Versos sobre a destruição de Jerusalém por Nabucodonozor não afetam a imperdibilidade, certeza, firmeza, garantia, inabalabilidade, preservação, seguridade da salvação, uma vez salvo sempre salvo.

n. Estas passagens se referem à destruição de Jerusalém por Nabucodonozor

Eze 3:18-21; 33:8
[essas passagens em nada afetam a Imperdibilidade da Salvação, garantida por Deus]


Uma das mais importantes regras para se entender corretamente qualquer passagem na Bíblia é colocá-la dentro do seu próprio contexto.
Ezequiel escreveu estas palavras aproximadamente no ano 597 aC, na Babilônia (para onde ele [juntamente com Jeoiaquim Ez 1:2 2Rs 24:14-16] tinha sido tomado como prisioneiro por Nabucodonozor), antes da destruição total de Jerusalém, que ocorreu em 586 aC. Enquanto Ezequiel estava no exílio, Deus o tinha comissionado a ser um "atalaia sobre a casa de Israel" (Ez 3:17; 33:7). O foco de sua vida devia ser o de avisar àqueles que ainda viviam em Jerusalém que, a menos que se arrependessem imediatamente, um destino semelhante os aguardava. Em outras palavras, aqueles cidadãos arrogantes de Jerusalém sentiram que, uma vez que eles já tinham escapado do primeiro (605 aC) e do segundo (597 aC) cercos de Nabucodonozor, eles não tinham nada a temer nem de que se arrepender.

   18 Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. 19 Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma. 20 Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniquidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. 21 Mas, avisando tu o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá; porque foi avisado; e tu livraste a tua alma. (Ezequiel 3:18-21)

   Se eu disser ao ímpio: O ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniquidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão. (Ezequiel 33:8)

   Filho do homem:
Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte. (Ezequiel 3:17)

   A ti, pois, ó filho do homem,
te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte. (Ezequiel 33:7)




Extraído do excelente livro Guide to the Bible, de H.L. Willmington. Traduzido por Valdenira Nunes de M. Silva, para seu esposo Hélio ensinar na sua igreja. Temos certeza de que o autor não fará objeção à tradução (sem fins lucrativos e para grande benefício de crentes que só lêem português) desta pequena parte do seu monumental livro, mas não conseguimos seu endereço. Rogamos a quem o saiba que no-lo envie, para que possamos contatar o autor.


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus. Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as modernas "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm





(retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/ 00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.