Tipos ilustrativos da salvação: túnicas de pele dadas por Deus a Adão e Eva; ofertas de Abel contrastadas com as de Caim; a arca onde Noé foi salvo; o sacrifício de Isaque por Abraão; a serpente de bronze; o cordeiro; a páscoa; a rocha; o maná; o tabernáculo; a cura de Naamã.

7. os Tipos Ilustrativos da Salvação, no Velho Testamento



 

A. Adão e Eva, ilustrando que a salvação nos veste

Gên 3:21; Zac 3:1-5; Apo 3:5,18; 19:7-8.
O primeiro terrível resultado do pecado sobre Adão e Eva foi a percepção das suas vergonha e nudez diante de Deus Gên 3:7. Mas o gracioso Criador, então, perdoou e vestiu seus dois cidadãos pecadores do Éden Gên 3:21 (acima).

   E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. (Gênesis 3:21)
(Notas de Hélio:
- folhas de figueira tipificam a tentativa de salvação por boas obras e foram rejeitadas; as peles tipificam que era necessário morte por derramamento de sangue de um inocente;
- os animais mortos devem ter sido cordeiros, pois Abel, ofereceu cordeiro, deve ter aprendido isto dos pais;
- Deus recusou avental [pode ser curto em cima e em baixo, deixar muito visível do busto, costas e pernas] e fez túnica ou capa [só deixa visível mãos, pés, o acima das clavículas e o abaixo dos joelhos]; não daria isto idéia do padrão de modéstia exigido por Deus para roupas masculinas e femininas? Não seria nudez deixar pessoa de outro sexo e não seu cônjuge ver mais que isto?)

   1 ¶ E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. 2 Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreenda, ó Satanás, sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo? 3 Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo. 4 Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de vestes finas. 5 E disse eu: Ponham-lhe uma mitra limpa sobre a sua cabeça. E puseram uma mitra limpa sobre a sua cabeça, e vestiram-no das roupas; e o anjo do SENHOR estava em pé. (Zacarias 3:1-5)
   O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. (Apocalipse 3:5)
   Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. (Apocalipse 3:18)
   7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. 8 E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. (Apocalipse 19:7-8)
   Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. (gênesis 3:7)

B. Caim e Abel, ilustrando que aquela salvação [o sangue] nos garante aceitação

Gên 4:4; Efé 1:6.
[este fato] Também demonstra (no exemplo de Caim) o caminho errado para ser aceito: Abel fez a primeira "[sincera] profissão pública de Cristo" registrada aqui na terra, quando ofereceu o sacrifício do sangue; enquanto Caim tornou-se o primeiro "religioso de uma religião rebelde", oferecendo um sacrifício sem sangue [Gên 4:3,5].

   3 ¶ E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. 4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. 5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. (gênesis 4:3-5)
   Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, (Efésios 1:6)
(Nota de Hélio: a junção de ekcheô 1632 de "derramou" em Mat 23:35, e sphazô 4669 de "matou por cortar com faca" em 1Jo 3:12, sugere que Caim matou Abel como devia ter feito com cordeiro: cortando pescoço para sangrar até morrer:  zombaria e rebeldia blasfema, contra Deus, além de fúria fratricida).

C. A Arca e a Páscoa, ilustrando que a salvação nos protege da ira de Deus

Gên7:1; Êxo 12:23; ver também [a respeito da terrível ira de Deus:] Rom 1:18; Col 3:6; 1Te 1:10; Apo 6:17.
Quem não estiver protegido [pela aplicação do sangue de Cristo] será submetido a um futuro e mundial julgamento da ira (a mensagem da Arca) e a um pessoal julgamento do Grande Trono Branco (a lição da Páscoa).

   Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. (gênesis 7:1)

   ... 3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. ... 5 O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. 6 E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde [literalmente, "entre os dois anoitecer", parece ser entre o instante em que o sol se esconde no horizonte e o instante em que aparece a primeira estrela, Cristo foi traspassado então, não às 15 horas]. 7 E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. 8 E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. ... 12 E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR. 13 E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. ... 15 Sete dias comereis pães ázimos; ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel ... (Êxodo 12:1-20)

D. Abraão e Isaque, ilustrando que a salvação nos provê um substituto aceitável

Gên 22:12-14; ver também Isa 53:4-6; 1Pe 3:18.
Cerca de vinte séculos depois que Abraão ofereceu Isaque, um outro Pai levantou Seu único Filho neste mesmo lugar, mas desta vez não houve a suspensão [do seu sacrifício] na última hora.

   12 Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. 13 Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. 14 E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. (gênesis 22:12-14)
   4 ¶ Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. (Isaías 53:4-6)
   Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; (1 Pedro 3:18)

E. O Maná e a Rocha ferida, ilustrando que a salvação nos satisfaz

Êxo 16:14; 17:6; ver também Sal 103:5; 107:9.
Pão dos céus e água de uma rocha. Oh, a total e terna satisfação da salvação de Deus!

... 4 Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não ... 14 E quando o orvalho se levantou, eis que sobre a face do deserto estava uma coisa miúda, redonda, miúda como a geada sobre a terra. 15 E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes pois Moisés: Este é o pão que o SENHOR vos deu para comer. ... 18 ... não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco; cada um colheu tanto quanto podia comer. 19 E disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã. ... 31 E chamou a casa de Israel o seu nome maná; e era como semente de coentro branco, e o seu sabor como bolos de mel .... 35 E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã. ... (Êxodo 16:1-36)
   Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel. (Êxodo 17:6)
   Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. (Salmos 103:5)
   Pois fartou a alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta. (Salmos 107:9)

F. A serpente de bronze, ilustrando que a salvação nos cura

Num 21:9; Joã 3:14.
No Novo Testamento, Cristo aplicou este evento do Velho Testamento a Ele mesmo, e conduziu Nicodemus à salvação.

   E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia. (Números 21:9)
   14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; 15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:14-18)

G. Naamã, ilustrando que a salvação nos limpa

2Re 5:1-14; Sal 51:7.
Este sírio pagão foi o único homem em todo o Velho Testamento a ser limpo do terrível castigo de lepra.

   ... 9 ¶ Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. 10 Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. 11 Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. 12 Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação. 13 Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. 14 Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado. (2 Reis 5:1-14)
  
Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. (Salmos 51:7)

H. O Tabernáculo, ilustrando que a salvação restaura a comunhão perdida

Êxo 25:22; Sal 23:3; [Heb 10:19-22];
Um dos momentos mais trágicos de Israel no Velho Testamento foi a adoração a um diabólico bezerro de ouro, deus egípcio. Ver [depois] Êxodo 32. Tanto idolatria como imoralidade estavam envolvidas neste sórdido acontecimento. Mas o Tabernáculo recém-construído foi capaz de assegurar a volta à comunhão de Israel com Deus.

   E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel. (Êxodo 25:22)
   Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. (Salmos 23:3)
   19 ¶ Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, 20 Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, 21 E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, (Hebreus 10:19-22)



Extraído do excelente livro Guide to the Bible, de Willmington. Traduzido por Valdenira Nunes de M. Silva, para seu esposo Hélio ensinar na sua igreja. Temos certeza de que o autor não fará objeção à tradução (sem fins lucrativos e para grande benefício de crentes que só lêem português) desta pequena parte do seu monumental livro, mas não conseguimos seu endereço. Rogamos a quem o saiba que no-lo envie, para que possamos contatar o autor.
Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (
Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus . Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as modernas "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm



(retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/ 00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.