Salvação é de graça mas não é sem valor nem foi barata! Ao contrário, é obra de Deus e teve o mais alto preço e custo, posto que infinitos: sangue derramado, do Deus Filho!

6. O Alto Custo da Salvação.





A. A criação foi efetuada pelos dedos de Deus, através da voz da Sua palavra falada

Sal 19:1; Heb 1:10; Gên 1:3 (ler depois Gên 1:6,9,11,14,20,24,26); Sal 33:6,9; ler depois: Sal 3:3-4; 
Comparar com Efé 2:10.

   ... Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. (Salmos 19:1)
   E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. (Hebreus 1:10)
   E disse Deus: Haja luz; e houve luz. (Gênesis 1:3)
   E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. (Gênesis 1:26)
   Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca. (Salmos 33:6)
   Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu. (Salmos 33:9)
   Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2:10) ("feitura" é "poemia"!)

 B. A salvação foi efetuada pelos braços de Deus, através do sangue derramado pela Palavra encarnada

Isa 53:1; Isa 53:4-6; Zac 12:10; 13:6; 1Pe 1:18-19; 

   Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? (Isaías 53:1)
   ... 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados ... (Isaías 53:4-6)
   Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito. (Zacarias 12:10)
   E se alguém lhe disser: Que feridas são estas nas tuas mãos? Dirá ele: São feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos. (Zacarias 13:6)
   18 Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, 19 Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, (1 Pedro 1:18-19)

C. Tudo dos céus louva Cristo por Seu trabalho na criação e na  salvação

Apo 4:11; 5:9

   Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. (Apocalipse 4:11)

   E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; (Apocalipse 5:9)

D. Salvação é de graça, mas não barata! Seu preço foi o mais alto custo do universo, posto que infinitos!

Sal 49:7; Mat 20:28; Mar 8:36-37; 10:45 (= Mat 20:28); 1Co 6:20 (= 7:23); 1Ti 2:6; 1Pe 1:18-19

Ó amigo! Com o coração chorando, te perguntamos:
   Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; (Hebreus 2:3)
  
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? (Hebreus 10:29)

Ó Deus! Te adoramos:
   O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! (Romanos 11:33)


   Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele (Salmos 49:7)
   36 Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? 37 Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma? (Marcos 8:36-37)
   Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. (Marcos 10:45)
   Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. (1 Coríntios 6:20)
   O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo. (1 Timóteo 2:6)
   18 Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, 19 Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, (1 Pedro 1:18-19)



organizado por Hélio de Menezes Silva, 2002.


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus . Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as modernas "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm



(retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/ 00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.