William Carey, um Calvinismo Aceitável, e um Calvinismo Inaceitável.





Há um calvinismo com o qual eu posso conviver, um calvinismo tal que, se o pastor e a igreja o adotarem, eu poderia continuar como membro dela: O calvinismo ferventemente evangelista e missionário de William Carey (extraordinário missionário batista particular inglês, cuja biografia enviada há poucas horas atrás), o calvinismo de Spurgeon, o calvinismo de Calvin Gardner (missionário em Presidente Prudente, SP), etc., etc., etc.

Há um calvinismo que não eu não posso tolerar: Aquele calvinismo dos ministros da igreja de Carey aos quais, quando ainda solteiro e muito jovem, ele perguntou "Senhores, será que a Igreja fez tudo que podia fazer pelos pagãos não evangelizados?" e recebeu a resposta “Jovenzinho, sente-se. Quando Deus se agradar em converter o mundo pagão, Ele fará isto sem a sua ajuda nem a minha."
Claro que há uma verdade nesta resposta, mas ela foi dita em tom de desencorajamento e de proibição a missões. Dou graças a Deus que Carey não obedeceu tal oposição. E suspeito que, pouco depois que o navio levando Carey para a Índia partiu e chegou um telegrama mandando que o navio voltasse e pusesse Carey de volta à terra, este telegrama foi expedido por pressão daqueles ministros calvinistas. Novamente, dou graças a Deus que Carey perseverou, tomou outro navio com sua esposa e filhos, e foi viver o resto de sua vida na Índia, salvando inúmeras almas, pessoalmente traduzindo a Bíblia para 5 ou 6 idiomas, e supervisionando a sua tradução para 35 idiomas e dialetos da Índia.

Hélio.

PS. - Não consigo conviver com nenhuma forma ou grau de arminianismo.
 



Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.