SINAIS DE UMA VERDADEIRA CONVERSÃO

Sermão. At 2:41-42. Hélio de M. Silva.




Motivação

Texto: (dar contexto, v. 36) At 2:41,42.

36  Saiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. 37 ¶ E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? 38  E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para {em consequência do} perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; 39  Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. 40  E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. 41  De sorte que foram batizados       os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, 42 ¶ E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43  E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos APÓSTOLOS. 44  E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. 45  E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. 46  E, perseverando       unânimes       todos os dias no templo, e partindo o pão em casa,       comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 47  Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. (Atos 2:36-47)

Oração Introdutória


1o Sinal: At 2:37 – Coração compungido, dilacerado, profundamente envergonhado e arrependido.
E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?

2o Sinal: v. 37- Desejo, decisão e procura decidida para obedecer a Deus. vs. Ler 38-40.
38  E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; 39  Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. 40  E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.

3o Sinal: v. 41- Aceitação de toda a Palavra do Senhor Deus e, assim, recebimento de Cristo como Salvador e Senhor. Fome e respeito à Palavra como os Bereanos de quem é dito: ...
41  De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,

Fome e respeito à Palavra como os Bereanos, dos quais é dito: ...
Atos 17:11  Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.


4o Sinal:
v. 41- Batismo é PEDIDO, de forma bíblica (adulto, crente, imersão).
41  De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,

Quando o oficial etíope entendeu-creu-e-recebeu, pediu a Filipe: .... (At 8:36-39).
36  E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37  E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38  E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. 39  E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho. (Atos 8:36-39)

5o Sinal: v.42 – Perseveraram.
42 ¶ E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

6o Sinal: v. 42-  Perseveraram nos ensinos [bíblicos] dos apóstolos. “Alistaram-se” numa assembleia local, ... (Heb 10:25).
42 ¶ E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. (Hebreus 10:25)


7o Sinal: v. 42 - Perseveraram na comunhão, isto é, no amor e camaradagem fraternais entre os que estão no mesmo trabalho, mesma perseguição, mesma luta.
42 ¶ E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

8o Sinal:
v. 42 – Perseveraram no partir do pão, isto é, visitando-se, comendo juntos singelamente. E a Bíblia usa a palavra "pão", referindo-se à comida mais simples, não precisa ser "banquete", não precisa ser caro, e uma família pode trazer uma parte, outra família outra, etc. O importante são aquelas 2 a 3 horas juntos, em comunhão, talvez cantando hinos de alegria nos dias alegres, talvez chorando juntos nos dias de tristeza.
42 ¶ E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

9o Sinal:
v. 42 – Perseveraram nas orações. Orar é falar a Deus em atmosfera de comunhão. Adore-O, conte a Ele suas alegrias e tristezas, suas súplicas... Orar em casa, orar no pensamento, orar nas refeições, orar com irmãos...
42 ¶ E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.



******************************** (abre parêntese


Ler do 43 ao 45 e explicar que isto não é comunismo: foi voluntário e só deu certo em Jerusalém, por uns pouquíssimos anos.

43  E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44  E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. 45  E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. (Atos 2:43-45)

Ler 46. Novamente sinais já mencionados.

E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, (Atos 2:46)


**********************************fecha parêntese)



10o Sinal: v. 46 – Alegria.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, (Atos 2:46)

11o Sinal: v. 46 – Singeleza de coração.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com (exuberante) alegria e singeleza de coração, (Atos 2:46)
"Singeleza de coração": simplicidade + pureza + sinceridade (sem nenhuma hipocrisia nem pedra de tropeço) + unicidade de coração. Comp. 1Co 1:10

12o Sinal: v. 47 - Louvor a Deus.
47  Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.


Alguns outros 2 sinais, que vemos em outras passagens (irei rápido, talvez não dê tempo para você abrir na sua Bíblia):


13o Sinal: Reparação dos erros. ... (Luc 19:8).
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. (Lucas 19:8)

14o Sinal: Abandono do(s) pecado(s). ... (1Cor 6:10,11). ... (2Cor 5:17).
10  Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 11  E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. (1 Coríntios 6:10-11)

 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17)


Conclusão: Os sinais de uma verdadeira salvação são: 1- Aceitação de toda a Palavra como sendo a única e totalmente de Deus; 2 – Anelar e pedir pelo batismo; etc.



Aplicação: Exortação a auto-exames e a decisões sinceras, nos corações.







( retorne à página index de http://solascriptura-tt.org/Evangelisticas/ )