Mário Persona
http://www.respondi.com.br/2011/09/estas-passagens-afirmam-que-podemos.html
Você enviou uma extensa lista de versículos alegando que são usados por aqueles
que não acreditam na salvação eterna e exclusivamente por fé na obra de Cristo.
São pessoas que acham que o sacrifício de Cristo não foi totalmente
"consumado" (teria Ele se enganado na cruz?!) e que foram deixadas
coisas para nós mesmos fazermos.
As pessoas que alegam isso podem até ter boas intenções, mas não percebem o
quanto estão denegrindo o sacrifício perfeito do Cordeiro de Deus. Se ficou
algo para fazermos, então Cristo não fez tudo o que veio fazer. Se formos
salvos pela fé nEle e em Sua obra, mas só continuarmos salvos pela nossa
própria perseverança, então Deus não é poderoso para evitar que Suas ovelhas
sejam arrancadas de Suas mãos. Vou transcrever os versículos com as devidas
explicações.
Êxo 32:32-33 Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me,
peço-te, do teu livro, que tens escrito. Então disse o SENHOR a Moisés: Aquele
que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro.
Esta passagem não fala de perda de salvação, mas perda de privilégio. Moisés
pede a morte (física), mas não é o que Deus lhe dá. No versículo 35 Deus pune o
povo que havia feito o bezerro de ouro, pelo qual Moisés não era o responsável.
Eze 18:24-26 Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo
a iniqüidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura
viverá? De todas as justiças que tiver feito não se fará memória; na sua
transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá.
Dizeis, porém: O caminho do Senhor não é direito. Ouvi agora, ó casa de Israel:
Porventura não é o meu caminho direito? Não são os vossos caminhos tortuosos?
Desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo iniqüidade, morrerá por ela;
na iniqüidade, que cometeu, morrerá.
Mais uma vez o assunto aqui não é a salvação eterna, mas a vida física. A Lei
prometia a vida perene a quem guardasse a Lei, mas como ninguém seria capaz de
guardar a Lei esta logo mostrou que não poderia ser o remédio contra o pecado,
pelo qual a morte entrou no mundo. A paga pela desobediência e impiedade sempre
foi, segundoa a Lei, a morte. Mas o assunto aqui não é a condenação eterna, mas
a morte física.
Mat 12:31-32 Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se
perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos
homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á
perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado,
nem neste século nem no futuro.
Aqui sim está falando de perdição eterna pela ausência de perdão, e isso por
blasfêmia como a que os fariseus estavam praticando, que era dizer que Jesus
fazia os seus milagres e expulsava demônios por Belzebu, o príncipe dos
demônios. Certamente não poderia haver salvação para pessoas assim que
consideravam o próprio Salvador um emissário de Satanás. Este tipo de blasfêmia
só poderia existir enquanto o Senhor estava neste mundo.
Gál 5:1-4 Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos
libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu,
Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos
aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está
obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos
justificais pela lei; da graça tendes caído.
Aqui está dizendo o óbvio: todo aquele que confiar ser salvo com base na guarda
da lei ou por uma vida correta certamente nega a graça de Deus, portanto não
pode haver salvação para tal pessoa. Na passagem ele começa falando dos salvos
em Gálatas para depois falar dos não salvos: "Vós que vos justificais pela
lei". Considerar que esta passagem poderia significar que um salvo pode
perder a salvação seria contradizer as passagens que dizem claramente que isto
é impossível, como João 3:16, 36; 5:24; 6:47; 10:28.
Col 1:23 Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e
não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi
pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito
ministro.
A condição não é para os salvos, mas tão somente confirma a salvação daqueles
que permanecem, por graça, fundados e firmes na fé sem se moverem da esperança
do evangelo. Em 1 Coríntios fica claro que manter o salvo irrepreensível até o
o fim é tarefa do proprio Senhor e é graças à fidelidade de Deus, e não a
nossa, que podemos ficar seguros e confiantes: 1Co 1:7-9 De maneira que
nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, O
qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de
nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a
comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.
2Pe 1:10-11 Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a
vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque
assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e
Salvador Jesus Cristo.
Aqui nos fala do andar e vida prática do cristão que foi salvo por Cristo, a
qual deve ser condizente com a posição que agora ocupa em Cristo. É fácil ver
que está falando do andar porque fala de tropeçar. Não é colocada em dúvida a
entrada no reino eterno, mas sim como será essa entrada, amplamente ou não.
Algumas traduçõs trazem "ricamente", "abundantemente", ou
seja, são adjetivos de uma entrada que já foi obtida pelo sacrifício de Cristo.
A tradução na Linguagem de Hoje está errada por dizer que "receberão todo
o direito de entrar no reino eterno". Ela supõe que a salvação é obra de
nossos próprios esforços, o que não é verdade e ainda por cima invalida o
sacrifício de Cristo.
Rom 8:12-14 De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne
para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis;
mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos
os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
O contexto do capítulo está falando claramente da vida que tínhamos na carne, a
qual não poderia levar a outra coisa senão à morte. Somente aqueles que têm o
Espírito de Cristo, ou seja, são realmente convertidos, são filhos de Deus.
João 1:13 explica que estes "não nasceram do sangue, nem da vontade da carne,
nem da vontade do homem, mas de Deus". Portanto, continua sendo verdade
que os que ainda estão na carne (não nasceram de novo) não estão salvos e,
portanto, não podem perder uma salvação que nunca tiveram.
Rom 11:20-23 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu
estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não
poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a
bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para
contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira
também tu serás cortado. E também eles, se não permanecerem na incredulidade,
serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.
O assunto do capítulo não é a salvação individual, mas o testemunho coletivo,
comparando Israel com Gentios. Israel, os "ramos naturais", foram
cortados para dar lugar aos Gentios. No seu devido tempo esses "ramos
naturais" serão enxertados, após o arrebatamento da Igreja, quando Deus colocar
neles um coração de carne para que se convertam.
1Tm 1:18-20 Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo
as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia; Conservando
a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.
E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que
aprendam a não blasfemar.
O apóstolo não está falando de perda de salvação, mas da perda da vida por
naufrágio na fé. Os apóstolos tinham um poder e autoridade que não existe hoje,
ou seja, entregar a Satanás aqueles que estivessem andando deliberadamente no
erro após terem conhecido a verdade, para a destruição da carne (morte).
Sabemos pela história de Jó como Deus entregou Jó a Satanás para que fosse
tocado em todos os aspectos de sua vida (menos que fosse morto) porque Deus
tinha algo a ensinar a Jó (Jó caps. 1 e 2). Sabemos também que Ananias e Safira
caíram mortos quando mentiram aos irmãos e ao Espírito Santo (Atos 5). E também
vemos Paulo dizendo aos Coríntios que aquele que andava pecando deveria ser
entregue a Satanás para a destruição da carne, para que o espírito fosse salvo
na vinda do Senhor (1 Coríntios 5). Tudo isso é o "pecado para morte"
de que fala 1 João 5:16, porém não morte eterna, mas do corpo. São pessoas que
estão neste mundo atrapalhando o testemunho de Deus e precisam ser tiradas
daqui.
2Tm 4:7-8 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz,
me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a
sua vinda.
Aqui não fala de salvação, mas de galardão por bons serviços prestados.
Heb 3:6 Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual
casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da
esperança até ao fim.
Heb 3:14 Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos
firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.
Aqui ele fala o óbvio, considerando que é o Senhor quem "vos
confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso
Senhor Jesus Cristo." 1 Co 1:7-9
Heb 10:26-27 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos
recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar
os adversários.
Aqui fala de pessoas que receberam o conhecimento apenas (sem fé), e a
conclusão do discurso diz tudo: Heb 10:39 Nós, porém, não somos daqueles que se
retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
1Jo 5:16 Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para
morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado
para morte, e por esse não digo que ore.
Esta "morte" é a do corpo, conforme expliquei com os casos de Ananias
e Safira, do homem imoral de 1 Coríntios 5 e ainda de 1 Tm 1:18-20.
Apo 3:3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o,
e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não
saberás a que hora sobre ti virei.
Isto não está sendo dirigido a pessoas individualmente, mas a um testemunho
coletivo, representado aqui pela igreja em Sardes que profeticamente e
cronologicamente nos fala das igrejas originadas com a Reforma Protestante.
Mesmo assim o Senhor avisa que em meio a esse testemunho ele tem (agora sim,
indivíduos) "algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo
andarão de branco; porquanto são dignas disso".
Apo 3:11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que
ninguém tome a tua coroa.
Coroa não significa salvação, mas galardão (recompensa) pela fidelidade.
Mário Persona
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