Versos sobre crente confuso com doutrina (legalismo, anjos, mundanismo, ressurreição, falsas sabedoria, filosofia, ciência, etc.) versus imperdibilidade, certeza, firmeza, garantia, preservação, seguridade, salvação, uma vez salvo sempre salvo.

g. Estas passagens referem-se a crente influenciado por falsas doutrinas:

2Co 11:2-4 (ao lado); Gál 5:4 (abaixo); Col 2:4,8 (abaixo), 2:18 (abaixo); 1Te 3:5 (ao lado); 1Ti 1:6-7 (ao lado),19-20 (abaixo); 6:20-21 (abaixo); 2Ti 2:18 (abaixo), 2:26 (ao lado).

[essas passagens em nada afetam a Imperdibilidade da Salvação, garantida por Deus]

   2 Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. 3 Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. 4 Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis. (2 Coríntios 11:2-4)
   E digo isto, para que
ninguém vos engane com palavras persuasivas. (Colossenses 2:4)
   Portanto
, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil. (1 Tessalonicenses 3:5)
   6 Do que,
desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas; 7 Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam. (1 Timóteo 1:6)
   E
tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos. (2 Timóteo 2:26)

Uma das razões que um cristão tem que amadurecer na fé é:
Efé 4:14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

Aqui, Paulo tristemente admite que é tragicamente possível que alguém que creu de modo bíblico, creu no Cristo da Bíblia, portanto tem sua salvação irreversível, incapaz de ser perdida, impossível de ser tirada por qualquer ser criado, ..., sim, é tragicamente possível ele descuidar-se e vir a ser confundido e vir a ser enredado por falsa doutrina, perdendo galardões/ comunhão/ usabilidade (mas não perdendo nem diminuindo sua salvação [NOTA]).

[NOTA DE HÉLIO: note, pois é muito importante: mesmo assim, ele não perderá sua salvação: poderá ser disciplinado severamente, sofrer terrivelmente aqui na terra, ter a vida física tirada, perder seus galardões e recompensas no Céu, ... mas não tomará sua salvação das onipotentes mãos de Deus. "Se formos infiéis, Ele permanece fiel; não pode negar-Se a Si Mesmo" (2Ti 2:13)]

1. A falsa doutrina do legalismo.
Gál 5:4
Este versículo é, provavelmente, o texto-prova favorito da teologia Arminiana, especialmente, a frase "...da graça tendes caído."

Mas tem-se que perguntar o que causou aos gálatas esta queda?

Mas, que ironia, foi justamente um frenético (e infrutífero) esforço para ter obras, para cumprir a lei Mosaica, para eles mesmos preservarem suas salvações.

Porventura o verso significa que alguém que, de todo seu corpo + alma + espírito, já se arrependeu de seu pecado, já o confessou, já foi convertido, já creu em Cristo em tudo que a Bíblia fala, já O recebeu, e se esforça ao máximo e faz o seu melhor para realizar boas obras, significa o verso que ele poderá perder sua salvação? Não! Paulo culpa os gálatas não por causa de seus pecados contra a lei, mas por causa de seus esforços para guardar a lei [inclusive a lei cerimonial, como se por isso pudessem eles ser salvos e preservados].

Portanto, cair da graça (em Gál 5:4) é o ato de permitir que o legalismo da lei impeça alguém de gozar a plena liberdade do amor. Sobre esse assunto, é possível que tanto Pedro (Gál 2:11-14) como Tiago (Ato 21:18-26) "caíram da graça" por algum pequeno tempo. Veja também 1Ti 1:6-7 (acima).

   Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. (Gálatas 5:4)

   11 ¶ E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. 12 Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. 13 E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. 14 Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? (Gálatas 2:11-14)
   18 E no dia seguinte, Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali. 19 E, havendo-os saudado, contou-lhes por miúdo o que por seu ministério Deus fizera entre os gentios. 20 E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei. 21 E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei. 22 Que faremos pois? em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo. 23 Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto. 24 Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei. 25 Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição. 26 Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta. (Atos 21:18-26)

2. A falsa doutrina da sabedoria e filosofia mundanas. 
   Col 2:8 Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

Ver também 1Ti 6:20-21.

   20 O Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e ás oposições da falsamente chamada ciência, 21 A qual, professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém. (1 Timóteo 6:20-21)

3. A falsa doutrina de adoração aos anjos.
Col 2:18

   Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, (Colossenses 2:18)

4. A falsa doutrina de uma teoria de uma ressurreição já passada. Ver 1Ti 1:19-20; 2Ti 2:18
   1Ti 1:19-20   19 Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé. 20 E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.

   Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns. (2 Timóteo 2:18)
NOTA DE HÉLIO: "fé", aqui, é o corpo total das sãs doutrinas, cujas palavras e letras Deus inspirou e foram gravadas na Bíblia.




Extraído do excelente livro Guide to the Bible, de H.L. Willmington. Traduzido por Valdenira Nunes de M. Silva, para seu esposo Hélio ensinar na sua igreja. Temos certeza de que o autor não fará objeção à tradução (sem fins lucrativos e para grande benefício de crentes que só lêem português) desta pequena parte do seu monumental livro, mas não conseguimos seu endereço. Rogamos a quem o saiba que no-lo envie, para que possamos contatar o autor.


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus. Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as modernas "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm





(retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/ 00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.