Três Condições Espirituais

(Espiritual, Carnal, Não Regenerado)


Robert Cottrill


Texto chave para hoje: 1Co 2
14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 1Co 3:1-4 1Co 31=4:   1 E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.2 Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,3 Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?4 Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?



Três condições espirituais são descritas no Novo Testamento. Uma pergunta foi recebida a respeito dos três tipos de seres humanos que a Bíblia descreve: "Há três tipos de seres humanos. Você poderia explicar a três:  o homem natural (não- crente), o homem mundano ([ainda um pouco] mundano, mas salvos); o homem espiritual (andando no Espírito)?"

Quem perguntou identificou corretamente os três tipos.


1) O Homem Natural

Cada um de nós experimentou um nascimento natural (ou físico), mas nós herdamos, através dele, mais do que simplesmente genética. A corrupção espiritual que veio sobre Adão e Eva quando pecaram foi transmitida também a nós (Sl. 51:5; 58:3) 5 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. 58:3 Alienam-se os ímpios desde a madre [o útero]; andam errados desde que nasceram, falando mentiras.

O Senhor Jesus foi capaz de evitar isso, através do milagre do nascimento virginal. O resto de nós nasceu fisicamente vivo, mas espiritualmente mortos (Ef. 2:1,5).
1 E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

Como alguém que está espiritualmente morto, o homem natural (ou mulher) não é capaz de entender as coisas espirituais (I Coríntios 2:14.),
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

nem tem o poder de responder a Deus como deveria (Rom 3:11; 5: 6).
11 Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. 6 Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.

O que é necessário para corrigir o problema é um segundo nascimento, um novo nascimento. Quando o Senhor Jesus falou a um homem chamado Nicodemos sobre isso, ele pensou erradamente que o Senhor estava dizendo que precisamos de um outro nascimento físico (Jo. 3: 4), mas isso não é o que foi feito. Cristo estava falando de um nascimento espiritual, uma obra de Deus realizada no indivíduo pelo Espírito Santo.

12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (Jo. 1:12-13). Nascido de Deus. Isso é o que é necessário para que possamos ter uma nova vida espiritual. E é a única maneira que pode ser equipado para o reino celestial (Jo. 3: 3). 3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Cristo morreu na cruz para tomar [sobre Si] a punição que nós merecemos pelos nossos pecado (I Cor 15:3; I Pedro 2:24; 3:18.).
1Co 15:3 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, ACF2007

1Pe 2:24 Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. ACF2007

1Pe 3:18 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; ACF2007


Quando uma pessoa coloca sua fé em Cristo como seu único Salvador do pecado, ele nasce de novo na família de Deus (Jo. 1: 12-13),
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
ele recebe a vida eterna (Jo. 3:16)
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.,
e o Espírito de Deus vem viver dentro dele para sempre (I Coríntios 6: 19-20; cf. Rom. 8: 9.).
1Co 6:19-20  19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. ACF2007

Rm 8:9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. ACF2007


Nós chamamos essa pessoa um "cristão" (um seguidor de Cristo [tanto assim, que o mundo percebe uma mudança e algo de Cristo em nós]).

Tornar-se cristão nos dá uma eterna posição correta diante de Deus. Mas então temos a responsabilidade de viver nosso cristianismo na vida cotidiana, viver como os crentes que nos tornamos pela fé em Cristo. (Compare a diferença entre ser um cidadão do Brasil - a nossa posição legal - e proceder como um cidadão do Brasil - nosso estado na experiência diária)

Este último, em um sentido espiritual, é realizado à medida que andamos no Espírito. Andar no Espírito envolve, dia a dia, fé e obediência para com Deus. Assim como caminhar fisicamente exige um passo de cada vez (pé esquerdo, pé direito, pé esquerdo, pé direito, e assim por diante), do mesmo modo andar no Espírito exige consistentes passos de confiar e obedecer, confiar e obedecer. "
Se vivemos em Espírito [através do novo nascimento], andemos também em Espírito" (Gl. 5:25).

Mas é exatamente neste ponto que a distinção entre os outros dois tipos de pessoas entra. Alguns são crentes que se comportam em conformidade com o que [judicialmente] já são. Outros têm se desviado, sendo desobedientes ao Senhor, e talvez crescentemente se tornado espiritualmente frios.


2) O Homem Espiritual

[Melhor dizermos "O Homem que (usualmente) Está Espiritual", uma vez que, se descuidar-se, pode descer em direção à carnalidade?]


Em contraste com o homem natural (I Cor. 2:14-15), a Bíblia logo a seguir menciona "o que é espiritual" (v 15).
14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

A pessoa espiritual é um crente nascido de novo. Mas, mais do que isso, ele é um crente nascido de novo que está vivendo um harmonia com o que já é, judicialmente! Pode ser útil pensar a distinção desta forma: Um cristão é alguém que está corretamente relacionado com Cristo (através da fé para a salvação); um crente espiritual é aquele que está corretamente relacionado com o Espírito Santo (através de um consistente andar no Espírito).

O cristão espiritual tem sabedoria e discernimento espiritual (I Cor. 2: 9-13)
9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.11 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.13 As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

 O Espírito de Deus também está desenvolvendo dentro de si o fruto do caráter cristão (Gl 5:22-23.).
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, , mansidão, temperança.23 Contra estas coisas não há lei.

Dito de outra forma, o crente espiritual, que sempre anda no Espírito, não vai se comportar como alguém que é um pecador não salvo (Gal. 5:16).
16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

Observe também que são os crentes espirituais que estão equipados para ajudar um santo que está pecando voltar à pista [correta] (Gal. 6:1).
1 Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.


3) O Homem Carnal


A pessoa que me fez a pergunta o chamou de uma pessoa "mundana". Isso também é verdade a respeito do crente carnal. Ele está vivendo de acordo com os valores deste mundo pecaminoso. Mas nós temos um contraste específico entre o espiritual e o carnal em I Coríntios 3:1-4, por isso vou usar essa palavra. "Carnal" representa aqueles que estão cedendo aos desejos da carne, a velha natureza, em vez de andar no Espírito. Eles são crentes, mas não está vivendo de acordo com isso.

O apóstolo Paulo diz que eles são como "bebês em Cristo" (I Cor. 3:1)
1 E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a bebês em Cristo. (KJB).
(Note que ele não diz que eles perderam sua salvação, tornam-se de novo não nascidos, e precisam ser renascidos de novo, de novo!) É uma questão de conduta prática, não da sua posição diante de Deus. A congregação de Corinto havia regredido a um comportamento espiritualmente infantil, brigando entre si mesmos. ... a julgar pelo comportamento deles, você pode chegar à conclusão de que são homens naturais, em vez de crentes nascidos de novo.

Em cada cristão, "
... a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, ...." (Gal 5:17.)
Mas Deus nos dá a graça para podermos dizer não às sugestões de nossa natureza pecaminosa, e confiar e obedecer a Ele (Romanos 6: 11-13; I Coríntios 10:13..). Rm 6:11-13  11 Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; 13 Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. ACF2007
1Co 10:13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. ACF2007

Quando falhamos, como às vezes fazemos, devemos confessar nossos pecados ao Senhor, e reivindicar Sua purificação e perdão (I Jo. 1: 9)
9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

Estamos avisados para não fazer nenhuma provisão para a carne (Rom. 13:14).
14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.

Ou seja, não devemos alimentar nossa natureza pecaminosa ou colocar-nos desnecessariamente no caminho da tentação. (Pense em José fugindo da casa quando a mulher de Potifar tentou seduzi-lo, Gen. 39:7-12) Em vez de colocar em nossas mentes as coisas que vão agitar a carne, devemos alimentar-nos de coisas que irão nos edificar e fortalecer (Fp 4: 8)
8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude, e se algum louvor, nisso pensai.

-e, claro, a Palavra de Deus deve ser o número um nessa lista).

Estas são as três condições espirituais a Bíblia descreve. Como crentes, precisamos andar no Espírito e evitar qualquer coisa que possa causar a nossa vida espiritual a murchar. O antigo poema é útil:

"Dois cães lutam dentro do meu peito
Um é amaldiçoado, o outro abençoado;
A um eu amo, Ao outro vou odiar;
Aquele que eu alimentar vai dominar."

Devemos alimentar nossas almas com a Palavra de Deus.



Robert Cottrill


http://www.wordwise-bible-studies.com/three-spiritual-conditions.html



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Sermoes/
retorne a http://solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.