro do Apocalipse para designar o Inferno. 

-   Portanto, por justiça, o Inferno é o destino final merecido por todos nós miseráveis pecadores. 

 

...questão nº 2:

 POR QUE TODOS MERECEMOS IR PARA O INFERNO?

·         Por causa do nosso pecado! O motivo é a nossa atitude diante de Deus, que é de rebeldia, de desobediência.

-   O sentido da palavra pecado no original da Bíblia é você errar o alvo, perder o rumo. Sabe o que é ter um alvo em mira e errar na jogada? Sabe o que é ter a bola na marca do pênalti e errar o gol? ...esse é o sentido da palavra pecado na Bíblia.

 

O alvo a ser acertado é Deus – o nosso coração é a flecha que deve alcançá-Lo! No livro do Apocalípse 14.7, está escrito: ...: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” (Ap 14:7 ACF) Esse é o alvo a ser atingido.

 

·         Mas o coração humano teve outra atitude: o homem fracassou em dar glória a Deus... isso é o pecado... ele perdeu o rumo, errou o alvo....

-   E Deus, sendo justo como somente Ele é, não pôde deixar o pecado sem penalidade, por isso que também está escrito na Bíblia: "... a alma que pecar, essa morrerá" (Ez 18.4) ou como lemos em Rm 6.23: “Pois o salário do pecado é a morte.

 

-   O pecado exige penalidade. Exige castigo e esse castigo é a morte – morte em dois sentidos: morte física e morte eterna. A morte física é a separação natural que ocorre da alma do corpo – morreu fisicamente, o corpo é sepultado, a alma se separou dele.

 

-   Agora, morte eterna, é mais grave, porque é a separação da alma de Deus para todo o sempre. É o verdadeiro Inferno!

 

·         E por que todos merecemos o Inferno? ...porque erramos o alvo. Quem erra o alvo não está qualificado para o céu, para a cidade onde Deus habita.

Veja o que está escrito na Bíblia: “E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.” (Ap 21:27 ACF)

 

-   Alguém poderá argumentar: “Mas eu tenho me comportado bem, sou educado, tenho boas recomendações... já errei muito nisso e naquilo, mas hoje eu erro menos...”.

 

Sabe o que a Bíblia fala sobre as nossas melhores ações? ...todas são inaceitáveis diante de Deus. Lemos isto no livro de Is 64.6: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.” (Is 64:6 ACF) Para longe do alvo, não é!

 

Mas ouça, Deus não deseja que pessoa alguma vá para o Inferno. Está na Bíblia isso: O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (2Pe 3:9 ACF). Aleluia!

-   Mas ouça também: uma vez que Deus é perfeito e justo, Ele não pode fechar os olhos, fazendo de conta que não somos pecadores, e nem pode deixar de aplicar a justa penalidade para o pecado.

 

-   Portanto, se alguma alma não-arrependida vai para o Inferno, de maneira nenhuma ela vai injustamente... porque o pecado nos tornou merecedores do castigo eterno – então, se uma pobre alma vai para o Inferno... é Deus fazendo justiça.

 

...terceira questão do “Aprendendo Bem Sobre o Inferno Para Não Errar Sobre o Céu”:

 COMO AS PESSOAS EXISTIRÃO NO INFERNO?

·         Lemos no texto de Ap 20.15 que o Inferno é chamado de segunda morte. Esta é uma morte espiritual.

-   O corpo já foi sepultado, se decompôs, voltou a ser pó da terra, mas a alma ainda existe. E sabe, a alma é a verdadeira pessoa – é quem você realmente é, o seu jeito de ser, a sua personalidade.

 

-   O corpo é a embalagem... algumas são baixas, outras altas, tem as largas, as finas... tem de todo tipo, com cabelo, sem cabelo...

 

·         Pois bem, quando se morre, a alma não deixa de existir – Alma não morre!

-   Após a morte nós continuamos existindo, conscientemente. É assim que as pessoas existirão no Inferno.

 

-   Quem for levado para o Inferno vai saber que está lá, num lugar ... que arde com fogo e enxofre;” sem ter [absolutamente] nenhuma esperança mais de livramento ou de alívio.

 

Jesus ensinou que o Inferno é um lugar de TORMENTO. Lemos em Lc 16.24 as palavras de um homem que, Jesus revelou, estava lá e: “... Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.” (ACF)

·         O pedido foi negado!

-   Mas preste atenção, no Inferno, a pessoa entra em lamentação, choro, dor, sofrimento, tormento, há ranger dos dentes (Mt 13.42) de total desespero.

 

-   E eu tenho para mim que o mais apavorante sobre as pessoas no Inferno, é que elas estarão o tempo todo conscientes.

 

-   Nessa vida, podemos sofrer um tombo, bater a cabeça em algo e perder a consciência... é possível até entrar em coma. Mas no Inferno isso não acontece.

 

-   O que Jesus contou sobre o aquele homem revela isto. Veja novamente: O homem se lembrou de várias coisas: do pai Abraão, do Lázaro, do refrigério que podia ter tido, ele se lembrou da água...

-   Amado, no inferno, a pessoa fica em absoluta perdição, sofrendo tormentos intermináveis... lá, as pessoas existirão para sempre, sem nunca perder a consciência: a lembrança de quem são, do que fizeram e deixaram de fazer... 

 

...outra questão, nº 4:

 QUANDO AS PESSOAS VÃO PARA O INFERNO?

Num certo sentido não erro em afirmar que no exato momento da morte. A Bíblia diz em Hb 9.27: “... aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,” (ACF)

·         . Não há nenhuma segunda chance!

-   Se uma pessoa morrer na condição de pecadora, somente a certeza do Inferno restará para ela. Morreu pecadora, morreu sem acertar o alvo, então nessa mesma hora, vai levada para o Inferno.

 

Por isso que lemos na Bíblia (mesma carta aos Hebreus) essa palavra de Deus, Hb 3.15: “... Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.” (ACF)

E na 2Co 6.2 está: “(...ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação).” (ACF).

 

-   Está vendo? No dia de hoje, você pode ser salvo do Inferno! Isso é importante... depois da morte, não. A hora é agora, o tempo da salvação é hoje!

 

-   Portanto, se você quer ser livrado do Inferno, o dia é da sua salvação é HOJE.

 

...e a última questão, pra fechar o assunto:

O QUE VOCÊ TÊM QUE FAZER PARA NÃO IR PRO INFERNO?

Vou lhe mostrar pela Bíblia, é a Palavra de Deus que estou pregando: Lemos em At 16.31: “... Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, ...” (ACF)

-   Veja só: Se você parar neste momento, e receber Jesus Cristo como seu Salvador, colocando toda a sua confiança nEle para salvá-lo, Ele o salvará! Deus prometeu: " “... todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.” (Rm 10:13 ACF)

-    Você pode contar com isso ou com mais nada. Porque para perdoar pecados e livrar do merecido Inferno, somente Jesus. Ele é o Filho de Deus que morreu na cruz pra nos salvar.

 

-   Imagine-se como homem pecador, separado de Deus por um abismo tão grande que o pecado provocou... e, não tem religião, não tem anjos, nem santos, nem boas ações suficientes para livrar você do Inferno. Porque tudo seu é imperfeito...

 

-   Mas Deus encontrou um ser perfeito: o Cristo, o Seu próprio Filho, capaz de fazer uma ponte, unindo o pecador de volta ao seu Criador.

 

-   Cristo é a ponte da sua salvação! Hoje você deve confiar nEle! Amém.

 

Conclusão

Faz isso agora!

Ore, assim no seu lugar: “Querido Jesus, eu sei que eu sou um pecador, eu entendi que errei o alvo da minha vida e mereço o Inferno. Mas agora, Jesus, eu mudo de rumo, quero obedecer a Deus. Eu  recebo o Senhor como meu Salvador, capaz de perdoar os meus pecados e me dar a vida eterna. Obrigado Jesus. Ajude-me honrá-Lo com a minha vida”.

 

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, Fonte: Hélio de Menezes Silva/George Alquist, Jr. - Tradução e adaptação: Valdenira N. de M. Silva



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Sermoes/
retorne a http://solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.