Versos sobre disciplina, correção, julgamento por Deus, eles não afetam a imperdibilidade, certeza, firmeza, garantia, inabalabilidade, preservação, seguridade da salvação, uma vez salvo sempre salvo, salvação não pode ser perdida, é imperdível.

e. Estas passagens lidam com a disciplina por Deus:

Rom 14:23; 1Co 11:29; 1Ti 5:12 [; Rom 8:1].
[essas passagens em nada afetam a Imperdibilidade da Salvação, garantida por Deus]

A palavra problemática encontrada em cada um dos três versículos Rom 14:23; 1Co 11:29; 1Ti 5:12 é a palavra "condenação".

[À luz de as "Provas da Imperdibilidade da Salvação", dos contextos, e das passagens correlatas, Hélio conclui que tal condenação tem que se referir à perda de comunhão com Deus, à disciplina, à perda de galardões, à perda de ser usado por Deus, etc., mas não à condenação espiritual, ao Inferno eterno. Ademais, Willmington mostra que,]

em cada uma dessas 3 [4] passagens, a palavra grega poderia ser melhor traduzida pela palavra "julgamento". Na primeira passagem [Rom 14:23], Paulo se refere a um crente comendo certos alimentos que ele não está seguro se Deus quer que ele coma. Na segunda passagem [1Co 11:29], o apóstolo fala de crentes participando da ceia do Senhor com pecado oculto em suas vidas [NOTA]. Na terceira passagem, ele descreve jovens crentes viúvas que tinham manifestado uma atitude mundana com respeito a sexo e casamento [NOTA]. Enquanto nenhuma desses crentes em pecado encarou condenação [eterna], todos eles seriam, no entanto, julgados por Deus. Em 1Pe 4:17 Pedro sumariza tudo isto e usa a mesma palavra grega que foi usada por Paulo [e nossa Bíblia a traduz como "julgamento"]; ver também Heb 12:5-11.

   Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado. (Romanos 14:23)

   Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. (1 Coríntios 11:29)
      NOTA DE HÉLIO: "indignamente" é advérbio, se refere verbos, portanto ao modo de comer e de beber (que não deve ser impensado, frívolo, desrespeitoso), não se refere à necessidade de se estar sem absolutamente nenhum pecado do qual não se possa se arrepender na hora em que o Espírito Santo nos repreende. Portanto se, na ceia, o Espírito lhe trouxer à memória pecado nunca confessado, basta que você em sinceridade o confesse a Deus e determine-se deixá-lo imediata e totalmente, se possível fazendo reparação, e poderá participar da ceia.

   11 Mas não admitas as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se; 12 Tendo já a sua condenação por haverem aniquilado a primeira fé. (1 Timóteo 5:12)
      NOTA DE HÉLIO: Quando à palavra "fé", não devemos entender que a viúva que recasar perderá a fé em Cristo (que absurdo! Ademais, tudo na Bíblia indica que a verdadeira fé no verdadeiro Cristo não pode ser perdida. Depois da decisão de cada anjo seguir ou rebelar-se contra Deus, você já ouviu falar de um anjo santo ter a possibilidade de cair, ou de um demônio ter a possibilidade querer, crer, obedecer, e passar a ser das hostes dos santos anjos? Já ouviu falar de, na eternidade futura, um homem no inferno crer e clamar por salvação, e um homem no céu passar a descrer e anelar pelo pecado?), mas que a viúva que se tornar leviana (esta é a causa!) terminará por ter aniquilada a fé e confiança que todos tinham na SUA fidelidade, o caráter da pessoa em quem podemos ter fé e confiança. Com isto concordam os léxicos de grego e de português. Podemos entender assim: "... tendo já o seu castigo [filial] até mesmo no fato de terem perdido a confiança e fé que todos colocavam nelas quando tinham comportamento apropriado a santas mulheres crentes e seguidoras do Senhor."

   Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? (1 Pedro 4:17)

   5 E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido; 6 Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. 7 Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? 8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. 9 Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? 10 Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. 11 E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. (Hebreus 12:5-11)

[Hélio acrescentou: ] Rom 8:1
      NOTA DE HÉLIO Rom 8:1: Alguns dos 10 corrompidos manuscritos Alexandrinos, portanto o corrompido Texto Crítico e todas as corrompidas modernas Bíblias alexandrinas (que nele são baseadas) extirpam "que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito". Isto é, subtraíram que há, sim, condenação (quanto à comunhão, correção, galardão, o ser usado por Deus, etc.; não quanto à salvação eterna) para o salvo que andar segundo a carne (Compare Ato 5:1-10 [Ananias e Safira mortos, mas não ditos perdidos]; 1Co 3:12,15 [madeira, feno e palha queimados, mas salvos, embora como pelo fogo]; 5:9-10 [crentes que se prostituíam, em algum sentido]; Gál 5:16-18 [carne vs. Espírito, em crentes]; 1Jo 3:20-21 [se o nosso coração nos condena, maior é Deus ]; 5:16 [pecado para morte física])!

   Rom 8:1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.




Extraído do excelente livro Guide to the Bible, de H.L. Willmington. Traduzido por Valdenira Nunes de M. Silva, para seu esposo Hélio ensinar na sua igreja. Temos certeza de que o autor não fará objeção à tradução (sem fins lucrativos e para grande benefício de crentes que só lêem português) desta pequena parte do seu monumental livro, mas não conseguimos seu endereço. Rogamos a quem o saiba que no-lo envie, para que possamos contatar o autor.


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus. Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as modernas "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm





(retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/ 00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.