Cinco Estados Da Vontade E Pecaminosidade Do Homem



Nadielson, 2017.







1) Antes da queda, Adão tinha a VONTADE LIBERTA, podia escolher nunca pecar, sempre agradar a Deus.
  "Posso nunca pecar."

2) Depois da queda de Adão, todo e cada homem, por suas próprias forças degeneradas, tem VONTADE ESCRAVA do pecado, a cada tentação não tem poder que lhe garanta vencê-la. Rm 3:10-12,23
  "Não posso não pecar."

3) Quando Deus chama o homem, Deus temporariamente o capacita ao que jamais ele poderia fazer por si só, então, naquele momento enquanto ele está sendo chamado por Deus, tem a VONTADE TEMPORARIAMENTE HABILITADA por Deus e pode ouvir o chamado e decidir crer ou não crer. (E Deus chama todo homem, em etapas sequenciais, primeiramente através da consciência, em segundo lugar através da natureza, em terceiro lugar através da Palavra, cada etapa só vindo se ele responder positivamente à anterior.)
  "enquanto sendo chamado e habilitado por Deus,
   Posso decidir crer-atender ou não crer-atender."

4) Depois de ser salvo mas ainda estando no seu atual corpo mortal, o homem tem em si, antagônicos, o homem novo (santo) e o homem velho (pecador), e, a cada tentação, tem o poder (dado pelo Espírito Santo) de escolher seguir o Espírito e vencer, ou seguir a carne e pecar. Mas não perde sua salvação se pecar, pois Deus, e não ele, é quem o preserva salvo. Todavia, o salvo, ao pecar, perde a comunhão com o Pai, a paz, a alegria do Senhor, a usabilidade no serviço de Deus, perde galardões eternos, sofre a disciplina por Deus.
  "Posso pecar e posso não pecar."

5) Depois do salvo sair deste corpo mortal, por toda a eternindade futura, jamais terá a mais remota capacidade de pecar.
  "Nunca mais poderei pecar."




Nadielson, 2017.




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.