O Crente Zero [ou Mínima] [Dedicação]


Pr. Steven L. Anderson



(mero esboço esquemático da pregação no video http://www.youtube.com/watch?v=iqmghm1hLlg)


(Abram em Lc 17, o texto inicial para hoje)

Quanto, em que grau devemos servir nosso Senhor? Com que ânimo? ...

Vamos ver, hoje, o que Deus nos ensina sobre isso

Lc 17:7-10
"7  E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa? 8  E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu? 9  Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não. 10  Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que t´nhamos a obrigação de fazer." (Lc 17:7-10)

(Explic.)

(Fazer a mera obrigação (fazer o MÍNIMO) versus "fazer muitíssimo (o MÁXIMO) acima e além do dever !)


Assunto de Hoje: abaixando a barra (horizontal) de salto para o mínimo da escala; fazendo o mínimo nas nossas vidas como crentes.


PARTE 1: NUNCA SINTAMOS 1mm DE ORGULHO SE E QUANDO SERVIMOS A DEUS


Analogia com seu trabalho ... Seu patrão/ cliente vai lhe elogiar, premiar, promover?

Mera obrigação versus fazendo muito acima e além do dever e usual.

(abra em Rm 12)
Como é fácil ficarmos orgulhosos fazendo o mínimo. ... ...

Temos que permanecer HUMILDES, pois, se todos os outros crentes fazem 10 e nós fazemos 10, ou 11, ou mesmo 30, isto é nada em comparação ao infinito que Cristo fez por nós !
"1 ¶  Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo,
santo e agradável a Deus,
que é o vosso culto racional
." (Rm 12:1 ACF)
(Explic.)

(abra em 1Co 6, mas deixe Rm 12 ainda marcado, voltaremos a ele)

Atitude de humildade, não de "estou fazendo muito acima e além do dever, que grande sou !"

não a atitude de "que Deus se satisfaça com o que quer seja que eu lhe conceder ..."
"19  Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20  Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (1Co 6:19-20 ACF)
(Explic.)


(voltemos a Rm 12, verso 12)
"E não sede conformados com este mundo,
mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento,
para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Rm 12:2 ACF)

(Explic.)

Se, quando servimos a Deus, o servimos com todas nossas forças e ..., então não estamos fazendo nada louvável e extraordinário e elogiável, mas somente ...

Ele nos comprou ! Devemos tudo a Ele...



PARTE 2: NÃO BAIXARMOS DEMAIS NOSSA BARRA HORIZONTAL DE SALTO



Muitas vezes baixamos nossa barra para 2 metros abaixo de ZERO.
(o ponto de nunca irmos à igreja (pelo menos com o espírito correto),nunca lermos a Bíblia, nunca fazermos o cultinho em casa, nunca irmos à reunião de oração, nunca sairmos para evangelizar)

Depois, levantamos a barra 1 mm do chão, e dizemos "Ei que bom eu sou, Deus deve me agradecer, quantos estão no nível zero, ...)

Mas Deus não colocou Seu padrão ao nível do que pensamos que é o zero, mas, sim, em cumprirmos TODOS os Seus mandamentos.
Este é o zero estabelecido por Deus, e mesmo se o alcançássemos seríamos nada. Teríamos zero de crédito.

Se fizermos 1 cm a menos, estaremos no saldo negativo ! Pois "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." (Tg 4:17 ACF)
Nunca irmos à igreja (pelo menos com o espírito correto), nunca lermos a Bíblia, nunca fazermos o cultinho em casa, nunca irmão á reunião de oração, nunca sairmos para evangelizar ... ... ...  não é zero, é NEGATIVO ! ! !
Mt 12:30  Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.
 
Indo a primeira milha (da obrigação, do ordenado por Deus) é o nível de merecer ZERO.
Você só começa a agradar Deus e agradá-Lo se você for a segunda milha (for melhor e mais e acima e além do que Deus ordenou !)

 
Se você estiver cedendo somente 1mm à sua carne (há tantas desculpas hoje !) ou ao mundo (há tantas desculpas hoje !) ou ao diabo (ele é tão esperto para nos enganar sutilmente), você está ROUBANDO Deus, roubando-O de forma horrorosa !

(Abra em Mt 25)

Se você jamais estiver cometendo nenhum "pecadão horroroso" mas estiver 1mm abaixo do nível zero, uma vez que você não está fazendo tudo que Deus ordenou, mesmo assim você está ROUBANDO de Deus.

Analogia com empregado que não falta, não rouba, mas às vezes se esconde para "preguiçar" um pouco...
"14 ¶  Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. 15  E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. 16  E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. 17  Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois. 18  Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19  E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. 20  Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. 21  E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22  E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos. 23  Disse-lhe o seu SENHOR: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24  Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; 25  E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. 26  Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27  Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. 28  Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. 29  Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado." (Mt 25:14-29 ACF)
(abra em Mt 5)

Não queremos ser como o mau servo ! Não queremos pôr ao nível do chão nossa barra a saltar ! Não queremos fazer o mínimo possível. ...

Não sou Deus e não quero ser legalistas e estabelecer meus números exatos sobre todos vocês. Isto é entre você e Deus.

Mas há extremos de insuficiência que eu sei que desagradam a Deus, por exemplo, ler somente 1 verso por dia da caixinha de promessas ... ... ...

É só minha opinião, mas eu acho que o mínimo dos mínimos para um crente saudável
a) ler na Bíblia, está mais para o lado de alguns 5, 4 ou 3 capítulos por dia (15 minutos) ou mesmo 1 capítulo por dia (5 minutos), do que para o lado de 1 versículo de caixinha de promessa a cada dia;
b) participar ativamente dos cultos em sua igreja local está mais para o lado de 4 ou 3 ou 2 cultos de 1 hora a cada semana, do que assistir de longe somente em Natal e Páscoa e ocasiões especiais;
c) ... oração em casa (4 ou 3 ou 1 vez/dia, e não apenas nos aniversários);
d). ... evangelismo pessoal 1 vez por semana/quinzena, e não apenas 1 vez/ano;
Mas isso é só minha opinião.

Só garanto que, mesmo se houvesse um mínimo estabelecido na Bíblia para eu dar do meu tempo e dinheiro para vários serviços prestados ao meu Salvador e Senhor, eu não quero saber quais são estes mínimos, eu quero saber qual é o MÁXIMO que me é possível fazer, muito acima e além daqueles mínimos !
"43 ¶  Ouvistes que foi dito {NOTA: pelos homens, na Bíblia}: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44  Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 45  Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. 46  Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47  E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? 48  Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus." (Mt 5:43-48 ACF)
(explic.)

(abra em 2Co 10)

Vou lhe mostrar com que fita métrica devemos nos medir; com o que ou quem devemos nos comparar; qual o padrão da Deus: ...
"12 ¶  Porque não ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes que se medem a si mesmos {* NOTA: Gr.: medem a si mesmos pela medida de si mesmos}, e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento."

(explic.)

(Pense em v. correndo uma corrida contra tartarugas das mais lentas, e se medindo por elas, e somente querendo se manter alguns metros à frente delas, e se achando o máximo ! Patético !)

(abra em Luc 18)
 
No mundo cristão de hoje a barra a ser saltada está muito baixa.

Que tal medirmos nossa vida pelo padrão da Bíblia, pelo exemplo de Cristo, do livro de Atos, dos apóstolos, de grandes crentes na História? Este é o padrão de Deus ! É o mínimo aceitável.

Ou vivemos nos comparando com as tartarugas mais lentas como...e, depois, nos contentamos conosco mesmos?

Nossa igreja tem um honrado nome e história (talvez "super-batista, talvez "fundamentalista", "bíblica", "independente", "regular")?
Que tal medirmos nossa igreja pelo padrão da Bíblia, pelo exemplo de Cristo, de Atos, dos apóstolos, de grandes crentes na História? Este é o padrão de Deus ! É o mínimo aceitável.

Ou vivemos nos comparando com as tartarugas mais lentas como...e, depois, nos contentamos conosco mesmos?
 
"9 ¶  E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos ( !), crendo que eram justos ( !), e desprezavam os outros ( !): 10  Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. 11  O fariseu, estando em pé, orava para si mesmo {Grego} desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens ( !), roubadores, injustos e adúlteros (NOTA: só se comparou com os mais graves pecados, que 90% dos  descrentes não faziam, e ele não fazia ! Desde modo, todo crente pode se sentir perfeito, olhando para alguém muito pior); nem ainda como este publicano. 12  Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. (Lc 18:9-1 ACF)
 
(explic.)
 
(abra em Num 32)

(não pensem que o nível padrão e zero é não fazer nada para Deus, e QUE tudo acima disso conta positivamente. Pense em fazer EXTRAS, ir milhas EXTRAs, fazer o MÁXIMO)
"Escrevi-te confiado na tua obediência, sabendo que ainda farás mais do que digo." (Fm 1:21 ACF)

(Em NADA (honroso e bom) na vida, faça pontaria para fazer o mínimo, mas dê seu sangue para fazer o MÁXIMO !
 
As tribos de Rubens e Gad ficaram satisfeitos antes de alcançar o destino final ... (contexto anterior; e de Num 32)
 
"5  Disseram mais: Se achamos graça aos teus olhos, dê-se esta terra aos teus servos em possessão; e não nos faças passar o Jordão. 6  Porém Moisés disse aos filhos de Gade e aos filhos de Rúben: Irão vossos irmãos à peleja, e ficareis vós aqui? 7  Por que, pois, desencorajais o coração dos filhos de Israel, para que não passem à terra que o SENHOR lhes tem dado? 8  Assim fizeram vossos pais, quando os mandei de Cades-Barnéia, a ver esta terra" (Núm 32:5-8) 
 
Nosso destino nessa terra é sermos iguais a Cristo (exceto em Sua divindade, claro): Rm 8:29 ¶  Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
 
Já chegamos nós ao ponto onde podemos dizer: "Eu cheguei a isso. Não há mais 1 mm de espaço para eu crescer mais. Não há nada mais que eu possa aprender da Bíblia, ..."?
Sim, sei que nunca chegaremos à perfeição neste nosso corpo, mas este é o ALVO do qual não podemos desviar o olhar nem por 1 segundo !
 
Paulo foi grande? Mas veja o que ele diz:
"13  Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, 14  Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Fp 3:13-14 ACF)
 
(explic.)

Não faça como Rubens e Gad ! Não pare antes do seu destino !
"O bom é o maior inimigo do melhor."

Se você tiver 3 minutos para apanhar tantas cédulas de dinheiro quanto possa (de uma em uma) você escolherá a pilha dos 2 reais? Ou a dos 100 reais?

Faça o mais alto chamado de Deus, não o mediano.

Não pare na metade do caminho, nem mesmo perto mas aquém do destino que Deus preparou para você.

Rubens e Gad tiveram que lutar a mesma guerra junto com o resto de Israel, mas preferiram ficar no meio do caminho, aquém do Jordão, mais ameaçados, mais sem proteção contra os inimigos, sem a plena comunhão com a família de Israel e com Deus.

(abra em Sal 17:15)

Lembre, o nível zero não é não fazer nada para Cristo, mas fazer somente o mínimo que é toda a sua obrigação. Você não quer fazer somente o mínimo, para expressar sua gratidão a Deus !

Também nunca esteja se comparando com os crentes e igrejas que são piores que você, mas almeje sempre e somente o padrão de Cristo, a Bíblia, os apóstolos, as melhores igrejas e crentes que já viveram neste mundo

O padrão (mínimo  !) é A BÍBLIA. Descubra o que ela diz, e faça MAIS !
 
"Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; eu me satisfarei, quando eu acordar, com a tua semelhança." (Sl 17:15 KJB)

 
Só devemos nos satisfazer quando formos estar com ele (pela morte ou arrebatamento):
"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos." (1Jo 3:2 ACF)
 
Não nos satisfaçamos com nada a não ser na chegada ao nosso destino celestial.
 
Façamos como Calebe:
Josué 14:6 ¶  Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.
7  Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;
8  Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.
9  Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus.
10  E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora
eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
11  E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
12  Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse.
13  E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança.
14  Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao SENHOR Deus de Israel.




(Oração, pedindo a Deus para nos perdoar as falhas passadas

e nos fortalecer, a cada dia de hoje, para sermos servos para o MÁXIMO, não para o mínimo).




(tradutor: Hélio)



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Sermoes/
retorne a http://solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.