Versos sobre pessoas especificas (Esaú, Balaão, Saul, Judas, Simão, filho pródigo, Demas, etc.) não afetam a imperdibilidade, certeza, firmeza, garantia, inabalabilidade, preservação, seguridade da salvação, uma vez salvo sempre salvo, salvação não pode ser perdida, é imperdível.

q. Estas passagens se referem a
PESSOAS E ASSUNTOS ESPECÍFICOS
, não significando que minha salvação possa ser arrancada das mãos de Deus [é Ele que é Quem a garante].

[essas passagens em nada afetam a Imperdibilidade da Salvação, garantida por Deus]

(1) Esaú (Heb 12:16-17)

A passagem, aqui, se refere a acontecimentos relatados em Gên 25:27-34 e 27:1-46, referentes ao direito da primogenitura e das bênção do filho mais velho, e que não têm nada a ver com a doutrina da salvação!
Não há a mais leve evidência de que Esaú jamais foi salvo!
[Portanto, não há 1mm de prova de que pelo menos uma pessoa que creu biblicamente no Cristo da Bíblia, nasceu de novo, foi tornado nova criatura, teve sua salvação garantida por Deus, foi judicialmente adotado como filho de Deus, foi eleito e predestinado, teve seu nome escrito no livro da vida eterna que foi comprado e é de propriedade do Cordeiro, e os anjos regozijaram e fizeram uma festa de alegria no céu quando ele foi salvo ... não há 1mm de prova de que ele possa ser mais poderoso que Deus e possa arrancar sua salvação das infinitamente poderosas mão dEle, tornando-o um mentiroso, pois empenhou Sua Palavra que isso jamais poderia ocorrer com nenhum salvo]

    16 E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. 17 Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou. (Hebreus 12:16-17)

(2) Balaão (Núm 22-24)

Balaão foi um típico profeta mercenário, buscando somente fazer negócio com seu dom. Ele era, para o rei Balaque (seu empregador), o melhor profeta que o dinheiro poderia comprar! Três passagens no Novo Testamento mostram, claramente, que ELE NUNCA FOI SALVO. 2Pe 2:15; Judas 1:11; Apo 2:14.

   Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça; (2 Pedro 2:15)

   Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e
foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré. (Judas 1:11)

   Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem. (Apocalipse 2:14)

(3) Saul

O primeiro rei de Israel foi um salvo? Alguns têm advogado que ele o foi, baseados nos seguintes versículos: 1Sa 10:6-12; 11:6,13-15; 12:13; 14:35; 15:30-31:
      6 E o Espírito do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem. 7 E há de ser que, quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão, porque Deus é contigo. ... 9 ¶ Sucedeu, pois, que, virando ele as costas para partir de Samuel, Deus lhe mudou o coração em outro; e todos aqueles sinais aconteceram naquele mesmo dia. 10 E, chegando eles ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se apoderou dele, e profetizou no meio deles. ... (1 Samuel 10:6-12)
   Então o Espírito de Deus se apoderou de Saul, ouvindo estas palavras; e acendeu-se em grande maneira a sua ira. (1 Samuel 11:6)

   13 Porém Saul disse: Hoje não morrerá nenhum, pois hoje tem feito o SENHOR um livramento em Israel. 14 E disse Samuel ao povo: Vinde, vamos nós a Gilgal, e renovemos ali o reino. 15 E todo o povo partiu para Gilgal, onde proclamaram a Saul por rei perante o SENHOR, e ofereceram ali ofertas pacíficas perante o SENHOR; e Saul se alegrou muito ali com todos os homens de Israel. (1 Samuel 11:13-15)

   Agora, pois, vedes aí o rei que elegestes e que pedistes; e eis que o SENHOR tem posto sobre vós um rei. (1 Samuel 12:13)

   Então edificou Saul um altar ao SENHOR; este foi o primeiro altar que edificou ao SENHOR. (1 Samuel 14:35)

   30 Disse ele então: Pequei; honra-me, porém, agora diante dos anciãos do meu povo, e diante de Israel; e volta comigo, para que adore ao SENHOR teu Deus. 31 Então, voltando Samuel, seguiu a Saul; e Saul adorou ao SENHOR. (1 Samuel 15:30-31)

Porém, a grande massa de estudiosos da Bíblia tem sustentado que Saul nunca foi salvo. Um grande número de passagens pareceria dar suporte a isto: 1Sa 13:13-14; 14:37,44; 15:22-23,35; 16:14; 18:10-12; 20:30-33; 22:17; 28:6,16.

   13 Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; 14 Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou. (1 Samuel 13:13-14)
   Então consultou Saul a Deus, dizendo: Descerei atrás dos filisteus? Entregá-los-ás na mão de Israel? Porém aquele dia não lhe respondeu. (1 Samuel 14:37)
   Então disse Saul: Assim me faça Deus, e outro tanto, que com certeza morrerás, Jônatas. (1 Samuel 14:44)
   22 Porém Samuel disse: ... 23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria.
Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. (1 Samuel 15:22-23)
   E nunca mais viu Samuel a Saul até ao dia da sua morte; porque Samuel teve dó de Saul. E o SENHOR se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel. (1 Samuel 15:35)
   E o Espírito do SENHOR se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do SENHOR. (1 Samuel 16:14)
   10 E aconteceu no outro dia, que o mau espírito da parte de Deus se apoderou de Saul, e profetizava no meio da casa; e Davi tocava a harpa com a sua mão, como nos outros dias; Saul, porém, tinha na mão uma lança. 11 E Saul atirou com a lança, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes. 12 ¶ E temia Saul a Davi, porque o SENHOR era com ele e se tinha retirado de Saul. (1 Samuel 18:10-12)

   ... 32 Então respondeu Jônatas a Saul, seu pai, e lhe disse: Por que há de morrer? Que tem feito? 33 Então Saul atirou-lhe com a lança, para o ferir; assim entendeu Jônatas que já seu pai tinha determinado matar a Davi. (1 Samuel 20:30-33)

   E disse o rei aos da sua guarda que estavam com ele: Virai-vos, e matai os sacerdotes do SENHOR, porque também a sua mão é com Davi, e porque souberam que fugiu e não mo fizeram saber. Porém os criados do rei não quiseram estender as suas mãos para arremeter contra os sacerdotes do SENHOR. (1 Samuel 22:17)

   E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. (1 Samuel 28:6)
   Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o SENHOR te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo? (1 Samuel 28:16)

   NOTA DE HÉLIO: Cada palavra da Bíblia é inspirada, assoprada por Deus, é de Deus. Isto significa que quando ela cita o Diabo ou um ímpio, o cita com absoluta precisão; e quando cita o que Deus ou um Seu profeta diz, cada letra é verdade absoluta. Portanto, não elaboremos complexos raciocínios para desdizer o que está explícito: Foi Deus que assegurou e fez escrever  "Samuel disse a Saul: ..." (1Sa 28:15) e "... e amanhã tu e teus filhos estareis comigo ..." (1Sa 28:19). Ora, Samuel está no céu, salvo; Portanto, quer você goste ou não, DEUS, o próprio DEUS, ensina, nesta passagem, que Saul também está no céu, salvo. FIM DE NOTA.

(4) Judas

O mais notório traidor do mundo foi, alguma vez, salvo? As Escrituras respondem com um ressonante não! [Ele não perdeu a salvaç~´ao, porque nunca foi um salvo, de modo nenhum.]Ver Luc 22:3,22; João 6:70-71; 12:4-6; 13:27.

Dr. Robert Gromacki escreveu:
"O arrependimento de Judas tem causado alguma perplexidade. Mateus escreveu, '3 Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, 4 Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. 5 E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.' (Mateus 27:3-5).
Que tipo de arrependimento foi este? Esta particular palavra grega indica um arrependimento emocional (metamelomai), não um arrependimento de culpa moral e espiritual (metanoco). Judas estava triste com o que tinha acontecido a Jesus porque ele não tinha imaginado que aquilo iria tão longe. Após ter estado com Jesus três anos, sabia que Jesus não era merecedor de morte. Tentou reverter o caminho da ação, devolvendo o dinheiro, mas era muito tarde. Com remorso, se enforcou. Se este tivesse sido um arrependimento genuíno, Judas teria procurado Jesus ou os onze apóstolos. Quando os discípulos oraram pela nomeação do décimo segundo apóstolo, disseram: '24 ...: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido, 25 Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.' (Atos 1:24-25). [Note que este verso] não diz que Judas decaiu da salvação mas sim do seu apostolado. Há uma imensa diferença. Judas é um exemplo perfeito daqueles obreiros [que alegam ser e talvez até pensem que são salvos, mas na realidade são] perdidos, mencionados por Jesus na conclusão do Sermão da Montanha: '21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.' (Mateus 7:21-23). Judas fez todas estas coisas (ver Mat 10; Luc 10). Ele tinha realizado um ministério para Cristo, mas não conhecia Cristo como Salvador do seu pecado. Ele foi alguém totalmente perdido, do começo ao fim." (Salvation Is Forever, pp. 166,167).

   Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze. (Lucas 22:3)

   E, na verdade, o Filho do homem vai segundo o que está determinado; mas ai daquele homem por quem é traído! (Lucas 22:22)

   70 Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo. 71 E isto dizia ele de Judas Iscariotes, filho de Simão; porque este o havia de entregar, sendo um dos doze. (João 6:70-71)

   4 Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse: 5 Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres? 6 Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava. (João 12:4-6)

   E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa. (João 13:27)

(5) Simão [Mágico] (Atos 8:5-25)

Em João 2:23-25 está registrado que um número daqueles [que hoje chamaríamos de] "amigos só de dias de festa e de bom tempo" "creram" [entre aspas] em Jesus, "23... muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome." Mas somos comunicados que "24 Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia". Estes homens volúveis estavam interessados em Seus milagres, mas eram surdos com respeito à Sua mensagem. A passagem em Atos 8 registra uma coisa similar. Mesmo que Simão "creu" (provavelmente baseado nos milagres realizados por Filipe - ver 8:6) e foi realmente batizado (8:13), não há indicação de que ele era salvo. (Ver, especialmente, vs. 20-23).

   ... 9 E estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria, dizendo que era uma grande personagem; ... 13 E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito. ... 18 E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, 19 Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo. 20 Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. 21 Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. 22 Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; 23 Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniqüidade. ... (Atos 8:5-25).

(6) O filho pródigo (Luc 15:11-32)

Qual foi o propósito de Jesus em relatar esta parábola? Foi o de enfatizar a alegria no céu por homens quando [verdadeiramente] se arrependiam aqui na terra. Isto é claramente indicado nos versículos 7, 10 e 32.
[Porventura] o arrependimento nesta história é de um perdido sendo salvo, ou é de um salvo sendo restaurado para a comunhão? O último é verdadeiro.
Este filho não perdeu sua [filiação e] salvação e depois recuperou-a[s], pois no mais profundo pecado e desespero ele pode ainda dizer: "Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai." Nenhum perdido pode jamais se referir a Deus de tal maneira.

   ...  17 E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! 18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; 19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros. 20 E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. ... 22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; 23 E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; 24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. ...  32 Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se. (Lucas 15:11-32)

(7) Demas (2Ti 4:10)

Qualquer coisa a mais que alguém possa concluir [depois de ler o texto] é um comentário triste sobre um dos parceiros de Paulo. Já tínhamos lido sobre Demas em comunhão tanto com o apóstolo [Paulo] como com Lucas (Col 4:12). A verdade de toda esta questão é que, como João Marcos fez uma vez (Atos 13:13), Demas [também] falhou com Paulo numa hora de grande necessidade. A história de João Marcos, no entanto, teve um final feliz (2Ti 4:11). Talvez a história de Demas teve um final melhor, Deus simplesmente não nos contou todos os fatos.

   Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. (2 Timóteo 4:10)




Extraído do excelente livro Guide to the Bible, de H.L. Willmington. Traduzido por Valdenira Nunes de M. Silva, para seu esposo Hélio ensinar na sua igreja. Temos certeza de que o autor não fará objeção à tradução (sem fins lucrativos e para grande benefício de crentes que só lêem português) desta pequena parte do seu monumental livro, mas não conseguimos seu endereço. Rogamos a quem o saiba que no-lo envie, para que possamos contatar o autor.


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus. Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as modernas "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm





(retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/ 00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.