Versos sobre mero assentimento intelectual, mental, de cabeça, não afetam a imperdibilidade, inabalabilidade, certeza, firmeza, garantia, preservação, seguridade da salvação, uma vez salvo sempre salvo.

m. Estas passagens se referem a mero assentimento de cabeça, ao invés de aceitação de coração

(referem-se à pessoas que aprenderam muito e conhecem muito sobre Cristo nos seus intelectos, não brigam contra nada que a Bíblia ensina sobre Ele, mas nunca realmente creram nem O receberam de coração):

Mat 13:1-8, 18-23; Luc 11:24-28; João 6:66

[essas passagens em nada afetam a Imperdibilidade da Salvação, garantida por Deus]


(1) A semente e os quatro solos. Mat 13:1-8, 18-23

Alguns têm, erroneamente, concluído que todos os quatro indivíduos, aqui (representados por tipos diferentes de solo), eram originalmente salvos, mas somente um reteve esta salvação. Todavia, uma pouco de lógica mostrará o erro desta posição:
- [Porventura] a Bíblia ensina que cada pessoa que ouve o evangelho será salva? Não.
- Além disso, a Escritura ensina que uma pessoa não pode ser salva sem, consequentemente, mostrar algum tipo de fruto, mesmo pequeno.
- Então, a única pessoa nascida de novo, aqui, é representada pelo quarto [tipo de solo], comprovado pelo seu fruto.

(2) O homem e os espíritos imundos. Luc 11:24-28

Aqui está, claramente, um caso de [mera tentativa de auto-] reforma moral, sem [verdadeira] regeneração. Um demônio (muito menos oito demônios) não pode habitar no coração de um homem salvo (ver 1Jo 4:1-6).

(3) Os discípulos desertores. João 6:66

A palavra "discípulo" simplesmente  significa "aquele que aprende". Muitos daqueles que seguiram Cristo eram, simplesmente, "amigos de dias de festa e de bom tempo". Quando o sol esquentou e a estrada ficou acidentada, eles logo saltaram fora. Por algum tempo, eles podem ter professado salvação mas sem nunca realmente a terem possuído. (Ver também João 2:23-25; 12:42-43.)

   ... 3 E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. 4 E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
5 E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; 6 Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
7 E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
8 E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta
. (Mateus 13:1-8)

   18 Escutai vós, pois, a parábola do semeador. 19
Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
20 O que foi semeado em pedregais é o que
ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; 21 Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
22 E o que foi semeado entre espinhos é o que
ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
23 Mas, o que foi semeado em boa terra é o que
ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. (Mateus 13:18-23)

   24 Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí. 25
E, chegando, acha-a varrida e adornada. 26 Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro. .... (Lucas 11:24-28)

   Desde então
muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. (João 6:66)

   23 E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa,
muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. 24 Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; 25 E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem. (João 2:23-25)

   42 Apesar de tudo,
até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. 43 Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus. (João 12:42-43)]




Extraído do excelente livro Guide to the Bible, de H.L. Willmington. Traduzido por Valdenira Nunes de M. Silva, para seu esposo Hélio ensinar na sua igreja. Temos certeza de que o autor não fará objeção à tradução (sem fins lucrativos e para grande benefício de crentes que só leem português) desta pequena parte do seu monumental livro, mas não conseguimos seu endereço. Rogamos a quem o saiba que no-lo envie, para que possamos contatar o autor.


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus. Para começar a ter uma ideia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as modernas "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm





(retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/ 00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.