Fazendo as Pazes Com Deus.

[Que É Inimigo E Odeia Todos Que Ainda Não Foram Tornados Seus Filhos]

Islan Trezza de Paiva
.

Pregado em: 28/02/2017. Local: Acampamento Vale da Esperança. Pouso Alegre – MG, Brasil.




Texto base:
Colossenses 1.20-23.

 

Introdução: Você tem algum inimigo? Ou, você tem uma inimizade com alguém? Como você faria para se reconciliar com seu inimigo, caso tivesse um? Você já pensou que existem pessoas que são inimigas de Deus? Será que esse é o seu caso? Como você pode saber se você é inimigo de Deus? E se você for, como você pode fazer as pazes com Ele? Quem são os inimigos de Deus?

 

I.          Como saber se sou inimigo de Deus? (As características da inimizade)

1.      O pecador em relação a Deus. (estranhos e inimigos) V. 21

a.      O pecador não-redimido é inimigo de Deus. (Rm 5.10)

b.      O pecador não-redimido odeia Deus e não se importa em conhecer Deus.

Rm 1.28-30 (haters of God, v. 30 – KJV: odiadores de Deus)

c.       O incrédulo vive alienado de Deus (Ef 2.12, 4.18)

d.      O mundo odiou Jesus. (Jo 7.7)

e.      As obras do pecador são más. (Jo 3.19)

f.        Por natureza somos maus (Mt 7.11 / Lc 11.13)

2.      Deus em relação ao pecador. (estranhos e inimigos) V. 21

a.      Deus odeia o ímpio (Sl 5.5; Sl 7.11-13, Sl 9.17)

·         A ira de Deus permanece sobre o incrédulo (Jo 3.36)

b.      O descrente está debaixo de maldição (Gl 3.10)

 [nota de Hélio, depois de ouvido o autor: todos os versos que falam do amor de Deus direcionado para salvação do homem que ainda não creu, têm o verbo amar no passado: 1Jo 4:19 amou; 1Jo 4:10 amou; Jo 3:16 amou; Gl 2:20 havendo-me amado; Ef 2:2-5 amou. A explicação é que Deus amou a todos os seres humanos antes de os criar, tendo a presciência da queda de todos (dentro de Adão), mas planejou comprar a salvação para todos através do sangue de Seu Filho (o Espírito Santo convence e chama a todos (de forma gradativa) através da natureza, da consciência, e pelo ouvir a Palavra; quando e enquanto chama a todos, O Espírito capacita a todos para poderem entender e escolher receber ou rejeitar o Evangelho; mas poucos escolherão receber). No entanto, Deus odeia a todos os homens (Sl 5.5; Sl 7.11-13, Sl 9.17) desde que começam a pecar conscientemente e Deus só cessa de odiar (e volta a amar, como antes da queda de Adão) os que crerem e receberem o Seu Filho. Em outras palavras, Deus demonstrou seu amor aos homens ao enviar Jesus Cristo para morrer por eles e proporcionar a restauração da comunhão e a salvação deles. Mas devido à santidade de Deus, Ele não pode tolerar o mal. Por isso Ele tem uma ira santa contra os pecadores. E essa ira permanece sobre os pecadores não-redimidos no tempo presente Jo 3.36]

II.        Como fazer as pazes com Deus? (As características da reconciliação)

1.      Pelo sangue de Cristo (sangue da sua cruz) V. 20

·         Redenção (Ef 1.7): comprar de volta pelo pagamento de resgate, para libertar os pecadores da escravidão do pecado.

·         Expiação (Is 53.10): o perdão dos pecados, acompanhado de reconciliação com Deus, através do sacrifício de uma vítima inocente.

·         Eterna redenção (Hb 9.11-12): pelo seu sangue Cristo efetuou uma eterna redenção.

2.      Pela fé em Cristo você é justificado (santos, irrepreensíveis e inculpáveis) V. 22

·         Justificado pela fé (Rm 5.1, Rm 4.5)

·         Cristo pagou sua dívida (Cl 2.14)

·         Você é trazido para perto (Ef 2.13)

v  Você se torna santo, irrepreensível e inculpável em posição.

 

III.      Como viver a nova vida em Cristo? (As características do relacionamento restaurado)

1.      Firmes na fé. V. 23

·         Permanecer na palavra (Jo 8.31)

2.      Firmes no evangelho. V. 23 (1 Co 15.3-4)

·         Aguardando Cristo (Tt 2.13)

·         Esperança da vida eterna (Tt 1.2)

·         Como um embaixador (2 Co 5.18-20)

 

Conclusão: Qual é a sua situação hoje? Você é um inimigo de Deus ou você já fez as pazes com Ele? Lembrando que você só pode fazer as pazes com Deus pelo sacrifício de Jesus Cristo. E se você ainda não fez isso, eu rogo que você se reconcilie com Deus (2 Co 5.20). Não deixe para depois, pois pode ser tarde demais. E se você já é crente, eu te exorto a batalhar pela fé que te foi entregue (Jd 3) e a permanecer firme, sabendo que o seu trabalho no Senhor não é vão (1 Co 15.58).

 

A bandeira da misericórdia:

Quando os romanos antigos atacavam uma cidade, tinham às vezes o costume de hastear uma bandeira branca à porta da cidade. Se a guarnição se rendia enquanto a bandeira branca estava hasteada, poupava-se-lhes a vida. Depois hasteavam uma bandeira preta, e todos os homens eram passados a fio da espada.

Pecador, hoje está hasteada a bandeira branca da misericórdia divina. Renda-se a Cristo, e vive, antes que a bandeira preta da morte e condenação tome o lugar dela.

 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Sermoes/
retorne a http://solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.