Completude da salvação: esta é completa, inclui o homem completo: espírito, alma e corpo. Mas sua plena realização prática aguarda o arrebatamento, a glorificação, a completação da adoção como filho de Deus.

31. A COMPLETUDE DA SALVAÇÃO

A salvação de Deus é completa, pois inclui o homem completo:
   - a) todo o seu espírito Rom 8:16; 2Ti 4:22; Heb 12:23;
   - b) toda a sua alma Heb 6:19; Tia 1:21; 1Pe 1:9; 4:19;
   - c) e todo o seu corpo 1Co 15:44; Fp 3:21; Rom 8:23.

Judicialmente, o espírito + a alma + o corpo do crente já estão definitiva, perfeita e completamente salvos! Os olhos de Deus (o Qual não é limitado pelo tempo) já contemplam dentro do céu e na eternidade futura todo aquele que creu biblicamente no Seu Filho, portanto sua salvação é certa, segura, incapaz de ser perdida. Mas a plena realização experiencial de tão maravilhosa salvação eterna espera a manifestação da adoção (i.é, a redenção e glorificação) do nosso corpo, no Arrebatamento. (Ver "Glorificação", em "Soteriologia").

Há quem expresse tudo isto mais ou menos assim:
"   - a) No passado (no instante da conversão) foi salvo o espírito (sede para relacionamento com Deus), instantânea, completa, definitiva e irreversivelmente.
(Isto não se expressa em perfeita impecabilidade somente porque, na presente vida, o espírito é dominado pela alma e, principalmente, pelo corpo);
   - b) No presente, a alma (sede das afeições e vontade) está sendo progressivamente salva;
   - c) No futuro (somente no Arrebatamento) o corpo será glorificado (ver "Glorificação" em "Soteriologia"), e será gozada a salvação total e final -- serão completadas e plenamente evidenciadas as salvações do corpo + alma + espírito, e este espírito passará a governar sobre a alma e o corpo."

Isso parece certo, bonito e brilhante, mas a mesma Bíblia que irrefutavelmente mostra que espírito e alma são distintos (1Te 5:23; He 4:12) nunca lhes dá essas definições e separações, nem diz que são tão separados e independentes assim. Acredito que espírito e alma, juntos, em 1 segundo, foram judicialmente e para sempre salvos, e estão ligados em tudo: na salvação e em progressivamente (1Te 5:23) crescerem experiencialmente em santificação (a qual só será completada na nossa reunião com Cristo, quer pela morte, quer pelo Arrebatamento.) Ver "Tricotomia Moderada", em "4. Constituição do Homem", em "Antropologia Bíblica."

A salvação, recebida graciosamente das mãos de Deus no instante da nossa conversão (por arrependimento, fé e recebimento, do modo bíblico, do Cristo da Bíblia), é judicialmente e escatologicamente completa, irreversível, incapaz de se cair dela, incapaz de ser perdida.

Os olhos de Deus já contemplam a realidade infalível do crente de hoje quanto ele estará na glória eterna. Judicialmente, já foi passado o decreto infalível de que já fomos irreversivelmente salvos (completamente: espírito + alma + corpo) para toda a eternidade, e nada nem ninguém (particularmente o salvo) pode mudar isso. Está 100,000000 porcento nas mãos do Deus que não pode mentir e virar infiel, e está 0,000000 porcento nas nossas mãos.

Mas nossos olhos não veem 1 segundo a frente do agora, e estaremos vendo nossa salvação, já inabalável e imperdivelmente decretada, se desenrolando em três etapas: a salvação passada (judicialmente), a salvação presente (o longo processo de santificação progressiva até o dia de nos encontrarmos com o Senhor em Seu corpo, sem ninguém antes alcançar a perfeita santidade), a salvação futura, total, completa, sem sequer a presença ou possibilidade de pecado, no dia do Arrebatamento, ao recebermos a plena adoção, recebermos nosso corpo glorificado, imortal, incorruptível, eterno.

   O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8:16)
   O Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito. ... (2 Timóteo 4:22)
   A universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; (Hebreus 12:23)


   A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu, (Hebreus 6:19)
   Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. (Tiago 1:21)
   Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. (1 Pedro 1:9)
   Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem. (1 Pedro 4:19)


   Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. ... (1 Coríntios 15:44)
   Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso ... (Filipenses 3:21)
   ... gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. (Romanos 8:23)


   ... e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Tessalonicense. 5:23)

organizado por Hélio de Menezes Silva, 2002.


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus. Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as modernas "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm


 

(retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/ 00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.