Ap 3.14-22 A Igreja De Laodiceia (= A De Hoje):    Rica, Satisfeita Consigo, Contemporizadora, Pragmática, ...,    Mas Morna E Vomitada Fora!

Hélio de Menezes Silva






14 ¶  E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15  Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
16  Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
17  Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
18  Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
19  Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
20  Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
21  Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
22  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Ap 3:14-22 ACF)



INTRODUÇÃO
Nenhum elogio é feito à igreja local de Laodicéia.
A cidade de Laodicéia era uma cidade rica e opulenta. Polo bancário e financeiro, têxtil, de medicina e indústria farmacêutica (particularmente colírio).



I. DIAGNÓSTICO POR CRISTO
Perda do vigor (v. 16-17 és morno, ..., vomitar-te-ei da minha boca ... és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu),

perda dos valores (v. 17-18 ... és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
18  Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; ...),

perda da visão (v. 18b e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.) e

perda das vestimentas (v. 17-22 ... es nu ... compres ... e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez).

Falta de fervor espiritual - v. 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

Não um coração ardente (Luc 24:32 “... Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?”), não um coração frio (Mt 24:12 “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.”), mas um coração morno (Ap 3:16  Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.).

Mas um crente morno é pior do que um incrédulo frio (v. 15 quem dera foras frio ou quente!) e provoca náusea no Senhor e é vomitado fora (v. 16. vomitar-te-ei da minha boca).

Nenhuma referência a má doutrina (falsos mestres, heresias), nem imoralidade, nem engano, nem aflições. "Só" mornidão!

Precisamos ter FERVOR (luz na mente e fogo no coração). Iluminado, instruído fervor! Emoções sim, emocionalismo não.

Trágico autoengano (v. 17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu) (como Sardes que se considerava viva e estava morta; contrário Esmirna que se considerava pobre, mas era rica, e Filadélfia que tinha pouca força, mas recebeu uma porta aberta).    Trágica autossuficiência


II. APELO DE CRISTO (de pessoa a pessoa, não a grupo)

18  Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
Só CRISTO pode enriquecer sua pobreza se você é rei, vestir sua nudez se você tem tudo, curar sua cegueira se você não a percebe.

19  Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
A justiça e disciplina por amor é assegurada, mas o amor e a misericordiosa súplica por arrependimento a ultrapassam.

20  Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
O Senhor da igreja deixado do lado de fora, que tragédia. Ilustrações: 1) Da placa "Jesus Only" caíram as 3 primeiras letras, ficou "Us Only"; 2) Jesus não arromba portas de corações, Ele amorosamente pede para você abrir (mas, se você não abrir, há consequências...); 3) A porta não tem maçaneta do lado de fora, o coração só é aberto pelo lado de dentro.

21  Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Que mais maravilhosa promessa: assentar-me no mesmo trono, junto a Cristo! Isto pode ser promessa de galardão (em oposição a salvação), ou "quem vencer" pode ser sinônimo de verdadeira salvação por fé e não por perseverança e "acumular pontos", o certo é que o verso não pode destruir outros claríssimos sobre a salvação ser incapaz de ser perdida (ou Deus seria contraditório e mentiroso).

22
 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

 

III. PROMESSA DE CRISTO
14  ... Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Cristo tem toda autoridade e poder, e cumpre plenamente toas as Suas promessas.

21
 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
22  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Ap 3:14-22 ACF)
Que mais maravilhosa, inefável comunhão, promessa, vitória: assentar-me no mesmo trono, junto a Cristo!
 

APLICAÇÃO FINAL
Será mesmo que não estamos na situação da igreja local de Laodiceia?
Como podemos [voltar a] ser uma brasa viva, quente, para o Senhor?
Oremos em silêncio, cada um de nós rogando a Deus por si mesmo e sua família.
Agora, oremos em silêncio, cada um de nós rogando a Deus pela nossa igreja (..., ah, pelo nosso país também, nesta queda moral e trevas que se avizinham, por governantes nas mãos de Deus).



Hélio de Menezes Silva,

fev. 2014

(antes de fazer este resumido esboço, li alguns sermões, entre os quais http://hernandesdiaslopes.com.br/2007/10/uma-convocacao-urgente-ao-fervor-espiritual/#.Uw_wnfldXHQ )



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Sermoes/
retorne a http://solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.